Autor Tópico: [ARTIGO] Sombrinha difusora vs. Softbox  (Lida 51095 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #75 Online: 28 de Setembro de 2017, 12:07:51
Gratidão! :clap:

Ah, tenta pegar um softbox que tenha dois difusores (aquele do meio e o da frente), por que ajuda distribuir melhor e vc tb pode optar a usar sem o do meio se quiser, ou mesmo só o do meio e sem o da extremidade  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #76 Online: 16 de Setembro de 2020, 01:08:37
Vamos desenterrar tópico? Pelo menos esse é bem útil.

Antes de procurar no fórum as diferenças entre os modificadores, fiz esses exemplos aqui. Usei meu speedlite com modificador de um lado, e um rebatedor grande (~1.10m) do outro. Primeiro erro que vi que cometi é de não deixar as sombras projetarem em lugar nenhum, por causa do tecido. Segundo erro parece ter sido usar o rebatedor, que mata a maioria das sombras que porventura tenham sobrado. Confere?



Note que usei o rebatedor em todas as fotos, mas cortou a palavra no texto das figuras à direita. Amanhã testo sem rebatedor, e com fundo menos preto. Creio que objetos maiores também vão dar mais diferença.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #77 Online: 01 de Outubro de 2020, 18:26:53
É um dos melhores temas da fotografia.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 03 de Outubro de 2020, 21:11:10
Eita....!!! Estou com receio de postar aqui, ja que eu não entendo nado do assunto...., mas vou arriscar um zóio... :aua:
O tópico é excelente, o Leo ja deixou tudo ``mastigadinho´´.....Mas, não sou Bruce Wayne, estou mais para o Coringa....não posso comprar uma sombrinha e nem um softbox.....mas vou fazer 01 ou 02  de papelão com papel alumínio e lâmpada de 45w de 5.500 k que vi por aí nos Youtube da vida....e vamos ver no que vai dar...
Não sou fotografo ( longe disso ) apenas um simpatizante brincando com uns vidros, e querendo aprender sobre a luz....

Só tenho um Flash Yongnuo Speedlite Yn-685 e um SoftBox pequeno 23x23cm que o amigo Gabriel indicou para fotos Macro.....e tenho também um ring light destes baratinhos....E uso um papelão com papel alumínio para usar como rebatedor, ja que não tenho um segundo flash....

Quero melhorar este tipo de registro que se tem muito reflexo.....Aqui usando o flash com o pequeno soltboz a esquerda o ``rebatedor´´ a direita, e o ring light iluminando o fundo abaixo da mesa :

 
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #79 Online: 04 de Outubro de 2020, 16:45:17
não posso comprar uma sombrinha e nem um softbox.....mas vou fazer 01 ou 02  de papelão com papel alumínio e lâmpada de 45w de 5.500 k que vi por aí nos Youtube da vida....e vamos ver no que vai dar...
Não sou fotografo ( longe disso ) apenas um simpatizante brincando com uns vidros, e querendo aprender sobre a luz....

Já fiz muitas experiências assim. Sendo cuidadoso, e pra objetos inanimados, dá pra usar, embora não seja cômodo. Usar flashes, ainda que speedlites, é bem mais fácil.

Citar
Quero melhorar este tipo de registro que se tem muito reflexo.....Aqui usando o flash com o pequeno soltboz a esquerda o ``rebatedor´´ a direita, e o ring light iluminando o fundo abaixo da mesa :

Achei que faltou um pouco de luz na frente. Experimentou colocar a fonte de luz do lado da garrafa, levemente na sua direção, e o rebatedor "espelhado" em relação à garrafa?

Sobre a garrafa em si, é uma complicação extra: mais fácil que usar a garrafa gelada, que vai condensar e molhar a mesa, por vezes usa-se glicerina em uma seringa ou em um spray.

Ainda: neste caso, fica um pouco melhor usar um octobox, com um formato vagamente circular. O reflexo ficou com o formato do softbox.

Ainda estou aprendendo também sobre este tipo de foto, e minhas impressões são todas de iniciante no assunto.


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:40:04
Já fiz muitas experiências assim. Sendo cuidadoso, e pra objetos inanimados, dá pra usar, embora não seja cômodo. Usar flashes, ainda que speedlites, é bem mais fácil.

Achei Legal Felipe a iluminação Tabajara.....É, eu vou tentar.
O certo era ter no mínimo 02 flashes, mas agora não vai dar.....

Achei que faltou um pouco de luz na frente. Experimentou colocar a fonte de luz do lado da garrafa, levemente na sua direção, e o rebatedor "espelhado" em relação à garrafa?

Atrás de mim tinha uma luz natural, mas ja estava fraca ( entardecendo ), e também foi só um teste para saber como ficava.....AINDA NÃO tinha lido este tópico, vou tentar aprimorar na próxima.

Sobre a garrafa em si, é uma complicação extra: mais fácil que usar a garrafa gelada, que vai condensar e molhar a mesa, por vezes usa-se glicerina em uma seringa ou em um spray.

Ainda: neste caso, fica um pouco melhor usar um octobox, com um formato vagamente circular. O reflexo ficou com o formato do softbox.

Ainda estou aprendendo também sobre este tipo de foto, e minhas impressões são todas de iniciante no assunto.

Obrigado Felipe pelas dicas....E a cada dia vamos aprendendo, sempre aprendendo..... :ok:
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 01 de Novembro de 2020, 14:44:35
Tentando ainda com o que tenho, 02 luz continua branca de 5500kw e o único flash que tenho por cima com um softbox de papelão caseiro de 40x40.....vou fazer um de 60x60....pois as sombras persistem,,,, :aua:

Um Grande Amigo comentou que devo evitar usar luz continua com flash.... :ponder:.....Mas, como só tenho 01 flash e o danado, descobri depois que não tem a opção Slave ÓTICO...então ficou somente em 01 mesmo, nem da para usar o Flash Pop Up para ajudar .... :(

"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #82 Online: 01 de Novembro de 2020, 16:04:46
Os objetos até ficaram legais, mas achei a luz no fundo branco muito heterogênea. Na minha opinião, quando se elimina as sombras (vc usou várias fontes difusas em locais diferentes), tem-se que ter cuidado pra luz ficar homogênea em todo o ambiente. Nesse caso, creio que a sombrinha seja melhor escolha.


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 01 de Novembro de 2020, 20:58:15
... (vc usou várias fontes difusas em locais diferentes)...

Sim Felipe, foi isto mesmo.....!!! Achei que dava chegar em um resultado satisfatório, mas não adianta fazer gambi com softbox caseiro ( da maneira que eu fiz )...
Obrigado Felipe pelas dicas.... :ok:
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965