Autor Tópico: Produzir e divulgar fotos. Implicações éticas, morais e legais.  (Lida 1903 vezes)

ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Minha dúvida é simples e, acredito, comum a iniciantes.

1 - Quais as implicações éticas, morais e legais, relacionadas ao ato de produzir e divulgar, fotografias feitas de pessoas sem autorização, em qualquer mídia?

Como por exemplo, as fotografias feitas nas ruas, parques etc ...

2 - Quais as mesmas implicações, no caso de fóruns e seus participantes, relacionadas ao fato destas mesmas fotos serem postadas e consequentemente analisadas, comentadas e criticadas?

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2013, 12:10:35
1- Processo judicial de indenização por dano moral e, até mesmo, material.

2- Processo judicial de indenização por dano moral e, até mesmo, material.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2013, 16:30:35
E depois perguntam porque somente posto foto de paisagens, sol, aves e bicharada... :assobi: :assobi: :assobi: quero ver um deles me processar.... :snack: :snack: >:D :hysterical:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2013, 16:54:07
E depois perguntam porque somente posto foto de paisagens, sol, aves e bicharada... :assobi: :assobi: :assobi: quero ver um deles me processar.... :snack: :snack: >:D :hysterical:

não duvido de mais nada! Daqui a pouco você tira foto de um Macaco prego e aparece uma "Organização mundial de proteção dos macacos-prego que pulam de galho em galho" e te processam por não recolher os tributos que são devidos... rs...


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2013, 17:10:27
Por aí mesmo.

Imagina, postar uma foto de um pedestre qualquer, os comentários avançarem para coisas tipo, feia, baranga etc... E toma processo  :eek:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2013, 18:24:46
Por aí mesmo.

Imagina, postar uma foto de um pedestre qualquer, os comentários avançarem para coisas tipo, feia, baranga etc... E toma processo  :eek:

Depende...
Se o autor das fotos insuflar, alimentar ou entrar nas gozações, aí sim, pode rolar processo contra ele.
Mas se o autor das fotos publica na WEB e outras pesoas fazem troça, aí o cara não tem responsabilidade alguma, exceto pela publicação em si.
E sendo a publicação correta (e estar correta é um grande complicador, pq pode entrar na seara da subjetividade) ele não pode ser responsabilizado pela captura e publicação (que por sinal são coisas bemmm distintas).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2013, 19:33:49
Lembrei-me de um tópico meio antigo, mas útil nesse caso: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55705.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2013, 22:00:22
Se não me engano o google ganhou uma causa de um sujeito que abriu um processo acho que ele estava saindo de algum lugar... tipo motel... sei lá... mas o google ganhou pelo sujeito estar na rua em um lugar público.

Eu não acho correto postar uma foto de uma pessoa sem seu consentimento, independente da legislação... é uma questão moral...
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2013, 22:09:06
Se não me engano o google ganhou uma causa de um sujeito que abriu um processo acho que ele estava saindo de algum lugar... tipo motel... sei lá... mas o google ganhou pelo sujeito estar na rua em um lugar público.

Eu não acho correto postar uma foto de uma pessoa sem seu consentimento, independente da legislação... é uma questão moral...

Vai depender de onde foi movida a ação.
No Reino Unido, SALVO ENGANO, se pode a polícia pode filmar livremente nas ruas (câmeras de monitoramento), mas sem som.
Eles entendem que a imagem em público não pode ser tutelada pelo direito, mas a voz da pessoa sim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2013, 22:31:19
Eu não acho correto postar uma foto de uma pessoa sem seu consentimento, independente da legislação... é uma questão moral...

Acredito que o "postar" seja tratado como uma Mídia qualquer. Postar num Blog, fórum ou publicar em página de Jornal/Revista é a mesma coisa.

Então como fazer cobertura de eventos, fotos de rua, esportes etc.... Pedir autorização para todos? As fotos são do fotógrafo que as produziu ou do fotografado?

Lembro de um caso antigo, numa partida de futebol saiu a foto de um cara e sua amante, na primeira página de um Jornal. Problema né?
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2013, 08:54:40
Acredito que o "postar" seja tratado como uma Mídia qualquer. Postar num Blog, fórum ou publicar em página de Jornal/Revista é a mesma coisa.

Então como fazer cobertura de eventos, fotos de rua, esportes etc.... Pedir autorização para todos? As fotos são do fotógrafo que as produziu ou do fotografado?

Lembro de um caso antigo, numa partida de futebol saiu a foto de um cara e sua amante, na primeira página de um Jornal. Problema né?

Dá uma lida com calma no material e discussões constantes do link que postei.
Vai ver que não é bem assim.
Muito resumidamente: captura é uma coisa, publicação é outra.
Há inúmeras possibilidades de captura e algumas restrições.
E há inúmeras possibilidades de publicações e várias restrições.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.865
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Março de 2013, 08:59:50
Acredito que o "postar" seja tratado como uma Mídia qualquer. Postar num Blog, fórum ou publicar em página de Jornal/Revista é a mesma coisa.

Então como fazer cobertura de eventos, fotos de rua, esportes etc.... Pedir autorização para todos? As fotos são do fotógrafo que as produziu ou do fotografado?

Lembro de um caso antigo, numa partida de futebol saiu a foto de um cara e sua amante, na primeira página de um Jornal. Problema né?

MAs tbm é trouxa, né... Pega a ricardona e vai pro estadio ver jogo? Tem que se ferrar mesmo...

___________________________________________________

Sem trollar agora: Eu to me prevenindo de possíveis processos, etc, com autorizações por escrito, para publicações na web, e até para portfolio...


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #12 Online: 20 de Março de 2013, 09:45:51
Dá uma lida com calma no material e discussões constantes do link que postei.
Vai ver que não é bem assim.
Muito resumidamente: captura é uma coisa, publicação é outra.
Há inúmeras possibilidades de captura e algumas restrições.
E há inúmeras possibilidades de publicações e várias restrições.

Ontem o dia foi tenso, como a garotada gosta de falar. :)
Verei hoje com calma  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #13 Online: 20 de Março de 2013, 12:06:10
Eu corro o risco, publico fotos de pessoas desconhecidas sem autorização tiradas na rua, mas ressalto que não ganho nenhum dinheiro com isso, mesmo tendo chance de ser processado, indenizações nesse caso serão muito menores.
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr