Autor Tópico: Qual a regra para valor de equipamento usado?  (Lida 20097 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 15 de Março de 2013, 22:43:47
Pra mim só existe uma regra de mercado: Se o produto é seu você pode colocar pelo preço que bem entender. Se vão comprar ou não, já é outra história.

Claro Rafael,

Isto não se discute.

E isto já foi dito aqui.

Cada um sabe o que fazer das suas coisas. E da sua vida.

Mas o que está sendo abordado aqui não é isto.

Se você quiser vender sua cam por 57.000 dolares, você pode, mas não vai encontrar comprador.

Mas se você quiser de verdade vender sua cam, seja porque você não gosta mais dela, seja porque você precisa da grana, você vai ter que vender pelo "preço de mercado".

Qual seria este preço de mercado? Como se chega nele? Esta é a pergunta.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 15 de Março de 2013, 23:00:32
É Kado, é o que eu também acho.
A dúvida é saber se existe alguma regra, por mais simples que seja, de valorar um equipamento usado.
Claro que estou falando de regra geral, e não de exceções, ou seja, tem lente "antiga" que vale mais hoje do que valia quando eram vendidas como novas, mais isto é outra situação. Estou falando de uma regra geral.
Se eu quero vender um flash SB-910 da Nikon, eu acho que teria que vendê-lo mais barato ou muito próximo do que vale um flash deste novo, em dolar. Será que meu raciocínio está correto?
Valor muito próximo,  :no: :no: :no:  qualquer um com juízo compra novo... comprar usado, apenas com forte depreciação do item... pense em uma moto ou carro, valor de 35000,00 novo, você está muito a fim de comprar um, te oferecem  com 6 meses de uso, quase "zerado", por 31000,00...o que você faz? quem tem 31000,00, tem 35000,00; vai para o zero, elimina o fator surpresa... :ok: tem muito equipamento totalmente depreciado, apenas com valor residual minimo sendo oferecido por valor de semi novo, basta olhar os classificados...isto significa que tem quem compra... :D :assobi: :hysterical: :hysterical:


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 15 de Março de 2013, 23:41:21
Valor muito próximo,  :no: :no: :no:  qualquer um com juízo compra novo... comprar usado, apenas com forte depreciação do item... pense em uma moto ou carro, valor de 35000,00 novo, você está muito a fim de comprar um, te oferecem  com 6 meses de uso, quase "zerado", por 31000,00...o que você faz? quem tem 31000,00, tem 35000,00; vai para o zero, elimina o fator surpresa... :ok: tem muito equipamento totalmente depreciado, apenas com valor residual minimo sendo oferecido por valor de semi novo, basta olhar os classificados...isto significa que tem quem compra... :D :assobi: :hysterical: :hysterical:

Então vamos pegar um exemplo prático e me diga o que você acha.

Se eu for vender uma D5100 usada, quanto você acha que seria um valor razoável?

Na B&H ela custa US$ 500 (corpo). No Nelson ou similar eu não sei, mas talvez algo como R$ 1300.00?

Na Fnac ou Ponto Frio, talvez uns R$ 2500,00?

E uma usada, quanto valeria?
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 15 de Março de 2013, 23:49:26
Não importa o tipo de produto, para o mercado de usados existem apenas DUAS regras:

– A regra nº 1 diz que não há regras; e,
– A regra nº 2 diz que não precisa, necessariamente, obedecer a regra nº 1.
-22.352971,-48.775582


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #34 Online: 15 de Março de 2013, 23:54:17
Não importa o tipo de produto, para o mercado de usados existem apenas DUAS regras:

– A regra nº 1 diz que não há regras; e,
– A regra nº 2 diz que não precisa, necessariamente, obedecer a regra nº 1.
x2 :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #35 Online: 15 de Março de 2013, 23:55:05
Então vamos pegar um exemplo prático e me diga o que você acha.

Se eu for vender uma D5100 usada, quanto você acha que seria um valor razoável?

Na B&H ela custa US$ 500 (corpo). No Nelson ou similar eu não sei, mas talvez algo como R$ 1300.00?

Na Fnac ou Ponto Frio, talvez uns R$ 2500,00?

E uma usada, quanto valeria?
Eu avaliaria em 999,00 com uma 18-55mm
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 16 de Março de 2013, 00:00:10
Não importa o tipo de produto, para o mercado de usados existem apenas DUAS regras:

– A regra nº 1 diz que não há regras; e,
– A regra nº 2 diz que não precisa, necessariamente, obedecer a regra nº 1.

3x... tem todo tipo de comprador...todo tipo de vendedor... :D   


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 16 de Março de 2013, 00:03:29
Essa discussão toda sobre produto usado não faz sentido.

Quanto vale um violino usado, velho, todo estrupiado e que não toca mais porra nenhuma? Se engana quem pensa que não vale nada, ou que vale pouco:

CLIQUE AQUI e veja.
-22.352971,-48.775582


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 16 de Março de 2013, 00:13:43
Qual seria este preço de mercado? Como se chega nele? Esta é a pergunta.
Depende de vários fatores, principalmente do tipo de produto. Coisas mais comuns, como um corpo de camera não muito antigo, costuma ser mais fácil de se imaginar um valor "justo" pois basta ver os valores praticados em vários lugares, como os fóruns, Mercado Livre e mesmo as lojas da região da 7 de abril no centro de SP, itens menos comuns ou mais antigos aí depende de outras coisas. Dia desses eu queria comprar uma Nikon N80, vi que na Adorama tinha uma por US$ 40, comprei e consegui que um amigo trouxesse pra mim, só por curiosidade fui ver no ML e achei umas 2, a mais barata estava por 600 reais... Não sei de onde tiram esses valores. Mas eu sei que se eu colocasse a minha a venda por digamos 100 reais no ML, acho que seria difícil vender por ter tanta diferença, agora, se eu colocasse por 550, quem sabe... (mas não comprei pra isso e sim pra usar). A lógica aqui no Brasil é muito estranha, em parte por muita gente nao saber o valor das coisas...


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #39 Online: 16 de Março de 2013, 00:16:02
O mercado de usados (o de novos também, mas principalmente o de usados) é muito relativo, olhem só:

Uma D3100+18-55mm nova custa em média 1250,00 e também já ouve promoções por 999,00. Eu nunca vi uma pessoa que tem uma D3100 usada vender por menos de 999,00, alguém aqui já viu ?? Mas como eles vendem se ela nova está pelo mesmo preço ou ate mais barata :shock: :ponder:

Imagine uma D60 que já é bem antiga. Se alguém me pedisse pra avaliar uma usada mesmo em bom estado eu diria uns 599,00, ou então não faria sentido pagar mais do que isso nela já que uma D3100 custa bem próximo.

Por isso que não adianta ficar discutindo esse "besteirol" de preço justo, por não existe um preço justo, existe a lei da oferta e da procura.

Eu por exemplo quando vou vender alguma coisa, uso a seguinte metodologia:

Tenho pressa -> preço baixo;
Posso esperar -> meu preço;
Quem quiser compra, faz o que ? Compra !
Quem não quiser comprar, faz o que ? Não compra e vai procurar outro.
É simples assim.

Resumindo todo o discurso que eu fiz: não tem como avaliar um produto precisamente, é quase um "chutômetro", você coloca o preço que for justo pra você e espera vender.


Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 16 de Março de 2013, 00:19:21
Eu sou da área comercial, este é o meu ganha-pão. No trabalho eu costumo dizer que algumas coisas têm preço, outras têm valor. Ambas são diferentes.
-22.352971,-48.775582


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 16 de Março de 2013, 00:20:28
Essa discussão toda sobre produto usado não faz sentido.

Quanto vale um violino usado, velho, todo estrupiado e que não toca mais porra nenhuma? Se engana quem pensa que não vale nada, ou que vale pouco:

CLIQUE AQUI e veja.

Claro que faz sentido. Faz todo sentido.

Não estamos aqui discutindo preços de violinos velhos.

Velho por velho, eu já postei aqui que tenho uma Contax RTS com lente Carl Zeis Planar 50mm f/1.4. Achei que não valia quase nada, no entanto descobri que vale uns R$ 1500, 00 a R$ 2000,00.

Estamos aqui conversando e tentando verificar se há possibilidade de se estabelecer alguma regra para valorar produtos usados. Usados e não antigos, pois preço de antigo é outra discussão. Um Ford 1929 deve valer mais que um um Gol 0km.

Por isto meu ultimo post, sobre quanto poderia valer um corpo de uma D5100, USADO, baseado nos valores de um corpo novo na B&H, no Nelson e na Fnac.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 16 de Março de 2013, 00:22:21
Essa discussão toda sobre produto usado não faz sentido.

Quanto vale um violino usado, velho, todo estrupiado e que não toca mais porra nenhuma? Se engana quem pensa que não vale nada, ou que vale pouco:

CLIQUE AQUI e veja.

é peça histórica...valor pelo contexto... isto se não for falsificação... :ponder: ai entra o valor sentimental que falei...para mim, ele não teria valor algum...mas, se soubesse que tem valor para outras pessoas, gostaria de vender pelo maior preço possível... :D  :ok:


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 16 de Março de 2013, 00:25:53
Não importa o tipo de produto, para o mercado de usados existem apenas DUAS regras:

– A regra nº 1 diz que não há regras; e,
– A regra nº 2 diz que não precisa, necessariamente, obedecer a regra nº 1.

Me perdoe, mas isto é uma bobagem.

Claro que há regras.

Como eu disse ao Rafael, você pode querer vender seu equipamento por 57 mil dolares. Poder voce pode. O equipamento é seu, você comprou e pagou por ele. Tem todo o direito de pedir quanto você quiser por ele, no caso de querer vendê-lo. Uma coisa entretanto é você pedir 57.000 mil dolares e outra, muito distante é você conseguir vender por este valor.

Logo, há regras sim, isto é, se você quiser mesmo vender ou precisar vender, você vai ter que vender pelo preço "de mercado". Resta saber quanto seria o preço de mercado, ou seja, o preço que outras pessoas se disporiam a pagar pelo seu equipamento, e não o preço que você supostamente achou que vale. Esta é a regra: ou você oferece por um preço que o mercado está disposto a pagar, ou você não vende.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 16 de Março de 2013, 00:33:22


Por isso que não adianta ficar discutindo esse "besteirol" de preço justo, por não existe um preço justo, existe a lei da oferta e da procura.

Rafael, não é besteirol tanto que sua frase é complementada dizendo que não existe preço justo, existe a lei da oferta e da procura. Logo, se existe a lei da oferta e da procura, existe um preço justo, determinado por esta lei.

Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!