Autor Tópico: [ARTIGO] Sombrinha difusora vs. Softbox  (Lida 16794 vezes)

leonobox

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Ensaios.tumblr.com
Online: 11 de Março de 2013, 13:50:18
Opa!

Como vejo sempre a galera na dúvida se uma sombrinha difusora pode substituir um softbox eu resolvi postar uma foto de um WS experimental que fiz esses dias, na ocasião eu estava mostrando a diferença entre os dois acessorios... em breve estarei postando um comparativo com todos os acessorios assim como fiz para fotografia de produtos, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0  ,  ja estou providenciando uma modelo ou manequim para os comparativos p/ não estragar as fotos....rs Aproveitando tb pra estreiar tb o primeiro diagrama que fiz do zero, baixei esses dias o Sketchup do Google e acabei montando Flashs, tripes, fundos, acessorios e toda a estrutura de um estudio em 3D pra montar uns diagramas personalizados  :ok:

Sombrinha difusora & Softbox grande

Diagrama

Como podem ver tb do lado esquerdo usei um bloqueador fortalecer as sombras, é tudo uma questão de como vc quer a foto, a luz, sei que muita gente nesses casos ja pensa em colocar um rebatedor pra dar uma clareada, não existe uma regra de certo ou errado, cada um decide isso conforme o resultado esperado  :ok:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 17:31:51 por Thales Souto »
Ultimas datas (Outubro e Novembro) de 2017 para o WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO - SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129490

http://www.leonardopacheco.com.br/workshop/

Fernandez

• Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2013, 15:29:19
Cara, muito obrigado pelo post! Foi muito esclarecedor! Eu estou pensando em começar a brincar de retratos em casa e tenho muitas dúvidas na parte de iluminação, foi uma mão na roda! Muito bom o diagrama tb! Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que será útil pra muita gente!  :clap: :clap:
Tecpix + motorola do guga

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2013, 17:16:40
Muito legal, leo! Eu tenho uma sombrinha e um softbox, e sempre achei a luz com a sombrinha mais suave mesmo. Mas ultimamente eu tenho preferido o resultado com o softbox, gosto um pouco mais desse contraste maior.

Seus posts são sempre muito esclarecedores, e com uma limguagem muito simples e direta. Muito bom, dá pra aprender muito!

Soprani

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2013, 19:58:21
Leonobox,

Bacana esse tipo de comparativo.

Tenho uma revista T e P em que o fotografo Newton Medeiros faz um comparativo entre os diferentes tipos de difusores, e suas características.

Agora, o que me chamou mesmo a atenção foi que, embora eu conheça o sketchup (o projeto da reforma de meu AP fiz com ele) a impressão de profissionalismo que se tem usando ele para montar o esquema de luz é muito maior que um simples desenho.

Gostei muito da ideia.

:ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.

iurycarvalho

• Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2013, 20:22:07
Muito bacana Leo! Parabéns! Comprei umas sombrinhas na DX e to esperando chegar pra testar...

Esses modelos do Sketchup vc que fez ou vc baixou?

Abs!

leonobox

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Ensaios.tumblr.com
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2013, 20:33:04
Obrigado iurycarvalho, Soprani, Humberto Teté e Fernandez! Vamos ver se consigo publicar ainda essa semana esse comparativo com os outros acessorios :)

Quanto ao Sketchup eu tb peguei pra desenhar meu estudio novo, depois de ter montado a estrutura eu queria colocar uns equipos pra ver como ficava, cheguei a achar alguns da Mako e outros avulsos, mas como pensei em usar depois pra eu poder montar os diagramas resolvi fazer eu mesmo tudo, pra ficar personalizado e de minha autoria tb, esse set que postei criei do zero mesmo, tirando o boneco, ainda estou montando um, quero montar um totalmente articulado para conseguir deixar nas poses certas tb...segue uns prints dos sets que ja desenhei:

Ultimas datas (Outubro e Novembro) de 2017 para o WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO - SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129490

http://www.leonardopacheco.com.br/workshop/

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2013, 20:39:32
 :shock:

Caramba, agora fiquei impressionado, você que desenhou todas essas coisas?! Achei que já vinham prontinhas...

Muito bom esses esquema, fica tudo muito didático!  :clap: