Autor Tópico: Quem aqui já vive de fotografia com menos de 25 anos?  (Lida 9514 vezes)

nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #30 Online: 19 de Março de 2013, 02:18:57
E quando a qualidade da foto é boa não nos levam muito a sério pela idade  :aua:

e tem mais essa da idade.
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #31 Online: 19 de Março de 2013, 02:23:30
Qdo somos mais novos.. adoramos um atalho... adoramos uma trilha que chega rápido ao destino. Nosso objetivo é o destino, é nosso premio.

Mais velhos adoramos observar os detalhes da paisagem aproveitando todo caminho, o destino é uma etapa apenas. Nosso o objetivo é o caminho, o destino já é conhecido, significa o fim da jornada.

Inspirador.
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #33 Online: 19 de Março de 2013, 02:53:59
Tenho 25 anos e nao tenho graduação, apenas um curso tecnico.
Eu sempre gostei de gestão e liderança, quando tinha 18 anos fui diretora de um evento muito importante pra cidade onde morava.
Isso é uma característica minha como pessoa.
Hj sou mae de 2 crianças e decidi me dedicar a eles deixando a faculdade de lado.
Acho sim essencial a graduação, tanto por relações interpessoais como conhecimentos específicos que se adquire.
Estou abrindo uma empresa de fotografia com um fotografo que conheci aqui no fórum.
Posso dizer que é muito trabalhoso, exige muito e vc tem que ter uma visão muito boa de negócios para se aventurar nisso. Como rolou esse "casamento perfeito" de idéias e objetivos, criamos a sociedade.
Mas cada um sabe o que é melhor para si, se quer cair de cabeça na fotografia, faça isso.
Dentro da minha experiência de vida (cada um tem a sua) com certeza teria feito a faculdade, acrescenta em todos os sentidos.
Agora o que serve pra mim talvez nao sirva pra ti, entao pense bem e tome a decisão que achar melhor.



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #34 Online: 19 de Março de 2013, 07:12:16
21 anos.. vc deve estar no meio da faculdade e uma vida inteira pela frente... termina isso e depois vê o que faz... ainda mais que seu curso tem tudo a ver com a fotografia apesar de aparentemente você achar que não.

Talvez hoje, fora do mercado, você tenha uma visão muito poética da fotografia, que tudo é maravilha (é mais ou menos isso que passa o video). Quando partir de vez pro mercado vai ver que não é bem assim, lidar com gente não é fácil.

Além do mais, conhecimento nunca é demais! Tudo que você aprender na faculdade te servirá um dia se você for esperto! Não digo somente o que aprende no sentido professor-aluno.. Mas tudo que tá envolvido. Agora, pode ser que você não goste é do curso que tá fazendo e a fotografia seja uma forma de tentar escapar dele.. aí são outros 500..........

Outra coisa... o que é que te impede de continuar a faculdade e começar a trabalhar com fotografia nos finais de semana e feriado?

Falando por mim. Comecei a fazer engenharia mecânica com meus 18 anos... Gostava do curso mas larguei um ano depois porque não via outra saída pra mim a não ser morar em SP ou alguma Capital. Eu que sou caipira de nascência não dava certo isso. Prestei vestibular de novo e fui fazer Zootecnia na Unesp em Jaboticabal. Me formei, comecei a exercer, mas 2 ou 3 anos depois meu hobby que era fabricar e consertar instrumentos começou a tomar lugar da minha profissão até que resolvi abandonar minha área de formação por completo.

Mas se hoje eu nascesse de novo e pudesse já começar de cara com o que vivo hoje eu faria? acho que não, faria tudo de novo do mesmo jeito.

Fotografia acho que não tenho coragem de me lançar profissionalmente, mesmo sabendo que tenho tudo pra isso e se eu quiser, em minha cidade, com pouquíssimos meses posso começar a viver disso. Mas o "lado B" da fotografia não me atrai. Ficar paparicando as pessoas não é comigo.

Qdo somos mais novos.. adoramos um atalho... adoramos uma trilha que chega rápido ao destino. Nosso objetivo é o destino, é nosso premio.

