Autor Tópico: [ARTIGO] Sombrinha difusora vs. Softbox  (Lida 51097 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Online: 11 de Março de 2013, 13:50:18
Opa!

Como vejo sempre a galera na dúvida se uma sombrinha difusora pode substituir um softbox eu resolvi postar uma foto de um WS experimental que fiz esses dias, na ocasião eu estava mostrando a diferença entre os dois acessorios... em breve estarei postando um comparativo com todos os acessorios assim como fiz para fotografia de produtos, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0  ,  ja estou providenciando uma modelo ou manequim para os comparativos p/ não estragar as fotos....rs Aproveitando tb pra estreiar tb o primeiro diagrama que fiz do zero, baixei esses dias o Sketchup do Google e acabei montando Flashs, tripes, fundos, acessorios e toda a estrutura de um estudio em 3D pra montar uns diagramas personalizados  :ok:

Sombrinha difusora & Softbox grande


Diagrama


Como podem ver tb do lado esquerdo usei um bloqueador fortalecer as sombras, é tudo uma questão de como vc quer a foto, a luz, sei que muita gente nesses casos ja pensa em colocar um rebatedor pra dar uma clareada, não existe uma regra de certo ou errado, cada um decide isso conforme o resultado esperado  :ok:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 17:31:51 por Thales Souto »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2013, 15:29:19
Cara, muito obrigado pelo post! Foi muito esclarecedor! Eu estou pensando em começar a brincar de retratos em casa e tenho muitas dúvidas na parte de iluminação, foi uma mão na roda! Muito bom o diagrama tb! Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que será útil pra muita gente!  :clap: :clap:
Tecpix + motorola do guga


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2013, 17:16:40
Muito legal, leo! Eu tenho uma sombrinha e um softbox, e sempre achei a luz com a sombrinha mais suave mesmo. Mas ultimamente eu tenho preferido o resultado com o softbox, gosto um pouco mais desse contraste maior.

Seus posts são sempre muito esclarecedores, e com uma limguagem muito simples e direta. Muito bom, dá pra aprender muito!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2013, 19:58:21
Leonobox,

Bacana esse tipo de comparativo.

Tenho uma revista T e P em que o fotografo Newton Medeiros faz um comparativo entre os diferentes tipos de difusores, e suas características.

Agora, o que me chamou mesmo a atenção foi que, embora eu conheça o sketchup (o projeto da reforma de meu AP fiz com ele) a impressão de profissionalismo que se tem usando ele para montar o esquema de luz é muito maior que um simples desenho.

Gostei muito da ideia.

 :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2013, 20:22:07
Muito bacana Leo! Parabéns! Comprei umas sombrinhas na DX e to esperando chegar pra testar...

Esses modelos do Sketchup vc que fez ou vc baixou?

Abs!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2013, 20:33:04
Obrigado iurycarvalho, Soprani, Humberto Teté e Fernandez! Vamos ver se consigo publicar ainda essa semana esse comparativo com os outros acessorios :)

Quanto ao Sketchup eu tb peguei pra desenhar meu estudio novo, depois de ter montado a estrutura eu queria colocar uns equipos pra ver como ficava, cheguei a achar alguns da Mako e outros avulsos, mas como pensei em usar depois pra eu poder montar os diagramas resolvi fazer eu mesmo tudo, pra ficar personalizado e de minha autoria tb, esse set que postei criei do zero mesmo, tirando o boneco, ainda estou montando um, quero montar um totalmente articulado para conseguir deixar nas poses certas tb...segue uns prints dos sets que ja desenhei:





WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2013, 20:39:32
 :shock:


Caramba, agora fiquei impressionado, você que desenhou todas essas coisas?! Achei que já vinham prontinhas...


Muito bom esses esquema, fica tudo muito didático!  :clap:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2013, 22:00:50
:shock:


Caramba, agora fiquei impressionado, você que desenhou todas essas coisas?! Achei que já vinham prontinhas...


Muito bom esses esquema, fica tudo muito didático!  :clap:

Faço minhas essas palavras, srsrsrs

Parabéns, seus posts são sempre esclarecedores e fáceis de entender!

