Autor Tópico: Difusor para flash - afinal de contas?  (Lida 48691 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 20 de Março de 2013, 18:13:29
vou ler sobre essa lei do inverso do quadrado!

Nossa Humberto, elucidou MUITO aqui, tava bem confuso em relação a flash, o evento que cobrirei é num sitio, espaço aberto, nao fui chamado pra fazer fotos de galera, mas provavelmente farei algumas, entao seria legal usar o omnibounce e direcionar a luz diretamente pras pessoas? Sempre tentarei achar umas paredes laterais pra rebater, mas as vezez é complicado..

Esse evento caiu nas minhas maos, vai dois fotografos, um pra registrar a galera e eu pra tentar alguma coisa mais "diferenciada" (o organizador amigo meu disse que confia muito no meu senso de criatividade, haha), fora que terá um pessoal dessas revistinhas que só tira foto da galera, entao nao tenho tanta responsabilidade em registrar quantidade, e sim qualidade... na minha opiniao nao poderia ser melhor para um primeiro job remunerado!  :D
@jacobfotografiacriativa


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #16 Online: 20 de Março de 2013, 18:47:35
 :snack: :snack:

Isso tá uma verdadeira aula !!!
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 20 de Março de 2013, 20:33:33
André, se não tiver onde rebater, o difusor omnibounce não ajuda nada. A não ser que esteja muito perto do assunto. Muito perto mesmo, alguns centímetros, tipo para close-ups de objetos. Nesse caso é melhor usar um rebatedor em cima do flash mesmo e paciência. Nesses casos eu costumo usar um rebatedor caseiro, de uns 20 x 10cm, ajuda a suavizar a luz um tiquinho, tipo esse:







Mas bem pouco mesmo pois, como disse, o que importa é o tamanho relativo da fonte de luz. Assim, se estiver perto do assunto, a luz até que suaviza um pouco, mas se estiver distante (digo, uns 2 a 3m do assunto), daí não ajuda muito...


Não tem muito jeito nesses casos. Se conseguir deixar o flash fora da câmera, pra que a luz dele incida de maneira oblíqua nas pessoas, ajuda um bocado (tipo o flash em uma mão e a câmera na outra). Abuse dos ISOs altos, aberturas grandes e longas exposições, tentando capturar o máximo de luz ambiente possível. Isso ajuda a disfarçar um pouco o flash.


E abuse da sua criatividade! Abraços e boa sorte!


Caroline Ozzy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #18 Online: 20 de Março de 2013, 20:54:28
Como é mais ou menos sobre o mesmo assunto, vou perguntar por aqui...
Eu montei um mini soft box para um flash pop up caseiro, pois preciso disso meio urgente, e até deu muito certo. Mas queria saber alguma forma de fazer ventilar, porque eu acho o flash pop up nao vai aguentar muito tempo se nao ventilar. E ficar tirando e colocando toda hora é meio complicado.
Eu vou fazer fotos de um buffet infantil.

Tem alguma forma?

Também queria saber se tem alguma forma de fixar um cartão ou qualquer coisa no flash pop up também, para tentar rebater a luz na parede ou no teto


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #19 Online: 20 de Março de 2013, 22:17:19
Alguns testes que fiz em casa com o YN565ex:

Flash "cru" (sem nada)

Cru por Rafael Lima6, no Flickr

Rebatedor embutido + Difusor Embutido

Rebatedor + difusor embutido por Rafael Lima6, no Flickr

Difusor OmniBounce

OmniBounce por Rafael Lima6, no Flickr


Mini-Softbox

Mini-Softbox por Rafael Lima6, no Flickr


Minha conclusão: O difusor OmniBouce é ótimo para curtas distâncias, principalmente se apontado para o teto... Se o assunto fotografado tiver um pouco mais longe é melhor usar o flash "cru" com o rebatedor embutido... Já o Mini-Softbox é muito bom para strobist, mas produz uma luz bem dura... E por fim, o flash "cru" sem nada, eu não gosto muito de usar.

Ps.: Esqueci de fazer uma foto com o difusor tabajara. Eu uso um papel fotográfico (aquele de imprimir fotos que é brilhoso) e colo com fita crepe na cabeça do flash... Fica meio trambolhoso mas espalha bem a luz.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 20 de Março de 2013, 22:31:41
Rafa, achei esse seu teste bacana pra ver o facho de luz que sai do flash. Mas suas conclusões não podem ser tiradas a partir disso, teria que ser usando um modelo e o flash não tão colado na parede. Digo isso porque, com o difusor, o que importa não é como a luz sai do flash. O que importa é como a luz vai rebater em todas as paredes da sala e depois chegar ao assunto.

O legal é vc fazer o teste mais longe da parede e colocar o assunto no meio da sala. Aí vc vai ver o efeito que dá todos os modificadores de flash. E também a diferença que dá usar o flash rebatido adequadamente na parede.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #21 Online: 20 de Março de 2013, 23:00:45
Rafa, achei esse seu teste bacana pra ver o facho de luz que sai do flash. Mas suas conclusões não podem ser tiradas a partir disso, teria que ser usando um modelo e o flash não tão colado na parede. Digo isso porque, com o difusor, o que importa não é como a luz sai do flash. O que importa é como a luz vai rebater em todas as paredes da sala e depois chegar ao assunto.

O legal é vc fazer o teste mais longe da parede e colocar o assunto no meio da sala. Aí vc vai ver o efeito que dá todos os modificadores de flash. E também a diferença que dá usar o flash rebatido adequadamente na parede.
Vou tentar fazer assim... Depois posto os resultados aqui.

Como você usa geralmente em eventos ?? Os fotógrafos sociais daqui usam 100% vezes no teto. Acho pouco criativo.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 20 de Março de 2013, 23:10:41
Vou tentar fazer assim... Depois posto os resultados aqui.

Como você usa geralmente em eventos ?? Os fotógrafos sociais daqui usam 100% vezes no teto. Acho pouco criativo.


Eu uso sempre rebatendo nas paredes, e escolhendo onde vou rebater a cada foto.


Cara, acredita que até hoje eu nunca vi alguém que usasse flash assim?! Todos rebatem no teto, com o cartão branco, ou então usam flash direto mesmo. Nunca trabalhei pra ninguém que usasse assim, e também nunca vi ninguém em nenhum casamento que eu tenha ido de convidado usando desse jeito. Todo mundo rebate só pra cima ou usa o difusor de copinho...


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #23 Online: 20 de Março de 2013, 23:22:57

Eu uso sempre rebatendo nas paredes, e escolhendo onde vou rebater a cada foto.


Cara, acredita que até hoje eu nunca vi alguém que usasse flash assim?! Todos rebatem no teto, com o cartão branco, ou então usam flash direto mesmo. Nunca trabalhei pra ninguém que usasse assim, e também nunca vi ninguém em nenhum casamento que eu tenha ido de convidado usando desse jeito. Todo mundo rebate só pra cima ou usa o difusor de copinho...
Dos 5 ou 6 fotógrafos mais conhecidos daqui (tem poucos, cerca de 25 ou 30 profissionais) usam sempre rebatido no teto com o rebatedor embutido...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 20 de Março de 2013, 23:26:56
Dos 5 ou 6 fotógrafos mais conhecidos daqui (tem poucos, cerca de 25 ou 30 profissionais) usam sempre rebatido no teto com o rebatedor embutido...


Não condeno, sabe? Isso agiliza as coisas, pois não tem que pensar onde rebater o flash. Como já foi dito antes, usar flash rebatido lateralmente não é fácil, precisa de bastante prática. Eu treinei muito, mas muito mesmo, antes de começar a usar mais assim nos eventos.


E, no fim das contas, o que importa é que o momento capturado seja bom, independente da luz estar boa ou não. Se conseguir conciliar as duas coisas, melhor, mas se for escolher entre qualidade da luz ou um momento bonito, sem dúvida o segundo item é beeeem mais importante.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #25 Online: 20 de Março de 2013, 23:31:27

Não condeno, sabe? Isso agiliza as coisas, pois não tem que pensar onde rebater o flash. Como já foi dito antes, usar flash rebatido lateralmente não é fácil, precisa de bastante prática. Eu treinei muito, mas muito mesmo, antes de começar a usar mais assim nos eventos.
E, no fim das contas, o que importa é que o momento capturado seja bom, independente da luz estar boa ou não. Se conseguir conciliar as duas coisas, melhor, mas se for escolher entre qualidade da luz ou um momento bonito, sem dúvida o segundo item é beeeem mais importante.

Tentei agora aqui no meu quarto mudar várias vezes repetidas a minha posição e a orientação da câmera, sempre rebatendo o flash na parede, e consequentemente tem que deixar a mão na cabeça do flash pra rotacionar o tempo todo... Quase quebrei ele quando girei pro lado que só vira 90º :doh:

Melhor garantir as fotos rebatendo no teto :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 20 de Março de 2013, 23:40:32
Tentei agora aqui no meu quarto mudar várias vezes repetidas a minha posição e a orientação da câmera, sempre rebatendo o flash na parede, e consequentemente tem que deixar a mão na cabeça do flash pra rotacionar o tempo todo... Quase quebrei ele quando girei pro lado que só vira 90º :doh:

Melhor garantir as fotos rebatendo no teto :D

Um teste bacana de fazer é ficar parado no meio da sala e ir girando a cabeça do flash e tirando fotos em cada posição. E aí ver as diferenças que isso dá na imagem. Sem mudar a sua posição.

Daí se aproxime de uma parede e vê as diferenças que dá rebater em uma parede perto ou em uma parede longe.

Rebata apenas na parede, com a cabeça do flash na horizontal. Depois incline um pouco pra cima, e veja a diferença.


Depois que você ficar craque em rebater o flash, vai entender porque eu reclamo tanto que a cabeça do YN565 só gira 90° pra direita, rsrs...
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 23:56:53 por Humberto Teté »


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Março de 2013, 23:51:47
Marquei para ficar acompanhando, muito bom tópico.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #28 Online: 21 de Março de 2013, 11:14:21
Já o Mini-Softbox é muito bom para strobist, mas produz uma luz bem dura...

Pelo que eu sei esses mini softbox são praticamente inúteis, fazem o flash só perder potência e suavizam quase nada a luz... Pra ter um efeito bom usando softbox teria que ser BEM grande e estar suficientemente próximo do assunto para que a luz não chegue muito dura... É importante a relação do tamanho da fonte de luz com o tamanho do assunto, por isso utilizar paredes para rebater na ausência de uma fonte de luz maior é a solução mais pratica...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 21 de Março de 2013, 11:39:27
Pelo que eu sei esses mini softbox são praticamente inúteis, fazem o flash só perder potência e suavizam quase nada a luz... Pra ter um efeito bom usando softbox teria que ser BEM grande e estar suficientemente próximo do assunto para que a luz não chegue muito dura...


Perfeito! Nos ensaios externos, eu uso um softbox de 60 x 60cm, e ainda assim tem que ficar relativamente próximo do assunto (1 a 2m) pra suavizar bem a luz.


O lance todo é ter na cabeça essa questão do tamanho relativo da fonte de luz. Não adianta nada uma fonte de luz do tamanho do sol se ela ficar a milhões de km do assunto - a luz vai ser dura. Em compensação, usando o flash direto em um objeto de alguns milímetros de tamanho (e posicionando o flash bem perto do assunto), a luz fica suave.


Se começar a pensar em termos de tamanho relativo, toda a questão do uso do flash fica mais trivial.