Mais velhos adoramos observar os detalhes da paisagem aproveitando todo caminho, o destino é uma etapa apenas. Nosso o objetivo é o caminho, o destino já é conhecido, significa o fim da jornada.

perfeito, é isso mesmo!
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 07:23:48 por Luciano.Queiroz »


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #35 Online: 19 de Março de 2013, 07:46:11
Eu, estou quase aposentando no plano B da minha vida :aua: :aua:


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #36 Online: 19 de Março de 2013, 08:02:30
Você fez a pergunta, mas já sabe a resposta.

E realmente não é algo que alguém possa decidir por vc.
Acho que tem muitas coisas na vida em que não se pode voltar atrás. Mas também tem aquelas em que é possível voltar atrás. Principalmente quando se é muito jovem. E acho que essa é uma situação que, seja qual for a decisão que tomar, vc poderá voltar atrás sim.
No entanto, pese bem os contras e os prós. O vídeo postado é lindo, mas nem tudo é um mar de rosas. Essa é a história de alguém que conseguiu, mas podia ser a história de alguém que não conseguiu. Só que quem não consegue não faz vídeo. Ao trabalhar com fotografia, vc não será apenas fotógrafo... terá que ser administrador, contador, marketeiro.... saber como se relacionar com seus clientes. Não posso dizer muito porque não trabalho na área, mas só sei que as coisas não são tão simples. E de forma alguma quero desanimá-lo... só acho que deve estar o mais consciente possível da escolha que fizer e ter a clareza de que estará se arriscando. A questão é se vc quer se arriscar. Se quer, então vá em frente. Leve a sério, estude e se dedique à fotografia. E sucesso pra vc.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #37 Online: 19 de Março de 2013, 08:18:20
Cara,
quando tinha tua idade também tive essa (péssima) idéia de largar os estudos para trabalhar e "depois eu termino".
Sabe quantos anos levou esse "DEPOIS EU TERMINO???" ... levou 30 anos.
Portanto, TERMINE a faculdade. Meu conselho de um cara de 49 anos que terminou a facul há 3 anos.
Aprenda com os erros (de preferência os alheios).


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #38 Online: 19 de Março de 2013, 09:03:23
Ou largue a arquitetura e vá fazer graduação de fotografia, uai!

Uma pista simples que você pode observar é que 90% dos grandes fotógrafos tem experiência acadêmica e profissional anterior à carreira fotográfica. Não deve ser só uma coincidência.

[]s


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 19 de Março de 2013, 09:50:46
Cara,
quando tinha tua idade também tive essa (péssima) idéia de largar os estudos para trabalhar e "depois eu termino".
Sabe quantos anos levou esse "DEPOIS EU TERMINO???" ... levou 30 anos.
Portanto, TERMINE a faculdade. Meu conselho de um cara de 49 anos que terminou a facul há 3 anos.
Aprenda com os erros (de preferência os alheios).

Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia.

Era isso que minha mãe e minha avó me diziam, e tem tudo a ver.

Mas este caso específico colocado por você me é tão particular, e parece que também a nosso amigo aqui de cima, que fica fácil te dar um conselho.

Você sabe qual a unica vantagem de se ficar velho? É ter tido uma vida vivida. E não há escola que te dê o que você vai aprender ao longo da vida.

Portanto meu caro, se você tiver um pouco de juizo, um pouquinho só, e for um pouco inteligente, um pouquinho só, você deve TERMINAR sua faculdade a qualquer preço.

Depois dela, depois do canudo em mãos você vai comprar suas lentes ou seja lá que tiver na sua cabeça no momento.

Sem falar que nada te impede de ir fazendo um curso aqui, outro alí, lendo um livro aqui, outro alí, sobre fotografia, ENQUANTO VOCÊ TERMINA A FACU.

Cara, NÃO LARGUE. NÃO DESISTA. ACREDITE EM MIM. SE VOCE FIZER ISTO, VOCÊ VAI SE ARREPENDER. MAS AÍ JÁ SE PASSARAM 10, 20 UO 30 ANOS. E ENTÃO VOCÊ VAI DERRAPAR AQUI OU ALI, POR NÃO TER O TEU BENDITO CANUDO. NÃO PARE. NÃO DESISTA. ENCONTRE ESTÍMULO ONDE PODE NÃO HAVER E VÁ EM FRENTE.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #40 Online: 19 de Março de 2013, 10:40:29
Qdo somos mais novos.. adoramos um atalho... adoramos uma trilha que chega rápido ao destino. Nosso objetivo é o destino, é nosso premio.
Mais velhos adoramos observar os detalhes da paisagem aproveitando todo caminho, o destino é uma etapa apenas. Nosso o objetivo é o caminho, o destino já é conhecido, significa o fim da jornada.

