Autor Tópico: Retrato com 6D + 50 1.8  (Lida 8540 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 11 de Março de 2013, 12:39:23
Acabei optando por colocar aqui pois o tempo de exposição é maior gerando mais trocas de experiências e conhecimento.

Fiz algumas fotos ontem enquanto meu filho assistia TV. O objetivo era avaliar o comportamento do conjunto 6D + 50 1.8 em retratos. As variáveis de entrada seriam abertura, velocidade e ISO e as respostas seriam Nitidez, Ruído, DOF e Precisão no Foco.

Todas as fotos feitas com Ponto Único (Central) com foco no olho esquerdo (direito para nós que vemos a foto). Praticamente não houve crop nenhum, somente redimensionamento (abram no Flickr para ver em tamanho de 6 MP / 300 dpi).
Infelizmente o ambiente de fundo amarelado dificultou bastante no AWB e na correção da pós mas posso adiantar que em ambientes indoor com iluminação artificial a 6D tem mostrado uma tendência a deixar mais avermelhado (tanto que na pós tenho tirado uns 10 a 20 pontos no LR na intensidade da cor para tender à cor mais natural de acordo com meu gosto).

Vamos as fatos, quer dizer, fotos:

1.  1/100 ƒ/1.8 ISO1600

Lucas_portrait-9 por thales_em01, no Flickr

2.  1/80 ƒ/5.6 ISO 10000

Lucas_portrait-10 por thales_em01, no Flickr

3. 1/25 ƒ/4 ISO 3200

Lucas_portrait-2 por thales_em01, no Flickr

4. 1/60 ƒ/4.5 ISO 6400

Lucas_portrait-4 por thales_em01, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2013, 12:42:11
Ah... acabei esquecendo de fazer alguns comentários finais:
- sem flash
- geralmente gosto de tirar fotos de retratos com aberturas menores ou iguais a 3.5 para ter maior nitidez e rosto da pessoa em foco mas gostei muito do resultado em 1.8 com esse tipo de "close"
- apesar de ainda estar sentindo saudades da operação/manuseio do pontos de foco e respectivos modos da Nikon, não posso negar que o ponto central da 6D é cravadinho
- apesar de ter conseguido bons resultados em velocidade 1/25, gostei mais dos resultados quando trabalhei com 1/80 ou mais
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2013, 12:47:45
tsouto, a 3 mostra que é seu filho mesmo...  :D :D bem parecido contigo, pelo menos comparando com seu avatar.

tô acompanhando a tua análise da câmera aqui pelo fórum, e parabéns pela tua preocupação em compartilhar os testes, mas acho que o teste do ISO se torna muito mais válido em fotos mais escuras do que estas e as outras que tu já mostrou.  :ok:

abraço!
fkuhne.tumblr.com


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2013, 12:51:16
Tsouto,
mas o guri é bonito hein? isso já ajuda bastante na foto rsrs
Muito bom o conjunto :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2013, 12:54:09
tô acompanhando a tua análise da câmera aqui pelo fórum, e parabéns pela tua preocupação em compartilhar os testes, mas acho que o teste do ISO se torna muito mais válido em fotos mais escuras do que estas e as outras que tu já mostrou.  :ok:
Daqui 4 semanas vou na formatura da minha cunhada e, se meu flash 270exII que comprei no ebay não chegar, aí verei a real capacidade dela em ISO 6.400 a 10.000 sendo usado direta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2013, 13:14:46
Curti o ISO 10000. Me pareceu um pouco melhor q o ISO 6400 da D7000.

Em pequenas aberturas ( f/4 e 5.6 ), pela capacidade do sensor FF, o garoto tah quase vivo na foto! Melhor q isso, soh um MF como a de rbpope. Otima sensaçao de volume e tridimensionalidade aih desses retratos com DoF mais longo, lembrando a minha D700 velha de guerra!!! Nada melhor q fotos sem flash para se ver esse tipo de coisa, jah q o flash na sapata tende a chapar a foto e ai, a foto fica bidimensional como soh as compactas e celulares conseguem fazer! :doh:

MF e FF eh o q ha para retratos!!! :clap:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2013, 13:53:47
Quanto as fotos, todas ficaram ótimas, destacando a 1 que pra mim foi a melhor.

Já na parte técnica, achei o ISO 10000 na segunda foto bem mais limpo do que o ISO 6400 na última foto, que deve ter sido por causa de uma possível subexposição que foi corrigida na pós na segunda foto, fazendo com que o ruído ficasse mais aparente do que na última foto.

Algumas perguntas que gostaria de fazer:
* Fotografou em RAW ou JPEG ??
* O que achou da cinquentinha da Canon comparando com a da Nikkor que você tinha ?? Construção, nitidez, cores, velocidade do foco, barulho, etc...

Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2013, 13:57:26
Daqui 4 semanas vou na formatura da minha cunhada e, se meu flash 270exII que comprei no ebay não chegar, aí verei a real capacidade dela em ISO 6.400 a 10.000 sendo usado direta.
legal! :ok:
fkuhne.tumblr.com


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2013, 13:58:21
Curti o ISO 10000. Me pareceu um pouco melhor q o ISO 6400 da D7000.

A D7000 tem um ISO6400 parecido com o ISO10000 da 6D?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2013, 14:03:37
ééé... já falei e volto a falar: essas FF de hoje estão cada vez mais surpreendentes :eek:

tsouto, a 50tinha f/1.8 da Canon não é das melhores lentes, mas é a melhor se vc pegar o valor pago e também não é tão boa em f/1.8, sendo mais nítida entre f/4 e f/8.

não sei se vc já viu o tópico dela no espaço Canon http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77538.0 mas vale dar uma olhada.

Só a última ae que precisa dar uma corrigida no WB pra gente poder comparar melhor.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2013, 14:09:58
Eu acho o ISO 6400 da D7000 pior q o 10000 da 6D, mas vale uma imagem q mil palavras:



Foto em .jpg com reduçao de ruido no normal e ISO 6400. Apenas corrigi WB nessa foto. Nao corrigi ruido e nem iluminaçao. Nem em cores eu mexi!!!!
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 14:12:07 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2013, 14:21:21
A D7000 tem um ISO6400 parecido com o ISO10000 da 6D ?
Se usar um pouco de redução de ruído no LR, ou fotografar em JPEG já com a redução de ruído da própria câmera, fica bem parecido com o ISO 6400 da 6D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2013, 14:27:14
Gente... vc's estão comparando high ISO das cameras... até aí blz.

mas tem que fazer a comparação com a mesma cena e mesmas condições de luz né galera!

Se eu pegar minha T2i, for no sol, colocar ISO 6400 e fazer uma foto, vai ficar chique também, mas não é a comparação que tem que ser feita.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2013, 14:37:24
Gente... vc's estão comparando high ISO das cameras... até aí blz.

mas tem que fazer a comparação com a mesma cena e mesmas condições de luz né galera!

Se eu pegar minha T2i, for no sol, colocar ISO 6400 e fazer uma foto, vai ficar chique também, mas não é a comparação que tem que ser feita.
Eu estou falando em Low Light mesmo :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2013, 14:39:43
Eu estou falando em Low Light mesmo :ok:

tudo bem... mas mesmo em low light, pode ter variação das sombras, por isso tem que pegar um comparativo com os mesmos locais, cena, luz.

abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM