Autor Tópico: Quem aqui já vive de fotografia com menos de 25 anos?  (Lida 9576 vezes)

RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #60 Online: 20 de Março de 2013, 00:19:35
Eu tenho 21 anos, moro sozinho, trabalho com fotografia e vivo disso. Estudo publicidade e propaganda, sou fotógrafo da faculdade (dentro do núcleo), sou monitor de aulas de graduação e dos cursos avançados, e gerencio toda a infra-estrutura relacionada a fotografia, tanto dos nossos cursos quanto aulas de graduação.

Faço freelance e tenho alguma coisa de autoral...


Sobre Arquitetura e urbanismo, finaliza a faculdade... a visão de arquiteto aliada a fotografia é uma receita que garante sucesso. O olhar do arquiteto é muito amplo, e o domínio de luz, composição etc é uma coisa que tu adquire e nem percebe.

Aê! Pensei que seria difícil achar alguém assim!
kkkk

Me fala sobre a sua faculdade, é federal ou privada? Se privada, quem paga ela? Você?
No caso seu trabalho de fotografia tá exclusivamente voltada pra faculdade? Nada de casamentos, ensaios essas coisas?
Como que foi a mudança de ir morar sozinho?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #61 Online: 20 de Março de 2013, 10:30:59
Aê! Pensei que seria difícil achar alguém assim!
kkkk

Me fala sobre a sua faculdade, é federal ou privada? Se privada, quem paga ela? Você?
No caso seu trabalho de fotografia tá exclusivamente voltada pra faculdade? Nada de casamentos, ensaios essas coisas?
Como que foi a mudança de ir morar sozinho?

Hahaha, nem tudo é mil maravilhas.. é paga, ESPM SUL. Não tenho condições de pagar com a grana que faço... Meus pais que financiam essa parte.

Sobre trabalhos, faço tanto pra faculdade como pra pessoas fora.. a diferença que aqui eu uso equipamento deles, e pra fora uso o meu. Não faço casamentos porque não tenho habilidade ainda.. pra entrar nesse meio eu vou entrar mandando ver... não fazendo um trabalho ruim/mediano como 80% do pessoal que faz casamento. Por enquanto eu fico entre festas, encontros, coberturas, formaturas, aniversários etc...

E morar sozinho é o que todo mundo deveria fazer depois dos 18... é a melhor coisa do mundo.
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 10:36:31 por Carlos Ferrari »


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 20 de Março de 2013, 11:54:32
Rocha, como já disse anteriormente e agora repito, não porque quero ser chato, mas porque o tema merece.

Um dos segredos da vida é você descobrir qual é a tua. Isto é difícil pra caramba, e a maioria absoluta vive e morre sem sabê-lo. Ou porque não teve ajuda em casa, não apenas financeira mas também e principalmente de participação efetiva nas discussões do rumo da vida dos filhos, seja por outra razão qualquer.

Por ter pessoalmente vivido este dilema, ou seja, patinei pra dédeu por não ter com quem dividir as decisões que eu pensava tomar, errei pra burro. Errei muito e paguei por isto.

Logo, talvez minha maior preocupação com meus filhos foi exatamente tentar abrir o leque de opções, para que eles tivessem como optar, quando chegasse a hora.

Se você consegue descobrir qual é a tua, você fará seu trabalho com muito mais facilidade, mais alegria e naturalmente sairá mais bem feito. Sucesso, grana, reconhecimento, etc é apenas consequência. Não se corre atras disto.

Tenho uma filha que se formou em Economia e hoje trabalha na China, numa grande multinacional. Tenho um filho que acabou de passar num concurso da Magistratura.

Meu caro, não pare sua faculdade. Agora já nem importa mais se você quer ou não ser arquiteto. Vá até o fim. Depois dela, seu mundo será outro, mesmo tendo muita gente por aqui dizendo o contrário. Você não vai aprender o que precisa ser aprendido na balada, na mesa do bar ou sei lá onde mais. Você pode até nunca mais querer falar de arquitetura na sua vida, mas ainda assim a sua graduação irá te abrir portas que você não imagina.
O canudo não é pra sua mãe de orgulhar de você. Isto é bobagem. Muito embora, é claro, ela vai se orgulhar muito. Mas isto, me desculpe, é o que menos importa. O que importa é você, sua vida e seu futuro.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 20 de Março de 2013, 11:56:07
Rocha, como já disse anteriormente e agora repito, não porque quero ser chato, mas porque o tema merece.