Bacana isso. É bem por aí mesmo. Faz parte da etapa de vida em que estamos.

Tenho 46 anos e ainda me surpreendo às vezes querendo buscar um atalho. Normalíssimo.

Meu filho mais velho, com 22, acaba de se formar em Direito numa federal e enfrenta as angústias normais desta etapa de vida.

Vivo seus medos e incertezas e me contenho, pois sei que não existe receita para a felicidade.

O que é ou foi, bom e gratificante para uns, pode não representar nada para outros.

Acredito que quanto mais cedo definir suas metas e objetivos melhor. Acredito também que, tomar decisões equivocadas faz parte da caminhada.

Ao RochaMichael:

Acho que você já tem suas respostas e que sua decisão já foi tomada. Acredito que existem dúvidas e incertezas, mas você está buscando apenas referendar o que já foi decidido. Normal também e em qualquer idade.

O de importante que posso te falar é NÃO PARE NUNCA.
A inquietação sempre moveu a humanidade. Pense somente o necessário. Parece brincadeira, mas acredito mesmo ser verdade. Tem gente que pensa tanto, tanto...que o tempo passa e eles não realizam NADA.

Você não precisa estar 100% decidido, planejado, organizado etc para iniciar um projeto. Tente se decidir, planejar e organizar ao máximo e comece, que no caminho, no percurso, os ajustes serão feitos.

Para finalizar: Coragem, Juízo e Boa Sorte! :D
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 19 de Março de 2013, 10:56:27

Ou largue a arquitetura e vá fazer graduação de fotografia, uai!

Pois é, era isso que ia escrever aqui. Se arquitetura não te apetece mais, mude de curso, faça graduação em fotografia, ou mesmo em publicidade ou jornalismo, que têm tudo a ver com fotografia. Ou até mesmo administração. Acho que o importante é ter uma graduação, um curso superior, não precisa exatamente terminar o que você começou.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #42 Online: 19 de Março de 2013, 11:44:17
Ô confusão! kkkk

Cada decisão se tem o lado positivo e negativo, infelizmente ainda não tenho independência pra dizer que quero e poder fazer, ou talvez felizmente...
Por mim já teria trancado e tentava a vida por um ano pra ter o feeling mais profissional da coisa, abrindo um studio, fazendo muito mais divulgação do meu trabalho, me empenhar realmente 24 horas.
Já minha mãe quer que isso seja apenas um "hobby" por enquanto que eu estude até ter meu diploma. Pra que possa ser o plano B de minha vida. Ah, se nada der certo eu volto pra arquitetura.

Mas tipo, eu acho que tenho sim futuro na fotografia, muita gente gosta do meu trabalho, venho fazendo uns ensaios bacanas, o que falta seria o nome da minha empresa mais solto na cidade pra poder ter mais clientes... Eu penso assim...

Agora como que se estuda uma coisa que você gosta mas não tem, muitas vezes, vontade de estudar? Pode ser que seja apenas falta de rotina né?


Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #43 Online: 19 de Março de 2013, 11:46:48
Em relação a uma graduação de fotografia aqui em Aracaju nenhuma faculdade disponibiliza isso, teria que ir morar fora. Acho que não valeria a pena.
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #44 Online: 19 de Março de 2013, 12:01:08
muita gente gosta do meu trabalho

cuidado, mas muito cuidado com esse pensamento!! Entre "muita gente gostar" e "muita gente pagar" por ele tem uma diferença enorme!

vai pela sua mãe.. termina a faculdade cara!

final de semana e feriado vai fazendo uns ensaios externos enquanto não tem estúdio.. ou arruma algum espaço pra alugar aí.. Quer lugar melhor pra vender esses ensaios que na própria faculdade???

Não dê um passo maior que a perna! Esteja totalmente preparado e capacitado pra entrar de cabeça no negócio.. Não entre querendo aprender..

E digo isso porque passei pela mesma coisa. Hoje (depois que o tempo passou) vejo que me lancei no mercado de instrumentos sem estar totalmente pronto. Tive sorte em muitas coisas que me levaram a crescer, mas pensando bem foi muito risco, poderia ter me ferrado e queimado meu filme em menos de 6 meses!
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 12:04:03 por Luciano.Queiroz »