Autor Tópico: Minha Canon T3i tá com defeito?  (Lida 4925 vezes)

Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 23 de Março de 2013, 15:00:53
Entendidos de plantão,

Tenho uma Canon T3i com lente 18-55 padrão do kit e flash Canon 580EX II.

De uns dias pra cá ela começou a apresentar um comportamento irritante: qualquer que seja a condição de luz (inclusive sob sol), esteja ou não com o flash externo (inclusive quando ele dispara o infravermelho), há situações em que ela não consegue ajustar o foco mesmo diante de objetos com linhas bem definidas.

Notei que o problema passou a ocorrer principalmente quando a lente está em distâncias focais intermediárias. Por exemplo, em distâncias focais próximas de 18 ou de 55 ela consegue ajustar o foco normalmente, mas se tento focalizar o mesmo objeto com valores próximos de 30 mm ela não consegue mais.  :aua:

O que pode ser isso?

Agradeço de antemão pelos palpites.
« Última modificação: 23 de Março de 2013, 15:03:13 por Todaro »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2013, 15:07:57
É, com essa descrição detalhada não dá pra imaginar nada além de defeito na objetiva, a 18-55 não é das mais robustas mesmo.

Não sei se vc já fez, mas tente colocar em MF (Foco Manual) e girar o anel de foco, veja se ele está parando ou travando em alguma posição.

[]s


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2013, 15:20:47
Não sei se vc já fez, mas tente colocar em MF (Foco Manual) e girar o anel de foco, veja se ele está parando ou travando em alguma posição.

Já fiz isso em momentos críticos em que a pessoa fica esperando meu clique e nada de foco (mesmo com o infravermelho do flash disparando).

O que notei é que, quando ajusto o foco manualmente e o foco está correto, a câmera faz o bipezinho e os pontinhos vermelhos no visor piscam, como quando o foco automático funciona.

Também pensei em defeito na lente. O diacho é que não é sempre que acontece, mas já aconteceu em momentos críticos, como neste:



Eu tinha pressa de registrar o flagrante e nada de foco. Tive que pedir às pessoas para refazerem a cena a fim de que eu pudesse fazer de conta que era um flagrante...  :aua:

Obrigado pela opinião e um abraço!
« Última modificação: 23 de Março de 2013, 15:22:19 por Todaro »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2013, 15:40:47
Com certeza o problema está na objetiva e não na câmera. Fique tranquilo.

Se eu fosse você já começaria a pensar em alguma objetiva para substituir a 18-55, provavelmente não vale a pena$ repará-la e há diversas opções de objetivas melhores para o mesmo uso dela.

[]s


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2013, 15:44:37
Estou vendo o preço de uma 18-135. Tá menos de 1000 reais no Mercado Livre.

Grato pela atenção.

Um abraço!


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2013, 21:48:50
Independente de comprar uma nova, orce o conserto em uma autorizada, nem que seja para mantê-la como backup depois. Seria um desperdício enconstar uma lente por causa de um problema que aparenta não ser muito complicado de corrigir.
[]'s


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2013, 01:29:29
Independente de comprar uma nova, orce o conserto em uma autorizada, nem que seja para mantê-la como backup depois. Seria um desperdício enconstar uma lente por causa de um problema que aparenta não ser muito complicado de corrigir.

Sim sim, é exatamente o que tenho em mente: consertar e conservar. Lentes nunca são demais, especialmente sabendo que podem dar defeito como deu esta.

Um abraço!


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2013, 02:09:44
Eu tenho uma 28-135 USM IS a diposição....  :assobi:
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2013, 11:46:10
Esta com jeito de ser defeito em um dos flat cables internos da lente.
Eu já tive uma 18-55 que apresentou problemas no flat que funciona como encoder de posicionamento do tambor de foco
Comprei o flat no mercado livre e substitui por conta própria e a lente ficou 100%, mas realmente essa é uma operação bem complexa. 
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2013, 12:46:27
Esta com jeito de ser defeito em um dos flat cables internos da lente.
Eu já tive uma 18-55 que apresentou problemas no flat que funciona como encoder de posicionamento do tambor de foco
Comprei o flat no mercado livre e substitui por conta própria e a lente ficou 100%, mas realmente essa é uma operação bem complexa.

Não é coisa pra quem tem dedos grandes como eu.  8-)

Fui indicado à Cine Camera Service, autorizada Canon em SP. Vou mandar a lente para eles.


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2013, 21:55:38
Não é coisa pra quem tem dedos grandes como eu.  8-)

Fui indicado à Cine Camera Service, autorizada Canon em SP. Vou mandar a lente para eles.
Foi lá que mandei fazer a limpeza da minha T3i (despolido e sensor). Trabalham muito bem! Marquei hora e aguardei lá mesmo enquanto faziam o serviço.


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2013, 21:57:38
Foi lá que mandei fazer a limpeza da minha T3i (despolido e sensor). Trabalham muito bem! Marquei hora e aguardei lá mesmo enquanto faziam o serviço.

Só por curiosidade, custou quanto?


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2013, 22:03:54
Só por curiosidade, custou quanto?

Uns R$ 70 +/-, levei lá pessoalmente.


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2013, 22:10:47
Bacana. Achei que essa mão de obra seria mais cara.  :ok:

Um abraço!