Autor Tópico: Gestante em Studio  (Lida 1342 vezes)

Valdeir de Sousa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.650
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo para fotografia
Online: 29 de Março de 2013, 21:54:23
01

02

03

04
« Última modificação: 29 de Março de 2013, 21:57:38 por Valdeir de Sousa »
Nikon D600 / 50mm 1.4G / SB 910 /
Nikon D600 / Lente 85mm 1.8G / Flash SB 700
Nikon D7000 / Flash SB 700 / Lente 35mm 1.8G / Lente Tamron 17-50mm 
Nikon D7000 /  Lente 70-300 Vr ED/ Flash SB 800
Nikon D80  / lente 18-105mm VR


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2013, 03:19:06
1- pra mim, a melhor da serie!!!! O cotovelo cortado eh um erro de composiçao q vc deveria ter corrigido numa segunda foto com ela nessa mesma posiçao;

2- O assunto tah subexposto;

3- Boa sacada! Teria refeito a foto com o pai sorrindo. A expressao dele tah meio estranha! E a porçao esquerda da gestante tah subexposta nessa foto;

4- O pai tah subexposto;

A 1 tah boa e a 3 dah pra passar, mas a 2 e a 4, tem erro de iluminaçao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2013, 06:53:43
Valdeir,

Sobre a logo do Studio não vamos comentar, ok?????  :fight:

Gostei muito da foto 1, mas vejo 04 pontos que poderiam ser melhorados. Primeiro: existe uma quina próxima ao cotovelo direito que traça um risco vertical atravessando a foto que incomoda. Segundo: essa porção de cabelo sobre o ombro direito, poderia ter sido jogado para trás. Da maneira que está, não acrescenta e quebra o visual. Quarto: o cotovelo esquerdo não deveria ter sido cropado no enquadramento e por último, a posição da mão esquerda ficou muito, mas muito estranha. Penso que seria melhor se ela repousasse a mão suavemente na cintura. Da maneira que está, parece que ela não tem os dedos.

Foto 2 – De positivo: A expressão dos Pais. A aparente subexposição não me parece erro. Me parece mais um recurso utilizado. Ela não me incomoda. O que me incomoda mesmo, é a pulseira do Pai, que prende mais atenção do que deveria. Outros dois pontos que mereciam uma atenção, era o colarinho da camisa do Pai, que poderia ter sido arrumado e o cabelo da Mãe sobre o ombro esquerdo que também poderia ter sido alinhado durante a foto ou editado na pós, junto com aquele tufinho que ficou levantado no alto da cabeça dela.

Foto 03 – A intenção foi ótima, mas o resultado não acompanhou. Para ficar legal, esse alinha mento das mãos com a barriga, precisaria ser perfeito! Essa é uma foto que precisaria ser repetida muitas e muitas vezes para chegar nesse resultado ou então poderia ser feita digitalmente com duas fotos separadas. Outro ponto que não contribui para a foto é a expressão do Pai, que não parece estar muito à vontade. Um tripé com um espelho, onde ele pudesse ver o rosto da mãe, mais ou menos nessa altura, possibilitando que os dois se encarassem, deixaria ele mais à vontade e possivelmente arrancaria alguns sorrisos.

Foto 04 – Gostei da ideia, porém nesse caso, a subexposição do Pai, incomoda um pouco. Além disso, esse varalzinho precisa ser repensado. Primeiro seria legal não ver tanto cordão na mão da Mãe. O que sobra na mão dela, falta não mão do Pai, que não parece estar ligado às roupas que estão suspensas. Outro ponto é que poderia ter menos roupas e o ângulo de tomada da foto, poderia mostrar mais das roupas, deixando claro que se trata de roupas de criança. O fundo é branco e as roupas tem muito branco. Aliás um fundo colorido ficaria legal. A posição do rosto do Pai também ficou estranha. Não existe uma ligação dele com a cena. Ele olha para o lado e a Mãe olha para câmera. Diga-se de passagem e com todo respeito, a Mãe é linda! Nesse tipo de foto, posicionamento dos modelos é tudo e nesse caso, todas as mãos que não estão segurando o cordão, ficaram estranhas!

