Autor Tópico: [ARTIGO] Sombrinha difusora vs. Softbox  (Lida 51099 vezes)

danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 10 de Março de 2017, 08:50:46
Salve Vision, como vai?

Na verdade a sombrinha difusora espalha mais a luz, mas não deixa necessariamente mais suave que o Soft do mesmo tamanho, é mais impressão pelo fato dela espalhar acabar sobrando luz para outras partes, onde o Softbox, com a luz mais controlada, não deixa ir, ficam uma iluminação mais direcionada...

Em externa tb faz toda diferença, assim como um lado do rosto ficou mais escuto com o soft, vai ficar essa diferença na externa tb... entre outros fatores, não da na mesma usando em externas não  :ok:

Mas, Leo, a diferença não é justamente que a sombrinha deixa "vazar" mais luz (spill??) de forma que essa rebate no teto, no fundo, iluminando mais as sombras? No caso de externas, não vai ter onde a luz ser rebatida.

Pelas imagens abaixo dá para ver que a diferença é mínima (para leigo como eu), bem menos acentuada do que a que você postou no estúdio. Na verdade percebi que a sombrinha deixou a sombra do lado oposto mais escura, mas posso estar enganado.



Assunto não é sujeito.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #46 Online: 10 de Março de 2017, 12:06:38
Mas, Leo, a diferença não é justamente que a sombrinha deixa "vazar" mais luz (spill??) de forma que essa rebate no teto, no fundo, iluminando mais as sombras? No caso de externas, não vai ter onde a luz ser rebatida.

Pelas imagens abaixo dá para ver que a diferença é mínima (para leigo como eu), bem menos acentuada do que a que você postou no estúdio. Na verdade percebi que a sombrinha deixou a sombra do lado oposto mais escura, mas posso estar enganado.


Sim, dependendo da situação a diferença diminui entre elas em alguns aspectos, mas tem diferença... e tem que levar em consideração também que, externa não quer dizer no meio do nada, então como a sombrinha espalha para todos os lados pode tanto rebater em algum lugar e voltar no assunto, quanto iluminar oq vc não quer...

Outra coisa, esse comparativo ta bem suspeito, como um softbox 60cm (deve ser aqueles portateis) deixa menos contraste que uma sombrinha difusora de 1metro?  :shock: ele provavelmente fez o teste com speedlite (e ainda deve ter tido que aumentar o zoom pra ter mais potência), como a distribuição da luz do seppedlite é mais pontual n adiantou nada ele fazer com uma sombrinha de 1m, poderia ter feito com uma sombrinha difusora de de 30cm que provavelmente daria na mesma... ja com o soft por mais que não seja grande ainda distribui um pouco do que volta nas paredes do acessório e aumenta a fonte de luz... e quando maior a fonte de luz, mais suave, por isso a ultima foto com sombrinha rebatedora ficou mais parecida com a do soft do que a difusora, por que rebatendo aumentou sua fonte de luz, deixando ela mais suave... com mais contraste por ser rebatida, mas ainda assim mais suave que a com a sombrinha difusora :ok:
« Última modificação: 10 de Março de 2017, 12:17:18 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #47 Online: 10 de Março de 2017, 12:14:45
Só pra mostrar oq quero dizer com o speedlite ter uma luz mais pontual... ai vc vê a distribuição da luz em uma tocha e a luz em um speedlite:



E aqui, pra mostrar como o tamanho da fonte de luz influencia no acessório e no assunto... foto feita com tochas, só de aproximar a tocha na sombrinha (em a sombrinha exatamente na mesma posição) assim, diminuindo a sua área de dispersão e deixando menor, e mais pontual (como aconteceria usando um speedlite) ja alterou completamente a luz...



 :ok:
« Última modificação: 10 de Março de 2017, 12:15:08 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #48 Online: 10 de Março de 2017, 13:23:55
Aproveitei pra fazer agora aqui no estúdio um comparativo usando sombrinha difusora no Speedlite e na tocha, pra visualizar melhor oq falo da luz do speedlite ficar mais pontual, e como não é a mesma coisa (como muita gente diz,  que "tanto faz") tocha e speedlite....



 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 10 de Março de 2017, 14:30:52
Aproveitei pra fazer agora aqui no estúdio um comparativo usando sombrinha difusora no Speedlite e na tocha, pra visualizar melhor oq falo da luz do speedlite ficar mais pontual, e como não é a mesma coisa (como muita gente diz,  que "tanto faz") tocha e speedlite....



 :ok:

Legal,  :clap: Obrigado por esclarecer e compartilhar conhecimento!
Assunto não é sujeito.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #50 Online: 10 de Março de 2017, 15:51:30
Legal,  :clap: Obrigado por esclarecer e compartilhar conhecimento!

Imagina :) Esse comparativo vc pegou em algum site específico?

Por isso que, para speedlite, eu sempre costumo sugerir o uso de acessórios difusores rebatidos, e não direto (como usar com uma sombrinha difusora), claro que da uma diferença de usar com a sombrinha difusora ou sem, mas ela não foi idealizada para ser usada com speedlite, da uma diferença mas é mais quebra galho...

