Autor Tópico: DÚVIDA: Processador influi no arquivo RAW?????  (Lida 1453 vezes)

andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Online: 14 de Março de 2013, 17:05:38
Então, estou pensando em trocar minha camera por uma com um processador melhor. Acontece que só fotografo em raw. Ae eu pergunto, o processador influi só no jpeg ou no raw também???????
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2013, 17:13:54
O sensor da câmera que influi diretamente na qualidade do RAW, o arquivo RAW é pra ser exatamente o que o sensor esta entregando para a câmera, sem processamento algum. Ou seja, se o sensor é o mesmo, um processador diferente não vai ter melhoras na imagem no arquivo RAW, apenas ganho de velocidade e qualidade melhor do JPEG por permitir que algoritmos mais complexos sejam executador em um tempo satisfatório...

Mas, há controvérsias... Se sabe que a Nikon (em alguns modelos) processa o arquivo RAW para ter melhores resultados... Já a Canon eu nunca ouvi falar que faz o mesmo...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2013, 18:34:44
Então quer dizer que não é negócio para quem fotografa só em raw, trocar a camera só por causa do processador???? No caso das canon, DIGIC III, IV ou V. Seria melhor investir em lentes!!!!
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2013, 18:45:40
Então quer dizer que não é negócio para quem fotografa só em raw, trocar a camera só por causa do processador???? No caso das canon, DIGIC III, IV ou V. Seria melhor investir em lentes!!!!

Depende...

Vai precisar usar o brust ou filmar???
Se sim, o processador influencia diretamente.

Além disso, em determinados trabalho é necessário entregar o JPEG e aí o demosaico entre em cena e um melhor processador e, especialmente, um melhor firmware vão fazer grande diferença.

Fora o fato já reportado pelo JRS sobre o pré-processamento que a Nikon faz no RAW para redução de ruído. (edit: e perda de detalhes)
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 18:46:01 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2013, 19:00:19
Hyde, move esse topico pra area geral de Reflex q vai aparecer mais gente opinando. Nao acho q esse assunto faça parte de "Arte Fotografica" mas o moderador eh vc.

Acho essa resposta meio discutivel. O sensor, sozinho, nao faz nada. Ele pega a informaçao digital no sensor e joga no cartao SD, mais ou menos como o principio Input ( sensor )/ output ( SD ) q eh intermediado sempre pela BIOS ou CPU do computador. O codigo inscrito na CPU da camera ( firmware ) vai modificar esse resultado final e entregar um arquivo tipo RAW.

Shalders tem um artigo brilhante onde ele prova q nas D300s, a Nikon faz um pre-processamento do RAW, maquiando e entregando um RAW com menor ruido, tudo pre-processado pela CPU da camera antes de ir pro SD. Eh por isso q em testes praticos, o ruido das D300, D300s e D90 eh proximo do ruido da D7000. Acho q tiraram essa pilatragem na D7000. Se percebe q na pratica, uma D7000 tah bem a frente de uma D90 em termos de low noise. Quem teve ambas as cameras, como eu, sabe do que estou falando.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2013, 19:23:59
Concordo com o Mad. Apesar de estar opinando um assunto que não tenho muito experiência acredito que o processador, de alguma forma, mesmo que mais simplificada, ele acaba influenciando um pouco no arquivo RAW.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2013, 19:35:29
Movendo tópico...
 :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2013, 20:32:55
O firmware "cria" o RAW a partir do que o sensor captar. Tah bem obvio q influencia, sim.

Apesar dos RAWs das Nikons serem todos extençoes .NEF, eh necessario versoes novas dos softwares para as novas cameras q saem no mercado. LR 3.6 nao abre RAW de D7000, somente o LR 4.0 pra frente, logo, o RAW da D7000 nao eh mesmo tipo de arquivo q o da D90, apesar de ambos terem a extensao .NEF.

PS: D90 usa EXPEED 1 e a D7000 usa EXPEED 2 como processador.
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 20:35:32 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 14 de Março de 2013, 21:54:13
O firmware pode influir no RAW. É sabido o caso da 50D que quando lançada apresentava bastate ruído, que depois de atualização de firmware melhorou bastante. Já o processador é apenas um ... processador .. É só responsável por rodar o software contido no firmware. Se o produto final é um JPG, como já foi dito aí em cima um processador mais rápido consegue rodar softwares mais complexos e pode haver um ganho real, principalmente no demosaico e na redução de ruído. Se o produto for um RAW, o ganho na maioria das vezes é apenas de velocidade. Aliás é por isso que a conversão e redução de ruído usando o software do fabricante em um computador dedicado é sempre superior ao da própria câmera, simplesmente porque o computador, com seu processador muito mais potente e com várias vezes a memória da cam, consegue rodar rotinas muito mais complexas e eficientes do que o processador da câmera, por melhor que este seja.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2013, 10:51:47
Creio que há muita coisa ainda a ser discutida, mas que trabalha com JPEG tem grandes benefícios com processadores melhores. Já quem trabalha só com RAW não terá tantos benefícios.
Bom, eu criei este tópico para me ajudar a decidir se eu trocava de camera ou investia em lentes, para ter uma melhor qualidade nas minhas imagens.
Por enquanto fico com as lentes. No meu caso, como sou canonzeiro, vou para as serie L.
Haja $$$$$$. rsrsrsrrsrs.
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


mtorres2006

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2013, 00:48:07
Estou pensando atualmente se troco minha 20D por outra mais recente justamente pensando na tecnologia nova e em que grau ela irá me entregar um resultado melhor. Eu só uso RAW.
« Última modificação: 25 de Abril de 2013, 00:48:57 por mtorres2006 »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2013, 19:02:39
Vc vai ter um RAW com mais resoluçao e DR, se fizer a troca pela 60D, por exemplo. Vai ter mais pano pra manga pra corrigir iluminaçao, menos ruido e mais resoluçao, mas essas vantagens serao do sensor, e nao, do processador.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2013, 19:46:58
Tentando fazer uma analogia: "sensor é igual processador de computador, quanto mais novo, mais tecnologia e mais performance. Irá permitir fazer mais coisas diferentes e avançadas contudo, saber tirar o resultado não é tão simples assim requer técnica e experiência".
RAW realmente faz muito mais sentido do que jpeg. Já desisti de vez usar os jpegs da minha câmera. Mas, com certeza, qualquer upgrade de máquina onde o sensor realmente é novo, trará mais benefícios.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales