Autor Tópico: Em busca das cores perfeitas  (Lida 2225 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Março de 2013, 13:39:35
Senhores,


Hoje o meu maior objetivo em fotografia é saber dominar as cores. Tirar o maior proveito delas e fazer fotos em que as cores sejam estonteantes, por isso tenho pesquisado na internet por técnicas que me possibilitem avançar.

Ja comprei alguns vídeos e livros que ajudam nesta busca, mas ainda nao estou satisfeito.

Dentre os livros que li, esta o do Joe Mcnally. Nesse livro ele aborda o uso de gel e de balaço de branco em quase todas as cenas.

Acho que ainda tem mais "macete" na historia, mas estes dois pontos, e, claro, os aspectos básicos da fotografia, sao apresentados de forma muito simples nos videos que estou postando abaixo.

Acho que vale a pena assistir, e por isto estou compartilhando.


1:
http://www.youtube.com/watch?v=_MLIT0KujfA

2:
http://www.youtube.com/watch?v=EuRdPbnGIgE

3:
http://www.youtube.com/watch?v=dU4Tjc8d7UQ


Feitas estas considerações, (todas voltadas para antes e durante as fotos) gostaria de discutir com os senhores as técnicas, pre e pos, na obtenção de cores magnificas em fotografia.

No post feito pelo Brupikk (link abaixo) até tentei provocar a discussão mais nao obtive muito resultado. Espero que neste consigamos discutir o assunto, levando o conhecimento das técnicas aos demais.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83341.0

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2013, 18:39:29
em casa vou sacar esses 3 videos e opinar com mais propriedade... :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2013, 21:22:06
Soprani, o que sao cores perfeitas pra voce? É o que esse alemao aí faz? Isso tá mais pra strobist e uso excessivo de PS. Enfim, acho que é dificil discutir certos assuntos quando a busca de cada um diverge.
« Última modificação: 10 de Março de 2013, 21:22:23 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2013, 00:13:57
Spiderman,

O que é perfeito para mim nem sempre é perfeito para os demais. Sem duvidas.

O que também nao tenho duvidas é que a discussão é melhor que achar que ja sabe e por isso é sempre bom "ouvir" o que os demais fotógrafos pensam sobre o assunto.

Hoje a minha busca é pela foto com cores maravilhosas, daquelas que o cliente olha e fala que nao acredita nas fotos maravilhosas que estão sendo entregues. mas pelo andar da carruagem o tipo de corres que pretendo produzir serão muito mais fruto de Pos produção do que propriamente de fotografia. Embora trabalhos como os dos 3 links anteriores me façam acreditar que é possivel fazer muito sem abusar da pos (se é que neles também nao ha pos forte)

Para ser bem franco, estudo bastante (e pelo pouco tempo que tenho de fotografia até acho que sei alguma coisinha) para aprimorar a técnica fotográfica, mas nao tenho qualquer preconceito em utilizar pos produção para melhorar o resultado do meu trabalho.

Para te dar uma ideia tenho uns 15 livros de fotografia e ainda nenhum de edição de imagem (tenho 1 DVD apenas que é focado em pos).

Hoje resolvi fazer um HDR e uma foto de mulher (no mesmo local do HDR) para ver se conseguia um resultado bacana, mas para mim o resultado ficou uma merd@.

Acho que aprendi alguns truques com os erros, afinal foi meu primeiro HDR, mas nao vou desanimar. Enquanto nao conseguir sair de casa com uma imagem na cabeça (como as do Wolf no post do Brupikk) e voltar com ela no cartão de memória (ou produzi-la depois de trata-la) nao vou descansar.

Depois que eu dominar a técnica, pode até ser que passe a pensar que sao exageradas, nao naturais, ou qualquer outra coisa, mas sem domina-las nao me sinto escolhendo, e sim fazendo apenas o que estou limitado a fazer.

Enfim, agora que estou descobrindo o caminho é trilha-lo. E vamos que vamos.

