Autor Tópico: Quem aqui já vive de fotografia com menos de 25 anos?  (Lida 9491 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #75 Online: 23 de Março de 2013, 22:59:00
E o pior, se voce for do contra e decidir seguir em frente, quando chegar mais adiante, pela lógica capitalista, terá apenas dois caminhos lá na frente. Em uma delas voce caiu nos braços do capital e prosperou. No outro caminho, voce se fracassou e se fodeu. Se prosperar, aqueles que eram do contra pois "só queriam o seu bem" vão brindar contigo e poderão até dizer por aí que sempre te apoiou nas suas escolhas. Se "fracassar" terá sempre que ler nos olhos alheios a lembrança do seu fracasso.

De qualquer forma o sistema acaba sempre nos engolindo de uma maneira ou de outra. Se não é por causa da gente é por aqueles que nos rodeiam.

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 24 de Março de 2013, 18:04:57
Taí uma visão interessante!
Vivemos num capitalismo que nos engole.
De repente, mudar para Cuba, Bolívia ou mesmo Venezuela pode ser uma alternativa a ser pensada.
Lá você poderá viver sabendo que o capitalismo não vai te engolir.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 24 de Março de 2013, 18:42:36
 :ponder: :ponder:  excelente consideração   :clap: :clap:   mas trocaria a Venezuela pela Coreia do norte...afinal, arrozais são bem mais românticos que plataformas de petróleo e refinarias... :ok: pelo menos para quem fotografa... :ponder:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #78 Online: 24 de Março de 2013, 19:00:24
Taí uma visão interessante!
Vivemos num capitalismo que nos engole.
De repente, mudar para Cuba, Bolívia ou mesmo Venezuela pode ser uma alternativa a ser pensada.
Lá você poderá viver sabendo que o capitalismo não vai te engolir.
Acho que não.  :no:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #79 Online: 25 de Março de 2013, 01:05:50
Infelizmente hoje em dia vivemos uma "inflação academica", antigamente era preciso ter ensino médio pra ter uma vaga no mercado de trabalho, depois faculdade, depois lingua estrangeira, depois pós, MBA, doutorado, mestrado e assim por diante... Mas se você parar pra pensar muitas dessas "etapas" nem existiam antigamente e foram inventadas agora...

Alguns vão querer me bater, mas faculdade, pós, doutourado e todo esse blá, blá, blá só vai servir pra vc ter uma vaga no mercado de trabalho e ser mais uma peça da economia, em outras palavras um pau mandado do sistema. :)

Se você for bom no que se presta a fazer vai ter vaga no mercado idependente de qualquer graduação ou falta dela.

EU faço facul de PP e comecei a trabalhar em agência antes da facul, trabalhei com clientes gigantes do varejo nacional e posso te garantir que 80% do que ouvi na sala de aula não é a realidade, faço a faculdade porque gosto, apesar de ter saido da área a trabalhar só com foto/vídeo, mas to tendo algumas complicação que podem me fazer trancar a facul e se eu trancar sinceramente não vai mudar nada na minha vida profissional.

Abs!


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #80 Online: 27 de Dezembro de 2013, 12:33:47
Revivendo o tópico!
Kkkk

Estava pensando sobre isso ontem e lembrei desse meu topico...
Quem ainda nao participou?

Ah, ainda faltam 3 anos pra minha meta kkk
E posso dizer que estou bem mais requisitado que quando eu criei esse post.
A tendencia e aumentar ne? Kkk espero que sim!

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #81 Online: 27 de Dezembro de 2013, 12:40:24
Infelizmente hoje em dia vivemos uma "inflação academica", antigamente era preciso ter ensino médio pra ter uma vaga no mercado de trabalho, depois faculdade, depois lingua estrangeira, depois pós, MBA, doutorado, mestrado e assim por diante... Mas se você parar pra pensar muitas dessas "etapas" nem existiam antigamente e foram inventadas agora...

Alguns vão querer me bater, mas faculdade, pós, doutourado e todo esse blá, blá, blá só vai servir pra vc ter uma vaga no mercado de trabalho e ser mais uma peça da economia, em outras palavras um pau mandado do sistema. :)

Se você for bom no que se presta a fazer vai ter vaga no mercado idependente de qualquer graduação ou falta dela.

EU faço facul de PP e comecei a trabalhar em agência antes da facul, trabalhei com clientes gigantes do varejo nacional e posso te garantir que 80% do que ouvi na sala de aula não é a realidade, faço a faculdade porque gosto, apesar de ter saido da área a trabalhar só com foto/vídeo, mas to tendo algumas complicação que podem me fazer trancar a facul e se eu trancar sinceramente não vai mudar nada na minha vida profissional.

Abs!

To pra mudar de curso pra PP.
Eu acho que tem muito mais a ver comigo assim como meus amigos me dizem isso:
- vou mudar de curso, fazer PP. Eu digo
Eles: - certissimo, muito mais vc.

Como que e essa area atualmente?

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #82 Online: 27 de Dezembro de 2013, 14:11:19
Vá em frente, mude, aproveite a oportunidade de arriscar, conforme os colegas já comentaram.

O Brasil é conhecido mundialmente pela excelência de seus publicitários. O mercado está muito bom para quem é talentoso, mais ou menos para quem é mediano, e ruim para quem não se identifica com a área. E isso vale para qualquer mercado, de pedreiro a físico quântico.

Já falaram bastante as vantagens de fazer a faculdade, se me permitem vou deixar mais dois pontos que considero importante:

1. Aulas. Pense que um dia você pode até ser o professor de fotografia dessa (ou de outra) faculdade. Para isso, além de talento (que você provavelmente já tem), vai precisar de curso superior. Conheci um excelente fotógrafo que complementava a renda dando aulas em uma faculdade à noite. Para quem está em uma profissão sem um salário fixo, é uma ótima forma de garantir algum todo mês.

2. Concursos. Pode ser como plano B, já conheci engenheiro que virou agente da polícia federal, só para ganhar 16 mil por mês, ou como parte do plano A mesmo, vai que abre uma vaga para fotógrafo na prefeitura da sua cidade...

Agora o conselho mais importante, sabendo que conselho, se fosse bom não se dava, vendia, e que tem gente que PAGA por este tipo de informação:
Comece desce já a planejar sua aposentadoria. Pague o valor mínimo do INSS como autônomo. Invista todo mês uma porcentagem do que você ganhar em uma poupança intocável para o seu futuro. Pode ser 20%, 5% ou até 50 reais por mês.
Aposentadoria não é para quando você não puder mais trabalhar, mas sim para quando não quiser mais ter que trabalhar.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #83 Online: 27 de Dezembro de 2013, 17:08:51
Vá em frente, mude, aproveite a oportunidade de arriscar, conforme os colegas já comentaram.

O Brasil é conhecido mundialmente pela excelência de seus publicitários. O mercado está muito bom para quem é talentoso, mais ou menos para quem é mediano, e ruim para quem não se identifica com a área. E isso vale para qualquer mercado, de pedreiro a físico quântico.

Já falaram bastante as vantagens de fazer a faculdade, se me permitem vou deixar mais dois pontos que considero importante:

1. Aulas. Pense que um dia você pode até ser o professor de fotografia dessa (ou de outra) faculdade. Para isso, além de talento (que você provavelmente já tem), vai precisar de curso superior. Conheci um excelente fotógrafo que complementava a renda dando aulas em uma faculdade à noite. Para quem está em uma profissão sem um salário fixo, é uma ótima forma de garantir algum todo mês.

2. Concursos. Pode ser como plano B, já conheci engenheiro que virou agente da polícia federal, só para ganhar 16 mil por mês, ou como parte do plano A mesmo, vai que abre uma vaga para fotógrafo na prefeitura da sua cidade...

Agora o conselho mais importante, sabendo que conselho, se fosse bom não se dava, vendia, e que tem gente que PAGA por este tipo de informação:
Comece desce já a planejar sua aposentadoria. Pague o valor mínimo do INSS como autônomo. Invista todo mês uma porcentagem do que você ganhar em uma poupança intocável para o seu futuro. Pode ser 20%, 5% ou até 50 reais por mês.
Aposentadoria não é para quando você não puder mais trabalhar, mas sim para quando não quiser mais ter que trabalhar.

Acho que você sendo bom no que faz não importa o trabalho, não é mesmo?
Sei de muitos pedreiros que negam trabalhos porque não pagam o valor deles, por que é de qualidade.

Acho que essa ideia de dar aula é uma boa em? Mas não sei se tenho tanta vocação para professor! kkkk
Não vou mentir que já dei aulas a umas 3 pessoas sobre o básico de como controlar a câmera no manual...

O bacana do curso de PP é que se não der certo como publicitário com certeza vou conhecer alguém que tenha dado certo na área e precise sempre de um fotógrafo para as suas campanhas! arrráaa!  :clap: :clap:

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #84 Online: 27 de Dezembro de 2013, 19:31:48
Me identifiquei muito com sua dúvida.
Sou novo no forum e por isso não participei da conversa original. Mas já que você resolveu resgatar a discussão, aqui vai a minha história:  :D
Eu sempre quis trabalhar com artes. Além de engenheiro, sou músico. Meus pais sempre me encheram o saco pra eu fazer uma faculdade. Eles diziam: "não precisa largar a música, faça a faculdade e continue tocando nos fins de semana". Foi o que eu fiz. A partir daí a música virou um "hobby levado à sério". Ganho dinheiro com ambas as atividades.
Terminei engenharia elétrica, comecei a trabalhar, e hoje, alguns anos depois (tenho 32) as impressões que eu tirei são as seguintes:
- Eu poderia ter me dedicado somente à engenharia, e nesse caso seria um engenheiro muito melhor do que sou.
- Eu poderia ter me dedicado somente às artes, e nesse caso seria um artista muito melhor do que sou.
- Mas no entanto resolvi fazer as duas coisas em paralelo e apesar de ser um bom profissional, não sou tudo que poderia ser, em nenhuma das duas áreas.
- Tenho um trabalho que eu até gosto, mas que não me dá muito prazer, e sempre que acordo cedo pra trabalhar fico pensando que eu gostaria mesmo é de estar fazendo o que eu realmente amo. Isso é muito ruim.
Se eu pudesse voltar no tempo, não teria dado ouvidos à ninguém e teria dedicado os meus anos de estudo e trabalho àquilo que eu queria ter feito desde o início. Só não me arrependo de ter feito a faculdade porque foi lá que conheci minha esposa  :wub:
Então, se você me permite te dar um conselho, faça o que seu coração manda, de corpo e alma! Dedique sua vida à isso, 100% da sua energia, e não recue sob nenhum pretexto!! Não dê ouvidos à frases do tipo "você precisa ter um plano B". Será que Pelé, Einstein, e outros grandes nomes tinham plano B? Ou dedicaram toda sua energia ao seu objetivo?
Sinta-se uma pessoa sortuda por saber qual é a sua onda. A maioria das pessoas não sabe e passa a vida seguindo a maré, cumprindo tabela, esperando o salário cair no fim do mês.
Se você quer largar arquitetura e ser fotógrafo, faça isso e seja fotógrafo de corpo e alma com 100% da sua energia. Dane-se o que os outros pensam.
Minha meta para 2014 é chutar o balde e trabalhar só com o que eu realmente quero.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 19:39:35 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #85 Online: 28 de Dezembro de 2013, 14:47:31
Eu trabalhava na producao e escritorio de uma industria. O dinheiro era bom e no meu tempo livre eu pintava em tela, estudava frances e saia para as baladas. Por outro lado o stress no trabalho era tao alto que eu tinha dores insuportaveis de estomado e coluna.

Eu sempre quis viajar, experienciar culturas, aprender linguas, ver o mundo, nao ficar preso a uma rotina pelo resto da minha vida, etc E eu sempre quis criar (arte) e me expressar.

Larguei meu emprego estressante e me dediquei mais ao meu curso de nivel superior de lingua francesa. Era super fluente, bom na gramatica e conhecedor da cultura francesa, por isso achei que poderia sobreviver como professor. Tentei em duas escolas de linguas mas eu nao gostei. Nao gostei de ter que ficar trabalhando em casa preparando aulas e corrigindo licoes, eu achava o ambiente em sala de aula tedioso, sem graca, etc... Nao durei 2 semanas nas duas escolas que tentei e cheguei a conclusao que eu nao servia para ser professor.

Pensei em estudar artes. Mas curso superior de artes no Brasil eh caro e eu estava desempregado. Escolhi estudar jornalismo pq pensei que seria a melhor opcao, podendo ser jornalista nas areas de meu maior interesse, nao ter que ficar preso a rotinas (supunha eu), etc. E apos terminar o primeiro ano do meu curso de jornalismo fui para Israel achando que a esperiencia agregaria a minha area.

Em Israel eu tive muitas das melhores experiencias da minha vida. Nao me lembro de ter estado tao feliz, por tanto tempo, tao tranquilo, relaxado, de bem com a vida. Nunca mais voltei para o Brasil desde entao. Fui estudar Ingles na Irlanda, e eu sempre quis voltar a pintar (criar, fazer arte), mas no lugar de comprar materias de pintura e procurar um curso, comprei uma camera fotografia e comecei a ir atras de modelos para meus projetos.

E fotografar foi o que passou a dar mais sentido a minha vida depois da pintura. Fui atras de fotografos para ganhar experiencia e conhecimento com eles, pratiquei o maximo que pude chegando a epocas que eu fotografava quase todos os dias nas ruas e estudio.

Foi ai que pensei que eu poderia me dedicar mais tempo a fotografia se ganhasse dinheiro com ela. Comecei a procurar trabalhos, fui assistente de alguns fotografos, cobri alguns poucos eventos e retratos.

Igual aconteceu quando eu pensei que poderia ser professor de Frances, eu acabei nao curtindo tanto a rotina dos trabalhos, os prazos, exigencias, etc... Eu me sentia mais uma ferramenta apertando botao do que um criador. Alem de tomar meu tempo para os meus projetos que tanto gostava. Eu ate comecei a estudar business acreditando que poderia mudar meu ponto de vista e fazer com que eu curtisse servir aos outros. Mas nao adiantou, acabei tambem nao gostando do curso apesar de ter aprendido bastante sobre negocios, marketing, branding, etc, etc.

Foi entao que eu pensei que o meu negocio era vender minhas fotos e nao servicos. Eu dividi o apartamento com um cara formado em marketing muito bom na area, que me ensinou bastante coisa sobre venda, imagem pessoal, etc. Me ajudou a compreender esse mundo das aparencia e persuasao. Mas eu nunca consegui ter o perfil do "comerciante". Entao ele falou para mim "vc nao serve para vender ou lhe dar com o publico, vc tem que achar alguem que venda para vc e fazer somente aquilo que vc sabe fazer que eh fotografar". Algo que tambem tentei mas eh extremamente dificil conseguir um representante.

Entao percebi que o negocio eh fotografar para mim mesmo, aceitando apenas trabalhos que me agradassem, e nao por dinheiro (sem a pretencao de fazer qualquer trabalho por dinheiro), e ter um outro emprego qualquer para pagar as contas.

Entao eu percebi que nao gosto de trabalhar e nao sinvo para essa sociedade. Ha um ano atras me mudei para onde estou agora procurando um abiente mais belezas naturais e mais inspiracoes artisticas. Mas como as aparencias enganam, por mais que hajam bastante galerias e eletismo por aqui, o gosto do publico eh horrivel, cliche, tedioso.

A conclusao da historia eh: Faca o que vc queira e ache melhor para vc, pq se tiver medo de tentar vc pode acabar tendo uma vida desgostosa mesmo que instavel. Eu, apesar de nunca ter conseguido pagar as contas como Professor, Jornalista ou fotografo, todas as experiencias nas diferentes areas que tentei, viagens, amigos e conhecidos que encontrei e tudo que realizei mesmo que nao tenha ganho muito retorno financeiro, valeu muito a pena. Imagina se eu nunca saisse do escritorio e patio da industria onde eu trabalhava? Provavelmente eu ficaria ali o resto da minha vida, no tedio, na rotina dos finais de semana, tendo um problema cronico no meu estomago ou coluna, etc... Acho que dinheiro nenhum compensaria isso.

http://www.youtube.com/watch?v=ULEEXuwc5uo

Outra coisa que tambem aprendi eh que ser bom nao eh suficiente. Vc precisa ter diferencial. E o mais importante, precisa saber se vender, gostar de se vender e vender seu trabaho. Saber e gostar de persuadir as pessoas para o seu servico e produto na verdade eh o que ha de mais importante. Fazendo e tendo aptidao para vender seu trabalho, nao eh nem preciso ser um bom fotografo, basta saber vender o que vc tem para um publico certo. Tanto eh que tem pessoas que compra uma camera hoje e amanha ja esta trabalhando como profissional full-time.

Logo de inicio ja me falavam que eu tinha futuro, talento natural como fotografo, visao, criatividade, inspiracao, recebi os melhores comentarios de curadores, modelos profissionais, etc... Mas financeiramente nao serviu para me bancar somente com fotografia.

Talvez eu nao seja bom o suficiente para o publico. Mas Jacques-Henri Lartigue que ja era um mestre da fotografia e marcou seu novo com suas fotos ainda quando era crianca, tambem passou a vida tentando trabalhar como fotografo sem nunca conseguir. O que prova que fotografia eh um negocio nao diferente de qualquer outro.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 15:06:28 por C R O I X »