Autor Tópico: Duvida de HW para edição  (Lida 2953 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 18 de Março de 2013, 12:08:52
Existe este detalhe do SO.
Em casa tenho um Lap Top dual core "frita ovos"  de 2 giga hertz com 3 gigas de RAM e rodo Linux direto, que é bem mais rápido do que o Windows 7, porém meu Windows está carregado de tranqueiras...

O único problema do Linux são os softwares, para rodar o PS ou LR sou obrigado a subir o Windows XP em uma VM.

Eu acho que em um micro atual, se for uma máquina apenas para edição, dá para deixar o Windows 7 enxuto, ganhando em performance.

Existe a questão do hardware também... não da para comparar uma PC Chips com Intel, MSI, Asus, etc...
Quando é Desktop, da para escolher a dedo os componentes, montando um hardware de primeira a um baixo custo se comparar a um MAC.

Porém Lap Top é mais complicado e tem questões de autonomia da bateria e dimensões do aparelho, por isso a escolha tem que ser a partir de uma análise mais abrangente. Afinal as necessidades são infinitas dentro de um orçamento finito :-)

Mas falar que MAC é superior para tratamento de imagens acho que hoje em dia não cola mais.
Poderíamos falar "MAC é um bom conjunto de hardware em um lindo e exuberante case a um custo exorbitante (Brasil)."


Jesiel,

Vejo alguns problemas...

1) As pessoas acham que montar um PC que tenha um hardware de primeira é barato. Não é. Montei aqui dois desktops, um servidor de arquivos pesado que me custou quase 3 mil reais, e um tempo atras, uma workstation que so a placa de video foi 1500 pratas.

2) Para você ter um desktop PC equivalente em qualidade a um MacPro por exemplo, comece no minimo com um gabinete Termaltake ou Zallmann, memórias Corsair, HDs Seagate Barracuda, coolers Zalmman e uma fonte da OWC. Isso sem falar da placa de vídeo e de uma Mobo Intel a altura. Não vai sair barato.

O problema dos Macs aqui é o preço, porque não são fabricados aqui nem montados, e pagam imposto de importação e mais a margem do lojista. Leve em conta que 99% dos PCS montados aqui são importabando, não esqueça disso.

O sistema operacional faz MUITA diferença, especialmente se estivermos falando de Windows rodando em 32 bits. O Windows em 64 bits é melhor, suporta operações mais pesadas, mas ainda assim fica muuuuuito aquem de qualquer UNIX. Nisso o Mac tem vantagem sobre o Linux (Adoro o Linux, uso desde 1995), pois todos os softwares importantes tem para Mac.

Comparar PC-Chips com Intel é o que a turma faz normalmente. O cara ve o preço de um notebook básico core i5 com vídeo Intel e uma tela mequetrefe de leds por 1500 reais e acha que é a mesma coisa que um Macbook ou com um Lenovo ThinkPad W530 que tem uma placa de vídeo NVIDIA Quadro K2000M de 2gigas de memória. Assim não dá. É que nem comparar um Gol com uma Mercedes.

O Mac não é superior no tratamento de imagens. O conjunto do hardware + o sistema operacional é que é muito mais estável e tem maior performance do que o mesmo hardware rodando Windows. Eu vejo isso todo dia.

Se os Macs valem o preço no Brasil ? Ai entram outras considerações na equação, e só quem pode decidir é quem vai gastar o dindin.
Eu acho os Macbooks muuuuito caros aqui e jamais pagaria o preço pedido no Brasil, mas se fosse trazer de fora nem pensaria duas vezes.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 18 de Março de 2013, 12:15:09
O negócio é que se vc precisa de portabilidade, um Macbook tende a ser muito melhor em termos de hardware do que os laptops a venda no mercado nacional, mesmo os de marcas como Powernote e Avell. Eu trabalho com computação gráfica e tenho um Mac retina, mesmo não sendo fã de Mac, simplesmente pois ele é hoje o que há de mais rápido (e prático) em computação portátil. Em casa, eu uso um PCzão que tem o mesmo poder de processamento, com RAID e placa de video boa  e etc., e custa menos da metade do Mac.

Eu não acho o MBA ideal pra editar fotos, principalmente se vc editar imagens grandes. Fora a questão de armazenamento (que pode ser contornada com um hd externo thunderbolt).

Se o computador for pra ser usado em casa, tem várias soluções, desde fazer um hackintosh (eu estou montando um com 2mil reais, com core i7 3770 tbm), ou um PC parrudo.

Os Macbooks parecem ter "safras boas" e "safras ruins", a anterior aos Retina (ou seja, os de 2011), me parecem ruins, eu tinha um e vendi pois era fraco, 3 amigos compraram comigo, só 1 deles ainda tem e só reclama, outro teve que mandar o Mac pra assistencia "n" vezes, já agora com os de 2012 eles parecem ter acertado a mão, e, mesmo os não-retina parecem muito bons e custam menos. Se vc pegar p/ex um Sony da vida com i7 e se aventurar a colocar um SSD nele (dá muita diferença no desempenho) e mais RAM, vai ver que vai acabar saindo caro, fora que a tela geralmente é ruim, pior que as dos Macs - as quais também não são boas (se alguém te falar que é, não acredite, eu tenho como provar que são deficientes... aliás qualquer usuário pode provar, basta querer)


É por aí mesmo. Na minha opinião o único Note qhe é par para os Macbooks Retina é o ThinkPad W530, e mesmo assim perde na questão tela, e custa a bagatela de R$7600,00. O Dell Vostro 3570 seria a 2a opção mas não chega nem aos pés...