Abraço e parabéns pelo trabalho mais do que estabelecido! :worship:  Gostaria eu, estar ganhando $$$$ com o que mais gosto de fazer!   :assobi:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2013, 09:20:51
Valdeir,
para o meu gosto: 1 e 4 (com o pai na escuridão e tudo).
 :ok:


Valdeir de Sousa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.650
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo para fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2013, 14:50:07
Obrigado pessoal pelas importantes dicas. Vou procurar me atentar as dicas sim. Mas as subexposições foram propositais eu procurei sair do comum da iluminação.
Quando falamos em fotografia de gestante sempre algo muito igual. mão na barriga, etc...
Minha leitura quanto as fotos.

01- Enquadramento fechado para direita cortando o braço da modelo deixou toda uma área vazia à esquerda dizendo, a barriga vai cresce a bola ainda tem espaço( Claro que não para preencher todo o vazio kkk).

02- Coloquei a iluminação depois dos modelos para dar a impressão que estão à caminho da luz, podem observar que deixei a luz bater no rosto deles iluminando bem.

03 a intenção foi essa mesmo que vcs veem, concordo que a expressão do pai deveria ser sorrindo, e a mão na parte debaixo da barriga deveria encaixar melhor.

04 - tentei sair da rotina de varalzinho sempre reto, sempre tudo organizadinho. O pai subexposto foi proposital chamando a atenção para a mãe e a barrigona enorme. Usei o pai apenas como um plano subexposto.

Então, eu não deixo de concordar com as críticas, pois me atentaram para pontos importantes, talvez um pouco menos subexposto seria melhor. Mas fugir a regra as vezes é importante, para apresentar um resultado incomum, portanto, não podemos deixar de nos atentar que, a regra é como se fosse um circulo, e ponto central do circulo é a técnica, a regra, o 100% correto, o que sai do ponto central tende a partir mais para um lado artístico mas esse artístico pode no deixar muito próximo do "errado" quando falamos em técnica.
espero que tenham compreendido a minha explicação.

Vamos lá, o que ouço em meu studio é que "Foto de Studio é sempre muito Igual. então tento inovar, "Usando" os cliente mesmo, para minhas experiencias de iluminação. Quanto as fotos acima, a cliente saiu satisfeitíssima
« Última modificação: 30 de Março de 2013, 15:18:42 por Valdeir de Sousa »
Nikon D600 / 50mm 1.4G / SB 910 /
Nikon D600 / Lente 85mm 1.8G / Flash SB 700
Nikon D7000 / Flash SB 700 / Lente 35mm 1.8G / Lente Tamron 17-50mm 
Nikon D7000 /  Lente 70-300 Vr ED/ Flash SB 800
Nikon D80  / lente 18-105mm VR


Valdeir de Sousa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.650
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo para fotografia
Resposta #5 Online: 30 de Março de 2013, 15:25:24
quando eu digo sair da iluminação comum penso em deixar aquele tipo de luz bem direta preenchendo tudo.
Olhem essa foto. Tentei deixar algumas pastes subexpostas para "Sair do COMUM"
Nikon D600 / 50mm 1.4G / SB 910 /
Nikon D600 / Lente 85mm 1.8G / Flash SB 700
Nikon D7000 / Flash SB 700 / Lente 35mm 1.8G / Lente Tamron 17-50mm 
Nikon D7000 /  Lente 70-300 Vr ED/ Flash SB 800
Nikon D80  / lente 18-105mm VR


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #6 Online: 30 de Março de 2013, 15:35:38
Saiu do comum... Massss, EMHO não ficou bom exatamente pelos "erros" citados acima :assobi:
« Última modificação: 30 de Março de 2013, 15:36:08 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Valdeir de Sousa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.650
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo para fotografia
Resposta #7 Online: 30 de Março de 2013, 15:44:09
Saiu do comum... Massss, EMHO não ficou bom exatamente pelos "erros" citados acima :assobi:
concordo, sim achei que preciso deixar um pouco menos subexposto, vou usar um rebatedor ou uma sombrinha difusora nas próximas.
Nikon D600 / 50mm 1.4G / SB 910 /
Nikon D600 / Lente 85mm 1.8G / Flash SB 700
Nikon D7000 / Flash SB 700 / Lente 35mm 1.8G / Lente Tamron 17-50mm 
Nikon D7000 /  Lente 70-300 Vr ED/ Flash SB 800
Nikon D80  / lente 18-105mm VR


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 30 de Março de 2013, 15:48:52
Acho que o que você tá tentando fazer é criar se próprio estilo na fotografia. Seria isso ?? :ponder:

Se for isso, tente trasformar as regrinhas básicas da fotografia em suas próprias regras, as modificando para criar seu próprio estilo de fotografia, envés de quebrá-las.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Valdeir de Sousa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.650
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo para fotografia
Resposta #9 Online: 30 de Março de 2013, 18:03:39
Acho que o que você tá tentando fazer é criar se próprio estilo na fotografia. Seria isso ?? :ponder:

Se for isso, tente trasformar as regrinhas básicas da fotografia em suas próprias regras, as modificando para criar seu próprio estilo de fotografia, envés de quebrá-las.
exatamente isso. Valeu, isso que faz o forum importante, a gente cria uma stilo e vcs dão opinião para que a arte não fuja da técnica
Nikon D600 / 50mm 1.4G / SB 910 /
Nikon D600 / Lente 85mm 1.8G / Flash SB 700
Nikon D7000 / Flash SB 700 / Lente 35mm 1.8G / Lente Tamron 17-50mm 
Nikon D7000 /  Lente 70-300 Vr ED/ Flash SB 800
Nikon D80  / lente 18-105mm VR


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #10 Online: 30 de Março de 2013, 18:05:44
Obrigado pessoal pelas importantes dicas. Vou procurar me atentar as dicas sim. Mas as subexposições foram propositais eu procurei sair do comum da iluminação.
Quando falamos em fotografia de gestante sempre algo muito igual. mão na barriga, etc...
Minha leitura quanto as fotos.

01- Enquadramento fechado para direita cortando o braço da modelo deixou toda uma área vazia à esquerda dizendo, a barriga vai cresce a bola ainda tem espaço( Claro que não para preencher todo o vazio kkk).

02- Coloquei a iluminação depois dos modelos para dar a impressão que estão à caminho da luz, podem observar que deixei a luz bater no rosto deles iluminando bem.

03 a intenção foi essa mesmo que vcs veem, concordo que a expressão do pai deveria ser sorrindo, e a mão na parte debaixo da barriga deveria encaixar melhor.

04 - tentei sair da rotina de varalzinho sempre reto, sempre tudo organizadinho. O pai subexposto foi proposital chamando a atenção para a mãe e a barrigona enorme. Usei o pai apenas como um plano subexposto.

Então, eu não deixo de concordar com as críticas, pois me atentaram para pontos importantes, talvez um pouco menos subexposto seria melhor. Mas fugir a regra as vezes é importante, para apresentar um resultado incomum, portanto, não podemos deixar de nos atentar que, a regra é como se fosse um circulo, e ponto central do circulo é a técnica, a regra, o 100% correto, o que sai do ponto central tende a partir mais para um lado artístico mas esse artístico pode no deixar muito próximo do "errado" quando falamos em técnica.
espero que tenham compreendido a minha explicação.

Vamos lá, o que ouço em meu studio é que "Foto de Studio é sempre muito Igual. então tento inovar, "Usando" os cliente mesmo, para minhas experiencias de iluminação. Quanto as fotos acima, a cliente saiu satisfeitíssima

Legal sua resposta atenciosa, Valdeir!

Entendi seu ponto de vista. Concordo com algumas coisas e com outra não! Mas vale a discussão e no final das contas, o que importa mesmo, é que você esteja satisfeito com o resultado e comercialmente importante que a cliente esteja "satisfeitíssima"!

 ;)


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Março de 2013, 16:20:14
Acho que o que você tá tentando fazer é criar se próprio estilo na fotografia. Seria isso ?? :ponder:

Se for isso, tente trasformar as regrinhas básicas da fotografia em suas próprias regras, as modificando para criar seu próprio estilo de fotografia, envés de quebrá-las.

2x
Gostei do teu estilo.


Valdeir de Sousa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.650
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo para fotografia
Resposta #12 Online: 31 de Março de 2013, 16:32:17
2x
Gostei do teu estilo.
Obrigado Erivaldo,  :ok:
Nikon D600 / 50mm 1.4G / SB 910 /
Nikon D600 / Lente 85mm 1.8G / Flash SB 700
Nikon D7000 / Flash SB 700 / Lente 35mm 1.8G / Lente Tamron 17-50mm 
Nikon D7000 /  Lente 70-300 Vr ED/ Flash SB 800
Nikon D80  / lente 18-105mm VR


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 31 de Março de 2013, 20:02:24
A vinheta da segunda e a brincadeira com o tamanho da barriga na terceira estragaram a série. :(

[]s


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 31 de Março de 2013, 22:23:25
essa foto do pai sem camisa (eu acho).. não gostei. o peito ficou meio embaçado parecendo uma mancha branca na imagem.