Autor Tópico: Quem aqui já vive de fotografia com menos de 25 anos?  (Lida 9490 vezes)

nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #15 Online: 19 de Março de 2013, 01:25:47
to com 18 anos, e tentando começar a viver da fotografia. mas tá hard. tanta gente sem conhecimento, tirando lugar de gente boa e com talento  ( não digo de mim , mas de alguns que conheço)
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Março de 2013, 01:26:05

Não digo apenas pela experiência, digo pra ter um plano B também, é importante. Nunca se sabe se você vai conseguir se virar apenas com fotografia, é um mercado muito incerto e bastante concorrido. E se por acaso não der certo, o que você vai fazer? É assim que eu penso, se eu não der certo na fotografia, ainda tenho um doutorado em biologia que pode me render um emprego bom em vários lugares.  :ok:

Me desculpe a sinceridade, não quero ofender ngm... mas arquitetura não pode ser plano B para ngm... ou é plano A ou não é.... se vc não gosta ou não se ve nesse curso... não haverá mercado para vc... ou vc acaba como muitas amigas minhas... vendedora de loja de móveis.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #17 Online: 19 de Março de 2013, 01:29:35
Cara, eu tenho 45 anos (quase 46  8-)) e hoje vejo que faculdade é uma coisa que você só se arrepende de não ter feito. Eu não fiz, o meu trabalho não depende de nenhuma faculdade, porém eu gostaria muito de ter feito.

Isso parece até engraçado, mas analisa: Quando eu era garoto, pra entrar no mercado de trabalho, a pessoa precisava ter no mínimo o ensino fundamental e um curso de datilografia. Uma certa época, precisava de segundo grau e saber digitação. Depois um curso técnico e noções de informática. Depois uma faculdade, dominar informática e noções de inglês. Hoje se o cabra não tem uma pós, não domina informática e inglês e não conhece pelo menos o básico de mais um terceiro idioma, tá na roça!!  :hysterical: :hysterical:

Estou entendendo o seu ponto de vista, tem mesmo que fazer o que gosta, mas fazer a faculdade é o básico pra qualquer coisa. Já tá no embalo, faz logo essa danada e depois se joga no que você tem vontade  :ok:
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 01:31:28 por Alexandre Ricci »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #18 Online: 19 de Março de 2013, 01:30:50
to com 18 anos, e tentando começar a viver da fotografia. mas tá hard. tanta gente sem conhecimento, tirando lugar de gente boa e com talento  ( não digo de mim , mas de alguns que conheço)

E quando a qualidade da foto é boa não nos levam muito a sério pela idade  :aua:
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Março de 2013, 01:32:13
to com 18 anos, e tentando começar a viver da fotografia. mas tá hard. tanta gente sem conhecimento, tirando lugar de gente boa e com talento  ( não digo de mim , mas de alguns que conheço)

Como qualquer profissional liberal... além de ser bom no que faz, vc precisa ser um empresário... senão não dá certo... se a pessoa não tem uma lado administrativo/empresarial n.. ai ser autônomo começa a pesar muito... melhor seria trabalhar para alguém que tem esse lado desenvolvido.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #20 Online: 19 de Março de 2013, 01:33:14
Me desculpe a sinceridade, não quero ofender ngm... mas arquitetura não pode ser plano B para ngm... ou é plano A ou não é.... se vc não gosta ou não se ve nesse curso... não haverá mercado para vc... ou vc acaba como muitas amigas minhas... vendedora de loja de móveis.

Né isso? Arquitetura seria praticamente a mesma coisa de fotografia em relação à nome. Todos querem o melhor arquiteto da cidade, que geralmente tem mais nome, a mesma coisa é na fotografia... Simplesmente não dá pra aparecer do nada  :S
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #21 Online: 19 de Março de 2013, 01:34:39
Como qualquer profissional liberal... além de ser bom no que faz, vc precisa ser um empresário... senão não dá certo... se a pessoa não tem uma lado administrativo/empresarial n.. ai ser autônomo começa a pesar muito... melhor seria trabalhar para alguém que tem esse lado desenvolvido.

Isso é uma grande verdade  :ok:
Tem pessoas que tem um talento enorme, mas se não tem vocação pra trabalhar por conta, só dá cabeçada.
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 01:34:50 por Alexandre Ricci »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #22 Online: 19 de Março de 2013, 01:35:00
Cara, eu tenho 45 anos (quase 46  8-)) e hoje vejo que faculdade é uma coisa que você só se arrepende de não ter feito. Eu não fiz, o meu trabalho não depende de nenhuma faculdade, porém eu gostaria muito de ter feito.

Isso parece até engraçado, mas analisa: Quando eu era garoto, pra entrar no mercado de trabalho, a pessoa precisava ter no mínimo o ensino fundamental e um curso de datilografia. Uma certa época, precisava de segundo grau e saber digitação. Depois um curso técnico e noções de informática. Depois uma faculdade, dominar informática e noções de inglês. Hoje se o cabra não tem uma pós, não domina informática e inglês e não conhece pelo menos o básico de mais um terceiro idioma, tá na roça!!  :hysterical: :hysterical:

Estou entendendo o seu ponto de vista, tem mesmo que fazer o que gosta, mas fazer a faculdade é o básico pra qualquer coisa. Já tá no embalo, faz logo essa danada e depois se joga no que você tem vontade  :ok:

A única coisa que me faltaria seria a faculdade + pós, que em relação a 3 línguas to bem e em informática também, já que cursei até o 3 período de ciência da computação! kkkkkk

Mas a questão é que não tenho mais muita gana no estudo DA ARQUITETURA
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Março de 2013, 01:37:44
E quando a qualidade da foto é boa não nos levam muito a sério pela idade  :aua:

Pensa assim.. um arquiteto ou urbanista tb não vai pegar um projeto grande sendo recém formado.. por mais talentoso que seja... precisa provar algo.. mostrar alguma coisa. Os recém formados nestes cursos se provam participando de concursos de arquitetura.. é uma forma de provar seu talento sem ter um portifólio.

Vc contrataria um advogado recém formado para te defender de um crime que vc não cometeu (alguém te confundiu com um bandido)? Só faria isto se não tivesse escolha.... não escolheria para simplesmente dar uma oportunidade.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #24 Online: 19 de Março de 2013, 01:40:29
Pensa assim.. um arquiteto ou urbanista tb não vai pegar um projeto grande sendo recém formado.. por mais talentoso que seja... precisa provar algo.. mostrar alguma coisa. Os recém formados nestes cursos se provam participando de concursos de arquitetura.. é uma forma de provar seu talento sem ter um portifólio.

Vc contrataria um advogado recém formado para te defender de um crime que vc não cometeu (alguém te confundiu com um bandido)? Só faria isto se não tivesse escolha.... não escolheria para simplesmente dar uma oportunidade.

Tá aí uma coisa que nunca pensei à respeito, esses concursos.

Mas vejo que alguns pensam que como somos novos não poderíamos dar conta ou até mesmo surpreende-los. Mas isso realmente é natural, eu faria o mesmo.
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 19 de Março de 2013, 01:43:34
Isso é uma grande verdade  :ok:
Tem pessoas que tem um talento enorme, mas se não tem vocação pra trabalhar por conta, só dá cabeçada.

As vezes falta o lado administrador, ou seja.. não sabe precificar.. não sabe se ganha ou perde dinheiro.. não sabe se organizar.. não sabe escolher os trabalhos. As vezes falta o lado de marketing... não sabe montar um portifólio, não sabe vender uma idéia, não sabe mostrar tudo que vc é. As vezes falta o lado gestor de pessoas, não sabe lidar com assistentes e pessoas.

Ai pessoa com muito talento, fica P... da vida.. pq perde trabalho para uma pessoa mediana, mas que tem tudo isso a mais.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #26 Online: 19 de Março de 2013, 01:47:19
As vezes falta o lado administrador, ou seja.. não sabe precificar.. não sabe se ganha ou perde dinheiro.. não sabe se organizar.. não sabe escolher os trabalhos. As vezes falta o lado de marketing... não sabe montar um portifólio, não sabe vender uma idéia, não sabe mostrar tudo que vc é. As vezes falta o lado gestor de pessoas, não sabe lidar com assistentes e pessoas.

Ai pessoa com muito talento, fica P... da vida.. pq perde trabalho para uma pessoa mediana, mas que tem tudo isso a mais.

E quando isso acontece o que fazer? Talvez algum personal alguma coisa? kkkkk Secretaria? Coisa do tipo?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 19 de Março de 2013, 01:52:14
E quando isso acontece o que fazer? Talvez algum personal alguma coisa? kkkkk Secretaria? Coisa do tipo?

Neste caso para ser um profissional completo e bem sucedido, vai precisar correr atrás disso... mas para sorte de muitos hoje em dia existem muitos cursos no Sebrae e outros Ss... que tem uma excelente orientação para os chamados micro empresários.

Não é necessário fazer uma faculdade de administração e marketing para isto... (se fizer não fará mal nenhum).
Lentes Antigas + Sony E-Mount


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #28 Online: 19 de Março de 2013, 01:55:06
Neste caso para ser um profissional completo e bem sucedido, vai precisar correr atrás disso... mas para sorte de muitos hoje em dia existem muitos cursos no Sebrae e outros Ss... que tem uma excelente orientação para os chamados micro empresários.

Não é necessário fazer uma faculdade de administração e marketing para isto... (se fizer não fará mal nenhum).

Entendi, também vamos aprendendo com erros e acertos, ainda bem que tô novo ainda :)
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 19 de Março de 2013, 02:07:35
Entendi, também vamos aprendendo com erros e acertos, ainda bem que tô novo ainda :)

Qdo somos mais novos.. adoramos um atalho... adoramos uma trilha que chega rápido ao destino. Nosso objetivo é o destino, é nosso premio.

Mais velhos adoramos observar os detalhes da paisagem aproveitando todo caminho, o destino é uma etapa apenas. Nosso o objetivo é o caminho, o destino já é conhecido, significa o fim da jornada.
Lentes Antigas + Sony E-Mount