Autor Tópico: [TÓPICO COLETIVO] - Objetivas para Sony - custo x benefício  (Lida 4583 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Bom, objetivas boas temos aos montes, mas baratas ao mesmo tempo, nem sempre.

Por isso estou criando o tópico, para que possamos compartilhar fotos e experiências com as objetivas para Sony Alpha e Alpha Nex, com bom custo benefício, não importando a marca (sony, minolta, sigma, tokina, tamron), o tipo, angular, tele, fixa, zoom...

Pois bem, acho que se tem uma objetiva que não pode faltar para quem usa o sistema Alpha é a 35mm f/1.8 DT.

É uma objetiva barata - menos de 200 dólares nova, de construção um pouco frágil, mas nada absurdo, mas com uma qualidade de imagem impressionante. Rende belas cores, tonalidades quentes, mas sempre bacanas, é muito nítida desde f/1.8 (claro que nas bordas perde um pouco de definição toda aberta (mas dificilmente utilizamos as bordas em foco toda aberta).
Já utilizei a da Nikon (AF-S 35mm f/1.8G DX) e posso falar que ela é tão boa quanto, só acho que perde um pouco na construção, mas no resto é igual, mas por outro lado ela é alguns dólares mais barata do que a versão nikônica.

Aqui vão duas foto dela montada numa Sony Alpha A37, a mesma foto, redimensionada e num crop de 100%





Exif
JPG fine - direto da cam
1/40s
f/1.8
iso 800

A luz tá um pouquinho forte, pois o cara tava com um led de filmagem ligado, e como é um jpg direto da cam, nem editei nem nada, só redimensionei uma e fiz um crop de 100%

Percebe-se que tem um bokeh bonito... e uma nitidez bem bacana mesmo em f/1.8 e 1/40s.

Bom, esse é um exemplo, depois posto alguma coisa com a 16-50 2.8 (que nem é um excelente custo benefício no preço normal, mas no que eu paguei sim...rs).

Vamos conhecer melhor as objetivas par ao sistema Sony. Aqui é um bom lugar para trocarmos experiências.
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, 20:13:20 por Natão »


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2013, 15:42:37
Além dessa 35mm 1.8, vai a minha experiência:

Minolta AF 50 1.7 - costuma sair bem barata, é bem construída e bem nítida de f/2 pra cima
Minolta AF 50 2.8 Macro - estupidamente nítida, ainda mais levando em conta o preço
Minolta AF 70-210 f/4 - Apesar de ter problemas com aberração cromática, é a melhor zoom que você consegue nessa faixa de preço - é bem construída, relativamente rápida e foca com precisão relativamente boa. Não me desfaço da minha.
Minolta AF 24 2.8 - Pequena e nítida. Pena que não muito rápida.
Minolta AF 35-105 3.5/4.5 - Possui uma incrível qualidade 3D em suas fotos. Sua distância mínima de foco é bem longa (1m). Costuma sair por aí por uma ninharia - boa se você tem um corpo full frame.
Minolta AF 28-105 4/4.5 - Idem a 35-105.
Minolta 35/2 - Se você achar, pegue. Serve em corpos full frame.
Minolta AF 100-300 APO - A melhor zoom 300mm da Minolta com preço em conta.
Minolta/Tamron/Sony AF 28-75 2.8 - Falam que é muito boa também, mas tem que ser usada em corpos com micro ajuste.

As Samyangs (para quem consegue trazer de fora)
Samyang 8mm  3.5- Olho de peixe bem em conta para sensor crop
Samyang 85mm 1.4 - Boa relação custo x benefício, mas com foco manual (não é problema se você tiver uma NEX ou SLT). Bem nítida.

Se você estiver disposto a usar m42:
Helios 44-2 58mm f/2 - Você acha por aí por uma ninharia. Bem nítida até mesmo aberta
Super Takumar 50mm 1.4 - Incrivelmente nítida, melhor que muitas 50mm novas.

Tamron:
17-50 2.8 - Tem boa reputação no encaixe Sony também. É aquela mesma  que você encontra para Canikon
70-200 2.8 - Bem mais barata que a Sony só que com a mesma qualidade ótica. No entanto, sua construção é mais fraca e seu foco bem mais devagar.
70-300 USD - Falam que a qualidade é semelhante a 70-300G da Sony, só que a construção dela é pior...mas custa a metade do preço desta última.

Sony
SAL 70-400G - Apesar de ser cara, não tem coisa melhor se você realmente precisa dos 400mm. Não hesito em falar que ela deixa no chinelo qualquer zoom nesta faixa da concorrência;
SAL 55-300 - Outra com bom custo-benefício. Falam que ela é igualmente nítida a 70-400G no centro! Pena que é só para corpo crop.

Sigma (também se você tiver como trazer de fora)
50 1.4 - Falam que atualmente é a melhor 50mm disponível para Sony - ótima relação de custo e benefício
50-500 - Também conhecida por Bigma, falam que ela é muito boa levando em consideração o preço.
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 15:50:12 por coposdeagua »
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2013, 15:50:48
Valeu, depois se der para postar algo feito com alguma dessas objetivas, poste aí...

a Super Takumar 50mm f/1.4 eu tenho. Bom, o que eu posso falar. Que não tem 50mm que chegue ao nível dela em nitidez a partir de f/4, é uma coisa fabulosa. Apresenta microcontrastes lindos, bem detalhada...

Depois posto uma foto aqui com ela.



Mauro Luis da Cunha Machado

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2013, 01:40:59
 Estou enviando estas, estou com pouco tempo para testar as lentes que comprei, com tempo mando mais,

Lua cheia com NEX5 E Minolta 200mm 3.5:





fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2013, 15:25:38
Não sei se colocar as mecânicas aqui será bom.. pq no caso das Nex o céu é o limite... quase tudo pode ser adaptado nelas  :D.
M42, Canon FD, Canon EOS, Contax, Exakta, OM System, Nikon F, MD Minolta.. etc...

« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 15:25:53 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Mceano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2013, 13:23:26
Relato as experiências que tive com 3 lentes:

-SONY SAL 16-105mm F/3.5-5.6:

Vantagens: -Excelente custoxbenefício. Ótima opção para usar como única lente;
                   -Foco rápido;
                   -Cores ótimas;
                   -Range muito versátil indo de 24mm a 157mm em 35mm(FF);
                   -Não pesa muito e não é muito grande;
                   -QI no centro comparável à CZ 16-80mm por um preço muito menor.
                   
Desvantagens: -Nitidez apenas regular quando comparada com a CZ 16-80mm ou SAL1650;
                         -Abertura mínima de 3.5 apenas pra 16mm;
                         -Distorção elevada em 16mm;
                         -Foco lento em 105mm;
                         -Anel para foco manual com ação limitada.
Amostras:

1.


2.


3.



-Tamron 10-24mm F/3.5-4.5:

Vantagens: -Ótima para paisagens e arquitetura;
                    -Foco rápido;
                   -Cores ótimas;
                   -Range muito versátil pra uma GA, indo de 15mm a 36mm em 35mm(FF);
                   -Não pesa muito e não é muito grande;
                                     
Desvantagens: -Nitidez regular, principalmente em grandes aberturas;
                         -Distorção elevada em 10mm;
                         -Cantos moles;
                         -QI regular quando comparada a outros modelos no mercado ou lentes Sony;
                         -Desempenho regular entre 16-24mm quando comparada a lentes Sony;

Amostras:

1.


2.



-SONY SAL 16-50mm F/2.8:

Vantagens: -Foco sistema SSM. Rápido e silencioso;
                   -Cores ótimas;
                   -Nitidez e clareza excelentes;
                   -Possui Focus Peaking;
                   -QI comparável à CZ 16-80mm;
                   -Resistente à poeira e água.
                   
Desvantagens: -Range não é muito abrangente;
                         -Lente um pouco grande comparando com a SAL16105.

Amostras:

1.


Monasterio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • Photobank
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2013, 19:44:32
Valeu!! Além de achar sua crítica construtiva e bem elaborada, você deu a demostração técnica. Só posso agradecer pela dica. Valeu!