Autor Tópico: Idade X Fotografia  (Lida 5361 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Março de 2013, 18:28:01
No mundo da fotografia, rola muito a "carteirada da idade" como "eu tenho 20 anos de fotografia e sei o q estou falando" ou "venho da epoca do filme e hj, tudo eh muito facil. Vcs nao sabem focar manualmente" e coisas do tipo. Isso me lembra aqueles ambientes universitarios em q a galera dah carteirada usando de titulos, doutorados fora do país, 300 artigos cientificos publicados, "fui perseguido pela ditadura militar" e outros argumentos falaciosos dessa natureza.

Até eu que não sou tão coroa já dou umas carteiradas dessas, aisuehaisueahiseuahsieuasheisauehasiueashieuasheiausheasieuhais euhse

Tinha um moleque chato no estudio onde eu trabalhava, que em dois meses comprou uma T2i, mais flash, e queria de todo jeito ir nos casamentos comigo, aisuehaseuahiseuahseiauhseiauehaisuehaiseuh

Acho que idade não é impedimento, mas falta de técnica e conhecimento sim!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Março de 2013, 18:29:17
Fotografar é muito mais fácil para o jovem. As costas não doem, ele enxerga bem sem óculos, tem mais tempo pra sair pra fotografar, etc.

Depois fica mais difícil.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 24 de Março de 2013, 18:31:01
Até eu que não sou tão coroa já dou umas carteiradas dessas, aisuehaisueahiseuahsieuasheisauehasiueashieuasheiausheasieuhais euhse

Tinha um moleque chato no estudio onde eu trabalhava, que em dois meses comprou uma T2i, mais flash, e queria de todo jeito ir nos casamentos comigo, aisuehaseuahiseuahseiauhseiauehaisuehaiseuh

Acho que idade não é impedimento, mas falta de técnica e conhecimento sim!

em eventos importa postura, comportamento e conhecimento, idade e bem relativa,
tem incompetentes de todas as idades, sem noçao tambem.
abs.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 24 de Março de 2013, 18:47:50
Essa bobagem existe em todas as áreas!
O que eu penso é que independente da idade, não custa nada aprender a fotografar no manual - tipo completamente manual - foco automático, TTL, modos de prioridades são apenas confortos que a eletrônica trouxe! Entender a luz e saber como sensibilizar uma superfície que gera uma imagem, independente se é filme ou sensor digital, é o primordial da fotografia, isso é imutável! A partir daí, tendo esse conhecimento, tudo fica mais fácil!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 24 de Março de 2013, 19:03:49
Essa bobagem existe em todas as áreas!
O que eu penso é que independente da idade, não custa nada aprender a fotografar no manual - tipo completamente manual - foco automático, TTL, modos de prioridades são apenas confortos que a eletrônica trouxe! Entender a luz e saber como sensibilizar uma superfície que gera uma imagem, independente se é filme ou sensor digital, é o primordial da fotografia, isso é imutável! A partir daí, tendo esse conhecimento, tudo fica mais fácil!
e otimo aprender sempre, quem ja sabe tudo, esta frito!!! :hysterical:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 24 de Março de 2013, 19:05:55
Preconceito? Vejo muito fotografo se vangloriando que tem pouca idade. Se houvesse preconceito não usariam desse artificio como jogada de marketing.

E en relação a qualidade do trabalho acho que isso nem se questiona, né?

18 anos

http://www.annhe.com/6577-about
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #21 Online: 25 de Março de 2013, 10:26:28
Sei q existe muitas pessoas talentosas, com otima tecnica e com pouca idade. Mas acho q o q a garota se referiu (e eu tb), é sobre o primeiro pensamento q vem na cabeça ao olhar uma pessoa nova com um maquina q é mais que uma point and shoot.
E como no texto msm mostrou, esse 'preconceito' foi embora qnd os fotografos mais conceituados olharam as fotos feitas por ela e reconheceram que ela 'sabia o q estava fazendo'.
Mas imagina, uma mulher q começou a fotografar com 13, com 15 ja tem uma boa base, e com 16 se oferece pra fazer, sei la, um casamento. Vc contrataria? Na primeira olhada, muitos falariam q ela é so uma pirralha com equipamento caro (o danado do prenconceito), mas depois, ao olhar as fotos feitas por ela, ter visto otimas fotos... Talvez a pessoa topasse. Mas talvez preferisse fazer com aquele novato tb, q tem umas fotos legais, mais tem 33 anos... Sei la...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Março de 2013, 20:15:28
É normal isso, se voce chega no hospital pra fazer um transplante de órgão e se depara com o dr Flavinho, prodígio de 18 anos, entrou na universidade com 13,  mas um excelente medico, pode ficar com um pé atras.

Eu nao penso em talento, é fácil fotografar bem quando se começa cedo, mas penso na responsabilidade, as pessoas mais maduras costumam ter mais compromisso, mais experiência, principalmente se alguma coisa der errado, pois já viveram as situações.

Pr exemplo, todos vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento? Usam softwares originais e tem seguro de todo o equipamento? Possuem backup de todas as objetivas e câmeras? Pois se uma coisa dá pau em um casamento não há talento que resolva.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Março de 2013, 08:36:39
É normal isso, se voce chega no hospital pra fazer um transplante de órgão e se depara com o dr Flavinho, prodígio de 18 anos, entrou na universidade com 13,  mas um excelente medico, pode ficar com um pé atras.

Eu nao penso em talento, é fácil fotografar bem quando se começa cedo, mas penso na responsabilidade, as pessoas mais maduras costumam ter mais compromisso, mais experiência, principalmente se alguma coisa der errado, pois já viveram as situações.

Pr exemplo, todos vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento? Usam softwares originais e tem seguro de todo o equipamento? Possuem backup de todas as objetivas e câmeras? Pois se uma coisa dá pau em um casamento não há talento que resolva.

Verdade, não confio em médicos novinhos, nem em "medalhões". Os novinhos tendem a ser afobados e afoitos, isso aliado a pouca experiência é perigoso. Os "medalhões" tendem a ser tão confiantes que acabam serem descuidados, além de terem pouca paciência para ficar estudando para ficar em dia com a medicina. Um médico "medalhão" quase mata minha sogra ao fazer uma intervenção cirurgica para remoção de pedras nos rins antes de controlar uma infecção que havia em um deles. Deu pouca importância e ela quase morre de infecção generalizada.
Claro, há exceções.


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #24 Online: 26 de Março de 2013, 09:12:03
Pr exemplo, todos vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento? Usam softwares originais e tem seguro de todo o equipamento? Possuem backup de todas as objetivas e câmeras? Pois se uma coisa dá pau em um casamento não há talento que resolva.

Isso é bem vdd. Enfim, acho q tudo é muito relativo e tudo depende.. =p


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2013, 09:48:29
Pr exemplo, todos vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento? Usam softwares originais e tem seguro de todo o equipamento? Possuem backup de todas as objetivas e câmeras? Pois se uma coisa dá pau em um casamento não há talento que resolva.
Isso é bem vdd. Enfim, acho q tudo é muito relativo e tudo depende.. =p
Vamos por partes:

1 - vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento?


O que isso tem a ver com a qualidade do trabalho ou a eficiência? Vale perguntar se tem a nota fiscal da máquina de lavar também?

2 - Usam softwares originais?


Idem acima, além do mais se eu for filho de pai rico e já começar com tudo na mão ainda assim não poderei dizer que sou um fotógrafo melhor, só que estou em boa situação finaceira.

3 - tem seguro de todo o equipamento?

Além disso não afetar a qualidade a validade desse tipo de seguro é questionável. Depende muito do risco e muitas vezes colocar o dinheiro que usaria no seguro em um investimento para render é o melhor a fazer. Quem corre mais riscos pode considerar, mas cada caso é um caso e isso não é nem de loge um critério inquestionável.

