Autor Tópico: Quem aqui já vive de fotografia com menos de 25 anos?  (Lida 9484 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #45 Online: 19 de Março de 2013, 12:03:19
Rocha, não sei como é em Aracaju, mas aqui em São Paulo, fazer bons trabalhos e ser elogiado não basta. Assim já tem centenas por aqui, isso não é garantia de um bom futuro na fotografia. O diferencial, não é apenas apresentar um bom trabalho, mas sim ser um bom empreendedor, como o fuca66 falou. Dá pra apontar dezenas daqui mesmo do fórum que apresentam trabalhos de nível profissional.

Acho que você pode começar a pensar qual área da fotografia de atrai mais, e aí mudar de curso para algo mais direcionado. Publicidade, jornalismo, moda, etc...

Abraços


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #46 Online: 19 de Março de 2013, 12:04:36
cuidado, mas muito cuidado com esse pensamento!! Entre "muita gente gostar" e "muita gente pagar" por ele tem uma diferença enorme!

vai pela sua mãe.. termina a faculdade cara!

final de semana e feriado vai fazendo uns ensaios externos enquanto não tem estúdio.. ou arruma algum espaço pra alugar aí.. Quer lugar melhor pra vender esses ensaios que na própria faculdade???

Não dê um passo maior que a perna! Esteja totalmente preparado e capacitado pra entrar de cabeça no negócio.. Não entre querendo aprender..

Isso! Mas acho que pra muita gente pagar tem que passar por muita gente gostar ne? Acho que o caminho e esse!

Acho que vou acabar essa faculdade mesmo e depois me jogar de cabeça... Ou então, me jogar de cabeça agora e continuar a faculdade, já que a fotografia não me "puxa" tanto em questões do horários...
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #47 Online: 19 de Março de 2013, 12:07:07
Ou então, me jogar de cabeça agora e continuar a faculdade, já que a fotografia não me "puxa" tanto em questões do horários...


Isso, acho que é esse o caminho! Dá pra levar as duas coisas junto sim, eu mesmo comecei a trabalha com fotografia enquanto terminava o meu doutorado, rsrs.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #48 Online: 19 de Março de 2013, 12:09:27
Isso! Mas acho que pra muita gente pagar tem que passar por muita gente gostar ne? Acho que o caminho e esse!

sem dúvida.. só quis dizer que uma coisa não necessariamente leva à outra... tem muita coisa envolvida..


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #49 Online: 19 de Março de 2013, 12:21:55

Isso, acho que é esse o caminho! Dá pra levar as duas coisas junto sim, eu mesmo comecei a trabalha com fotografia enquanto terminava o meu doutorado, rsrs.

Humberto, há quanto tempo você trabalha com fotografia? Eu tenho apenas 7 meses como "profissional". Fiz praticamente uns 35 ensaios, 2 aniversarios e 1 casamento, se você for ver meu trabalho na minha página é notório a minha evolução em relação à fotografia, você sentiu isso ou acha que continua a mesma coisa quando começou?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #50 Online: 19 de Março de 2013, 12:35:34
Outra opção, já que não uma graduação de fotografia viável pra vc, é optar pelas "Artes Visuais", acho uma formação interessante para quem trabalha com fotografia.

[]s


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #51 Online: 19 de Março de 2013, 12:37:16
Outra opção, já que não uma graduação de fotografia viável pra vc, é optar pelas "Artes Visuais", acho uma formação interessante para quem trabalha com fotografia.

[]s

Como assim? O que seriam essas artes? Cinema? Teatro? Exposiçoes?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #52 Online: 19 de Março de 2013, 12:46:00
Como assim? O que seriam essas artes? Cinema? Teatro? Exposiçoes?

São as artes visuais. Os clássicos pintura e desenho e os modernos audiovisual, fotografia e instalações.

Mesmo que você não tenha habilidades manuais para pintura acho interessante pois é uma formação forte e sólida em relação à imagem, teoria das cores, suportes e afins. Além, claro, de compreender bem o papel desses meios dentro do mercado da imagem.

[]s


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #53 Online: 19 de Março de 2013, 14:21:00
Humberto, há quanto tempo você trabalha com fotografia? Eu tenho apenas 7 meses como "profissional". Fiz praticamente uns 35 ensaios, 2 aniversarios e 1 casamento, se você for ver meu trabalho na minha página é notório a minha evolução em relação à fotografia, você sentiu isso ou acha que continua a mesma coisa quando começou?

Eu trabalho a 3 anos com fotografia, mas meu primeiro ano foi bem devagar pois, como disse, estava terminando o doutorado e não podia me dedicar exclusivamente à fotografia. Então considero que tenho mesmo 2 anos dedicados à fotografia.

