Autor Tópico: Porque quando alguém publica uma foto usando vinhetas você diz que não gosta?  (Lida 7157 vezes)

progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Olá :ok:
Estou fazendo essa pergunta porque quase sempre que alguém publica uma foto na galeria contendo "vinhetas" as pessoas criticam negativamente!
Eu, particularmente não tenho nada contra, mas também não uso!
Qual seria o momento certo para usar a vinheta em uma fotografia?
Abraços :)


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Olá :ok:
Estou fazendo essa pergunta porque quase sempre que alguém publica uma foto na galeria contendo "vinhetas" as pessoas criticam negativamente!
Eu, particularmente não tenho nada contra, mas também não uso!
Qual seria o momento certo para usar a vinheta em uma fotografia?
Abraços :)
Eu não gosto porque é um recurso muito "prostituído", ele é usado indiscriminadamente, esteja ou não de acordo com o contexto e acabou virando a crocs da fotografia. Ficou usado demais, batido e clichê.
Mas, cada um tem seu gosto.

« Última modificação: 18 de Março de 2013, 09:12:49 por Carcarah »


shapoofotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
  • www.shapoofotografia.com
    • SHAPOO FOTOGRAFIA
Eu gosto da vinheta. Só que tem que saber usar, de leve.
SHAPOO FOTOGRAFIA |http://www.shapoofotografia.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Eu acho que quando há elementos no entorno do motivo que está centralizado retirando a atenção do motivo principal, pode-se usar com tranquilidade.
Vinhetas de leves não me causam estranheza.
Vinhetas fortes já me causam repulsa, na maioria das vezes.
Vinheta branca acho muito brega.
No mais, concordo com o Carcarah. Foi/é usado em excesso para todos os tipos de fotografias/locações/motivos/objetos/sujeitos/etc... Daí enche o sac# mesmo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
as vezes uso bem de leve com bastante difusão pra disfarçar um pouco...
concordo que quando vejo uma foto com vinheta normalmente não gosto muito.. mas continuo usando  :hysterical:


Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Eu não me incomodo com vinhetas! Só não gosto daqueles efeitos gigantescos em preto e também não gosto da branca, acho horrível :eek:

Abraços


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Já usei em filme, mas o mais legal foi o processo de fazer, pois envolveu uma placa de vidro e vaselina para dar uma vinheta com "efeito de sonho". Depois do Photoshop eu perdi o gosto de fazer essas coisas, porque mesmo se eu fizesse a maneira antiga o pessoal iria dizer que era Photoshop.
Antes era legal o pessoal com os olhos arregalados dizendo "Mas, como você fez isso?"


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Como tudo na fotografia, se usado em excesso causa repulsa, fica brega, ou é modismo. Vinhetas fortes demais e em todas as fotos eu acho rum, enjoa, chama muita atenção. Vinheta pra mim tem que ser usada com moderação, quando você quer chamar a atenção para o assunto no centro da foto, apenas um leve escurecimento, nada mais que isso.

Geralmente eu uso apenas vinhetas "naturais", ou seja, aquelas que já vêm com a objetiva. Pra mim já são escuras o suficiente, já servem ao seu propósito.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Eu não me incomodo com vinhetas! Só não gosto daqueles efeitos gigantescos em preto e também não gosto da branca, acho horrível :eek:

Abraços

Acho que tem que ser de leve mesmo e depende muito da situação, da atmosfera das imagens.
Esses dias vi as fotos de um cara que usou uma 35mm f/1.8G DX num corpo FX e a vinheta natural ficou muito boa. Eram fotos de namorados, em outono (nublado) e frio. Acho que combina melhor pra esse tipo de imagem. Claro que ele recortou um pouco, porque os cantos ficam pretos mesmo.

Vinheta branca é coisa de italiano. Meus contatos italianos do Flickr postam 50% das fotos assim.
« Última modificação: 18 de Março de 2013, 11:23:15 por lestevaos »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Como tudo na fotografia, se usado em excesso causa repulsa, fica brega, ou é modismo. Vinhetas fortes demais e em todas as fotos eu acho rum, enjoa, chama muita atenção. Vinheta pra mim tem que ser usada com moderação, quando você quer chamar a atenção para o assunto no centro da foto, apenas um leve escurecimento, nada mais que isso.

Geralmente eu uso apenas vinhetas "naturais", ou seja, aquelas que já vêm com a objetiva. Pra mim já são escuras o suficiente, já servem ao seu propósito.

Era bem isso que eu ia falar, se apropriar da vinheta "natural" de uma objetiva é válido, se couber no propósito. As vinhetas artificias geralmente são feias e bobas, além de largamente muito mal usadas.

[]s


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Curto vinhetas exageradas se o assunto ou o tratamento da foto tenha um aspecto antigo, antiquado ou vintage. Foto de comida com vinhetas a  lah Instagran eu acho o cumulo da breguice!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Já vi foto de noiva, no fundo branco, foto linda, modelo bonita, etc... mas com vinheta....

Se a pessoa souber usar, com moderação, não fica feio.


Vinheta branca fica medonha, aisuehaieuasheiasueh


fabio.labecca

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 265
  • Sexo: Masculino
    • Fabio Labecca Fotografia
Vamos lá... Estava tomando coragem pra colocar umas fotos aqui nessa discussão, mas aí pensei aqui comigo: "Por que não?! Estou aprendendo mesmo... Quer jeito melhor do que aprender com que sabe?!".
Aí vão duas fotos que fiz numa brincadeira aqui em casa... Sei q muitos de vcs abominam a vinheta, mas queria a opinião de vcs nesse caso específico...




progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Vamos lá... Estava tomando coragem pra colocar umas fotos aqui nessa discussão, mas aí pensei aqui comigo: "Por que não?! Estou aprendendo mesmo... Quer jeito melhor do que aprender com que sabe?!".
Aí vão duas fotos que fiz numa brincadeira aqui em casa... Sei q muitos de vcs abominam a vinheta, mas queria a opinião de vcs nesse caso específico.


Na minha opinião a vinheta da primeira foto esta exagerada, mesmo pra mim que não me incomodo com elas. Chega a cobrir detalhes da foto!

Já na segunda, esta bem mais discreta, mas também interferindo no assunto da foto.

Abraços :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Vinheta seria uma pequena fabrica de vinhos?