4 -  Possuem backup de todas as objetivas e câmeras?


Isso é importante, mas muitos tem. Também não é necessário ter de todas as objetivas, pois algumas não são essenciais. Também tem muita gente com muito km rodados que não tem backup de tudo. Tudo é uma questão de contigências a serem tomadas e afeta o número de profissionais que estarão trabalhando entre outras coisas.

Bons profissionais são os que planejam bem todo o seu trabalho, são fiés ao seu planejmaento, sem atrasos ou desvios, e  nunca aceitam trabalhos para os quais não estarão preparados. Isso não tem nada a ver com idade, mas com responsabilidade, na minha humilde opinião.





vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2013, 09:59:25
Pr exemplo, todos vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento? Usam softwares originais e tem seguro de todo o equipamento? Possuem backup de todas as objetivas e câmeras? Pois se uma coisa dá pau em um casamento não há talento que resolva.

Tb não entendi que relação isso tem com a idade do fotógrafo :ponder:.


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2013, 11:01:41
Gente o q ele quis dizer, foi pra contratar uma pessoa pra um grande momento da vida, q eh o casamento, as pessoas se sentem mais seguras em contratar alguem mais 'velho' e experiente, pq tem 'mais' responsabilidades, (excluindo o talento e tecnica na fotografia).
Pq imagina se as fotos sao feitas, mas o iniciante nao fez backup das fotos e perdeu o cartao de memoria, la se vai todos os momentos. Ou entao o casamento eh em 1 semana e o cara foi assaltado, se ele tivesse seguro, ele conseguiria os equipamentos e daria pra fazer o casamento (acho eu), mas se nao tivesse, talvez nao daria tempo ($$$) de comprar tudo de novo e ir fzer as fotos.

Enfim.. TUDO RELATIVO e TUDO DEPENDE!! Tem pessoas novas com todas essas responsabilidades, e tem pessoas mais velhas sem nenhuma dessas coisas... O negocio é cada um ser consciente de sua função e profissao e nao estragar o sonho de ninguem!  :D


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 26 de Março de 2013, 12:06:37
Gente o q ele quis dizer, foi pra contratar uma pessoa pra um grande momento da vida, q eh o casamento, as pessoas se sentem mais seguras em contratar alguem mais 'velho' e experiente, pq tem 'mais' responsabilidades, (excluindo o talento e tecnica na fotografia).

Faby05, até esse ponto, tudo bem. Porém, de resto, eu continuo achando que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Responsabilidade e (mais) idade não andam necessariamente juntas. Sem contar que os argumentos "todos vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento? Usam softwares originais e tem seguro de todo o equipamento?", fraquíssimos, por sinal, sugerem algo diferente do que tu entendeu.

Eu acho que isso só comprova a teoria da autora do texto que deu origem ao tópico.
« Última modificação: 26 de Março de 2013, 12:09:50 por vanbasten »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 26 de Março de 2013, 13:58:43
É normal isso, se voce chega no hospital pra fazer um transplante de órgão e se depara com o dr Flavinho, prodígio de 18 anos, entrou na universidade com 13,  mas um excelente medico, pode ficar com um pé atras.

Eu nao penso em talento, é fácil fotografar bem quando se começa cedo, mas penso na responsabilidade, as pessoas mais maduras costumam ter mais compromisso, mais experiência, principalmente se alguma coisa der errado, pois já viveram as situações.

Pr exemplo, todos vocês jovens tem nota fiscal de todo o equipamento? Usam softwares originais e tem seguro de todo o equipamento? Possuem backup de todas as objetivas e câmeras? Pois se uma coisa dá pau em um casamento não há talento que resolva.
nao precisa nota fiscal
nao precisa seguro
nao precisa soft original, para fazer um casamento
so precisa capacidade profissional, e o equipamento necessario.
abs.