Autor Tópico: Quem aqui já vive de fotografia com menos de 25 anos?  (Lida 9432 vezes)

RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Online: 18 de Março de 2013, 18:30:19
Atualmente tenho 21 e pretendo até os 25 já estar trabalhando exclusivamente com fotografia!
Venho fazendo alguns ensaios externos e aniversários.

A questão é que a faculdade já não tenho muita vontade em estudar sobre o meu curso (Arquitetura e Urbanismo), e penso que no poderia estar gastando na mensalidade poderia ta investindo em lentes, flashes, acessórios, câmeras, cursos, workshops e etc.

Fico imaginando quando será a hora de cortar o cordão umbilical e ser autônomo...
Alguém nesse dilema?
Já trabalha exclusivamente com fotografia? Quanto tempo você tem nisso? Como foi o rompimento com a faculdade ou outros empregos?

 :snack: :snack:
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2013, 18:55:02
Michael,
Estou em situação um pouco parecida: Tenho o dobro de sua idade e nunca ganhei um real com fotografia, porém estou abandonando uma carreira na area de consultoria de ERP para ter um negocio próprio, uma franquia ou algo assim, ainda em estudo. Mas o quero dizer é que a vontade de viver de fotografia está latente dentro de mim e minha dúvida é seu tento isso ( e talvez gaste tempo e algum dinheiro ) ou se vou direto para o vulgo "negocio proprio" sem tentar atuar na fotografia...Um dilema na minha cabeça...

No seu caso penso que vc deve terminar a faculdade! É algo importante socialmente, mercadologicamente e intelectualemente. Na facu de fazem grandes amigos. Sendo arquitetura entao...pô tem muito haver com fotografia!
 
Boa sorte!
M Rezende


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2013, 18:59:05
Independente de você viver de fotografia agora ou não, ter uma graduação em área correlata só vai enriquecer sua fotografia.

21 anos? Pra que a pressa? Termine sua facul, vá fotografando e fazendo outras coisas.

Trocar a mensalidade por lentes? Não me parece bom negócio.

[]s


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2013, 19:05:26
Olha o meu caso. Eu me formei em biologia, fiz mestrado e doutorado, tudo pela USP. Atualmente era pra estar bem empregado, ganhando bastante dinheiro e fazendo nome e carreira na área. Ao invés disso, decidi largar tudo e virar fotógrafo. Claro que não foi uma decisão fácil, pois foram muitos anos e muitos reais investidos na biologia, mas aos poucos estou me estabelecendo no mercado.

No entanto, não me arrependo de ter feito faculdade. Acho que um curso superior é importante para qualquer pessoa, não apenas pensando no lado profissional. Na faculdade é que se aprende a pensar, desenvolver senso crítico, raciocinar, forma-se o caráter. Ganha-se uma vivência que não se aprende em outros lugares, inclusive aprende-se a lidar melhor com as pessoas, coisa que é fundamental na nossa profissão.

Acho que um curso superior, independente da área que seja, faz bem a qualquer pessoa. Eu recomendo que vá levando a faculdade junto com os trabalhos em fotografia. Afinal, leva-se um tempo para conseguir viver bem só de fotografia, então é bom não depender exclusivamente apenas disso.

Pô, 21 anos, é apenas um jovem, mesmo após se formar ainda será bem novo. Não tenha pressa.

Abraços


charleneo777

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2013, 19:16:13
Acho que não é bem a resposta pra sua pergunta, mas esse vídeo é bastante inspirador:
 http://vimeo.com/52078083#at=0
 8-)


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2013, 19:35:14
Charleneo, eu vejo esse vídeo todo dia...me inspira muito. A primeira vez que o vi, fiquei bastante emocionado.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2013, 00:40:50
Independente de você viver de fotografia agora ou não, ter uma graduação em área correlata só vai enriquecer sua fotografia.

21 anos? Pra que a pressa? Termine sua facul, vá fotografando e fazendo outras coisas.

Trocar a mensalidade por lentes? Não me parece bom negócio.

[]s

Acho que não seria por lentes, seria por tudo, teria muito mais tempo pra me afundar nissso...
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2013, 00:43:54
Olha o meu caso. Eu me formei em biologia, fiz mestrado e doutorado, tudo pela USP. Atualmente era pra estar bem empregado, ganhando bastante dinheiro e fazendo nome e carreira na área. Ao invés disso, decidi largar tudo e virar fotógrafo. Claro que não foi uma decisão fácil, pois foram muitos anos e muitos reais investidos na biologia, mas aos poucos estou me estabelecendo no mercado.

No entanto, não me arrependo de ter feito faculdade. Acho que um curso superior é importante para qualquer pessoa, não apenas pensando no lado profissional. Na faculdade é que se aprende a pensar, desenvolver senso crítico, raciocinar, forma-se o caráter. Ganha-se uma vivência que não se aprende em outros lugares, inclusive aprende-se a lidar melhor com as pessoas, coisa que é fundamental na nossa profissão.

Acho que um curso superior, independente da área que seja, faz bem a qualquer pessoa. Eu recomendo que vá levando a faculdade junto com os trabalhos em fotografia. Afinal, leva-se um tempo para conseguir viver bem só de fotografia, então é bom não depender exclusivamente apenas disso.

Pô, 21 anos, é apenas um jovem, mesmo após se formar ainda será bem novo. Não tenha pressa.

Abraços

Essa coisa de ter um ensino superior é importante eu não acredito muito sabe?
Por exemplo, quando morei na Itália lá dificilmente via jovens fazendo faculdade, a maioria acabava o colégio e já engajava em algum trabalho ou coisa própria, pode ser que isso seja apenas no círculo de italianos que eu conheci...

Em relação à experiência eu também acho que aprendemos muito mais na faculdade porém vejo como uma coisa que taria jogando dinheiro fora sabe? Fazer faculdade no intuito de ganhar experiência eu prefiro gastar o dinheiro viajando e criando experiências de vida muito mais interessantes, não?  :ponder:

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2013, 00:46:19
Acho que não seria por lentes, seria por tudo, teria muito mais tempo pra me afundar nissso...

Apesar de ser da turma dos novinhos como você (ou nem tanto), acho que vale a pena dar um pé em arquitetura e investir sobretudo TEMPO no estudo da fotografia, mas não vale largar arquitetura pra fazer 4 hrs semanais de curso, e sim pra cair de cabeça mesmo e começar a se articular no mercado. Aproveite também que 21 anos ainda é idade de errar e se permitir ao erro, conforme vai ficando mais velho, qualquer decisão que envolva mudança de um rumo mais tradicional pra outro menos é difícil. Tranque a facul, se depois de um ou dois anos você ver que não vale a pena, venda as lentes e os corpos de câmeras e volte pra facul.

abs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2013, 00:53:31
Em relação à experiência eu também acho que aprendemos muito mais na faculdade porém vejo como uma coisa que taria jogando dinheiro fora sabe? Fazer faculdade no intuito de ganhar experiência eu prefiro gastar o dinheiro viajando e criando experiências de vida muito mais interessantes, não?  :ponder:


Não digo apenas pela experiência, digo pra ter um plano B também, é importante. Nunca se sabe se você vai conseguir se virar apenas com fotografia, é um mercado muito incerto e bastante concorrido. E se por acaso não der certo, o que você vai fazer? É assim que eu penso, se eu não der certo na fotografia, ainda tenho um doutorado em biologia que pode me render um emprego bom em vários lugares.  :ok:


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2013, 00:58:12
Acho que não é bem a resposta pra sua pergunta, mas esse vídeo é bastante inspirador:
 http://vimeo.com/52078083#at=0
 8-)

Realmente muito bom esse vídeo, é justamente o que eu penso.
Compartilhei nas reeedes :)
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2013, 00:58:47
Apesar de ser da turma dos novinhos como você (ou nem tanto), acho que vale a pena dar um pé em arquitetura e investir sobretudo TEMPO no estudo da fotografia, mas não vale largar arquitetura pra fazer 4 hrs semanais de curso, e sim pra cair de cabeça mesmo e começar a se articular no mercado. Aproveite também que 21 anos ainda é idade de errar e se permitir ao erro, conforme vai ficando mais velho, qualquer decisão que envolva mudança de um rumo mais tradicional pra outro menos é difícil. Tranque a facul, se depois de um ou dois anos você ver que não vale a pena, venda as lentes e os corpos de câmeras e volte pra facul.

abs

Então, esse é o meu pensamento, mas minha mãae...  :aua:
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2013, 00:59:57

Não digo apenas pela experiência, digo pra ter um plano B também, é importante. Nunca se sabe se você vai conseguir se virar apenas com fotografia, é um mercado muito incerto e bastante concorrido. E se por acaso não der certo, o que você vai fazer? É assim que eu penso, se eu não der certo na fotografia, ainda tenho um doutorado em biologia que pode me render um emprego bom em vários lugares.  :ok:

Acho que minha mãe vê assim sabe? Eu até que penso um pouco assim, mas sempre fui de me jogar entende? E acho que seria a coisa que me empurra...
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2013, 01:20:09
A dez anos atrás eu responderia a mesma coisa que todos... termine a faculdade.

Mas hoje com mais experiência e com as mudanças que ocorrem no mundo.

Acho que se vc tem um sonho, o qto antes vc se engajar nele melhor.... principalmente pq arquitetura não vai te trazer retorno, se vc já não tem muito interesse, melhor seria vc fazer uma faculdade de fotografia.

No meu ponto de vista, o mercado de arquitetura é muito pior que o de fotografia.

O que vc tem que pensar é o seguinte, profissional bom, tem emprego e trabalho garantido em qualquer lugar independente do mercado... gente boa no que faz é muito difícil achar em qualquer ramo.

As pessoas sempre me perguntam como está o mercado de trabalho.... sempre pergunto... vc consegue me indicar um pedreiro bom? uma empregada boa, uma babá boa, etc.... ... eu não consigo... então profissional bom não se acha fácil em qualquer atividade.




Lentes Antigas + Sony E-Mount


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2013, 01:23:58
A dez anos atrás eu responderia a mesma coisa que todos... termine a faculdade.

Mas hoje com mais experiência e com as mudanças que ocorrem no mundo.

Acho que se vc tem um sonho, o qto antes vc se engajar nele melhor.... principalmente pq arquitetura não vai te trazer retorno, se vc já não tem muito interesse, melhor seria vc fazer uma faculdade de fotografia.

No meu ponto de vista, o mercado de arquitetura é muito pior que o de fotografia.

O que vc tem que pensar é o seguinte, profissional bom, tem emprego e trabalho garantido em qualquer lugar independente do mercado... gente boa no que faz é muito difícil achar em qualquer ramo.

As pessoas sempre me perguntam como está o mercado de trabalho.... sempre pergunto... vc consegue me indicar um pedreiro bom? uma empregada boa, uma babá boa, etc.... ... eu não consigo... então profissional bom não se acha fácil em qualquer atividade.

2x

Mas em relação à curso o que eu me instigo mesmo não é a arquitetura em si e sim o urbanismo :)
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8