Autor Tópico: Equipamento entry-level e as lentes  (Lida 1646 vezes)

Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 18 de Março de 2013, 14:35:41
Boa tarde pessoal,
 é meu primeiro post por aqui então se eu fizer alguma besteira, peço desculpas desde já.

Bom, eu estou a procura da minha primeira DSLR (já tive contato e manuseio com alguma delas). Tinha entrado com a idéia fixa da T3i, depois minha amiga, que é fotógrafa, me indicou a T3 pois como vou iniciar e aprender ainda seria uma boa relação custo x benefício. Mas como eu não me contento, li o forum de maneira exaustiva e inclinei pela D5100. Isso até uma semana atrás quando cismei com a T4i. Isso porque eu gosto de HDR mas como tenho experiência em edição de imagem, vi que isso não seria um fator determinante pra mim. Eu sei que cada uma delas possui suas peculiaridades, sei também que a diferença na qualidade de uma forma geral não é nada discrepante. E que mais vale a lente do que o corpo. Posto isso, vamos lá.

Eu, como vou começar e não tenho grandes pretensões imediatas quero comprar o equipamento com a lente do kit, seria bastante útil. Porém para complementar, pretendo pegar duas outras posteriormente.

Se no caso for Nikon, seria a 50mm e a 55-200mm. Caso Canon, seria também a 50mm e a 55-250mm.
Aí que entra meu grande problema. A única coisa que consegui entender foi que a 50mm da Nikon precisa ser AF-S e que custa um rim meu. Na Canon é ótimo o preço. E as lentes telezoom são equivalentes no preço (as que eu achei). Só que eu não entendo nada de lentes. Não sei se são boas mesmo e se valem a pena o investimento. Como estou começando, quero o melhor 'pacote' possível (até mesmo o flash, se bem que não é algo realmente necessário) no quesito custo x benefício. Não sei se preciso dos dois rins mas prefiro ficar com eles por enquanto.

Alguém poderia me ajudar a ver esse lance das lentes adequadas e boas ($$$) para eu poder montar meu kit paparazzi? A câmera em si, vai ser aquela que as lentes permitirem.  ;)

Help me, please!


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2013, 14:32:19
Ninguém?
 :(


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2013, 15:06:34
Olha, com a chegada da D5200 e o tempo passando, a D5100 se tornou um ótimo custo-benefício.
O problema, justamente, são as lente$ !

A T3i seria a sua equivalente, e agora a Canon anuncia a T5i - isso quer dizer que em breve o preço da T3i vai baixar sensivelmente, e o da T4i um pouco, mas nem tanto.

As lentes da Canon são mais acessíveis, de fato.

Em seu lugar, preservando as vísceras, eu escolheria, no momento, a T3i. Se pudesse esperar uns meses, a T4i.
Se aparecer uma herança inesperada, então pensaria nas lentes Nikon, e na D5100...  :D

 :ok:
« Última modificação: 21 de Março de 2013, 15:17:35 por fs_isa »


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2013, 16:24:06
Em seu lugar, preservando as vísceras, eu escolheria, no momento, a T3i. Se pudesse esperar uns meses, a T4i.

Ontem, eu fui a caça e por muito pouco não comprei a D5100. Mas meu intuito meeeeesmo, seria a T4i, por filmar bem, ter HDR e ter lentes bem mais acessíveis. Com essa novidade da T5i, vou ver se consigo aguardar mais um pouco.

Minha dúvida maior é com as lentes mesmo. Hj um amigo trouxe o equipamento dele que tem o conjunto de lentes que eu iria comprar (18-55 e 55-200). Não achei uma boa escolha não... Agora eu vejo que seria legal, eu acho, seria ter uma lente com um range versátil (18-105/135) + a 50mm. Tô falando besteira ou delirando mesmo??!

 Acho que a 55-200 e afins seria para o futuro, já que não é necessidade.


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2013, 17:55:00
A 50tinha acho que é um investimento que vale muito a pena, podendo se pensar também na 40mm, que parece ser até mais nítida. Qualquer uma delas te dará uma gama maior de possibilidades além da lente kit. Apesar de muitos não falarem tão bem dela, será que não teria interesse na 18-135mm para iniciar? Porque ela já te daria um maior range, além da praticidade de não ter que ficar trocando de lente não dada pela 50-250.

Quanto a esperar mais um tempinho, concordo plenamente com os colegas acima. O preço da T3i deve despencar, e pela lógica, o da T4i deve cair também. Então ganharia um pouco se ficasse com qualquer uma das duas quando a T5i começar a ser vendida.
« Última modificação: 21 de Março de 2013, 17:56:09 por 123_enic »


FelipeLaureano

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2013, 18:15:31
Bom se tratando da d5100 ela é sim uma otima camera. Ela esta por volta de uns 1.400 uma 50mm af-s 800,00.
No momento estou em um grande dilema para escolher cameras, mas leve em consideração o tempo que vc vai estar com a camera e a sua marca pois se um dia vc fizer um up ja vai ter lentes e tudo mais para suas cameras. A nikon tem a fama de ter melhor qualidade de material, a t3i provavelmente daqui a algum tempo vai estar quase mil se não menos.
Pense bem no que vc vai descidir, eu escolheria a d5100 pois ela tbm tem Hdr e tem outras coisinhas que gosto...

Faça o seguinte:

Mas faça um orçamento Camera+lente(s)+flash compare com o que vc tem.
Depois veja as fotos ja feitas com as cameras(se vc não puder ir em uma loja e testar elas em suas maos).

Vc tbm pode ir no snapsort.com e compara-las.



FelipeLaureano

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2013, 18:19:41
Ha!
Para cameras com motor de foco da nikon as lentes af ficam na faixa da canon.
Uma D90 pode ser uma opção.
E HDR pode ser feito fora da camera...

Da uma olhada nos topicos parecidos com o seu no forum tbm...


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Março de 2013, 21:21:32
Mas meu intuito meeeeesmo, seria a T4i, por filmar bem, ter HDR e ter lentes bem mais acessíveis.

Concordo com o filmar melhor e lentes mais acessíveis. Mas a D5100 faz HDR também. E o melhor, como já disseram, é fazê-lo na PP.

Minha dúvida maior é com as lentes mesmo.

A sua ideia da 18-135mm é boa. Mas pense em um flash junto. O ideal seria uma lente zoom clara, como a 24-70mm f/2.8, mas você perderia outros órgãos. É claro que depende do uso que fará da câmera. O mesmo vale para a telefoto.

E quanto à 50mm, cuidado com o uso. Ela é ótima para retratos, mas para alguns fins - por exemplo tirar foto dos familiares, colegas, ela pode te deixar restrito no quesito espaço. Fotografar pessoas e alguns eventos com uma 35mm é mais fácil que com uma 50mm, por causa do ângulo. Por isso dizem pra você fazer o teste: fixe uma 18-55  em 50mm e saia fotografando o que você costuma. Se sentir limitações, fixe-a em 35mm e repita as tentativas.

 :ok:
« Última modificação: 21 de Março de 2013, 21:22:52 por fs_isa »


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2013, 23:04:07
Apesar de muitos não falarem tão bem dela, será que não teria interesse na 18-135mm para iniciar?

Pelo visto, essa eu tô começando a achar a melhor opção.

Ha!
Para cameras com motor de foco da nikon as lentes af ficam na faixa da canon.
Uma D90 pode ser uma opção.
E HDR pode ser feito fora da camera...

é, pois é... No entanto, a T4i tbm faz a HDR e fora que a D90 é bem acima do que pretendo gastar. Uma coisa é eu ser um entusiasta, outra é levar isso realmente para o lado profissional. Se eu tivesse essa certeza pegaria a D7000 ou 60d.

Concordo com o filmar melhor e lentes mais acessíveis. Mas a D5100 faz HDR também. E o melhor, como já disseram, é fazê-lo na PP.
Como falei anteriormente, a T4i tbm faz HDR mas não ouvi, nem li falar a respeito da qualidade do resultado. A dica de fixar a lente num ponto para testar é bem válida e interessante. Vou tentar fazer isso com a camera dos meus amigos.  :ok:


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2013, 10:47:47
Bucefalous,

Você tem realmente essa enorme necessidade de fazer fotos em hdr?!

Por outro lado não vi você comentando em adquirir um tripé?!

Como você pretende usar o HDR sem tripé?


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2013, 17:34:20
minha sugestão:

Canon T4i + 18-135mm STM + 50mm 1.8

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #11 Online: 22 de Março de 2013, 18:05:18
Bucefalous,

Você tem realmente essa enorme necessidade de fazer fotos em hdr?!

Por outro lado não vi você comentando em adquirir um tripé?!

Como você pretende usar o HDR sem tripé?

Song,
 o tripé eu já tenho tanto o mini quanto um grande de 1,70, se não me engano. A respeito do HDR, não é necessidade mas eu gostei do resultado. Como disse lá no início, isso não é fator determinando até pq trabalhei um tempo com essas coisas e tenho boas noções em edição de imagens. seria fácil fazer no PS. Quero iniciar e como já estaria gastando né... Aproveitaria o máximo de recursos possíveis dentro do que me propus a gastar.  :)

Aliás, você teria exemplos mais reais do resultado em HDR? Pq as imagens que vi na internet, estão bem trabalhadas.


minha sugestão:

Canon T4i + 18-135mm STM + 50mm 1.8



Tô tendendo a isso mesmo.  :ok:


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 23 de Março de 2013, 15:19:34

Dentro do meu ainda pouco entendimento, acho uma ótima opção (Canon T4i + 18-135mm STM + 50mm 1.8). :) Fato é: a 50tinha OU a pancake, se puder, não podem ficar de fora... rs
« Última modificação: 23 de Março de 2013, 15:20:02 por 123_enic »