Pessoal
Vou dizer como é que eu vejo o resultado e os procedimentos usados na captura dessa série:
O resultado está completamente dentro do previsto, sem nenhuma novidade. A foto tem que se encaixar dentro dos parâmetros possiveis de captura da range, ou intervalo entre o mínimo e o máximo de exposição à luz que o sensor é capaz de registrar sem perda de detalhes. Nesse caso específico, sem uso de flash nas áreas de sombra, eu simplesmente tiraria a fonte de luz do quadro da foto. Iria pensar num jeito de compor minha cena num ângulo mais fechado, valorizando outros detalhes que não aparecem na cena toda. Dentro dessa perspectiva, acho que começou com um erro na hora da escolha da focal da lente.
Feita a foto, sem possibilidade de voltar atrás ou caso fosse desejado pelo cliente que aparecesse a fonte de luz, a cena teria que ser exposta com a parte mais clara na crista do histograma sem clipar, ou seja, sem estouro, pra poder recuperar alguns detalhes do globo de luz na pós.
O problema que o Shalders não comenta, é que, mesmo recuperando detalhes nas áreas de altas luzes na pós com manipulação da curva tonal, o contraste vai ter que descer tanto - pra fazer caber na foto ambas as pontas da cena exposta - que as áreas de sombra vão ficar quase sem relevo nenhum, como se vê claramente na foto que ele mostrou como exemplo. Se essa for uma área da foto pequena, restrita, será aceitável, caso contrário o resultado vai ficar comprometido.
Minha solução pra essa difícil situação seria remover os globos na captura, ou incluí-los posicionando o corte inferior do frame na altura da cintura do pessoal na foto. Voce removeria as áreas de sombra muito densas - da cintura pra baixo - e conseguiria fazer caber o range da foto todo na cena sem fuga de detalhes pelas pontas.
[]s,
RSalles