Autor Tópico: Em eventos: flash remoto em MANUAL ou TTL??  (Lida 4571 vezes)

Dedewell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Março de 2013, 18:11:35
Olá pessoal! Gostaria da ajuda de vcs. Estou começando a fotografar alguns eventos, principalmente aniversários. Usei flash na sapata da maquina rebatido. Agora estou interessado em trabalhar com remoto. Então minhas dúvidas são:

- remoto em ttl ou manual?
- se for no manual, qual a potencia?
- Um flash na sapata e um remoto ou somente um remoto?
- 1 ou 2 remotos?

Mt obrigado!
Nikon D7000 e D5000 - Flash SB910 e Jessops -- nikon 24-70 2.8 - nikon 18-200mm 3.5 - nikon 50mm 1.8G


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2013, 20:09:17
Dedewell,

As respostas aas suas perguntas nao sao unicas. Ou seja, depende de cada caso.


- remoto em ttl ou manual?

Eu uso em TTL. Em evento evito correr riscos para aproveitar a foto. Agora, quando for fazer alguma foto em que vc espera um resultado especifico, como por exemplo colocar a luz do outro lado de uma planta para fazer um "efeito" bacana, faço no manual, pelo controle direto que ele permite (faz exatamente o que vc manda e nao o que ele acha que esta certo).

Nao tenho duvidas que vai aparecer um fotografo ou outro que te recomendara o manual sempre. Eu uso em TTL e aproveito a foto. As vezes faço em manual, e gosto do resultado.

- se for no manual, qual a potencia?

KKKKK. Ai vc forçou. Nao ha como te dizer a potência. Impossível.
Dependera da distancia da fonte de luz, da configuração que vc colocou na camera, etc.
Comece em TTL e va estudando o manual ate se sentir confortável. Na fique com medo de usar o TTL, ele serve justamente para calcular isso para vc (a potência).

- Um flash na sapata e um remoto ou somente um remoto?

Depende do que vc espera. Eu uso so remoto (3. as vezes 2. as vezes so 1). Nunca (do verbo enquanto nao for absolutamente imprescindível) uso na câmera, mas...

- 1 ou 2 remotos?

o que vc quer fazer?
O que vc tem?
qual o espaço?

Uma dica é colocar o flash num tripe, ou algo que o segure com segurança (como sobre um móvel), e o outro ficar na mao do assistente.

Pense antes em como as coisas acontecerão no local. Se voce conseguir antecipar as cenas possivelmente conseguira melhores fotos.

Lembre-se, embora as suas perguntas mereçam um Km de respostas, apresentei o basico para voce pelo menos ter uma ideia. Nao sao regras.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Dedewell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2013, 23:55:24
Soprani, muito obrigado pelas dicas cara! me ajudou muito!

Quanto ao que vc me  perguntou:

o que vc quer fazer?
- O que está aparecendo mais para eu fazer é aniversário de criança, principalmente de 1 ano em salão de festa de pequeno e  médio porte e alguns books em externa.

O que vc tem?
- tenho uma d7000 e d5000, lentes 18-200 3.5 e 50 1.8, flashs 1 sb910 e 1 generico jessops.
- E estou tirando estas dúvidas justamente para comprar um radioflash ttl

qual o espaço?

- Salão de festa pequeno e médio porte e externa

O que vc acha?
Nikon D7000 e D5000 - Flash SB910 e Jessops -- nikon 24-70 2.8 - nikon 18-200mm 3.5 - nikon 50mm 1.8G


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2013, 09:23:04
lente 18-200 é escura pacaramba... Não sei as Nikon, mas as Canon não tem muuuita qualidade...

Não compensa investir em lentes mais claras, tipo as Tamron ou Sigma 17-50 2.8?

Depois vc mexe com radio!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2013, 13:49:39
lente 18-200 é escura pacaramba... Não sei as Nikon, mas as Canon não tem muuuita qualidade...

Não compensa investir em lentes mais claras, tipo as Tamron ou Sigma 17-50 2.8?

Depois vc mexe com radio!

