Autor Tópico: Qual a diferença de AI Servo x AI Focus x One Shot, e que momento usá-los ?  (Lida 33945 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Leigo nesse assunto.  :( Alguém ?  :D
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Já procurou ler o manual ou ver tutoriais na net?

One shot -> a câmera trava o foco quando vc pressiona meio botão e faz aquele beep. Indicado para assuntos/pessoas parados. Usado em conjunto com o ponto central cruzado é o mais preciso e confiável.

AI Servo -> a câmera fica constantemente focando enquanto o botão do disparador fica semi pressionado. Indicado para assuntos/pessoas em movimentos como em esportes e ação.

AI Focus -> a câmera escolhe automaticamente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
[Edit: o tsouto respondeu antes, e eu falei praticamente a mesma coisa, rs...]

Com certeza o manual vai explicar melhor do que eu, mas vamos lá:

One Shot: O nome diz tudo. A câmera usa o(s) ponto(s) de foco para encontrá-lo e trava ao conseguir focar em algo, emitindo um beep. Enquanto você estiver com o botão do obturador no meio do estágio, ela não vai focar de novo. Se quiser que ela foque novamente, solte o botão e pressione-o novamente. Se estiver ok, vá até o fim e pronto.

AI-Servo: A câmera nunca vai travar o foco (nem vai emitir o beep). Use esse modo quando quiser focar em alguém caminhando, em alguma coisa móvel. É um bom modo para usar em conjunto com o disparo múltiplo, para não perder "a foto".

O AI Focus tenta encontrar a melhor solução entre as duas opções acima. Nunca utilizei, pois como estou aprendendo, quero aprender com meus erros, e não deixar que a câmera pense por mim o tempo todo.

Abraço!
« Última modificação: 23 de Março de 2013, 00:33:26 por waage »


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Já procurou ler o manual ou ver tutoriais na net?

One shot -> a câmera trava o foco quando vc pressiona meio botão e faz aquele beep. Indicado para assuntos/pessoas parados. Usado em conjunto com o ponto central cruzado é o mais preciso e confiável.

AI Servo -> a câmera fica constantemente focando enquanto o botão do disparador fica semi pressionado. Indicado para assuntos/pessoas em movimentos como em esportes e ação.

AI Focus -> a câmera escolhe automaticamente.

Tsout valeu cara !  :ok:  . Então, se eu for fotografar  crianças e casamentos, al servo sempre certo ?  :ponder:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino

AI Focus -> a câmera escolhe automaticamente.

?

no ai focus a câmera foca normalmente (como one shot) e se detectar que seu sujeito começa a se movimentar muda para o ai servo e segue focando ele . abçs