Autor Tópico: Fotografar comida...  (Lida 7997 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Março de 2013, 22:01:26
Olá, tudo bem?

Meu novo desafio é fotografar um prato de comida, quer dizer é um prato especial de um restaurante na cidade.

A unica coisa que tenho em mãos é uma nikkon d90 lente 55-105 (acho que é isso) e meu novo flash youngou 467.

E como sempre, gostaria de algumas dicas do povo aqui. Como eu sempre digo, meu curso ou minha escola é aqui :)

Umas das coisas, será que vale a pena usar rebatedor?

Bom, a proposta que fiz a eles, é fazer o prato especial que será usada na foto e pedi pra enfeitar a mesa com outros pratos...

O objetivo é usá-lo nos folhetos off-set 10x15 que tambem estou desenvolvendo pra eles :)

Obrigado


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2013, 23:28:36
Coensidencias da vida... a patroa comprou esse aqui...http://loja.photopro.com.br/ecommerce_site/produto_13611_4455_16-Livro-Fotografia-Culinaria-Associacao-de-Fotografos-Fototech, ta em promoção, será que dá tempo?


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2013, 11:02:53
marcando para acompanhar


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2013, 20:51:10
Use o flash fora da sapata. Isso vai lateralizar a sombra e acentuar as texturas do prato. Difusor no flash tb seria uma boa. Espere a galera mais fissurada em still aparecer pra te dar melhores dicas q essa. Acho q esse flash dispara fora da sapata controlado pelo pop-up da sua camera.
« Última modificação: 16 de Março de 2013, 20:52:57 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fpugliesi

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2013, 22:49:03
Sou formado em gastronomia e fiquei curioso.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2013, 23:44:30
Use o flash fora da sapata. Isso vai lateralizar a sombra e acentuar as texturas do prato. Difusor no flash tb seria uma boa. Espere a galera mais fissurada em still aparecer pra te dar melhores dicas q essa. Acho q esse flash dispara fora da sapata controlado pelo pop-up da sua camera.

Sim Sim...eu pensei nisso mesmo...

Talvez eu faça na segunda-feira.....


Muito obrigado por enquanto


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2013, 03:44:57
Um amigo fez uma sessao de still de sushis pra uma sushi house e usou um SB900 apontado para o teto branco e um SB600 fraquinho pra suavizar as sombras do SB900, cada um em manual e controlados por canais diferentes do pop-up como commander ( q permite controlar 2 conjuntos de flashs ). Eu curti os resultados!!!

Como vc nao tem 2 flashs, use uma cartolina branca como rebatedor e suavizadora de sombras. Se achar q precisa de "mais potencia", troque por um espelho ou superficie espelhada. Jah vi tampa de caldeirao ( em aluminio ) ser usado como rebatedor em retratos ao ar livre e deu otimos resultados.

Uma cartolina recoberta com papel aluminio eh show como rebatedor! Fica a dica!  :ok:
« Última modificação: 17 de Março de 2013, 03:46:44 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


shapoofotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
  • www.shapoofotografia.com
    • SHAPOO FOTOGRAFIA
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2013, 10:40:26
Nunca fiz esse tipo de foto de alimentos, mas tem um site bem legal que vc pode pegar referencias... quem sabe não te dá uma luz.

http://www.fotografiadecomida.com.br/
SHAPOO FOTOGRAFIA |http://www.shapoofotografia.com


fpugliesi

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2013, 13:28:26
Obrigado pela dica do site.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2013, 17:22:30
Boa dica essa do site!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2013, 02:46:21
Todas as dicas são perfeitas... Muito obrigado...

Eu vou até imprimir uns rascunhos das fotos do site, pra não dar branco na hora...hihihih.

« Última modificação: 19 de Março de 2013, 02:46:34 por Danilo_cs »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Março de 2013, 20:49:59
Opa!
Bom, eis minhas primeiras fotos de comida. Vou postar aki a que foi escolhida pelo pessoal. Depois eu vou postar algumas outras que achei interessante.

Essa no caso, coloquei o flash em cima da mesa mirado para cima e posicionei o rebatador, como se fosse um teto. Prato principal é esse do meio ae :)



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Março de 2013, 20:59:04
Desculpe Danilo, mas ainda não ficou legal. Voce usou uma luz dura de cima, meio de frente, como se fosse uma lâmpada de cozinha, tudo claro, agressivo e pouco convidativo ao consumo. Pode ter sido proposital ou vazou do flash.

Deixando de lado produção e composição, falarei apenas da luz, por hora.

Use uma janela ou fonte grande de luz como contraluz e preencha com rebatedores, espelhinhos, papeis metálicos. Evite maior quantidade de luz frontal, fica aquela chamada "luz de padaria", que mata as sombras visíveis, imprescindíveis na fotografia de gastronomia.

Este tipo de fotografia deve ser construído com muita calma, a luz deve ser muito bem trabalhada e as sombras são fundamentais para criar volume e texturas.

Se quiser te mando por Pm um livro muito bom sobre foto de comida, e pra vc nao ficar chateado, é dos tipos mais difíceis de fotografia de produto, demora um tempo pra pegarmos a manha e é um aprendizado sem fim.

Com um tempinho posso desenhar um esquema de luz que eu usaria nesta cena.
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 21:00:37 por Claudio Rombauer »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Março de 2013, 21:21:37
Desculpe Danilo, mas ainda não ficou legal. Voce usou uma luz dura de cima, meio de frente, como se fosse uma lâmpada de cozinha, tudo claro, agressivo e pouco convidativo ao consumo. Pode ter sido proposital ou vazou do flash.

Deixando de lado produção e composição, falarei apenas da luz, por hora.

Use uma janela ou fonte grande de luz como contraluz e preencha com rebatedores, espelhinhos, papeis metálicos. Evite maior quantidade de luz frontal, fica aquela chamada "luz de padaria", que mata as sombras visíveis, imprescindíveis na fotografia de gastronomia.

Este tipo de fotografia deve ser construído com muita calma, a luz deve ser muito bem trabalhada e as sombras são fundamentais para criar volume e texturas.

Se quiser te mando por Pm um livro muito bom sobre foto de comida, e pra vc nao ficar chateado, é dos tipos mais difíceis de fotografia de produto, demora um tempo pra pegarmos a manha e é um aprendizado sem fim.

Com um tempinho posso desenhar um esquema de luz que eu usaria nesta cena.

É né?

Tudo bem, eu agradeço. Vendo melhor a foto, eu deveria ter enfraquecido ao máximo pra ver no que dava. Sobre as janelas eu nem pensei nisso, pensei só em colocar o mais perto do possível da porta, ainda pq eu acho que lá não tem janelas

Sobre o livro, pode enviar sim, eu vou dar uma olhada.   :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 25 de Março de 2013, 22:23:39
Achei a foto tb muito lateralizada. Lembre q em foto de comida, simular o ponto de vista de quem estah sentado a mesa e de frente para o prato, eh uma boa dica. Inconscientemente, isso atiça a gula!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!