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #17 Online: 19 de Março de 2013, 22:49:18

Jesiel,

Vejo alguns problemas...

1) As pessoas acham que montar um PC que tenha um hardware de primeira é barato. Não é. Montei aqui dois desktops, um servidor de arquivos pesado que me custou quase 3 mil reais, e um tempo atras, uma workstation que so a placa de video foi 1500 pratas.

2) Para você ter um desktop PC equivalente em qualidade a um MacPro por exemplo, comece no minimo com um gabinete Termaltake ou Zallmann, memórias Corsair, HDs Seagate Barracuda, coolers Zalmman e uma fonte da OWC. Isso sem falar da placa de vídeo e de uma Mobo Intel a altura. Não vai sair barato.

O problema dos Macs aqui é o preço, porque não são fabricados aqui nem montados, e pagam imposto de importação e mais a margem do lojista. Leve em conta que 99% dos PCS montados aqui são importabando, não esqueça disso.

O sistema operacional faz MUITA diferença, especialmente se estivermos falando de Windows rodando em 32 bits. O Windows em 64 bits é melhor, suporta operações mais pesadas, mas ainda assim fica muuuuuito aquem de qualquer UNIX. Nisso o Mac tem vantagem sobre o Linux (Adoro o Linux, uso desde 1995), pois todos os softwares importantes tem para Mac.

Comparar PC-Chips com Intel é o que a turma faz normalmente. O cara ve o preço de um notebook básico core i5 com vídeo Intel e uma tela mequetrefe de leds por 1500 reais e acha que é a mesma coisa que um Macbook ou com um Lenovo ThinkPad W530 que tem uma placa de vídeo NVIDIA Quadro K2000M de 2gigas de memória. Assim não dá. É que nem comparar um Gol com uma Mercedes.

O Mac não é superior no tratamento de imagens. O conjunto do hardware + o sistema operacional é que é muito mais estável e tem maior performance do que o mesmo hardware rodando Windows. Eu vejo isso todo dia.

Se os Macs valem o preço no Brasil ? Ai entram outras considerações na equação, e só quem pode decidir é quem vai gastar o dindin.
Eu acho os Macbooks muuuuito caros aqui e jamais pagaria o preço pedido no Brasil, mas se fosse trazer de fora nem pensaria duas vezes.

Então, o "barato" está relacionado com a montagem de um PC com performance similar a um preço inferior a um conjunto MAC.
Não necessariamente sairia barato do tipo R$ 1.000 faz até café... mas um preço mais acessível.

Na verdade eu não vejo muito sentido em comprar lap top parrudo > R$ 7.000 para trabalho, isto seria um luxo.
Se a pessoa possui um local físico onde vai trabalhar, um desktop é muito mais barato e performático do que um lap top por mais top dos top que seja, você consegue montar um desktop equivalente a um preço muito mais em conta e atenderia 90% das necessidades das maioria das pessoas.

Acho que existem 2 perfis
1) Pessoa que tem muita mobilidade, não possuem local físico fixo sendo assim não podem ter o luxo de ter um desktop, estas sim, necessitam de algo que além de portátil seja de grande performance, o que significa gastar uns R$ 7.000
2) Pessoa que não em amor ao seu dinheiro.... hehehe

Brincadeiras a parte, mas falando sério agora, seguindo esta idéia de um trabalho de edição porterior em um local físico fixo, o laptop acabaria possuindo a função de um PC de campo, com missão de fazer o arroz com feijão, deixando o grosso para um desktop.

O autor do post falou em MacBook Air... bom eu teria um UltraBook, com bateria de 9 horas, leve e portátil com performance suficiente para fazer o arroz com feijão e montaria um Desktop mais parrudo para trabalhar constantemente com performance, ae sim Raid 0 SSD, nVidia Quadro, etc...( se bem que acho que nem precisaria de tudo isso... )

Abraços
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 22:51:59 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Março de 2013, 23:26:55
Eu acho que a pessoa tem que ver as suas necessidades, e se o equipamento vai se pagar. Eu, se não trabalhasse com o que eu trabalho, teria apenas um MBA de 13" e mais nada, talvez um leitor externo de DVD e um servidor de arquivos, podia ser um NAS.

Agora se a pessoa quer levar a coisa bem a sério... pode montar um desktop dual Xeon por exemplo, vai sair uns 10mil reais ou mais, dependendo do armazenamento. Ops, vai ficar perto do preço de um Mac Pro...

Um PC de 5-6mil reais (contando monitor, teclado e tablet) resolve bem já, isso contando com pelo menos uns 4tb de armazenamento e backup. E mais uns 3mil num laptop razoável PC pra trabalhar em campo quando necessário.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2013, 20:01:15
Acredito que monitor Dell 2410 tenha sido descontinuado, no site existe:
"Monitor LED de 24 polegadas UltraSharp U2412M da Dell com ajuste de altura"

O 2412 é um UP do 2410?
O preço está menor que alguns 2410 ofertados por ai na WEB

O preço do 2412 esta bao pq ja existe o 2413?
Consigo desconto de +/- 25% sobre o preço do site, mas nao quero investir em um 2413 se realmente não houver ganhos palpaveis e reais em relação ao 2412...
Podem me ajudar a entender se realmente vale a pena?
http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=320-2676
http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=320-9567

Obrigado!
M Rezende