Um dos segredos da vida é você descobrir qual é a tua. Isto é difícil pra caramba, e a maioria absoluta vive e morre sem sabê-lo. Ou porque não teve ajuda em casa, não apenas financeira mas também e principalmente de participação efetiva nas discussões do rumo da vida dos filhos, seja por outra razão qualquer.

Por ter pessoalmente vivido este dilema, ou seja, patinei pra dédeu por não ter com quem dividir as decisões que eu pensava tomar, errei pra burro. Errei muito e paguei por isto.

Logo, talvez minha maior preocupação com meus filhos foi exatamente tentar abrir o leque de opções, para que eles tivessem como optar, quando chegasse a hora.

Se você consegue descobrir qual é a tua, você fará seu trabalho com muito mais facilidade, mais alegria e naturalmente sairá mais bem feito. Sucesso, grana, reconhecimento, etc é apenas consequência. Não se corre atras disto.

Tenho uma filha que se formou em Economia e hoje trabalha na China, numa grande multinacional. Tenho um filho que acabou de passar num concurso da Magistratura. Juiz de Direito no interior de São Paulo, pra começar.

Meu caro, não pare sua faculdade. Agora já nem importa mais se você quer ou não ser arquiteto. Vá até o fim. Depois dela, seu mundo será outro, mesmo tendo muita gente por aqui dizendo o contrário. Você não vai aprender o que precisa ser aprendido na balada, na mesa do bar ou sei lá onde mais. Você pode até nunca mais querer falar de arquitetura na sua vida, mas ainda assim a sua graduação irá te abrir portas que você não imagina.
O canudo não é pra sua mãe de orgulhar de você. Isto é bobagem. Muito embora, é claro, ela vai se orgulhar muito. Mas isto, me desculpe, é o que menos importa. O que importa é você, sua vida e seu futuro.
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 11:56:51 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #64 Online: 20 de Março de 2013, 13:12:48
Sou arquiteto e queria dar minha opinião:

Acho que mesmo que não haja tanto encantamento com a faculdade ou mesmo a profissão, falta pouco para o nosso colega terminar o curso e recomendo viviamente que faça isto. Até porque a vida muda muito.

E dentre os vários motivos está justamente a grande afinidade existente entre Arquitetura e Fotografia.

Formando-se, estagiando e até trabalhando em projetos e obras, aos poucos pode conseguir muitos trabalhos justamente fotografando arquitetura, obras, time-lapses, portifólios etc.

Sendo arquiteto formado, com conhecimento do ofício e de seus produtos, pode abrir muitas portas neste segmento de fotografia, pois o "olhar culto" é um grande diferencial para vender seu peixe.







jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #65 Online: 20 de Março de 2013, 14:07:29
A insatisfação esta dentro da maioria das pessoas, o que gera frustração, combustível para as dezenas de doenças psicossomáticas que existem hoje em dia e afetam a todos.

Somos "doutrinado" desde pequeno, por nossos pais e a sociedade a "estudar para conseguir um bom emprego e assim ter uma boa vida."

São pouco os que seguem esse "entubamento cerebral" e que conseguem fazer o que gostam, a grande maioria está insatisfeita, pois foi obrigado a seguir por um caminho que não o satisfaz, digamos "espiritualmente"... exaltando isto através das mais diversas fugas da realidade.

A grande questão está relacionada ao Medo.

Medo de mudar o seu estilo de vida, de arriscar, medo de não conseguir pagar as contas no final do mês ... medo... que aumenta exponencialmente a medida que a pessoa vai ficando mais velha, inflexível para mudanças, com família e gastos crescentes.

Deveríamos desde cedo a trabalhar no que gostamos e para isto toda uma cultura tem que ser alterada, começando nas escolas... onde pegam um grande linguição e tentam colocar guela a baixo da criança... quando ao contrário disto, deveriam estimular a criatividade a ajudar a identificar o potencial das pessoas, direcionando os estudos para isto.

Hoje as escolas e universidade fabricam operários e não pensadores.