Quanto à evolução, eu noto praticamente a cada trabalho que faço. Cada casamento eu percebo que evoluí em algum aspecto. A minha evolução foi mais notória nos primeiros trabalhos, claro, pois tinha mais para aprender, mas mesmo no último trabalho senti uma evolução em relação ao anterior. Isso também é notório nos feedbacks que recebo dos clientes, dos meus últimos trabahos foram elogios bem mais sinceros do que dos primeiros.

Um conceito batido, mas que é a mais pura verdade, é que a fotografia é um aprendizado constante. A gente sempre tem algo a aprender, a evoluir. Quando achar que estagnou, está na hora de rever os conceitos e procurar novas coisas pra aprender.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #54 Online: 19 de Março de 2013, 14:27:33
Eu trabalho a 3 anos com fotografia, mas meu primeiro ano foi bem devagar pois, como disse, estava terminando o doutorado e não podia me dedicar exclusivamente à fotografia. Então considero que tenho mesmo 2 anos dedicados à fotografia.

Quanto à evolução, eu noto praticamente a cada trabalho que faço. Cada casamento eu percebo que evoluí em algum aspecto. A minha evolução foi mais notória nos primeiros trabalhos, claro, pois tinha mais para aprender, mas mesmo no último trabalho senti uma evolução em relação ao anterior. Isso também é notório nos feedbacks que recebo dos clientes, dos meus últimos trabahos foram elogios bem mais sinceros do que dos primeiros.

Um conceito batido, mas que é a mais pura verdade, é que a fotografia é um aprendizado constante. A gente sempre tem algo a aprender, a evoluir. Quando achar que estagnou, está na hora de rever os conceitos e procurar novas coisas pra aprender.

Entendi, uma coisa que venho fazendo agora no meu fb é uma brincadeira pra mim mesmo, chamado a foto do dia, que consiste em ter que publicar todo dia uma foto diferente, acho que assim vou me forçando a praticar cada vez mais o olhar, técnicas e outras coisas...
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #55 Online: 19 de Março de 2013, 18:19:24
Acho interessantíssima a discussão pq vivi (e ainda vivo) um dilema muito parecido. Sempre tive uma visão muito poética da vida e também da fotografia, e acredito que isso seja positivo até certo ponto: é o seu sonho, suas esperanças e seu ideal para trilhar sua vida.
 
Quando vejo comentários mais realistas como a da Aria e do Luciano.Queiroz, acho extremamente importantes, pois nos coloca mais os pés no chão, tira um pouco do impulso desenfreado e faz vc ter um ângulo diferente de visão. "Nem tudo são flores"!

Sou fotógrafo freelancer, hoje NÃO vivo exclusivamente de fotografia (embora já tenha vivido) e tenho uma grande meta que é poder viver de dessa arte. Mas me contenho e tento dar um passo de cada vez, aprendendo, sentindo, ouvindo e tentando colocar em prática. No meu caso, a minha decisão pesa muito mais pois tenho 1 filho e infinitas contas pra pagar. Então meu projeto é ir migrando, tenho conseguido, mas falta um bocado. hehehehe

Seja esperto e aproveite o que tem de melhor nas opiniões que todos te deram. Você é novo, tem um belo tempo pela frente, pode experimentar, pode errar, então se a família o apoia nos estudos aproveite.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #56 Online: 19 de Março de 2013, 20:07:52
Essa coisa de ter um ensino superior é importante eu não acredito muito sabe?
Por exemplo, quando morei na Itália lá dificilmente via jovens fazendo faculdade, a maioria acabava o colégio e já engajava em algum trabalho ou coisa própria, pode ser que isso seja apenas no círculo de italianos que eu conheci...

