Autor Tópico: Curiosidade flash em casamento  (Lida 2552 vezes)

lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Março de 2013, 22:55:30
Tenho uma curiosidade e gostaria de saber da opinião de quem trabalha ou já trabalhou com fotos de casamento.
Ontem a noite fui a um casamento e na igreja percebi que o fotógrafo tinha na sua câmera um flash totalmente virado para cima. Sei que se usa muito o flash virado para os lados, para trás, a 45°, mas ele ficava a uns 3 a 4 metros dos noivos e o teto da igreja era super alto, como todas igrejas que conheço. Daí me surgiu a curiosidade, como que aquele flash o estava ajudando nas suas fotos pois o teto sendo muito alto, não estava rebatendo a luz??
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2013, 23:38:06
Difícil dizer sem de fato vivenciar a situação.

Mas acho que existem duas alternativas, ou ele estava rebatendo no teto mesmo ele sendo alto e abusando das grandes aberturas e ISOs mais sensíveis. Ou ele estava usando este flash apenas para acionar, via fotocélula, um outro flash posicionado por um assistente em outra posição em relação à cena.

Outra coisa, você observou se não havia um "rebatedor" no flash dele? Uma superfície branca apontada para frente?

[]s


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2013, 23:41:24
Esqueci de mencionar, não tinha um rebatedor e nem um assistente. Somente no salão daí sim tinha um assistente. Posso estar errado, mas acho difícil ele estar usando o teto para rebater pois o teto era muito alto mesmo.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2013, 23:45:06
Então ele tava só tentando rebater...

[]s


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2013, 23:45:29
nao tenho flash externo...nunca usei e nao tenho experiencia pratica com eles, mas ele nao poderia estar o usando o infrared do flash pra auxiliar no foco? nao tem isso nao?
@jacobfotografiacriativa


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2013, 23:45:31
Tem outra possibilidade... Ele não sabia o que estava fazendo. O que vejo de fotógrafos usando o flash diretamente para cima sem rebatedor, ou pior, usando flash "rebatido" ao ar livre, não é mole...

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2013, 00:00:53
Tem outra possibilidade... Ele não sabia o que estava fazendo. O que vejo de fotógrafos usando o flash diretamente para cima sem rebatedor, ou pior, usando flash "rebatido" ao ar livre, não é mole...


Acho que essa é uma grande possibilidade. Mas, usando aberturas grandes e ISOs bem altos, dá pra aproveitar o pouco de luz que rebate no teto sim, mesmo que ele seja escuro e bem alto.


Outra coisa que já vi alguns fotógrafos renomados fazerem é o que chamam de "feather the light", que não achei tradução muito adequada, mas é algo como suavizar a luz. Então eles apontam o flash meio de esguio, para que apenas o pouco de luz que sai de lado do flash atinja o sujeito, que é uma luz mais suave. Só que, sinceramente, acho pouco provável que ele estivesse fazendo isso...


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2013, 00:02:21
Pois é, achei muito estranho isso, realmente dava a impressão de que o flash estava sendo usado por nada pois a igreja era bem iluminada e ainda por cima tinha 2 outros filmando com luz de apoio.  Outra coisa que percebi foi no salão, ele tinha um assistente que ficava sempre de frente pra ele (atrás do que era fotografado) mas o flash dele continuava virado para cima.  Neste caso seria para acionar o flash auxiliar, mas pensei, como que está ficando as fotos se ele não está iluminando diretamente as pessoas na foto??  Ele usou esse procedimento tanto com as luzes do salão acessas como apagadas com o pessoal dançando com luzes estrobo e outras de refletores da banda.  Confesso que estou bem ansioso para ver essas fotos.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2013, 00:10:15
Bom, se ele apontava o flash pra cima em qualquer ocasião, acho que não sabia direito o que tava fazendo. Provavelmente vai deixar todo mundo com sombras debaixo dos olhos, a não ser que estivesse usando ISO alto o bastante para captar boa parte da luz ambiente.
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 00:12:02 por Humberto Teté »


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2013, 00:14:02
ele poderia estar usando só o assistente de foco do flash também...


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2013, 00:14:19
Acompanhando tópico... :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2013, 08:01:25
Complicado analisar isso sem conhecer o ambiente ( igreja )...

Gosto de usar flash rebatido pra cima com um difusor associado, mesmo se nao tem um teto pra rebater a luz. A luz chega mais suave na face das pessoas e uma luz q vem de cima, deixa a foto mais natural q uma luz q vem da camera, chapando tudo. Isso eh mais evidente quando faço retratos com as 35mm e 50mm, q fico com a camera mais proxima das pessoas. Esse angulo extra ( para cima ou para os lados, se eu usar a camera em orientaçao retrato ), com a camera proxima, gera uma sombra suave q eu acho mais legal q o flash apontado pra frente.

Se nao tem no que rebater e vc estiver longe das pessoas fotografadas, tanto faz deixar o flash pra cima ou pra frente. A diferença de angulo de incidencia da luz do flash na face das pessoas eh ridicula nesse caso. Aih, eh flash fora da sapata para se obter bem o efeito q eu falo: sombras lateralizadas ou abaixo do queixo e do nariz, como se ve no dia-a-dia.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2013, 09:21:31
Quando se tem um assistente com um flash secundário, é normal ele estar sempre atrás do objeto a ser fotografado??
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2013, 10:23:06
Quando se tem um assistente com um flash secundário, é normal ele estar sempre atrás do objeto a ser fotografado??


Isso ajuda a criar aquelas luz de contorno, luz de cabelo, eu acho que fica muito bonito. Já usei em alguns ensaios que fiz, e gosto de usar a luz do cinegrafista pra isso às vezes...


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2013, 10:31:00
Tem outra possibilidade... Ele não sabia o que estava fazendo. O que vejo de fotógrafos usando o flash diretamente para cima sem rebatedor, ou pior, usando flash "rebatido" ao ar livre, não é mole...

É a lenda de que nunca se usa flash direto... aí, o cara põe pra cima e clica... aproveita 10% da luz que vaza pra frente e torra a pilha... só isso.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80