O pior não é a qualidade, é o fato de ser muito escura mesmo. Acho muito complicado usar uma lente acima de f/4 a noite. Só se tu tiver uma D4 que dá pra subir o ISO nas nuvens.

Lente f/2.8 ou mais clara é obrigatória pra eventos!
O bom é que no teu caso tu pode usar os dois corpos:
No corpo 1, uma prime como a tua 50mm pra fazer alguns retratos individuais ou de casais;
No corpo 2, pra uso geral, um zoom wide (como a Tamron ou Sigma 17-50 f/2.8 que o Mike Castro indicou).

Uma 50mm numa DX fica muito fechada. Pra pegar umas 10 pessoas vai precisar estar a mais de 5 metros delas, e isso pode ser impossível dependendo de como está organizado o local.

Fico com a opinião do Mike Castro: tu precisa, antes de mais nada, de um zoom f/2.8.

Abraço!
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 13:50:12 por lestevaos »


Dedewell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2013, 23:57:58
Entendi! Valeu galera pela ajuda! Ainda to me batendo muito com isso.

Então, vou comprar uma nikon 24-70 2.8. Meu irmão está indo para os EUA e lá ela sai por R$3.300. Pensei nela primeiro por causa da qualidade de imagem pelo que pesquisei aqui, e pretendo no final do ano pegar uma fx. Vi aqui que ela é melhor q a 18-55 2.8, principalmente em uma fx, é isso?
Nikon D7000 e D5000 - Flash SB910 e Jessops -- nikon 24-70 2.8 - nikon 18-200mm 3.5 - nikon 50mm 1.8G


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2013, 01:10:30
Entendi! Valeu galera pela ajuda! Ainda to me batendo muito com isso.

Então, vou comprar uma nikon 24-70 2.8. Meu irmão está indo para os EUA e lá ela sai por R$3.300. Pensei nela primeiro por causa da qualidade de imagem pelo que pesquisei aqui, e pretendo no final do ano pegar uma fx. Vi aqui que ela é melhor q a 18-55 2.8, principalmente em uma fx, é isso?

A 24-70 f/2.8 é uma lente que dispensa comentários. Num corpo DX vai ser equivalente a uma 36-105, próximo de f/4.
A 17-55 f/2.8 é uma lente DX, ou seja, não vai funcionar corretamente numa FX.

As duas são ótimas, porém se você encherga FX como futuro, compre a primeira.


Dedewell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2013, 15:10:52
Valeu Lestevaos!!!!

Daqui para o proximo ano minha meta é ter 2 fx.
Nikon D7000 e D5000 - Flash SB910 e Jessops -- nikon 24-70 2.8 - nikon 18-200mm 3.5 - nikon 50mm 1.8G


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #8 Online: 20 de Março de 2013, 17:28:37
A 24-70 f/2.8 é uma lente que dispensa comentários. Num corpo DX vai ser equivalente a uma 36-105, próximo de f/4.
A 17-55 f/2.8 é uma lente DX, ou seja, não vai funcionar corretamente numa FX.

As duas são ótimas, porém se você encherga FX como futuro, compre a primeira.

Quando diz que seria próximo a F/4 quer dizer em captura de luz, efeito bokeh ou ambos?
Nunca entendi isso direito...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2013, 00:21:27
Quando diz que seria próximo a F/4 quer dizer em captura de luz, efeito bokeh ou ambos?
Nunca entendi isso direito...

Te dou certeza quanto a área de foco. Quanto à quantidade de luz capturada, vou pensar a respeito, pois tenho minhas dúvidas. Uma coisa é certa: sensor maior captura mais luz, porém como uma lente FX tem a mesma abertura em ambas as câmeras...
Alguém ajuda?

A espessura da área de foco é relacional ao tamanho do sensor, por isso uma lente 80mm f/2.8 em uma câmera de médio formato (sensor maior) tem a espessura da lâmina de foco menor que uma lente 80mm f/2.8 em uma FX, e numa FX muito menos espessa que numa DX, e numa DX muito menos espessa que numa micro 4/3 e assim sucessivamente.