Nem pra vender o pessoal vende direito, é comum nos workshop que dou as pessoas me perguntarem se o softbox umbrella é pra ser usado com o speedlite apontado para frente ou para trás (sim, SEMPRE para trás), por que me perguntam isso, por que normalmente nos anúncios esta assim:



Oq é um exemplo completamente errado, assim o aproveitamento do acessório é quase zero, e vai acontecer o mesmo que aconteceu no exemplo aqui com a sombrinha difusora, soh que ainda um pouco pior, por que não da afastar tanto do difusor por estar dentro da sombrinha... um exemplo que fiz aqui tb:



Por mais que não tenha uma distribuição uniforme da luz, ainda assim, com o speedlite apontado para parede do acessório, vc consegue ampliar um pouco mais a sua luz e ter um aproveitamento melhor :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #51 Online: 10 de Março de 2017, 15:55:52
 :snack:

Otimo topico!

 :clap: Obrigado Leo!


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 10 de Março de 2017, 17:05:30
Imagina :) Esse comparativo vc pegou em algum site específico?

Por isso que, para speedlite, eu sempre costumo sugerir o uso de acessórios difusores rebatidos, e não direto (como usar com uma sombrinha difusora), claro que da uma diferença de usar com a sombrinha difusora ou sem, mas ela não foi idealizada para ser usada com speedlite, da uma diferença mas é mais quebra galho...

Nem pra vender o pessoal vende direito, é comum nos workshop que dou as pessoas me perguntarem se o softbox umbrella é pra ser usado com o speedlite apontado para frente ou para trás (sim, SEMPRE para trás), por que me perguntam isso, por que normalmente nos anúncios esta assim:


Putz,aí é sacanagem, mas quem compra esse tipo de acessório tem (deveria ter) o mínimo de conhecimento sobre luz para saber que a função dela é rebatedora.

Sobre a imagem, o link do artigo da comparação é esse:

http://neilvn.com/tangents/softbox-vs-umbrella/

Acho esse site muito bom, muitas dicas de uso do flash (strobist).

Assunto não é sujeito.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 10 de Março de 2017, 18:43:18
O Neil é bem metódico, difícil dar um vacilo desse :
" I also kept the position of the light-source the same distance from her … which meant moving the light-stand slightly forward for the shot with the reflective umbrella."

Um detalhe que muita gente esquece quando compara a rebatedora com a difusora, a distância da fonte de luz não é o flash ou a tocha e sim a Sombrinha em si.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #54 Online: 11 de Março de 2017, 09:08:12
 Eu gosto muito do softbox, principalmente por ele ter mais controle. É mais fácil lidar com uma sombra indesejada do que uma luz muito espalhada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #55 Online: 11 de Março de 2017, 15:00:40
Ah, tem bastante material bacana lá, mas nesse comparativo eu acho que não foi muito bom, pelos motivos que já citei a cima, eu sinceramente parei de ler quando ele diz que não viu muita diferença... (como disse, da primeira pra ultima pode até ser, mas a segunda com a sombrinha difusora...)... o tamanho da fonte de luz faz toda a diferença nesses comparativos, e por usar um speedlite pra fazer o teste acabou perdendo qualquer parâmetro real (pelos motivos ja citados acima)...

Como o Pope, entre os dois acessórios, eu tb prefiro trabalhar com Softbox do que com sombrinha difusora, por conta do controle da luz, agora, para externas eu tenho usado muito sombrinhas de 140cm e 200cm :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #56 Online: 11 de Março de 2017, 18:08:56
Ah, tem bastante material bacana lá, mas nesse comparativo eu acho que não foi muito bom, pelos motivos que já citei a cima, eu sinceramente parei de ler quando ele diz que não viu muita diferença... (como disse, da primeira pra ultima pode até ser, mas a segunda com a sombrinha difusora...)... o tamanho da fonte de luz faz toda a diferença nesses comparativos, e por usar um speedlite pra fazer o teste acabou perdendo qualquer parâmetro real (pelos motivos ja citados acima)...

Como o Pope, entre os dois acessórios, eu tb prefiro trabalhar com Softbox do que com sombrinha difusora, por conta do controle da luz, agora, para externas eu tenho usado muito sombrinhas de 140cm e 200cm :ok:
Leo,
Já trabalhou com aqueles refletores parabólicos gigantes?
tenho muita vontade de usar um deles.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #57 Online: 13 de Março de 2017, 15:35:48
Leo,
Já trabalhou com aqueles refletores parabólicos gigantes?
tenho muita vontade de usar um deles.

Puxa, nunca, gostaria muito... mas aqui no Brasil isso é meio surreal, particularmente nunca vi ninguém trabalhando com um aqui (não estou alegando que não tem, e sim que nunca vi)... eu estou namorando um Hexadecagon pra usar com esse suporte para montagem reversa da tocha, esperando definir umas tochas que vou comprar pra pegar um desses, ai posto um review aqui :)



WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #58 Online: 13 de Março de 2017, 18:20:33
Enorme, 1,90. Parece ter 3 difusores pra dar conta de espalhar a luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #59 Online: 14 de Março de 2017, 11:30:23
Enorme, 1,90. Parece ter 3 difusores pra dar conta de espalhar a luz.

Ele só tem dois difusores padrões mesmo, esse difusor interno central (que vem na maioria dos acessorios como soft, octa, strip...) serve para amenizar a luz central do flash e tentar uniformizar na saida com as luz ampliada pela parede do acessório... Não é nenhum Briese ( http://www.brieselichttechnik.de ) mas :D
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).