Autor Tópico: Alfândega  (Lida 23474 vezes)

sheecko

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Março de 2013, 21:53:29
Pessoal,

Já vi um tópico antigo sobre o tema, mas gostaria de ter informações mais recentes, de pessoas que vieram do exterior.

A legislação é bem vaga e gostaria de saber como está a situação para quem está viajando para o exterior nas últimas semanas, estão passando? pagando multa?

abraço
Canon XS; Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS SLR; Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS; Canon EF 50mm f/1.8 II; Canon Speedlite 580 EX II


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2013, 22:30:14
Se for sem câmera e trouxer uma nova com uma ou duas lentes (todas sem caixa) e com fotos no cartão não haverá problema.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2013, 23:02:00
Exterior é muito vago. Dependendo de onde se venha, a Receita aperta mais (ou não). Passageiros vindos de Miami ou New York, por exemplo, são um prato cheio para a Receita. Chegando da Europa a coisa tende a ser um pouco mais tranquila.

Em se tratando de equipamento fotográfico, uma câmera e uma lente dificilmente te trarão problemas. Duas lentes já vão te deixar bem mais à mercê do humor do fiscal.

tem um relato pra quem acha que pode trazer e pronto.


Jabez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2013, 07:07:24
Eu estive pela 'zoropa' e cheguei de volta dia 22/02 e num tive bronca alguma.
Saí de Oslo pra cá fazendo troca em Paris e descendo no RJ.
Eu trazia minha T2i com: 50mm + 18-55mm + 70-200mm e uma Tokina 11-16mm e um flash.
Maletinha entupida de coisa.
Nem olharam pra minha cara quando desci e carimbei o passaporte para entrar.

Não estou dizendo que é regra ou costumeiro. Comigo, e com todos que estavam comigo, foi assim.
Câmera:
Canon Eos Rebel T2i 550D

Lentes:
Ef-S 18-55mm F/3.5-5.6 Is // Ef 70-200mm F/4 L USM // EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS USM


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2013, 08:12:08
Como todo o meu equipamento é usado, obviamente eu nao tenho nota fiscal! O que eu fiz foi uma Nota fiscal eletrônica em meu nome com todos os números de serie do corpo e das lentes, nunca fui parado, mas é uma tentativa a mais!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2013, 19:45:57
isso que falaram de voltar dos eua ou europa é relativo, vc pode ficar enrolando no free shop e na saída se encaixar na galera de outro voo, um daqueles típicosde muamba  :hysterical:, eu nunca tive problema, mas na última viagem não levei minha 70-200 com medo de ser taxado e tb pq era muito pesada  :D

as regras são simples - bens de USO pessoal, um relógio NO PULSO, uma câmera com lente (que eu saiba apenas UMA) usada na viagem, um celular etc (notebook não pode)

obviamente tem horários que eles nem olham nada, tem horários que tem pente fino, e sempre é da interpretação do fiscal, se ele achar que uma lente extra tudo bem, se não achar vc vai ter q pagar imposto, isso se não tiver a nota brasileira é claro

ps - pelamordedeus alguém mude essas letras de verificação, 10 tentativas pra postar  :aua:


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2013, 20:02:35
ps - pelamordedeus alguém mude essas letras de verificação, 10 tentativas pra postar  :aua:

Isso é só no começo, depois não pede mais...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2013, 20:09:25
A lei não é vaga.

Tá lá e pronto. Se trouxer 1, pode passar. Se trouxer mais que 1, tem que provar de onde veio. É simples assim.

Sempre corre o risco de ser taxado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2013, 20:17:31
tem um relato pra quem acha que pode trazer e pronto.


Bacana esse vídeo, esclarece bastantes coisas. Já dá pra ter uma ideia do que rola mesmo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2013, 20:24:09
Como todo o meu equipamento é usado, obviamente eu nao tenho nota fiscal! O que eu fiz foi uma Nota fiscal eletrônica em meu nome com todos os números de serie do corpo e das lentes, nunca fui parado, mas é uma tentativa a mais!
Não sei se legalmente é válido mas a idéia é boa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sheecko

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2013, 20:26:12
A lei não é vaga.

Tá lá e pronto. Se trouxer 1, pode passar. Se trouxer mais que 1, tem que provar de onde veio. É simples assim.

Sempre corre o risco de ser taxado.

Abcs

A lei é vaga.. tanto que tem gente que é barrada, mesmo estando com uma camera e uma lente.. E se você considerar que a maioria das DSLRs são filmadoras, pode ser interpretado pelo fiscal como algo que não entra na cota. Acaba tendo 'brechas' que permitem diferentes interpretações.

Agora sendo mais específicos: fotógrafos profissionais podem trazer equipamento? na lei comenta que equipamentos para uso pessoal ou profissional não entram na cota...

Eu sou profissional de TI, posso trazer computador como equipamento profissional?
Canon XS; Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS SLR; Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS; Canon EF 50mm f/1.8 II; Canon Speedlite 580 EX II


FerreiraM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2013, 20:59:51
A lei é vaga.. tanto que tem gente que é barrada, mesmo estando com uma camera e uma lente.. E se você considerar que a maioria das DSLRs são filmadoras, pode ser interpretado pelo fiscal como algo que não entra na cota. Acaba tendo 'brechas' que permitem diferentes interpretações.

Agora sendo mais específicos: fotógrafos profissionais podem trazer equipamento? na lei comenta que equipamentos para uso pessoal ou profissional não entram na cota...

Eu sou profissional de TI, posso trazer computador como equipamento profissional?

Não. Na verdade, embora haja regras norteadoras, a lei é vaga, abre margem para a interpretação.
Cuidado pois a coisa está feia, estão barrando mesmo. Tem que ter sorte para não ser taxado, se vier dos eua, principalmente da FL e NY, prepare-se, pois são os voos mais visados. O japa de SP mesmo é um mestre nisso.
No caso da filmadora, depende.Na europa por exemplo, a filmagem não pode chegar nos 30minutos, se não deixa de ser câmera fotográfica digital e passa a ser filmadora.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 21:00:37 por FerreiraM »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2013, 22:39:59
esse tópico acho q ja tava meio esquecido..

Citar
No caso da filmadora, depende.Na europa por exemplo, a filmagem não pode chegar nos 30minutos, se não deixa de ser câmera fotográfica digital e passa a ser filmadora.

acho q isso foi a coisa mais idiota q eu ja vi, la na europa meu celular seria uma filmadora  :assobi:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2013, 23:30:02
Se vc for profissional e deixar o pais com coisas pra trabalhar, ok, desde que tenha nota. Tipo vc saiu com um violino de US$ 2mil pra tocar num concerto, OK. É fotografo com MTB e etc e foi cobrir um evento, OK tbm, basta ter nota.

O que passa disso é sorte. Vai de cada um... ou azar, como por exemplo vc trazer uma lente usada antiga que vc comprou na Adorama, e o fiscal entender que aquilo pode ser taxado, entrar no site da Adorama e ver que lá tá a venda por 2mil dolares e usar isso como base pra te taxar...

Quanto a filmadora é óbvio que o cara olha pra uma filmadora (seja VHS, Hi8, de cartão, Aiptek, etc) e na cabeça dele aquilo não é camera fotográfica. AGORA, se vc tá vindo com uma Tekpix, eu sou a favor de ser taxado, multado, e ter a Tekpix apreendida e vc ainda ser processado por tráfico internacional de drogas  :hysterical:

Mas enfim é simples: trazer o que tá fora explicitamente do que eles falam, é um risco que cada um pode calcular e decidir correr ou não...