Autor Tópico: Alfândega  (Lida 23608 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #90 Online: 18 de Abril de 2013, 14:05:32
Uma matéria da MacMagazine, talvez ajude a esclarecer algumas dúvidas.

http://macmagazine.com.br/2013/04/18/saiba-todos-os-detalhes-de-como-trazer-iproducts-do-exterior-sem-ter-problemas-com-a-receita-federal/


Mas o que eu penso que deve ser levado em consideração é que é um processo humano, sempre tem margem para interpretação do fiscal. O fiscal pode considerar um corpo + uma lente como isento, mas isso se manter a coerência, se colocar uma lente de 5 mil dólares em uma Rebel, claro que ele vai taxar a lente.

Lembrei de um detalhe.

Objetivas grandes eles implicam. Objetivas pequenas passa fácil.
Pode trazer uma dessas aqui tranquilamente: http://www.bhphotovideo.com/c/product/586190-REG/Leica_11_602_50mm_f_0_95_Noctilux_M_Aspherical.html

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #91 Online: 18 de Abril de 2013, 14:26:49
Bom, depois do que li aqui e lá minha opinião é a seguinte:

Temos essa previsão normativa:

"Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular USADOS que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."

Agora o entendimento do membro do outro fórum sobre essa instrução normativa (fórum que reúne pessoas que planejam suas viagens a orlando - FL):

"Uma máquina fotográfica usada é isenta, é o que diz o texto da IN/SRF 1059/2010. Nessa mesma norma NÃO há restrição quanto à categoria (compacta/prosumer/profissional etc), a valor ou se é digital ou analógica. Ela é citada como um bem de caráter manifestamente pessoal, que são aqueles que o viajante possa necessitar para uso próprio.

Como o viajante iria usar (durante a viagem) uma máquina digital DSLR sem a lente, somente o corpo? Não faz sentido né? O que fiquei sabendo por pessoas que trabalham na SRF é que uma lente é isenta junto com o corpo e, se tiver mais de uma, da segunda lente em diante já vai para a cota."

Pra mim faz o mais absoluto sentido. Pode sim trazer uma DSLR de qualquer versão com uma lente, pois um corpo sem uma lente não é uma máquina fotográfica. Ainda mais quando a previsão da norma se refere a algo que tenha sido USADO na viagem. Ora, pra usar tem que ser corpo e lente.

Tá, tudo bem, como disseram aí, na prática a coisa pode não sair exatamente conforme a previsão legal por conta do fator humano (entendimento do fiscal). Aí resta tentar convencer o cidadão com bons argumentos e embasamento na própia Instrução Normativa que ele mesmo está obrigado a observar.

Aí, se mesmo assim vierem de gracinha, a saída é um mandado de segurança pra tirar a máquina de lá (ou anular a multa paga) na base da liminar. No meu caso seria tranquilo, pois sou advogado. Para uma outra pessoa não sei quanto essa brincadeira sairia... ela teria que avaliar os custos para mover a ação com o valor do bem apreendido ou da multa recebida.

Em tempo: todavia, existem hoje os Juizados Especiais Federais em que o cidadão nem mesmo precisaria estar acompanhado de advogado na ação...

« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 14:47:18 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 18 de Abril de 2013, 15:52:21
Lascou nada.
1 corpo, 1 lente e 1 flash é fácil de passar como itens de uso pessoal.

Hyde, tu já passou pela situação de ser barrado pelo fiscal e estar de posse de 1 corpo, 1 lente e 1 flash? Como foi?


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 18 de Abril de 2013, 15:55:08
...na prática a coisa pode não sair exatamente conforme a previsão legal por conta do fator humano (entendimento do fiscal). Aí resta tentar convencer o cidadão...

É exatamente isto que eu tenho tentado dizer, neste e em outros tópicos, àqueles que acham que "pode trazer e pronto".


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #94 Online: 18 de Abril de 2013, 16:03:39
Hyde, tu já passou pela situação de ser barrado pelo fiscal e estar de posse de 1 corpo, 1 lente e 1 flash? Como foi?
É exatamente isto que eu tenho tentado dizer, neste e em outros tópicos, àqueles que acham que "pode trazer e pronto".

Não, vanbasten.
Comigo nunca rolou.

