Autor Tópico: Vantagens em ter CNPJ  (Lida 8671 vezes)

dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 30 de Abril de 2013, 15:29:07
Boa tarde. Creio que esse seja o lugar mais adequado para estas dúvidas.

Nesta semana decidi legalizar minha empresa. Agora já possou CNPJ e alvará de funcionamento. Tudo direitinho.

Sei das minha obrigações como empresa (taxas, impostos, declarações, etc.).
Gostaria de saber se agora registrado e com CNPJ eu posso comprar diretamente de fornecedores, pagando mais barato. Essa é a principal vantagem que procuro. Gostaria de saber também se os confrades teriam o contato de fornecedores de material fotográfico (cameras, objetivas, luzes, material para estudio, etc) de confiaça e com bons preços.

Se houverem outras vantagens da legalização também gostaria de saber :).


Att.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2013, 15:32:16


dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2013, 15:39:28
Nao fez EI ?

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/registre-empresa/empreendedor-individual

De qq maneira, vc pode agora comprar via cartao do BNDES.

Abraço
M Rezende

Sim, fiz o MEI. :)

Vou me informar sobre o cartão BNDES.

E quanto a fornecedores? Por ter CNPJ, posso comprar direto deles e pagar mais barato? Tens alguns contatos de fornecedores?

Att.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2013, 15:47:55
Acho que no site do BNDES terá a relação de forá fornecesores que aceitam, mas na revista fotografe Melhor há propagandas de lojas grandes que aceitam.

Vc fez o MEI...eu me referi ao EI. Sao diferentes. Nós EI somos mais pobres.... :D

Boa sorte!
M Rezende


dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2013, 16:10:09
Acho que no site do BNDES terá a relação de forá fornecesores que aceitam, mas na revista fotografe Melhor há propagandas de lojas grandes que aceitam.

Vc fez o MEI...eu me referi ao EI. Sao diferentes. Nós EI somos mais pobres.... :D

Boa sorte!
M Rezende

Obrigado pelas informações! Vou verificar.  :D

Só conhecia o MEI, o EI não. Quais as diferenças?


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2013, 21:52:04
Gostaria de saber se agora registrado e com CNPJ eu posso comprar diretamente de fornecedores, pagando mais barato. Essa é a principal vantagem que procuro. Gostaria de saber também se os confrades teriam o contato de fornecedores de material fotográfico (cameras, objetivas, luzes, material para estudio, etc) de confiaça e com bons preços.

Até onde sei o benefício de menor preço se dá pela não incidência de ICMS na venda para empresas que possuam inscrição estadual. Isso ocorre para evitar a bi-tributação pois a empresa que comprar o item terá de recolher o ICMS quando for revender o mesmo. No caso da compra de insumos ocorre o crédito de ICMS, e aí começa a imensa complicação que é o sistema tributário brasileiro.

Para empresas que não possuem inscrição estadual (empresas de serviço), que deve ser o seu caso, não existe tal benefício e portanto o preço acaba sendo igual ao de pessoa física.

A principal vantagem de abrir empresa é pagar cerca de 16,5% de imposto ao invés de 27,5% de IRPF, assumindo que você faça as retiradas a título de participação de lucro e não de salário/pró-labore. Converse com seu contador a respeito.