Autor Tópico: Minolta X300  (Lida 3958 vezes)

Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Online: 14 de Julho de 2009, 13:48:04
Hoje tomei coragem e coloquei um filme na Minolta X300 que mandei revisar. Estou usando um Kodak Ultra 35mm, desses comuns mesmo, comprei no supermercado... :doh: Não sei se vou conseguir fazer alguma coisa que preste, mas assim como o Guto no seu tópico sobre a Trip 35, prometo postar os resultados. Vamos ver se não demoro demais... :assobi: :D Estou usando duas lentes, a Minolta 35/70mm com macro e a Minolta 70-210mm, ambas manuais (mesmo porque a câmera é também manual), se alguém conhecer a câmera e as lentes e quiser dar sugestões de uso, agradeço! :ok:

Queria também pedir uma indicação de algum bom laboratório onde eu possa revelar e ampliar as fotos, aqui na Zona Sul de São Paulo. E que tenha um preço justo. Fiz uma pesquisa na net e achei o Capovilla na Hélio Pelegrino, será que alguém conhece e recomenda? :ponder:

Por enquanto estou entusiasmada com a brincadeira, tomara que tenha alguma coisa interessante para compartilhar em breve. :)

Agradeço as dicas sobre essa câmera assim como sobre o labaratório. :ok:

Abs a todos


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2009, 15:32:11
Célia, eu gosto muito do Kodak Ultra, cores bonitas e saturadas.
As lentes que voce citou seriam a 35-70 f3,5 e a 70-210 f4?
Se forem são da época da colaboração entre a Minolta e a Leica e foram vendidas em versão Leitz Vario-Elmar.
A câmera é boa, um versão mais simples da X570.
Aqiu tem os detalhes.
http://www.subclub.org/minman/x370.htm
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 15:40:32 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2009, 15:41:54
Célia, eu gosto muito do Kodak Ultra, cores bonitas e saturadas.
As lentes que voce citou seriam a 35-70 f3,5 e a 70-210 f4?
Se forem são da época da colaboração entre a Minolta e a Leica e foram vendidas em versão Leitz Vario-Elmar.

São essas sim, Paulo. Eu não entendo NADA de lentes dessa época, mas diria que uma colaboração entre a Leica e Minolta renderia boas lentes....ou não?  :shock: Sei lá, vamos ver o resultado. :ponder: :D

Que bom saber que esse filme é bom. :ok:


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2009, 15:48:21
Célia, tudo sobre Minota voce pode saber no site do Minman.
http://www.subclub.org/minman/
A associação Minolta-Leica ocorreu durante alguns anos, com algumas lentes e câmeras com desenvolvimento comum.
Neste post do Photo.net tem uma discussão sobre o assunto.
http://photo.net/sony-minolta-slr-system-forum/00GhCG
Pode ficar tranquila que voce está bem de lente.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2009, 15:58:18
Obrigada pelos links, Paulo. :ok:

Bem, já sei que se as fotos não ficarem boas, a culpa não é da câmera, nem das lentes e nem do filme.  :hysterical:

Vai sobrar para o laboratório. :D ;)


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2009, 16:34:56
Célia, que surpresa boa saber que você continua afim de fotografar com filmes.

Depois que arrumei umas boas câmeras analógicas e voltei a clicar com filmes, acho que não largo mais essa paixão. É bem verdade que fotografo mais com digital mas volta e meia estou "queimando" uns rolinhos. Faltam 3 fotos para terminar um filme que está na Olympus Pen (72 fotos num filme de 36 poses). Faltam 2 fotos para eu mandar revelar um 120mm. Fiz um estoque de filmes ProValue 200 35mm e estou esperando chegar uma encomenda de 15 rolos de filmes PB 120mm que comprei para brincar com médio formato. Viajo na sexta próxima de férias e na mala vai junto com a digital minha OM-1 e dois rolos de filme. Enfim...aos pouquinhos vou fazendo umas fotos com película e estou gostando muito. Pena não ter um scanner (ainda) para mostrar algumas fotos por aqui.

Pense no seguinte, Célia. Esqueça as "facilidades" do digital. Com a fotografia analógica você tem 36 fotos para fazer. Além disso não poderá visualizá-las logo após o click então tente enxergar a imagem antes do click. Tome cuidado ao fotometrar e ao enquadrar. Lembre-se dos conceitos que você já sabe sobre fotografia e coloque tudo isso na ponta do seu dedo indicador na hora do disparo. Faça anotações, tenha um pouco de paciência e confiança. O resultados aparecem com certeza.

Se alguma coisa der errado (o que é normal), estude mais e tente de novo. Afinal somos pessoas normais e por mais técnicos que possamos ser, as coisas podem não sair como esperado.

Li uma frase não sei de quem e não sei onde mas que gostei muito. É mais ou menos assim:

"Se num filme de 36 poses você fazer 36 fotos perfeitas, então certamente você falhou".

Quanto à sua máquina:

Manual: http://sawlani.googlepages.com/minolta-x-300.pdf ou http://www.butkus.org/chinon/minolta/minolta_x-300/minolta_x-300.htm

Grupo no Flickr: http://www.flickr.com/groups/x300/

Abraços e boas fotos.










VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2009, 10:13:11
Obrigada, Guto!! :clap: :clap: Com certeza o manual será muito útil ( mesmo que eu não seja muito chegada em manuais... :no: :doh: )

Está sendo uma experiência muito prazerosa, e como não tenho a rapidez da digital, acabo tendo de superar a curiosidade também. Tento prestar atenção no que estou fazendo, na regulagem da câmera, nos enquadramentos, enfim, tenho a certeza de que usamos a máquina analógica de uma maneira mais consciente. Estou muito curiosa com o resultado. Não tenho scanner de negativos,  como você disse....ainda. :D Sério, essa brincadeira de fotografia é muito cara, né não? :shock: Mas dá um prazer enorme.

Legal que você vai levar uma câmera analógica nas férias, não se esqueça de postar as fotos pra gente ver tá? :ok:

Obrigada pela força, viu? ;)

Abs


AlexRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2013, 17:33:10
Como ficaram as fotos com a X-300, Célia?
Ganhei uma X-300s recentemente e estou revelando o primeiro filme.