Autor Tópico: Dicas - Fotografia de interiores  (Lida 6074 vezes)

rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Online: 14 de Março de 2013, 10:10:59
Bom dia pessoal!

Sabado irei fazer um trabalho de fotografia de interior de uma clinica medica/estetica.
alguem tem exp nessa area e pode me passar umas dicas?

vou usar uma sigma 10-20 e fazer algumas imagens em HDR tbm...
o que mais tenho duvida é quanto ao posicionamento da camera, altura etc pra evitar distorcoes...

ontem fiz um teste aqui em casa rapidao e saiu isso... claro q irei caprichar mto mais, inclusive na pos edicao..
abraco


« Última modificação: 14 de Março de 2013, 10:11:37 por rscomex »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2013, 13:13:45
Boa lente para isso é uma TS, mas se não tem essa lente, usando uma GA comum, procure manter a lente no plano paralelo ao piso, assim as distorções ficam "equilibradas", aumente ou diminua a altura da câmera para enquadramento pelo tripé. Sim, existe é uma limitação para lidar com seus enquadramentos e distorções, procure observar essa questão das linhas verticais e horizontais nos cantos de parede e teto/piso, nos moveis, janelas etc.. e encontre uma posição que traga menos distorções.

Faça um teste, coloque o olho no viewfinder e passeie lentamente com a câmera, incline ela pra cima e pra baixo, vira para um lado e para o outro, observe as linhas entortando, distorcendo, e logo vc vai entender como são as distorções de sua lente, observe bastante, vc vai ver que é fácil de entender.

O trabalho continua na edição da foto com sftws que fazem as correções de distorção, a maioria dos sftws atuais ja tem algorítimos automatizados para fazer as correções específicas para a sua lente, embutido neles.

Quanto a luz, os grandes fotógrafos de arquitetura fazem uma montagem de várias fotos para conseguir o melhor equilíbrio de temperaturas, intensidade de luz e de cores. Existem horários de equilíbrio para a relação de luz que entra pela janela e a luz interna. Esse é um trabalho delicado, de captação da imagens e de montagens e correções na edição, sugiro vc assistir vídeos que existem por ai do pessoal demonstrando como lidar com essa questão de temperaturas, fotometria e cores. Um bom começo é explorar o site da Sekonic, lá tem vídeos de experts dando uma boa noção de como isso funciona.

Boa sorte e abração!!!

« Última modificação: 14 de Março de 2013, 13:21:14 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2013, 14:23:59
Tripé + notebook + http://youtu.be/lpwwkZm_pgg?t=4m45s

Cuidado com a edição, tá com as altas/baixas luzes estouradas/sem textura e principalmente
cheio de halos *muito* evidentes, olha como deveria ser http://digitalcoastimage.com/comps/selections/index.html
Os halos tem que ser sutis e deve editar tendo em mente que as altas luzes vão chamar atenção.


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2013, 15:02:48
Valeu Pictus e Lind.

Lente TS impossivel... vou ter q usar a 10-20 mesmo...

a edicao fiz rapidao... vou caprichar mais na proxima, ate domingo posto os resultados entao.
a pior coisa q achei na minha foi a sensacao de inclinacao, e isso q usei tripe com a bolhazinha pra ver se estava 100% reto! :ponder:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2013, 15:53:42
Valeu Pictus e Lind.

Lente TS impossivel... vou ter q usar a 10-20 mesmo...

a edicao fiz rapidao... vou caprichar mais na proxima, ate domingo posto os resultados entao.
a pior coisa q achei na minha foi a sensacao de inclinacao, e isso q usei tripe com a bolhazinha pra ver se estava 100% reto! :ponder:



a pior coisa q achei na minha foi a sensacao de inclinacao, e isso q usei tripe com a bolhazinha pra ver se estava 100% reto!

Cuida a perspectiva e o angulo de toma!!!!!


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


C. Capeto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2013, 17:34:26
Tripé + notebook + http://youtu.be/lpwwkZm_pgg?t=4m45s

Cuidado com a edição, tá com as altas/baixas luzes estouradas/sem textura e principalmente
cheio de halos *muito* evidentes, olha como deveria ser http://digitalcoastimage.com/comps/selections/index.html
Os halos tem que ser sutis e deve editar tendo em mente que as altas luzes vão chamar atenção.


cara desculpe a minha ignorancia é q sou bem iniciante msm em fotografias, mas essas imagens neste site são fotos reais msm ou é 3d max?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2013, 21:57:22
Acho que os amigos já falaram tudo.

Para eventuais fotos inclinadas por acidente ou necessidade, é interessante dar uma olhada na correção de perspectiva (Correção de Lente no Photoshop).

Outra coisa é quanto aos detalhes do ambiente, fique atento a coisas que não são fotogênicas que podem estar decorando ou espalhadas no lugar. Objetos feios, latas de lixo, papéis, revistas rasgadas, flores murchas, etc, etc, etc... as vezes eles prejudicam e poluem muito uma imagem.

[]s


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 15 de Março de 2013, 22:00:45
E procure os pontos cegos dos espelhos e objetos reflexivos.

Garanto que é um "porre" chegar no trabalho e perceber que você terá que se auto-apagar do reflexo no Photoshop.  :aua:

[]s


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #9 Online: 20 de Março de 2013, 01:06:20
Entao galerinha... fiz o trampo... até que gostei do resultado pra minha primeira vez... to curtindo esse tipo de fotografia e acho que estou me ``encontrando`` dentro da fotografia

oq eu poderia melhorar? oq vcs acharam?

fiz em HDR com 4 imagens e editei no SNS HDR
usei uma sigma 10-20 e fiz o balanco de branco com um cartao cinza










dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2013, 09:23:50
Tá legal sim, Rscomex.

Só está um pouco torta e não entendi pq dessaturou o piso...

[]s


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #11 Online: 20 de Março de 2013, 10:24:01
achei boa!  :ok: ta no caminho..
(confesso que qdo vi a primeira foto não tinha levado fé)
usou o que pra iluminação?



« Última modificação: 20 de Março de 2013, 10:25:15 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #12 Online: 20 de Março de 2013, 10:37:14
Valeu!
é incrivel a evolução em 7 dias de estudos intensos so sobre um tema! isso leva a provar que relamente é necessario mta leitura, estudo e troca de informacoes.


Tá legal sim, Rscomex.

Só está um pouco torta e não entendi pq dessaturou o piso...

[]s


pois é... vou verificar se consigo saturar um pouco esse piso! boa dica Dondon :ok:

achei boa!  :ok: ta no caminho..
(confesso que qdo vi a primeira foto não tinha levado fé)
usou o que pra iluminação?





Nesse caso usei somente a luz natural da janela + a iluminacao da sala... procurei deixar tudo acesso e uma abertura da janela q desse uma iluminacao boa e nao mto dura.

em outra sala usei um rebatedor pra suavizar umas sombras q achei forte... sei la... o negocio é ir testando...



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 20 de Março de 2013, 14:04:29
Valeu!
é incrivel a evolução em 7 dias de estudos intensos so sobre um tema! isso leva a provar que relamente é necessario mta leitura, estudo e troca de informacoes.



pois é... vou verificar se consigo saturar um pouco esse piso! boa dica Dondon :ok:

Nesse caso usei somente a luz natural da janela + a iluminacao da sala... procurei deixar tudo acesso e uma abertura da janela q desse uma iluminacao boa e nao mto dura.

em outra sala usei um rebatedor pra suavizar umas sombras q achei forte... sei la... o negocio é ir testando...

Quanto à saturação do piso, ela realmente faz falta, tente investigar o que aconteceu no seu processo de pós que tirou o amarelo/laranja do piso. Isso é comum quando há madeira sendo iluminada por uma luz muito quente, e perde-se os amarelos e laranjas na correção de white balance. Mas não parece ser o caso, já que o objeto de madeira na prateleira se manteve íntegro.

Outra questão ai é quanto ao alinhamento da foto. Existe um requisito comum à fotografia de interiores é que não usar tomadas "de cima pra baixo" nem "de baixo pra cima", pois essas tomadas tornam ainda mais evidentes as deformações das G.As. Esse requisito não é regra, mas é bem usual.

Depois da foto já feita em uma tomada em ângulo resta a possibilidade de se corrigir isso pelo "Lens Correction", o que fiz na sua imagem, segue exemplo abaixo. Veja como fica mais "agradável" ao olhar.



*Avise caso considerar minha edição muito invasiva que eu apago a imagem na hora.

[]s


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #14 Online: 20 de Março de 2013, 16:58:22
Quanto à saturação do piso, ela realmente faz falta, tente investigar o que aconteceu no seu processo de pós que tirou o amarelo/laranja do piso. Isso é comum quando há madeira sendo iluminada por uma luz muito quente, e perde-se os amarelos e laranjas na correção de white balance. Mas não parece ser o caso, já que o objeto de madeira na prateleira se manteve íntegro.

Outra questão ai é quanto ao alinhamento da foto. Existe um requisito comum à fotografia de interiores é que não usar tomadas "de cima pra baixo" nem "de baixo pra cima", pois essas tomadas tornam ainda mais evidentes as deformações das G.As. Esse requisito não é regra, mas é bem usual.

Depois da foto já feita em uma tomada em ângulo resta a possibilidade de se corrigir isso pelo "Lens Correction", o que fiz na sua imagem, segue exemplo abaixo. Veja como fica mais "agradável" ao olhar.



*Avise caso considerar minha edição muito invasiva que eu apago a imagem na hora.

[]s

Dondon, sem problemas quanto a imagem!
fico bem melhor mesmo! :clap: esse lens correction é do PS mesmo? ele faz sozinho? vou testar quando chegar em casa...

Quanto ao piso amigao, ele nao é de madeira... ele é um piso laminado, da cor q esta ali mesmo, quando falasse em contraste eu achei q era so pra dar um pouco mais de tom... vou tentar fazer e posto aqui novamente

abraco