Autor Tópico: Difusor para flash - afinal de contas?  (Lida 48680 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #60 Online: 19 de Março de 2015, 08:41:04
galera q tem o 600ex-rt,aquele "copinho" transparente para usar o gel laranja por exemplo,se usado no flash sem o gel,mandaria a mesma qualidade da luz,se usando um copinho branco?Para qm nw sabe,deixarei o link para q vejam qual "copinho" transparente eu me refiro http://www.amazon.com/Canon-600EX-RT-Speedlite-Flash-Black/dp/B007FH1KX2......ele rebateria do mesmo jeito ou menos por ser mais "achatado"??
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 19 de Março de 2015, 09:29:44
Tópico muito interessante.

Ainda tenho uma dúvida. Então quando usar o flash rebatido (parede ou teto) devo usar o modo manual da câmera? Como saber a exposição adequada com o flash rebatido?
Assunto não é sujeito.


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #62 Online: 09 de Julho de 2015, 01:27:40
Otimo topico, vamos mante-lo vivo, tem muita coisa boa aqui!  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Mas nao vi ninguem falando sobre distancia do fotografo vs o assunto.
Alguem falou mas em milimetros e aoutro falou em pouca distancia, coisa de 1 metro.

Mas per ai, isso merece mais explicaçao....  :ponder: :ponder:


Digamos que estou em uma salao com um teto de uns 4 metros, uso o flash rebatido nele.
Isso me da uma somatoria de 8 metros em que a luz vai percorrer do flash ate o assunto.

Cada flash tem uma distancia diferente? onde e qual é essa especificaçao no equipamento, pois to pésquisando para comprar um.
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 09 de Julho de 2015, 08:57:29
Em tese quando rebatemos o flash os conceitos do TTL permanecem o mesmo - durante o pré flash - imediatamente antes da foto, quase imperceptível, a luz viaja - bate na parede, é refletida e vai em direção ao assunto, chega até ele e aí novamente é refletida pelo assunto em direção a câmera - o fotômetro da câmera recene esta luz e calcula a exposição - enviando  informação para o flash da potência de disparo para atingir o resultado definido previamente pelo fotógrafo - baseado no tipo de fotometria definida e se foi definido no flash compensações.

De forma bem prática a potência do flash pode ser medida em número guia, que de forma bem geral define uma relação entre abertura (fstop), distância do assunto, em ISO padrão 100 - funciona como uma referência de potência do flash, muito utilizada para calcular a relação de potência e abertura para uma exposição considerada correta, em situações onde o flash é luz principal. Na prática, utilizo TTL que realiza os cálculos e informa ao flash a potência de disparo, mas o nº Guia serve como uma referência de potência máxima do equipamento, como exemplo um flash pop up varia de 5 a 7; outros como 230 = NG: 23; 430 EX: NG=43; 568 EX, NG= 58 e assim vai, quanto maior o NG - maior a potência, a capacidade de iluminação do flash, OK?

Na prática o que acontece é que quando fotografamos com flash, em algumas situações ultrapassamos o limite do flash em nos dar a iluminação que desejamos, aí mesmo que ele esteja trabalhando na máxima potência a cena ficará sub exposta... teremos então que trabalhar de forma a possibilitar que o flash atinja seu objetivo - basicamente abrindo mais o diafragma e/ou aumentando a sensibilidade do sensor a luz (ISO).

Exemplo seria pegar um Yongnuo 568 II, que considero um flash bem potente, em uma cena escura dentro de uma festa, colocar a câmera em F11, 1/200, ISO 100 e achar que o flash dará conta do recado... provavelmente não, talvez utilizando F mais aberto, ISO 800, o resultado será melhor.