Analise o que os outros falam mas siga sempre a "voz" que vem a sua mente, ela sempre leva aos melhores caminhos.
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 14:09:24 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 20 de Março de 2013, 20:14:03
       se não estudar agora, vai ter que estudar mais tarde... :ok: :ok: tua mãe e pai não estão querendo que você estude apenas pelo "orgulho" de ter um filho formado...  :no: :no: :no:   o que eles querem é que você tenha condições e preparo para o futuro sem eles, e não vem maneira de você alcançar isto sem educação. Alias, eu também.. :ok:   faculdade, não importa qual, muda e melhora o cérebro da gente, garanto isto...ajuda a formar uma visão sistemica,  vai conseguir olhar e analisar o conjunto completo, e não apenas a parte óbvia de uma situação qualquer...  :ponder:      mandei uma foto muito legal que vi na internet para meus dois filhos, um rapaz e uma menina... situação que deixava claro a diferença de ter estudado  ou não... >:D >:D servia para ambos...vou ver se a localizo e lhe repasso... 8-) :D
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 20:15:24 por kado »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 21 de Março de 2013, 02:43:13
bom... pq é difícil decidir??

Professor Clovis que tive a honra de conhecer, já foi relator da constituinte, concursado... e largou tudo para fazer o que gosta.. mas ele te explica pq é complicado.
Aproveitem esse vídeo (eh demorado), pq as empresas pagam muito por uma palestra dele.

P1
http://www.youtube.com/watch?v=XBlLR-V6YKQ

P2
http://www.youtube.com/watch?v=hZoD356vrhg
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 21 de Março de 2013, 09:09:16
Como bem disse o Kado, se não estudar agora, vai ter que estudar mais tarde.

E eu repito: se largar a facu agora, VAI SE ARREPENDER mais à frente!

Aproveita tua idade, porque com 21 você tem energia e disposição para fazer várias coisas ao mesmo tempo. Não desperdice seu tempo. Termine sua faculdade de arquitetura e depois você corre atras de outras coisas que no momento você julgar adequadas.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #69 Online: 23 de Março de 2013, 20:40:07
Eu sempre tive uma veiazinha pras coisas que, segundo minha mãe, não dão dinheiro (se você imaginou sua mãe falando isso, você sabe do que estou falando). Faço uma faculdade que eu gosto, é legal e tal, poréééééém........ Não era bem isso, né. Gosto muito de corte e costura, música, fotografia, design.. Enfim.

O que eu te indico, é fazer sua faculdade e usar seu tempo livre como válvula de escape. Estude iluminação, saia e vá fotografar. Quando você se formar, invista na fotografia. Como falaram, sua faculdade pode servir de Plano B. E se sua fotografia não der resultado? E se for muito investimento pra pouco retorno? Você é novo, pode não pensar nisso. MAS PRECISA PENSAR.
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #70 Online: 23 de Março de 2013, 20:52:22
Eu sempre tive uma veiazinha pras coisas que, segundo minha mãe, não dão dinheiro


Eu também, biologia, música e fotografia! Ahahah...     :(


suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #71 Online: 23 de Março de 2013, 21:26:37

Eu também, biologia, música e fotografia! Ahahah...     :(

Biologia já pensei em cursar, mas aí entra a Mamãe Carol e fala, fala, fala, fala por hooooras.. HOAIUSOAIUHSOAIUSHOIAUSH
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #72 Online: 23 de Março de 2013, 21:44:24
Biologia já pensei em cursar, mas aí entra a Mamãe Carol e fala, fala, fala, fala por hooooras.. HOAIUSOAIUHSOAIUSHOIAUSH


 :hysterical:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #73 Online: 23 de Março de 2013, 21:48:52
É...hoje em dia até pra decidir a própria vida tem de discutir, argumentar, brigar, etc.

Em que ponto chegamos.

As escolhas só são boas se tiverem utilidade palpável nessa dinâmica capitalista. Triste isso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #74 Online: 23 de Março de 2013, 21:56:00
E o pior, se voce for do contra e decidir seguir em frente, quando chegar mais adiante, pela lógica capitalista, terá apenas dois caminhos lá na frente. Em uma delas voce caiu nos braços do capital e prosperou. No outro caminho, voce se fracassou e se fodeu. Se prosperar, aqueles que eram do contra pois "só queriam o seu bem" vão brindar contigo e poderão até dizer por aí que sempre te apoiou nas suas escolhas. Se "fracassar" terá sempre que ler nos olhos alheios a lembrança do seu fracasso.

De qualquer forma o sistema acaba sempre nos engolindo de uma maneira ou de outra. Se não é por causa da gente é por aqueles que nos rodeiam. 
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya