Autor Tópico: Balanço de Branco (White Balance)  (Lida 4769 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2006, 08:53:33
Citar
Citar
Ou faz o WB em algo levemente alaranjado...
Isso não é muito "chutômetro" não?
E por que o medo do chute?

Fotografia é arte, não é engenharia. Não é chute, é exatamente a interpretação artística da cena.

 


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2006, 08:55:03
Citar
Citar
Citar
Ou faz o WB em algo levemente alaranjado...
Isso não é muito "chutômetro" não?
E por que o medo do chute?

Fotografia é arte, não é engenharia. Não é chute, é exatamente a interpretação artística da cena.
Essa foi pra começar bem meu dia. :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2006, 09:05:15
Xiru

As pessoas ás vezes querem uma regra do que é certo... Não tem regra. tem saber todos os recursos, de fotometria, composição, etc, mas o que se vai fazer com isso é da loucura de cada um, não é?

Eu já peguei fotos e dei WB extravagentes para conseguir uma impressão que desejava. Certo? Não não era, nem em termos perceptivos, nem nada. Mas formalmente era significativo.

Quando eu converto as fotos eu tenho em geral um set de conversão padrão (salvado como Provia 002). Esse set eu mudo de custon para As Shot ou para Auto, que me dá melhor resultado, mas ele mesmo já é um set todo extravagante, completamente diferente das cores default do ACR abrindo o RAW da Canon.

Uso quase sempre esse set porque eu o desenvolvi para o tipo de resposta que gosto, mas dependendo da foto, aí vouu direto nas cores, penso se quero mais azul, mas vermelho, etc, e vou alternando livremente.

A conversão é uma parte criativa do trabalho também.

Pode haver necessidade de reproduzir com exatidão. Tenho um amigo que fez uma foto de embalagem de sorvete cuja cópia colocada junto da embalagem é igualzinha. mas isso se aplica a necessidades muito específicas de catálogo, publicidade, moda, onde se queira dar a impressão exata da coisa.


Zurcoten

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.153
  • Sexo: Masculino
  • A VIDA É IMAGEM CONSTANTE.
    • http://www.flickr.com/photos/zurcoten
Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2006, 09:21:40
Citar
É só fazer como o Leandro falou e deixar em Daylight porque o branco só fica branco com a luz do dia (como o próprio nome diz) qualquer outra variação já muda o branco pra outra cor.

Ah, a temperatura de cor de um dia comum é 5500 K. Qualquer variação de pra mais ou pra menos já muda as cores.
Concordo, esse certamente será o melhor resultado. :heat:  
ZURCOTEN[/size][/font]


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2006, 14:16:22
Citar
E por que o medo do chute?

Fotografia é arte, não é engenharia. Não é chute, é exatamente a interpretação artística da cena.
Nenhum medo.

Mas ele quer chegar o mais próximo da cena. Inclusive perguntou como teria certeza de estar calibrando igual a cena. Indiquei até um calorímetro caso precise "acertar na certeza".

 
São Paulo - SP


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2006, 14:27:35
Citar
Citar
E por que o medo do chute?

Fotografia é arte, não é engenharia. Não é chute, é exatamente a interpretação artística da cena.
Nenhum medo.

Mas ele quer chegar o mais próximo da cena. Inclusive perguntou como teria certeza de estar calibrando igual a cena. Indiquei até um calorímetro caso precise "acertar na certeza".
Leandro... O que é "chegar perto da cena?"

É o tom de luz realmente presente ou o tom de luz percebido?

veja, em um ambiente de iluminação de tungst~enio temos a impressão das cores naturais, mas elas estão de fato amareladas.

O que é então chegar perto: É o que você percebe, ou o que é?

Se for o que percebemos, que afinal é aquilo que fotografamos, aí não tem jeito, só regulando com base na memória das impressões.

 


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2006, 14:57:04
Citar
Citar
Citar
Ou faz o WB em algo levemente alaranjado...
Isso não é muito "chutômetro" não?
E por que o medo do chute?

Fotografia é arte, não é engenharia. Não é chute, é exatamente a interpretação artística da cena.
Acho que é bem por aí.

Eu nunca me preocupo muito em tentar reproduzir as cores reais da cena, regulo o WB de forma que a foto fiquei mais bonita pra mim hehehehe


Um exemplo:






A cena real não era tão azul :)  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #22 Online: 27 de Junho de 2006, 19:07:34
Citar
O que eu faço então nos casos em que eu NÃO QUERO ajuste do balanço de branco?
 
Fotografar em RAW, e na hora da conversão ignorar os metadados de WB e manter os ajustes manuais zerados.
Acho que assim, vai ter exatamente o que o sensor viu.
Mas, o filtro RGB tem uma calibração ao gosto do fabricante.
Ou, vai ter que fazer como a NASA, usar um espectrometro, assim vai ter um registro preciso do comprimento de luz que veio de uma determinada região.

As minhas cameras não tem RAW. :(
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 27 de Junho de 2006, 19:40:43
Citar
Citar
O que eu faço então nos casos em que eu NÃO QUERO ajuste do balanço de branco?
 
Fotografar em RAW, e na hora da conversão ignorar os metadados de WB e manter os ajustes manuais zerados.
Acho que assim, vai ter exatamente o que o sensor viu.
Mas, o filtro RGB tem uma calibração ao gosto do fabricante.
Ou, vai ter que fazer como a NASA, usar um espectrometro, assim vai ter um registro preciso do comprimento de luz que veio de uma determinada região.

As minhas cameras não tem RAW. :(
Nem assim, pois não existe conversão neutra.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 27 de Junho de 2006, 19:45:31
Citar
Leandro... O que é "chegar perto da cena?"

É o tom de luz realmente presente ou o tom de luz percebido?

veja, em um ambiente de iluminação de tungst~enio temos a impressão das cores naturais, mas elas estão de fato amareladas.

O que é então chegar perto: É o que você percebe, ou o que é?

Se for o que percebemos, que afinal é aquilo que fotografamos, aí não tem jeito, só regulando com base na memória das impressões.
Ivan,

 Eu ou você talvez falhou um pouco na interpretação do post inicial do Fábio. Talvez nós dois.

Citar
Se a cena está amarelada, avermelhada, azulada eu QUERO que estas tonalidades sejam reproduzidas com FIDELIDADE na minha foto. Alguma dica?

 Nesta parte ele diz querer cores com fidelidade. Não sei se ele vai fotografar uma festa da família ou fazer uma foto que será usada num catálogo de uma loja que faz iluminações criativas para decorar interiores.
 
 Tirando as diferenças de cor causadas por objetivas, sensores, enfim, o equipamento utilizado. Diferenças que não são tão grandes quando se fala em DSLR, há a possibilidade de se obter essa fidelidade de cores, ou melhor. Que o WB não interfira no resultado da foto.

 Não há nada de errado em usar a fotografia somente como arte, onde quem fotografa tem toda a liberdade do mundo pra fazer do jeito que quer. Mas a fotografia pode ter outra utilidade também, e essa pode necessitar de regras que o fotógrafo não tem controle.
São Paulo - SP


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #25 Online: 27 de Junho de 2006, 20:14:06
Olá pessoal, fiquei impressionado com o nível de profundidade que atingiu a discussão neste tópico. Não era necessário tanto =) Mas gostei das informações.

Só queria mesmo saber um bom método para manter tonalidades de uma cena, não necessariamente deixando o branco de fato branco.

Por tudo que li no tópico, creio que uma solução boa é fotografar em RAW e ajustar o Balanço de Branco ao MEU gosto e próximo do que EU via/percebia no momento do clique.

Obrigado a todos!

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 27 de Junho de 2006, 20:23:52
Claro, Leandro, e remeto à história do meu amigo que tem uma foto de uma embalagem de sorvete idêntica em cores à embalagem.

Mas, e aí é o que acho ser a questão, esse igual não é conseguido pela neutralização do meio de captura, e não é simplesmente porque o meio não é neutro.

O meio já carrega uma deformação das cores, e refazê-las naturais exige que consultemos nossa percepção, ou consultando as memórias que temos, ou consultando uma embalagem de sorvete que sirva de referência para acertar.

No caso dos filmes, eles são feitos para determinada temperatura de cor, então, em ambientes de iluminação controlada, se pose produzir uma cor de iluminação exatamente da temperatura adequada ao filme. Esse é um outro viés para o problema.

Mas na digital... Na digital não sei não. Abra um RAW em três conversores no default e eles sairão diferentes.

Acho que para assuntos técnicos, catálogos, mesmo moda para dar direitinho a cor dos tecidos, vale a abordagem técnica. Vale medir a cor da luz ambiental. Mas os sets de conversão ainda assim não serão neutros.

Problema bonito. Quem pode saber disso é o Leo, que lida com iluminação controlada e tem requisitos fotográficos de fidelidade.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Junho de 2006, 20:48:15
Citar
Claro, Leandro, e remeto à história do meu amigo que tem uma foto de uma embalagem de sorvete idêntica em cores à .
.
.
iluminação controlada e tem requisitos fotográficos de fidelidade.
Ivan,

Acho que estamos entendidos então.  :photo:

Pensei numa coisa agora: O que você acha de usar *.jpeg ao invés do RAW com balanço de branco setado por Kelvin? Assim não terá o problema hora de converter.

P.S.: Que programa você usa pra converter RAW?

 
São Paulo - SP


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 27 de Junho de 2006, 21:18:46
Uso o ACR. Esxperimentei o RAW Shooter e o Bibble e não vi nenhuma razão para trocar. O Bibble talvez converta ligeiramente melhor, mas é tão chato que não dá para aguentar. Interface confusa, lento prá caramba.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Junho de 2006, 21:36:20
Citar
Uso o ACR. Esxperimentei o RAW Shooter e o Bibble e não vi nenhuma razão para trocar. O Bibble talvez converta ligeiramente melhor, mas é tão chato que não dá para aguentar. Interface confusa, lento prá caramba.
Bom, como o Fábio já disse que entendeu acho que não tem muito problema mudar um pouco o tema do tópico.

Estava vendo seu link ni Multiply e achei interessante a foma de "emular" o ProImage pelo RAW http://ivandealmeida.multiply.com/recipes/item/1 . Não fiz o teste, mas acredito dar muito certo.

Seria pedir demais querer saber como você chegou nesses resultados? Foi somente comparando com algumas fotos impressas a partir de ProImage?

Estava pensando em tentar um setup que desse um efeito de cromo com revelação cruzada.  :mf_w00t2:  
São Paulo - SP