Autor Tópico: Fotometria tensa  (Lida 7344 vezes)

Sófocles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
  • Um belo dia hoje!
Online: 19 de Março de 2013, 13:10:30
Boa tarde turma!

Fazendo o registro de um evento me deparei com uma situação nova e complicada pra mim. Um stand de saquê com a iluminação muito baixa (quase no nível da cabeça das pessoas), a fachada totalmente branca com um logotipo totalmente preto com letras brancas. Os resultados (lamentáveis) seguem abaixo:


Azuma Kirin por Sófocles, no Flickr


Azuma Kirin por Sófocles, no Flickr


Azuma Kirin por Sófocles, no Flickr


Azuma Kirin por Sófocles, no Flickr


Azuma Kirin por Sófocles, no Flickr


Como fotometrar em uma situação dessas? Como obter um resultado bonito e bem executado?


Desde já agradeço!
"A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2013, 13:18:17
Vc conhece o conceito de UniWB?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2013, 13:22:06
Essa discussão quero acompanhar.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2013, 13:23:48
com esse tanto de luz baixa não vejo muito jeito.. posso até estar enganado, mas nesse caso eu faria o seguinte:

Medição pontual nas pessoas, com resultdo meio parecido com a penúltima foto.. depois vem reduzindo as altas luzes no tratamento.. na hora da foto não dá pra equalizar tudo..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2013, 13:24:55
Vc conhece o conceito de UniWB?

Hyde, isso é só pra acertar o ponto máximo de estouro nos brancos não é? Nunca me aprofundei no assunto porque achei um saco e pouco prático mexer com isso...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2013, 13:34:12
Hyde, isso é só pra acertar o ponto máximo de estouro nos brancos não é? Nunca me aprofundei no assunto porque achei um saco e pouco prático mexer com isso...

Na prática, fazendo tudo certinho, consegue recuperar no branco o que antes não era possível. Na prática, é como se ampliasse o alcance dinâmico do sensor, via PP.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2013, 13:36:57
Na prática, fazendo tudo certinho, consegue recuperar no branco o que antes não era possível. Na prática, é como se ampliasse o alcance dinâmico do sensor, via PP.

Pensei que já estivesse entendendo um pouco de fotografia.
agora vejo que ainda nada sei  :no:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2013, 13:37:28
Na prática, fazendo tudo certinho, consegue recuperar no branco o que antes não era possível. Na prática, é como se ampliasse o alcance dinâmico do sensor, via PP.

:ok: ... vou estudar mais sobre isso depois... mas acho que é uma daquelas coisas que mesmo aprendendo a fazer não acho que vou usar.. mas não custa aprender né? rs..


Sófocles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
  • Um belo dia hoje!
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2013, 13:39:27
Vc conhece o conceito de UniWB?

Não conhecia não, Hyde! Fiz uma pesquisa rápida aqui e parece bem interessante, porém  na situação acima, até na 1ª e 2ª fotografias (totalmente sub na maior parte do quadro) existem pontos totalmente estourados... Aproveitando ao máximo a exposição sem estourar as highlights traria um resultado mais complicado ainda de se recuperar na pós... 
"A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2013, 13:40:57
:ok: ... vou estudar mais sobre isso depois... mas acho que é uma daquelas coisas que mesmo aprendendo a fazer não acho que vou usar.. mas não custa aprender né? rs..

Eu considero muito anti-prático. Mas em situações de "fotometria tensa" pode ser a diferença entre ter a foto para entregar e não ter nada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Sófocles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
  • Um belo dia hoje!
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2013, 13:45:36
Na prática, fazendo tudo certinho, consegue recuperar no branco o que antes não era possível. Na prática, é como se ampliasse o alcance dinâmico do sensor, via PP.

Hum..  :ponder:

Você pode explicar isso melhor? Ou algum link com tutorial?

Vou fazer alguns testes com base no que li aqui (se alguém quiser mais informações):

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=77384
"A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2013, 13:49:58
Acho o resultado das fotos mais claras mais interessante e ACHO que tratando o RAW com cuidado (mesmo sem UniWB) dá para recuperar um tanto desses estouros.

[]s


Sófocles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
  • Um belo dia hoje!
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2013, 13:53:05
Infelizmente, ao abrir os arquivos RAW no LR4, as luminárias das fotos mais claras se transformaram em bolas brancas irrecuperáveis...
"A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2013, 13:53:24
Acho o resultado das fotos mais claras mais interessante e ACHO que tratando o RAW com cuidado (mesmo sem UniWB) dá para recuperar um tanto desses estouros.

[]s

 :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2013, 13:55:10
com esse tanto de luz baixa não vejo muito jeito.. posso até estar enganado, mas nesse caso eu faria o seguinte:

Medição pontual nas pessoas, com resultdo meio parecido com a penúltima foto.. depois vem reduzindo as altas luzes no tratamento.. na hora da foto não dá pra equalizar tudo..
foi o que eu pensei tb, fotometria da penultima foto (que está boa nas pessoas) e depois atenuar o branco da iluminação.
problema é que vai perder a textura das luminarias.. de repente fazer duas fotos.. uma tb com a exposição correta da iluminação e depois mesclar as duas, mas teria que ser na mesma posição, de preferência com tripé..

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8