Abraço.


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2013, 09:25:26
Muito legal sua iniciativa, parabens
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2013, 17:48:44
 :clap: :clap: :clap:
Muito bom Leonobox, podia dar um crop no olho!
Agora, a sombrinha prateada e dourada temos os mesmos resultados ou as sombras são mais duras?

abraço 


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2013, 20:29:38
Leonobox, desenhar no sketchup é relativamente facil, mas com a qualidade e numero de detalhes como nos desenhos que vc fez, ai ja nao da para mim. Ficou muito bom.

Sendo um usuario do programa como é, nao preciso nem te dizer que ele permite voce fazer o up load dos seus desenhos (de cada iluminação em separado) né.

Abraço e parabéns novamente.

Ps. quando essa galera perceber o qual facil é manusear o programa e que é possivel navegar de forma tridimensional no set, voce vai ver se alguem desenham mais algum esquema na mao.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2013, 20:34:56
Pronto, animei. Vou baixar o sketchup.

desde que meu note (que era windows) pifou, nao instalei mais o programa. Agora vou tentar um para mac (acho que deve ter também).

Eu tinha jurado que programas que nao me servissem para a fotografia nao entrariam no meu computador. Como você mostrou o caminho...

 :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2013, 23:43:31
:shock:
Caramba, agora fiquei impressionado, você que desenhou todas essas coisas?! Achei que já vinham prontinhas...
Muito bom esses esquema, fica tudo muito didático!  :clap:

Ah, só ficar sem oq fazer que a gente se vira... peguei esse find que estava de folga e comecei a desenhar, esses fiz do zero mesmo, mas como eu disse no banco de imagens deles tem alguns prontos, é que eu quis fazer algo personalizado mesmo  :ok:

Eu tb prefiro trabalhar com o Softbox, pelos mesmos motivos citados e tb pelo controle maior da luz, mas a sombrinha tem seu mérito tb, depende da proposta, eu uso muito pra fazer externas com elas, são bem práticas, essa foto por exemplo eu fiz em um lugar apertadissimo usando duas sombrinhas difusoras:



Faço minhas essas palavras, srsrsrs
Parabéns, seus posts são sempre esclarecedores e fáceis de entender!
Abraço.

Obrigado Mike Castro!
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #13 Online: 12 de Março de 2013, 23:46:40
Muito legal sua iniciativa, parabens

Obrigado Leonardo Muller!

:clap: :clap: :clap:
Muito bom Leonobox, podia dar um crop no olho!
Agora, a sombrinha prateada e dourada temos os mesmos resultados ou as sombras são mais duras?

abraço

As sombrinhas prateada e dourada vão dar uma luz e sombras mais duras mesmo, a branca ameniza um pouco, mas com certeza vai ter luz e sombras mais duras que a difusora, depois vou postar uns exemplos tb  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 12 de Março de 2013, 23:52:04
Leonobox, desenhar no sketchup é relativamente facil, mas com a qualidade e numero de detalhes como nos desenhos que vc fez, ai ja nao da para mim. Ficou muito bom.

Sendo um usuario do programa como é, nao preciso nem te dizer que ele permite voce fazer o up load dos seus desenhos (de cada iluminação em separado) né.

Abraço e parabéns novamente.

Ps. quando essa galera perceber o qual facil é manusear o programa e que é possivel navegar de forma tridimensional no set, voce vai ver se alguem desenham mais algum esquema na mao.

Valeu Soprani! Realmente fica muito melhor montar um diagrama com a liberdade que o Sketchup da, eu ja pensei em desenhar a mão mas sem chance, sou péssimo pra isso, ja com o Sketchup n tem erro, só precisa das medidas, distancias e vai que vai...

Na verdade desconheço tudo sobre esse programa, baixei ele tem uma semana e fucei poucos dias soh, mais no fim de semana mesmo, ainda tenho muita dificuldade mas na tentativa e erro a gente chega lá, vale bastante a pena  :ok:
« Última modificação: 12 de Março de 2013, 23:52:45 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).