 :ok: :ok:

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2013, 11:42:41
eu acredito que nao existen as "cores perfeitas" cada foto , cada sujeito, cada trabalho pode ter diferentes tipos de cores e ser perfeito . Umas bem saturadas e vibrantes, outras desaturadas e suaves, etc etc

abçs


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2013, 11:48:48
eu acredito que nao existen as "cores perfeitas" cada foto , cada sujeito, cada trabalho pode ter diferentes tipos de cores e ser perfeito . Umas bem saturadas e vibrantes, outras desaturadas e suaves, etc etc

abçs

2X


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2013, 13:52:17
Senhores, desculpem me se pareco rude, mas, de fato voces estao a imaginar que existe UMA cor perfeita e que eu estou aqui para saber qual e?

cavalheiros, embora o titulo possa ate dar uma certa impressao neste sentido,o que imagino que seja bem de longe, o que me proponho e discutir as tecnivcas disponiveis para fazer fotos com o emprego de cores que impressinem o cliente. nada mais.

nao vim aqui para defender que a turma do arco iris esta certa e que a galera do PB e velha ou algo do tipo, vim discutir, apenas e. tao somente , tecnicas para fazer fotos com cores que impressionem.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2013, 15:14:12
Senhores, desculpem me se pareco rude, mas, de fato voces estao a imaginar que existe UMA cor perfeita e que eu estou aqui para saber qual e?

cavalheiros, embora o titulo possa ate dar uma certa impressao neste sentido,o que imagino que seja bem de longe, o que me proponho e discutir as tecnivcas disponiveis para fazer fotos com o emprego de cores que impressinem o cliente. nada mais.

nao vim aqui para defender que a turma do arco iris esta certa e que a galera do PB e velha ou algo do tipo, vim discutir, apenas e. tao somente , tecnicas para fazer fotos com cores que impressionem.

Nesse caso, o Spider parece estar correto. Os videos que vc postou tem muito mais a ver com técnicas luz do que com cor. O exemplo de HDR que vc citou também.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2013, 15:47:59
Cara, desisto. Nao se trata de estar errado ou certo, mas de siscutir tecnicas para obtencao de cores (ainda que nos videos o Joe) nao diga isso claramente, so sabe quem leu o livro, tive a impressao que o resultado das fotos dele parecessem com cores bacanas.

Mas, ja entendi que ostou na contramao. desisto.
 :aua: :aua:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2013, 15:51:20
em casa vou sacar esses 3 videos e opinar com mais propriedade... :ok:

x2


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2013, 10:11:27
Acho que primeiro e antes de tudo, deve-se dominar a roda de cores. Conhecendo ela e sabendo quais são as cores a serem usadas para aquele momento e situação específicos (alegria, tristeza, raiva, paz, solidão, união, descanso, descaso, etc...), cores complementares, análoga, triádica, opostas, frias, quentes, primárias, secundárias, terciárias, as 3 dimensões da cor, como essas cores respondem em P&B, etc...

Depois de dominada a roda das cores, tem que DOMINAR exposição. Enquanto não houver a compreensão e domínio da exposição não se pode ter domínio da cor na fotografia.

Aí, com essa experiência e conhecimento acumulados fica muito, muito fácil obter as cores que se queira, sejam elas quais forem, na fotografia.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2013, 10:39:49
Acho que primeiro e antes de tudo, deve-se dominar a roda de cores. Conhecendo ela e sabendo quais são as cores a serem usadas para aquele momento e situação específicos (alegria, tristeza, raiva, paz, solidão, união, descanso, descaso, etc...), cores complementares, análoga, triádica, opostas, frias, quentes, primárias, secundárias, terciárias, as 3 dimensões da cor, como essas cores respondem em P&B, etc...

Depois de dominada a roda das cores, tem que DOMINAR exposição. Enquanto não houver a compreensão e domínio da exposição não se pode ter domínio da cor na fotografia.

Aí, com essa experiência e conhecimento acumulados fica muito, muito fácil obter as cores que se queira, sejam elas quais forem, na fotografia.


Bem, minha esposa é artista plástica e com  tudo nessa vida,  exige estudo e dedicação. Por enquanto esse cara foi o único que vi com técnica de cores entre outras. O curso não é caro e o modulo inicial, sobre cores, é gratuitohttp://www.ricoribeiro.com/

Não sei se é útil tecnicamente para foto, mas conceitualmente acredito que sim

Antes que perguntem, não tenho comissão.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2013, 10:40:57
Como disseram os colegas, a natureza e aspecto das cores na fotografia dependem de uma variedade grande de fatores.

Inicialmente a câmera e a objetiva que você está usando. Sim, alguns sistemas são mais contrastados, outros saturados, outros lavados. Etc...
Depois vem como você combina cores na cena, como explicou o Hyde. A presença de uma cor pode dar destaque à outra, uma combinação assim ou assado transmitem sensações assado ou assim. Não há regra, vai da sua percepção.
Em seguida vem a luz, qual a natureza dessa luz, sua forma, sua temperatura de cor (e como ela interage com os objetos), e como você trata isso na sua fotografia. Sombras e nublados (luzes indiretas) tendem a esmaecer as cores, fontes de luz quentes são complicadas para pele, as frias complicadas para os azuis, verdes e magentas, por exemplo.
E por último vem a pós-produção/finalização da imagem e os diversos recursos, da mais básica conversão bem feita de um RAW ao mais complexo HDR...

Enfim, não há receita, não é técnica precisa ou comum, para o controle das cores. Sempre vai depender da sua linguagem, da sua intenção e da sua maneira de trabalhar.

Um possibilidade é você "desconstruir" as suas referências do que são "cores impactantes". Observe imagens que você considere ideais e investigue seus processos de criação, edição e afins e vá adaptando para sua realidade e linguagem.

[]s


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2013, 11:01:36
Cara, desisto. Nao se trata de estar errado ou certo, mas de siscutir tecnicas para obtencao de cores (ainda que nos videos o Joe) nao diga isso claramente, so sabe quem leu o livro, tive a impressao que o resultado das fotos dele parecessem com cores bacanas.
Mas, ja entendi que ostou na contramao. desisto.
 :aua: :aua:
Calma vc desiste muito fácil, não é assim. Vc esta pedindo uma coisa e o pessoal esta respondendo e dando dicas em como obter. Vc abriu o topico e pediu para o pessoal participar, deixa todo mundo falar, absorve e tenta chegar no vc quer.
é dificil para nos aqui desse lado entender o que quer dizer, vc quer que vermelho saia 255|0|0, puro nas suas fotos?? que nao fique desbotado??quer que o verde bem forte?? são muitas variaveis ...
Vc viu nesse topico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83271.20 as fotos que o Tsouto fez no quarto do filho dele, so alterando as configurações de jpeg da maquina, da uma olhada... mesma abertura, vel e iso as fotos vão alterando a cor, alguns o azul é mais bonito, outros o laranja. Qual te agrada mais, cada gosta de uma coisa.
A principio vc tem que entender o Mr Hyde falou sobre cores e exposição, mais ou menos incidência de luz vai alterar sua foto e depois vc deve configurar sua maquina de um modo que vc ache ideal para cada situação. E mesmo assim nao existe foto totalmente perfeita, tem a pos que vc corrigir as cores que nao te agradar.
Vai ter mais comentários e vc vai conseguir chegar a denominador comum.
abrçs.



shapoofotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
  • www.shapoofotografia.com
    • SHAPOO FOTOGRAFIA
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2013, 20:11:25
Acredito que seja luz natural. Mas um bom tratamento contou bastante, belas fotos.
SHAPOO FOTOGRAFIA |http://www.shapoofotografia.com