Abraços, estou iniciando meus estudos, se falei alguma pérola - favor aos mais experientes corrigir  :D :D
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #64 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 00:01:26
"Caí" nesse tópico por acaso e é impressionante (na falta de palavra que expresse) a evolução do Xará Luis Jacob em apenas 3 anos! Saltar de iniciante para fotos perfeitas em bem menos de 3 anos...  :worship: :worship: :worship:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #65 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 09:20:02
"Caí" nesse tópico por acaso e é impressionante (na falta de palavra que expresse) a evolução do Xará Luis Jacob em apenas 3 anos! Saltar de iniciante para fotos perfeitas em bem menos de 3 anos...  :worship: :worship: :worship:

Pensei a mesma coisa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #66 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 09:25:14
"Caí" nesse tópico por acaso e é impressionante (na falta de palavra que expresse) a evolução do Xará Luis Jacob em apenas 3 anos! Saltar de iniciante para fotos perfeitas em bem menos de 3 anos...  :worship: :worship: :worship:

Quem é mais antigo no fórum conseguiu acompanhar de perto a evolução do Jacob. Sempre comento isso aqui, o cara é provavelmente o que mais evoluiu em todos os aspectos da fotografia profissional nesse tempo que frequento o fórum, e continua evoluindo.  :clap:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #67 Online: 21 de Março de 2016, 10:51:12
Quem é mais antigo no fórum conseguiu acompanhar de perto a evolução do Jacob. Sempre comento isso aqui, o cara é provavelmente o que mais evoluiu em todos os aspectos da fotografia profissional nesse tempo que frequento o fórum, e continua evoluindo.  :clap:

Cai nesse tópico agora e, além do esclarecimento das dúvidas que tinha sobre usar flash com esses pequenos modificadores, também me impressionei muito com a evolução do Jacob.

Aproveito aqui pra agradecer a todos pelas contribuições, em especial a paciência do Humberto!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #68 Online: 21 de Março de 2016, 11:02:04
Aproveito aqui pra agradecer a todos pelas contribuições, em especial a paciência do Humberto!


 :ok: :ok: :ok:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #69 Online: 23 de Março de 2016, 11:27:14
Aproveito aqui pra agradecer a todos pelas contribuições, em especial a paciência do Humberto!

Voltei ao tópico para reler tudo de novo, e percebi que fui injusto com Humberto.
Esqueci (por sonseira mesmo) de te parabenizar pela aula, do início ao fim do tópico....

Vc é fera!!

Obrigado...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #70 Online: 23 de Março de 2016, 12:07:28
Voltei ao tópico para reler tudo de novo, e percebi que fui injusto com Humberto.
Esqueci (por sonseira mesmo) de te parabenizar pela aula, do início ao fim do tópico....

Vc é fera!!

Obrigado...


Ahahahaah, que é isso, não tem que parabenizar não, rsrs. Obrigado de qualquer forma!  :ok:


Aproveitando o gancho, não se esqueçam que eu e o Mike Castro ministramos workshops de flash, hein!  :D


cohelio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #71 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 09:38:27
Esse topico foi uma luz! Esto iniciando nesse mundo e recentemente adquiri uma Nikon D5300. O uso do flash embutido realmente não agrada, e numa pesquisa aqui e outra ali cai nesse forum. Fui lendo pagina por pagina e é incrivel como a duvida de um elucida pra tantos. Me inscrevi no forum e já estou providenciando um flash externo! Espero aprender muito com a comunidade.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 17 de Maio de 2017, 16:17:34
QUE AULA GALERA, QUE AULA.

Tenho um aniversário infantil amanhã e estava avaliando o que fazer caso não possa rebater o flash. E sinceramente ja nao sei mais o que fazer.
Sony a6500
Tamron 17-70 mm
Sony 11mm 1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #73 Online: 17 de Maio de 2017, 17:01:17
QUE AULA GALERA, QUE AULA.

Tenho um aniversário infantil amanhã e estava avaliando o que fazer caso não possa rebater o flash. E sinceramente ja nao sei mais o que fazer.

Flash direto. Não deixando o fundo subexposto, não é nenhum crime grave.  :hysterical:
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 17:11:34 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 17 de Maio de 2017, 17:05:31
Flash direto. Não deixando o fundo subexposto, não é nem um crime grave.  :hysterical:

hahahaha show, vai dar tudo certo, tenho fé
Sony a6500
Tamron 17-70 mm
Sony 11mm 1.8