Autor Tópico: Sony P-200 X Panasonic Lumix DMC-TZ1  (Lida 2243 vezes)

StreetShot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
    • André Simões fotografia
Online: 26 de Junho de 2006, 17:11:05
Caros amigos do fórum, sou novo por aqui e gostaria de me apresentar aos frequentadores, pois pretendo me tornar um membro assíduo.
Tenho 33 anos e já entrei na onda das câmeras digitais à 4 anos com uma Olimpus de 2Mp.
Depois de desfrutar da praticidade que uma câmera desta proporciona, me empolguei e comprei uma Sony P-200 de 7.2Mp que tem muito mais recursos do que minha antiga Olimpus.
Não satisfeito, comprei o adaptador de lentes pra ela, e uma lente telefoto.
O problema é que mesmo com a lente, o zoom óptico total dela chega a apenas 5,5X e o peso quase triplica, sendo mais difícil manusea-la.

Outro ponto que eu achei falho é a sensibilidade ISO, que vai até 400 e quando se coloca a lente telefoto, é preciso muita luz para que a câmera possa tirar uma boa foto.

Também não consigo chegar num acordo quanto ao foco. Eu tenho um hobby de fotografar na rua, dirigindo meu carro, pegando flagras e situações inusitadas e nessas condições é preciso uma câmera que se ajuste a luz e a distância adequadas em um limite muito curto de tempo. No modo automático eu já tentei e não sai nada, só borrões, mesmo em plena luz do dia.
Já no modo manual, com ISO travado em 100, velocidade travada em 800 e foco travado no infinito, consigo fotos melhores, mas ainda só durante o dia, com muita luz, e em 90% das fotos o "assunto" não sai totalmente nítido quando está à poucos metros da câmera.
Além disso, uso a câmera em casa nas reuniões de família e na empresa, onde preciso de macro e um mini estúdio pra tirar fotos de peças que ilustram meus desenhos técnicos.

Pois bem, recentemente soube da câmera da Panasonic DMC-TZ1 com Mega O.I.S., e pelo que lí, resolveria meu problema das fotos em movimento além de tem um zoom óptico superior ao da minha P-200 sem ter que adaptar nada, e atende às outras necessidades (trabalho/lazer).

Agora eu pergunto aos mais experientes... É um bom negócio trocar minha P-200 pela TZ-1? Os recursos que tenho na P-200 eu também encontro na câmera da Panasonic? E a qualidade da imagem, qual das duas é melhor?

Detalhe: As fotos que eu tirava com minha Olimpus antigona parecia ter mais nitidez e cores mais vivas do que a minha atual P-200 apesar de ter 5Mp a menos.

Abraço a todos.
- ALS - Campinas -

>> Nikon D300s / Sigma 70-300mm / Nikkor 70-300mm / Nikkor 18-55mm / SB-800 / Nikkor 28mm f2.8 <<


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2006, 17:35:00
Bem, a série P da Sony (assim como a maioria de suas compactas) é famosa pela ótica ruim, pobreza em recursos e imagem processada demais. E teleconversor pra esse tipo de câmera nunca valeu a pena. Sai mais barato e traz melhores resultados arquirir logo uma câmera com zoom mais longo, como a Panasonic citada. Porém, esse modelo não conta com ajustes manuais de abertura e velocidade, o que pra mim já torna a câmera bem desinteressante. Procure a linha FZ, que tem zoom de 12x (35-420mm equiv.), estabilizador e controles manuais completos. Te garanto que a diferença vai ser gritante ;)
« Última modificação: 26 de Junho de 2006, 17:39:26 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2006, 18:08:48
Por quê não pega uma Panasonic FZ5 ou FZ7 de uma vez? São bem pequenas também, têm excelente zoom e melhor qualidade de imagem que todas as citadas. Agora, tem uma coisa... Apesar das Panasonics terem estabilizador e serem mais rápidas, isso não garante que tu vá conseguir fazer todas as fotos que deseja. Isso é uma barreira tecnológica atual dessas compactas mesmo. Com uma reflex, grandona e pesadona, por incrível que pareça é mais fácil fazer esses flagras, com mais agilidade e precisão pra tudo. Podes esperar das Panasonic um ganho com a estabilização, além da vantagem do modo manual (que a Sony P200 não tem de fato, já que o modo manual dela é limitadíssimo) e do maior zoom, mas também não espere nenhum milagre quanto àquelas situações em que tu simplesmente aponta a câmera pra pessoas fora do carro, num fim de tarde nublado, e ainda espera conseguir boas fotos, que isso já é uma situação que compacta nenhuma vai resolver.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


StreetShot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
    • André Simões fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2006, 19:16:48
Citar
Por quê não pega uma Panasonic FZ5 ou FZ7 de uma vez? São bem pequenas também, têm excelente zoom e melhor qualidade de imagem que todas as citadas. Agora, tem uma coisa... Apesar das Panasonics terem estabilizador e serem mais rápidas, isso não garante que tu vá conseguir fazer todas as fotos que deseja. Isso é uma barreira tecnológica atual dessas compactas mesmo. Com uma reflex, grandona e pesadona, por incrível que pareça é mais fácil fazer esses flagras, com mais agilidade e precisão pra tudo. Podes esperar das Panasonic um ganho com a estabilização, além da vantagem do modo manual (que a Sony P200 não tem de fato, já que o modo manual dela é limitadíssimo) e do maior zoom, mas também não espere nenhum milagre quanto àquelas situações em que tu simplesmente aponta a câmera pra pessoas fora do carro, num fim de tarde nublado, e ainda espera conseguir boas fotos, que isso já é uma situação que compacta nenhuma vai resolver.
Eu dei uma olhada nas especificaçõs da FZ20 e reparei que o ISO delas são imitados entre 80 e 400. Isso prejudica uma foto com zoom e pouca luz?
Pergunto porque a minha P-200 sem o zoom, e ISO em 100 durante o dia, imagem perfeita, mas com zoom no máximo preciso de ISO 400 para a mesma foto. Isso acontece com frequência.
É claro que não espero uma máquina perfeita, mas eu não sei o quanto a qualidade da imagem é afetada por situações adversas em relação ao equipamento usado.
Tem dias que lá pelas 17:00h ainda tem boa luz, mas a foto sai muito escura, com ISO no máximo e sem zoom, mas com tempo de obturador em 800, pois menos que isso só sai borrão estando em movimento. Penso que se ela tivesse ISO de 800 ou até 1.200 ainda poderia salvar várias clicadas.
A parte mais difícil de escolher uma câmera é não ter como testá-las nas condições que se costuma usá-las.
Uma vez tentei tirar umas fotos na praia onde estávamos em uma doca e podia se ver as luzes da praia ao fundo, mas penei pra tirar pelo menos uma foto que não saíssemos parecendo ETs e o fundo com todas as suas luzes também pudesse ser visto. É complicado tirar uma foto como essa em que pra sair perfeito temos que até parar de respirar e ter que usar um tripé pra não correr o risco de tremer a mão no momento do clic.
Também nunca vi uma foto tirada com outra câmera pra sentir a diferença. Aliás, ví sim, uma da HP que faz montagem de 360 graus, show de bola, uma macro de babar, ví na Fnac, mas é difícil comparar dentro de uma loja.

Abraço e obrigado pelas dicas.
- ALS - Campinas -

>> Nikon D300s / Sigma 70-300mm / Nikkor 70-300mm / Nikkor 18-55mm / SB-800 / Nikkor 28mm f2.8 <<


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2006, 19:25:57
Eu nunca tive oportunidade de usar a TZ1, mas já a vi pessoalmente e ela é inacreditavelmente pequena pelas lentes que tem. Ela estava na vitrine, mas parece mais fácil de carregar que minha Canon A60. E as fotos que eu vi em reviews também me deixaram uma impressão positiva.

Para essa câmera ficar realmente boa só faltou mesmo incluir controles manuais, mas mesmo assim ela parece ser excelente.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2006, 20:14:01
Citar
Citar
Por quê não pega uma Panasonic FZ5 ou FZ7 de uma vez? São bem pequenas também, têm excelente zoom e melhor qualidade de imagem que todas as citadas. Agora, tem uma coisa... Apesar das Panasonics terem estabilizador e serem mais rápidas, isso não garante que tu vá conseguir fazer todas as fotos que deseja. Isso é uma barreira tecnológica atual dessas compactas mesmo. Com uma reflex, grandona e pesadona, por incrível que pareça é mais fácil fazer esses flagras, com mais agilidade e precisão pra tudo. Podes esperar das Panasonic um ganho com a estabilização, além da vantagem do modo manual (que a Sony P200 não tem de fato, já que o modo manual dela é limitadíssimo) e do maior zoom, mas também não espere nenhum milagre quanto àquelas situações em que tu simplesmente aponta a câmera pra pessoas fora do carro, num fim de tarde nublado, e ainda espera conseguir boas fotos, que isso já é uma situação que compacta nenhuma vai resolver.
Eu dei uma olhada nas especificaçõs da FZ20 e reparei que o ISO delas são imitados entre 80 e 400. Isso prejudica uma foto com zoom e pouca luz?
Pergunto porque a minha P-200 sem o zoom, e ISO em 100 durante o dia, imagem perfeita, mas com zoom no máximo preciso de ISO 400 para a mesma foto. Isso acontece com frequência.
É claro que não espero uma máquina perfeita, mas eu não sei o quanto a qualidade da imagem é afetada por situações adversas em relação ao equipamento usado.
Tem dias que lá pelas 17:00h ainda tem boa luz, mas a foto sai muito escura, com ISO no máximo e sem zoom, mas com tempo de obturador em 800, pois menos que isso só sai borrão estando em movimento. Penso que se ela tivesse ISO de 800 ou até 1.200 ainda poderia salvar várias clicadas.
A parte mais difícil de escolher uma câmera é não ter como testá-las nas condições que se costuma usá-las.
Uma vez tentei tirar umas fotos na praia onde estávamos em uma doca e podia se ver as luzes da praia ao fundo, mas penei pra tirar pelo menos uma foto que não saíssemos parecendo ETs e o fundo com todas as suas luzes também pudesse ser visto. É complicado tirar uma foto como essa em que pra sair perfeito temos que até parar de respirar e ter que usar um tripé pra não correr o risco de tremer a mão no momento do clic.
Também nunca vi uma foto tirada com outra câmera pra sentir a diferença. Aliás, ví sim, uma da HP que faz montagem de 360 graus, show de bola, uma macro de babar, ví na Fnac, mas é difícil comparar dentro de uma loja.

Abraço e obrigado pelas dicas.
Câmeras compactas dificilmente têm ajuste de ISO acima de 400, e dificilmente a imagem presta acima de ISO200. Você está tendo dificuldades com o zoom porque sua P200, assim como a todas essas compactas com zoom de 3x, tem uma lente muito escura em tele, e junto com o teleconversor, fica ainda pior, pois precisa de muita luz. Na Panasonic, para fazer a mesma foto, você vai usar um ISO bem mais baixo, pois a lente é muito mais clara, e o estabilizador ajuda bastante também. ISO alto bom, só em DSLR, não há como escapar.

Sobre a HP, esqueça. Nunca vi uma HP decente, assim como Samsung :)

 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


StreetShot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
    • André Simões fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2006, 21:06:27
Citar
Citar
Citar
Por quê não pega uma Panasonic FZ5 ou FZ7 de uma vez? São bem pequenas também, têm excelente zoom e melhor qualidade de imagem que todas as citadas. Agora, tem uma coisa... Apesar das Panasonics terem estabilizador e serem mais rápidas, isso não garante que tu vá conseguir fazer todas as fotos que deseja. Isso é uma barreira tecnológica atual dessas compactas mesmo. Com uma reflex, grandona e pesadona, por incrível que pareça é mais fácil fazer esses flagras, com mais agilidade e precisão pra tudo. Podes esperar das Panasonic um ganho com a estabilização, além da vantagem do modo manual (que a Sony P200 não tem de fato, já que o modo manual dela é limitadíssimo) e do maior zoom, mas também não espere nenhum milagre quanto àquelas situações em que tu simplesmente aponta a câmera pra pessoas fora do carro, num fim de tarde nublado, e ainda espera conseguir boas fotos, que isso já é uma situação que compacta nenhuma vai resolver.
Eu dei uma olhada nas especificaçõs da FZ20 e reparei que o ISO delas são imitados entre 80 e 400. Isso prejudica uma foto com zoom e pouca luz?
Pergunto porque a minha P-200 sem o zoom, e ISO em 100 durante o dia, imagem perfeita, mas com zoom no máximo preciso de ISO 400 para a mesma foto. Isso acontece com frequência.
É claro que não espero uma máquina perfeita, mas eu não sei o quanto a qualidade da imagem é afetada por situações adversas em relação ao equipamento usado.
Tem dias que lá pelas 17:00h ainda tem boa luz, mas a foto sai muito escura, com ISO no máximo e sem zoom, mas com tempo de obturador em 800, pois menos que isso só sai borrão estando em movimento. Penso que se ela tivesse ISO de 800 ou até 1.200 ainda poderia salvar várias clicadas.
A parte mais difícil de escolher uma câmera é não ter como testá-las nas condições que se costuma usá-las.
Uma vez tentei tirar umas fotos na praia onde estávamos em uma doca e podia se ver as luzes da praia ao fundo, mas penei pra tirar pelo menos uma foto que não saíssemos parecendo ETs e o fundo com todas as suas luzes também pudesse ser visto. É complicado tirar uma foto como essa em que pra sair perfeito temos que até parar de respirar e ter que usar um tripé pra não correr o risco de tremer a mão no momento do clic.
Também nunca vi uma foto tirada com outra câmera pra sentir a diferença. Aliás, ví sim, uma da HP que faz montagem de 360 graus, show de bola, uma macro de babar, ví na Fnac, mas é difícil comparar dentro de uma loja.

Abraço e obrigado pelas dicas.
Câmeras compactas dificilmente têm ajuste de ISO acima de 400, e dificilmente a imagem presta acima de ISO200. Você está tendo dificuldades com o zoom porque sua P200, assim como a todas essas compactas com zoom de 3x, tem uma lente muito escura em tele, e junto com o teleconversor, fica ainda pior, pois precisa de muita luz. Na Panasonic, para fazer a mesma foto, você vai usar um ISO bem mais baixo, pois a lente é muito mais clara, e o estabilizador ajuda bastante também. ISO alto bom, só em DSLR, não há como escapar.

Sobre a HP, esqueça. Nunca vi uma HP decente, assim como Samsung :)
Já ouvi falar várias vezes sobre isso, o que é DSLR?
- ALS - Campinas -

>> Nikon D300s / Sigma 70-300mm / Nikkor 70-300mm / Nikkor 18-55mm / SB-800 / Nikkor 28mm f2.8 <<


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2006, 00:21:08
Olá, procure no glossário, (canto superior direito), e procure por SLR. O "D" na frente é de digital.

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG