Autor Tópico: Difusor para flash - afinal de contas?  (Lida 48668 vezes)

123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #45 Online: 07 de Junho de 2013, 17:26:39
MUITO BOM esse tópico!!!  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: E parabéns a todos pelas explicações. Já até marquei aqui pra consultar sempre que precisar!!!  :worship:


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #46 Online: 08 de Junho de 2013, 16:53:22
 :snack:


Rodrigorezende

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 09 de Junho de 2013, 19:21:28
Muito bom tópico. Bom, pelo que eu entendi em ambientes internos o bom é usar a luz rebatida no teto, se possível com aquele pequeno rebatedor que sai do flash. Já em externas um softbox ou sombrinha ajudam. Estou correto? Claro que a direção do flash muda tudo.

Desde já agradeço.
Nikon D600 + Nikon D3100 + Nikkor 50mm 1.8G + Nikkor 16-35mm + Nikon 70-300mm VR + sb700


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #48 Online: 09 de Junho de 2013, 20:07:40
Exemplo em um pequeno vídeo de 4 minutos!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rodrigorezende

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 09 de Junho de 2013, 20:51:11
Ótimo vídeo
Nikon D600 + Nikon D3100 + Nikkor 50mm 1.8G + Nikkor 16-35mm + Nikon 70-300mm VR + sb700


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #50 Online: 10 de Janeiro de 2014, 11:50:39
sei que o tópico é antigo, porém para que criar um novo se este tem um vastoooooooo material nas resposta né ?

a minha dúvida é quanto a algo que não vi ninguém citando, paredes coloridas, influencia diretamente na reflexão das luzes ? retorna uma luz colorida ?
ando testando flash em eventos, fotografo casamento mas opto muito mais por uma granulação alta, momento congelado e um flash apenas de preenchimento, porém testando outro dia em um teto colorido ele rebateu uma luz laranja horrível, o mesmo aconteceria para as paredes?

neste caso eu sempre opto pela luz direta, seria o correto ?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 10 de Janeiro de 2014, 12:07:18
Sim, retorna luz colorida. Se a parede for clara, pouco influencia na cor, mas se for mais escura, daí altera bem. Mas ainda assim, eu prefiro fazer isso e corrigir o balanço de brancos na pós do que mandar o flash direito...


rerison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
    • rerisonfotografia
Resposta #52 Online: 31 de Julho de 2014, 12:09:06
Rapaz o Humberto Teté, deu show de explicação, acabei de comprar meu flash externo estou cheio de dúvidas, pois estou me preparando para meu primeiro casamento em menos de 1 ano como fotografo, a explicação abriu minha mente para uso do flash externo.

Agora uma dúvida quando o teto é forrado com panos, tipo essas casa de eventos vale apena rebater no teto ou não adianta de nada já que os panos atrapalha o retorno da luz?
Caso não tenha onde rebater qual difusor seria mais ideal pela experiências de vocês ?

Se eu usar o flash a 45 graus do assunto preciso de algum modificador de luz ?


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 31 de Julho de 2014, 12:36:05
Aula do Teté!!!  :clap:

Adiciono:


Quando não tem assistente e não tem onde rebater a luz, paciência, eu mando o flash direto mesmo. Daí geralmente tento captar o máximo de luz ambiente para que a luz do flash não fique tão evidente. seja apenas de preenchimento.

:clap:

é muito comum alguém ver você fazer isso e falar "nossa, que tonto, tá usando flash direto..."

ou pior, ver fotografo em externa, sem onde rebater, com o flash na sapata e virado pra cima...   :doh: o mané só tá torrando pilha, desperdiçando 90% da luz e aproveitando o pouco de luz direta que está saindo da lateral da cabeça do flash e indo direto pra frente, pro assunto....  :shock:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 31 de Julho de 2014, 12:59:47
Já que este post ainda está vivo, vou favoritá-lo, grande aula sobre flash!  :clap:
W. Jesus - Flickr


rerison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
    • rerisonfotografia
Resposta #55 Online: 31 de Julho de 2014, 13:02:50
Qual é a velocidade mínima para usar sem correr risco que a fotos saia tremida/borrada, com lentes usando IS e com flash?



rerison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
    • rerisonfotografia
Resposta #56 Online: 31 de Julho de 2014, 13:51:10
Qual é a velocidade mínima para usar sem correr risco que a fotos saia tremida/borrada, com lentes usando IS e com flash?

Alguém já uso esse  lightsphere ?


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #57 Online: 31 de Julho de 2014, 14:27:33
Tópico show de bola.. qta informação!!! Minha cabeça já ta doendo de tanta coisa  :hysterical:
Canon


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #58 Online: 31 de Julho de 2014, 17:11:56
Caramba, nem lembrava desse tópico, é impressionante como eu tinha paciência (e tempo livre) na época, rsrs... Tive que reler tudo o que escrevi pra ver se não tinha nenhuma besteira, mas acho que ainda está tudo certinho, eheheh...

Agora uma dúvida quando o teto é forrado com panos, tipo essas casa de eventos vale apena rebater no teto ou não adianta de nada já que os panos atrapalha o retorno da luz?

Não sei direito como é esse forro dos panos, mas se forem panos de cor clara, acredito que dê pra rebater sim. Alguma perda vai ter, mas dá pra rebater. Mas tente priorizar mais as paredes do que o teto para rebater. Por tudo o que dissemos no começo do tópico.


Se eu usar o flash a 45 graus do assunto preciso de algum modificador de luz ?

Tem que sempre ter duas coisas em mente em relação ao flash: qualidade da luz e direção da luz. Se você usar o flash fora da câmera, nesses 45°, você está controlando a direção da luz, tirando ela do eixo da câmera, pra que atinja o sujeito de forma oblíqua. Os modificadores, tem função de controlar a qualidade da luz. Então, usar ou não usar independente do flash estar fora da câmera ou não. Se você quer uma luz mais dura, focada, não use nada. Se quer uma luz mais suave, difusa, aumente o tamanho relativo da fonte de luz.



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #59 Online: 06 de Março de 2015, 22:42:28
Este Tópico me ajudou muito e pode ajudar mais algum iniciante em Flash  :ok:

Interessante ver como as pessoas evoluíram em 2 anos  :clap: :clap:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI