Autor Tópico: Canon 100D / SL1  (Lida 56991 vezes)

JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Online: 18 de Março de 2013, 10:54:30
Há rumores que em breve (final dessa semana) será lançada uma nova câmera pela Canon, menor que qualquer outra DSLR da marca.

O nome não é certo que seja esse, mas as especificações já estão circulando:

  • 18 Megapixel (Crop 1.6x)
  • LCD 3" touchscreen
  • Altura:  9.14 cm
  • Largura: 11.68 cm
  • Profundidade: 6.85 cm
  • Peso: 371 gramas
  • Viewfinder 95% de cobertura (0.87x)
  • Velocidade máxima do obturador de 1/4000 (4fps)
  • ISO 100 até 25600
  • Slot para cartão SD
  • Bateria  LP-E12

Fonte: http://www.canonrumors.com/2013/03/canon-eos-100d-detailed-specs-appear/
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2015, 07:25:12 por Thales Souto »
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2013, 11:17:34
Tenho acompanhado esses rumores. Parece que vai ser a menor e mais leve DSLR do mercado. Não sei o quanto dá pra diminuir uma DSLR por causa da caixa do espelho, mas uma câmera leve e compacta é sempre bem vinda. Talvez uma boa opção pra quem gosta de trabalhar com 2 corpos ao mesmo tempo, ou apenas para hobby.

Resta saber o quão menor ela vai ser. Eu chuto que vai ter um formato de corpo bem diferente das atuais DSLR...



Editado: Ah, já tem uns rumores de que o nome da câmera será EOS-B... O peso será de uns 370g, ou seja, uns 150g a menos que a T4i, e as dimensões serão de aproximadamente 9,2 x 11,7 x 6,9cm, ou seja, bem compacta mesmo!
« Última modificação: 18 de Março de 2013, 11:22:50 por Humberto Teté »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2013, 13:18:05
Talvez seja para concorrer, em parte, com as Mirroless visto a velocidade com que o marketshare em prol das Mirrorless tem melhorado.
A Canon lançou a EOS-M mas parece que não tem ido bem nas vendas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2013, 13:38:56

A Canon lançou a EOS-M mas parece que não tem ido bem nas vendas.

Tudo por causa do AF horrível dela... Se a Canon conseguisse consertar isso, sairia muito bem nas vendas. Mas uma câmera pequena que aceita objetivas EF/EF-S sem o uso de adaptadores é muito bem vinda!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2013, 13:41:49
Tudo por causa do AF horrível dela... Se a Canon conseguisse consertar isso, sairia muito bem nas vendas. Mas uma câmera pequena que aceita objetivas EF/EF-S sem o uso de adaptadores é muito bem vinda!

Espero que a próxima EOS-M seja melhor.. normalmente a primeira versão dos produtos são ruins...

P.S.: Parabéns pela milésima mensagem!
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2013, 13:48:06

Espero que a próxima EOS-M seja melhor.. normalmente a primeira versão dos produtos são ruins...

P.S.: Parabéns pela milésima mensagem!

Caramba, nem tinha notado, ahahaha! Será que ganho um prêmio por isso? Só que agora já são 1.001 mensagens...

Parece que a Canon tinha planos de lançar uma versão mais "profissional" da EOS-M no futuro, com EVF e um AF mais eficiente. Mas agora com essa história da 100D (ou EOS-B, que seja...), não sei se isso vai ser levado pra frente. De qualquer forma, também acredito que uma eventual EOS-M mk II vá ter AF melhorado


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2013, 13:56:22
Talvez seja para concorrer, em parte, com as Mirroless visto a velocidade com que o marketshare em prol das Mirrorless tem melhorado.
A Canon lançou a EOS-M mas parece que não tem ido bem nas vendas.

Pior que não é tanto assim. Pelo menos no Japão a EOS-M tem vendido bem, não me pergunte como, também achei que em função dos problemas de AF lento não venderia muito. Segundo os últimos dados divulgados pelo BCN-Ranking, as Mirrorless mais vendidas por lá foram:

OLYMPUS PEN Lite E-PL3 --> 10.6%
NEX-5N  --> 10.3%
EOS M  --> 9.2%
OLYMPUS PEN mini E-PM1 --> 9.1%
LUMIX DMC-GF5 --> 8.9%
Nikon 1 J1 --> 8.3%
Q --> 5.9%
NEX-F3 --> 5.4%
NEX-C3 --> 5.3%
OLYMPUS PEN Lite E-PL5 --> 3%

Se não me engano, considerando-se o mercado geral a EOS-M tem algo em torno de 6%, o que não é nada desprezível. As SLT's Sony, por exemplo, não chegam nesta marca.

Mas o lançamento de uma 100D parece confirmar que a Canon não acredita no mercado mirrorless a longo prazo, o que foi dito a mais ou menos um ano por um dos executivos da marca. Deve-se lembrar que já faz uns dois anos que o segmento mirrorless estagnou em torno de 20-25% no mercado Europeu e diminui um pouco no Japão, onde chegou a ter mais de 50% e agora detém 42% do mercado e com um gráfico ligeiramente descendente. Segundo o pessoal da Olympus, agora é a vez da América do Norte descobrir as mirrorless, já que por lá as vendas ainda são muito pequenas.

Aliás, parece que nisso Nikon e Canon estão juntas, nenhuma das duas grandes players parecem estar muito preocupadas com as mirrorless. A Nikon ainda nem se pronunciou em criar uma mirrorless com um  sensor maior, já que as 1 tem características bem diferentes das mirrorless atuais em função do seu fator de corte bem maior.

Mas pelo sim pelo não, mesmo assim parece que uma EOS-M mais parruda deve vir ainda este ano. Vai ter câmera para todos os gostos e bolsos.

« Última modificação: 18 de Março de 2013, 14:00:03 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2013, 14:08:35
Na minha humilde opinião, acredito que é questão de tempo até que mirrorless dominem o mercado, até mesmo o profissional... SLR não faz muito sentido em câmeras digitais, são mais rápidas, sim, mas até quando? O sistema SLR era necessário na época de filme porque era a melhor solução pra se conseguir ver pelo viewfinder exatamente como sairia a foto... Tem muitos anos de evolução nessas câmeras... Não sei quanto tempo vai demorar ainda até a tecnologia das mirroless chegarem no mesmo nível, já que são relativamente novas, mas quando chegarem, haverá mercado para câmeras grandes e pesadas? Claro que isso pode demorar muitos anos ainda, mas um dia acho que SLR será história...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2013, 14:22:42
JRS, eu também acho isso. Na verdade, algumas mirrorless mais recentes, como a OM-D, já possuem AF muito rápido. Sem os espelho, o n° de fps também não tem limites físicos. A única coisa mesmo que ainda não me agrada é o EVF, que também acho que é questão de tempo até se aperfeiçoarem ao um nível quase igual ao dos OVF.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2013, 15:02:37
Também acho, mas no meu ponto de vista ainda vai demorar vários anos para que isso aconteça. Tem um tópico aqui no MF chamado de "O ENGODO DO FULL FRAME DA CANON" http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=4203.0 datado de 2005 onde se discutia sobre várias coisas interessantes, entre elas o tal "engodo" da Canon, que segundo a discussão da época, criou o artifício de aumentar a área do sensor apenas para tentar se manter a frente dos sensores Sony da época, sem nenhuma outra vantagem significativa e várias desvantagens sobre os APS-C.

Enfim, não dá prá fazer nenhum exercício de futurologia sem se correr o risco de errar, e feio. Esse tópico é um exemplo disso e vale a pena ser lido para ver também que o tempo nos faz ver as coisas de forma diferente. Para se ter uma idéia, nesse tópico se discutia que não existia diferença visível de DOF entre APS-C e FF. Aliás, indo-se pelas opiniões da época hoje não teríamos câmeras FF, apenas APS-C e 4/3 (não as mirroless micro 4/3, as 4/3 de espelho).

Fazem quase dois anos que ouço que em 5 anos não existirão mais câmeras com espelho. Eu acho que vai muito mais longe que isso, até porque enquanto as grandes players não se mexerem neste sentido, o mercado não tem para onde ir.  E elas não estão dando sinal de que vão fazer isso, até porque hoje são um diferencial. Câmeras com sensor micro 4/3 tem uma linguagem muito diferente das FF e até das APS-C, e quem já migrou de APS-C para FF sabe bem disso. As Nex enquanto boas câmeras, são totalmente desengonçadas para uso profissional devido à desproporção entre corpo e lente. E mirrorless FF muito provavelmente irá exigir a criação de uma baioneta nova, com curta distância de registro e círculo de imagem grande o suficiente para cobrir um sensor FF. Acho que ainda demora um pouco. A Sony fez uma mas com lente fixa, ou seja, com apenas uma lente alterada para seguir a especificação. Fazer uma baioneta é bem mais complexo e mercadologicamente arriscado.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2013, 09:24:49
Também acho, mas no meu ponto de vista ainda vai demorar vários anos para que isso aconteça. Tem um tópico aqui no MF chamado de "O ENGODO DO FULL FRAME DA CANON" http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=4203.0 datado de 2005 onde se discutia sobre várias coisas interessantes, entre elas o tal "engodo" da Canon, que segundo a discussão da época, criou o artifício de aumentar a área do sensor apenas para tentar se manter a frente dos sensores Sony da época, sem nenhuma outra vantagem significativa e várias desvantagens sobre os APS-C.

Enfim, não dá prá fazer nenhum exercício de futurologia sem se correr o risco de errar, e feio. Esse tópico é um exemplo disso e vale a pena ser lido para ver também que o tempo nos faz ver as coisas de forma diferente. Para se ter uma idéia, nesse tópico se discutia que não existia diferença visível de DOF entre APS-C e FF. Aliás, indo-se pelas opiniões da época hoje não teríamos câmeras FF, apenas APS-C e 4/3 (não as mirroless micro 4/3, as 4/3 de espelho).

Fazem quase dois anos que ouço que em 5 anos não existirão mais câmeras com espelho. Eu acho que vai muito mais longe que isso, até porque enquanto as grandes players não se mexerem neste sentido, o mercado não tem para onde ir.  E elas não estão dando sinal de que vão fazer isso, até porque hoje são um diferencial. Câmeras com sensor micro 4/3 tem uma linguagem muito diferente das FF e até das APS-C, e quem já migrou de APS-C para FF sabe bem disso. As Nex enquanto boas câmeras, são totalmente desengonçadas para uso profissional devido à desproporção entre corpo e lente. E mirrorless FF muito provavelmente irá exigir a criação de uma baioneta nova, com curta distância de registro e círculo de imagem grande o suficiente para cobrir um sensor FF. Acho que ainda demora um pouco. A Sony fez uma mas com lente fixa, ou seja, com apenas uma lente alterada para seguir a especificação. Fazer uma baioneta é bem mais complexo e mercadologicamente arriscado.

A única chance dessa FF mirrorless acontecer, e de forma viável, é mantendo uma baioneta já consagrada (Canon, Nikon ou Sony), pois quem tem um bom conjunto de lentes experimentaria na hora. E nesse caso um importante vantagem das mirrorless desaparece, que é seria o tamanho reduzido.

No final das contas, tudo se resume às lentes de qualidade que existem há décadas no mercado, e a maioria dos profissionais e amantes da fotografia em sã consciência não se desfariam de um conjunto de lentes com valor alto de uma hora para outra.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2013, 10:09:28
A única chance dessa FF mirrorless acontecer, e de forma viável, é mantendo uma baioneta já consagrada (Canon, Nikon ou Sony), pois quem tem um bom conjunto de lentes experimentaria na hora. E nesse caso um importante vantagem das mirrorless desaparece, que é seria o tamanho reduzido.

O problema das lentes das câmeras SLR atuais é a distância que deve existir entre a lente e o sensor, ela é relativamente grande e manter o mesmo padrão resultaria em uma câmera mais profunda... Por isso que a nova mirrorless da Canon usa um novo padrão, o EF-M.

No final das contas, tudo se resume às lentes de qualidade que existem há décadas no mercado, e a maioria dos profissionais e amantes da fotografia em sã consciência não se desfariam de um conjunto de lentes com valor alto de uma hora para outra.

Isso é verdade, por isso que talvez um novo padrão demore muitos anos até ser adotado. No passado a Canon já fez a transição do padrão FD para o EF...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2013, 10:13:22
Já temos foto do novo modelo:



E o nome será Canon EOS-b / X7
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2013, 10:46:47
Vim postar a foto aqui mas o JRS foi mais rápido, rsrs. Olha, realmente parece pequena, mas não pequena o suficiente. Pelo menos não para mim (e para o uso que eu daria). Lembra muito o design da T3 (1100D).

O legal é que lançarão junto uma versão STM da 18-55, acho que a ideia da Canon é que todas as objetivas tenham AF ou STM ou USM. Acho isso bem interessante!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2013, 11:20:41
O problema das lentes das câmeras SLR atuais é a distância que deve existir entre a lente e o sensor, ela é relativamente grande e manter o mesmo padrão resultaria em uma câmera mais profunda... Por isso que a nova mirrorless da Canon usa um novo padrão, o EF-M.

Exato, o problema é a distância de registro das lentes atuais. Para que possam ser utilizadas em sistemas mirrorless, a distância entre plano focal e baioneta tem que permanecer a mesma, e aí a portabilidade vai pro beleléu. No que tange às lentes em si, acho que o caminho é este que a maioria está tomando, uma baioneta nova e adaptadores para utilização das lentes de baioneta antiga enquanto a migração é feita. Só que refazer todo um set de lentes FF para uma nova baioneta vai levar muito tempo e custar muito caro.

Fiz rapidamente aqui no Gimp um comparativo entre a nova EOS100 e a T3, baseado pelo tamanho da baioneta.



Não sei o que isso representa com a câmera na mão, mas acho que muito menor do que isso não tem como ser mesmo, caso contrário vai ficar sem ergonomia nenhuma. Evidentemente não cabe no bolso, vamos ver a que preço vem para ver se a proposta é interessante ou não. O sensor provavelmente é o de 18Mp atual da EOS-M e T4i, que como é baseado no 18Mp das Rebel, 60D e 7D, já deve ter seu custo inicial bastante diluído.
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 11:21:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460