Autor Tópico: Ir or não para Full Frame? Dúvida  (Lida 1138 vezes)

fabiocassidori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 16 de Março de 2013, 11:14:40
Olá.
Alguem pode me ajudar? Quero fazer a escolha ótima possível.
Fotografo como hobby a 2 anos, tudo o que sei aprendi lendo na internet, me considero hoje um Amador intermediário (sou familiar com os conceitos de profundidade de campo, temperatura de cor, abertura, iso, composição etc. mas ainda falta maior experiência e conhecimento em técnicas de fotografia). Não vou parar por aqui, estou em constante aperfeiçoamento quero me tornar um fotográfo amador avançado/profissional e quem sabe um dia poder trabalhar com fotografia. Vou comprar 2 cameras e não quero trocá-las por um bom tempo: Uma SLR para "stills", porta retrato, pessoas e paisagens. E uma compacta para levar no meu bolso para fazer de "tudo" (estadio de futebol, shows, macro, porta retratos e stillsl).
Obviamente o meu objetivo é maior qualidade possível nas fotos.
A compacta estou quase certo de ir pela na nova Nikon coolpix P7700 (lente rápida f2 -f4, focal range 28-200mm (35mm equiv)) 
A minha dúvida maior vem agora:
Ir ou não para full frame?
Não tenho camera no momento mas já posso uma lente canon 24-105mm L f4 . Estou seriamente pensando em substituí-la por uma 17-55mm f2.8. e comprar
uma Cropped body (650d t4i ou esperar pela 70d (upgrade da 60d), já que não sei se preciso de uma 7d pq não fotografarei esporte ou ação).
Tenho lido um pouco a respeito, e não achei ninguém que bate o pé afirmando que a qualidade de imagem obtida, no que se refere SOMENTE ao sensor, de uma full frame é superior ao ASP-C. O que existe são fotógrafos antigos já acostumados com o formato 35mm e que obviamente adoram o formato. A nikon no passado foram duros afirmando que não há necessidade de ir para full frame para haver qualidade profissional. Obviamente há algumas vantagens na full frame com relação a conseguir um background mais suave e possuir grande ISO performance (basicamente!) mas pagar 3000 reais na full frame só por isso? Quantas vezes realmente isso fará alguma diferença prática na minha aplicação? não sei se justifica.

Outra opção é comprar uma 6d e continuar com a 24-105mm L. A 24-105L possui distorçao de barril a 24mm que sei que dá para tira-lo com processamento digital, mas realmente fica bom? realmente essa distorçao é significante?

Desde já agradeço pela atenção.
Um grande abraço.
Fabio.


Calebe

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2013, 11:56:05
va de 6d


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2013, 13:12:04
O que vejo é muita gente comprando FF para fazer foto dos filhos porque se deixou levar por tecnicismos. É melhor em alguns pontos? Sim. Precisa? Nem sempre. Lembrando que algumas coisas melhores que uma 6D ou uma 5D tem não tem relação com o formato do sensor.

Eu sugiro que voce abra os sites de fotografia como o 500px ou flickr e veja que cameras o pessoal está usando para o tipo de foto que você pretende fazer. Você vai se supreender com o que o pessoal cknsevue fazer com cameras ditas "inferiores"


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2013, 14:08:52
Vá de 6d . vai ter +- a mesma distorção que uma 18-55 em uma cropada
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


fpugliesi

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2013, 14:27:51
Dei esse pulo que voce quer dar.
No começo me assustei um pouco com a posição de enquadramento.
Demorei uns dias pra me adaptar a nova distância do objetivo, mas quando passa essa fase voce vicía na imagem da FF.
É diferente mesmo, principalmente quando voce abre num software de edição.
A imagem da FF responde melhor no tratamento.
Eu não consigo mais voltar.
Me acostumei.
Recomendo.
Abraço.
 


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2013, 15:49:37
Eu trabalho na still, sem dúvida se tiver condições vai de full frame, até a 5D Mark 1 de oferece uma qualidade muito superior a qualquer cropada neste campo, vc vai precisar apernas de 2 lentes, a zoom 24-70 e uma macro 100mm podendo ser a EF ou a L, as duas tem exatamente a mesma qualidade, a Tamron 90mm também é incrível e bate de frente em qualidade de imagem. Também recomendo um jogo e extensores caso precise de uma diferença de milimetragem das que vc já vai ter, o resto é investir em iluminação e suas variantes, não se esqueça de trabalhar com um monitor IPS para saber as cores reais que esta tratando na pós.
Para hobby as compactas estão realmente incríveis, algumas mesmo com os sensores bem menores que os das cropadas conseguem resultados em ISO alto semelhante. Algumas já te entregam os arquivos com correções periféricas, vinhetas e até de CA. Nos últimos anos as compactas deram um salto incrível em qualidade de imagem e muitas tem recursos úteis que vc não encontra em nenhuma DSLR, o problema é que estas compactas também são muito caras.


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2013, 17:57:33
Isso ai vai te ajudar amigo ;)

http://www.ustream.tv/recorded/25849485


fabiocassidori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2013, 11:19:45
Obrigado a todos pelas informações.