Em relação à experiência eu também acho que aprendemos muito mais na faculdade porém vejo como uma coisa que taria jogando dinheiro fora sabe? Fazer faculdade no intuito de ganhar experiência eu prefiro gastar o dinheiro viajando e criando experiências de vida muito mais interessantes, não?  :ponder:
É isso aí, moleque doido. Chuta a porta de casa e vai dar um rolé por aí!  :D
Olha só. A sua mãe quer que voce se forme porque é um orgulho pra ela ver um filho formado. Mas como diz a Marilena Chauí, canudo é coisa de classe média burguesa. Ele só serve pra encher a tua mãe de orgulho. No máximo pra te arrumar algum empreguinho medíocre (mediano). Na verdade, o que vai ser bastante útil pra você é o conhecimento. Não importa a maneira como voce o adquire. Pode ser na sala de aula, lendo , viajando, pensando, dialogando, escrevendo, na balada ou na mesa de um bar. Cada um segue o seu método. Já passei bastante tempo da minha vida na academia e mesmo assim a minha relação com ela ainda não está acabada. Acho que é um excelente espaço de discussão e de troca. Acho até que eu entrei na faculdade muito cedo. Se fosse hoje eu ficaria uns 3 ou 4 anos respirando, adquirindo maturidade. Sei lá, acho que faria um serviço voluntário, ou sairia por aí fazendo arte de rua nos sinais, ou entraria para algum circo ou uma comunidade hippie ou pra algum grupo de estudos teológicos. O que fazer não importa tanto, portanto que seja uma experiencia que seja enriquecedora.
De qualquer maneira, faça o que o seu coração mandar e, sobretudo, não dê ouvidos a ninguém.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #57 Online: 19 de Março de 2013, 21:23:08
Eu tenho 21 anos, moro sozinho, trabalho com fotografia e vivo disso. Estudo publicidade e propaganda, sou fotógrafo da faculdade (dentro do núcleo), sou monitor de aulas de graduação e dos cursos avançados, e gerencio toda a infra-estrutura relacionada a fotografia, tanto dos nossos cursos quanto aulas de graduação.

Faço freelance e tenho alguma coisa de autoral...


Sobre Arquitetura e urbanismo, finaliza a faculdade... a visão de arquiteto aliada a fotografia é uma receita que garante sucesso. O olhar do arquiteto é muito amplo, e o domínio de luz, composição etc é uma coisa que tu adquire e nem percebe.

« Última modificação: 19 de Março de 2013, 21:29:45 por Carlos Ferrari »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #58 Online: 20 de Março de 2013, 00:14:58
Acho interessantíssima a discussão pq vivi (e ainda vivo) um dilema muito parecido. Sempre tive uma visão muito poética da vida e também da fotografia, e acredito que isso seja positivo até certo ponto: é o seu sonho, suas esperanças e seu ideal para trilhar sua vida.
 
Quando vejo comentários mais realistas como a da Aria e do Luciano.Queiroz, acho extremamente importantes, pois nos coloca mais os pés no chão, tira um pouco do impulso desenfreado e faz vc ter um ângulo diferente de visão. "Nem tudo são flores"!

Sou fotógrafo freelancer, hoje NÃO vivo exclusivamente de fotografia (embora já tenha vivido) e tenho uma grande meta que é poder viver de dessa arte. Mas me contenho e tento dar um passo de cada vez, aprendendo, sentindo, ouvindo e tentando colocar em prática. No meu caso, a minha decisão pesa muito mais pois tenho 1 filho e infinitas contas pra pagar. Então meu projeto é ir migrando, tenho conseguido, mas falta um bocado. hehehehe

Seja esperto e aproveite o que tem de melhor nas opiniões que todos te deram. Você é novo, tem um belo tempo pela frente, pode experimentar, pode errar, então se a família o apoia nos estudos aproveite.

Que a vida de fotografia não é só um mar de flores isso eu já imagino, ou melhor, já vivo um pouco disso.
 
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #59 Online: 20 de Março de 2013, 00:17:31
É isso aí, moleque doido. Chuta a porta de casa e vai dar um rolé por aí!  :D
Olha só. A sua mãe quer que voce se forme porque é um orgulho pra ela ver um filho formado. Mas como diz a Marilena Chauí, canudo é coisa de classe média burguesa. Ele só serve pra encher a tua mãe de orgulho. No máximo pra te arrumar algum empreguinho medíocre (mediano). Na verdade, o que vai ser bastante útil pra você é o conhecimento. Não importa a maneira como voce o adquire. Pode ser na sala de aula, lendo , viajando, pensando, dialogando, escrevendo, na balada ou na mesa de um bar. Cada um segue o seu método. Já passei bastante tempo da minha vida na academia e mesmo assim a minha relação com ela ainda não está acabada. Acho que é um excelente espaço de discussão e de troca. Acho até que eu entrei na faculdade muito cedo. Se fosse hoje eu ficaria uns 3 ou 4 anos respirando, adquirindo maturidade. Sei lá, acho que faria um serviço voluntário, ou sairia por aí fazendo arte de rua nos sinais, ou entraria para algum circo ou uma comunidade hippie ou pra algum grupo de estudos teológicos. O que fazer não importa tanto, portanto que seja uma experiencia que seja enriquecedora.
De qualquer maneira, faça o que o seu coração mandar e, sobretudo, não dê ouvidos a ninguém.  ;)

Já pensei isso mas não agi! Não quis sair da minha zona de conforto, até porque é complicado lá fora! kkk
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8