Mas já li trocentos depoimentos confiáveis aqui no MF.
Basta tomar alguns cuidados (sem caixa, sem manual, com fotos) e não abusar (querer trazer uma 150-500 Sigma).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 18 de Abril de 2013, 16:23:59
Esse é o ponto: eu nunca li um relato de alguém que tenha efetivamente passado por isso. Normalmente é achismo, assim como acontece nos tópicos sobre seguro, somente afirmações baseadas no "eu acho". Com excessão do vídeo que eu postei acho que neste tópico mesmo, do tal vlog do Zack, ainda não vi um relato de alguém que tenha precisado argumentar com o fiscal para passar um acessório (e conseguido).
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 16:24:28 por vanbasten »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #96 Online: 18 de Abril de 2013, 16:31:28
Esse é o ponto: eu nunca li um relato de alguém que tenha efetivamente passado por isso. Normalmente é achismo, assim como acontece nos tópicos sobre seguro, somente afirmações baseadas no "eu acho". Com excessão do vídeo que eu postei acho que neste tópico mesmo, do tal vlog do Zack, ainda não vi um relato de alguém que tenha precisado argumentar com o fiscal para passar um acessório (e conseguido).

Olha, não é achismo não.

Eu disse que EU li diretamente de fonte confiável.
Gente que frequenta o fórum.
E que já deu depoimento várias vezes por aqui.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #97 Online: 18 de Abril de 2013, 16:33:53
Esse é o ponto: eu nunca li um relato de alguém que tenha efetivamente passado por isso. Normalmente é achismo, assim como acontece nos tópicos sobre seguro, somente afirmações baseadas no "eu acho". Com excessão do vídeo que eu postei acho que neste tópico mesmo, do tal vlog do Zack, ainda não vi um relato de alguém que tenha precisado argumentar com o fiscal para passar um acessório (e conseguido).

Ah, e eu não disse que se passa acessório.

Se passa uma cam, uma objetiva pequena e um flash.
Qualquer coisa além disso vai para a cota.
Filtros, tripés, anéis, extensores, tubos, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 18 de Abril de 2013, 17:09:13
Onde eu disse acessório eu quis dizer flash. Eu tenho curiosidade em saber de alguém que realmente tenho passado por essa situação (corpo, lente e flash) qual foi o posicionamento dos fiscais, se houve algum tipo de argumentação e tal. Dizer que passa pq passa, pq tá escrito ou pq "eu acho..." é o que mais tem ocorrido neste tipo de tópico.


NicolasSch

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 29 de Maio de 2015, 12:02:41
Estou querendo pedir para a minha prima trazer para mim uma lente dos EUA mês q vem, a minha pergunta é: Se ela trouxer somente uma lente, a lente entra na cota de 500 reais ou não? Porque pelo o q eu li se vc trouxer uma câmera com uma lente não entra na cota. Mas só a lente entraria?
Canon EOS Rebel T3i | EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II | EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS | EF 50mm f/1.4 USM | Manfrotto 055XPROB + Manfrotto 804RC2


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #100 Online: 29 de Maio de 2015, 12:13:13
Vai entrar na cota dela sim.


NicolasSch

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 30 de Maio de 2015, 01:28:44
Mas se ela comprar uma câmera e botar a lente na câmera ela não paga, correto?

Dependendo eu faço isso e vendo o corpo aqui. Ou vejo se tem algum amigo querendo só o corpo da câmera...
Canon EOS Rebel T3i | EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II | EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS | EF 50mm f/1.4 USM | Manfrotto 055XPROB + Manfrotto 804RC2


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #102 Online: 30 de Maio de 2015, 07:07:30
Se o período da viagem for compatível com turismo, e ela tiver várias fotos, tudo bem.


NicolasSch

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 30 de Maio de 2015, 11:36:55
Ela vai ficar no máximo um mês se não me engano.
Canon EOS Rebel T3i | EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II | EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS | EF 50mm f/1.4 USM | Manfrotto 055XPROB + Manfrotto 804RC2


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #104 Online: 30 de Maio de 2015, 18:24:04
A câmera tem que ter sido usada durante a viagem. Se o fiscal pedir a ela que mostre as fotos feitas e ela não tiver, roda.
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX