Autor Tópico: Limpeza do sensor e do ocular  (Lida 2805 vezes)

renatoaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 24 de Março de 2013, 09:31:28
Bom,

estava notando uns pequenos pontos cinzas em minha câmera e fi procurar saber o que poderia ser isso. Descobri que o problema era sujeira no sensor.

Assisti à vários vídeos para fazer a limpeza do sensor e aí fui eu: acabei espalhando poeira no sensor e voou um pouco para a parte de cima do ocular (sem ser o espelho).

Gostaria de saber se vocês tem alguma dica para que eu faça essa limpeza. ESTOU DESESPERADO E SEM DINHEIRO PARA PAGAR O SERVIÇO!  :aua: :aua:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2013, 09:36:14
Olha... O que tu poderia fazer sem din-din vc já tentou e não foi feliz.
Agora é partir para uma Assistência Técnica reconhecidamente de qualidade.
Em qual cidade vc mora???

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


renatoaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2013, 10:00:46
Olha... O que tu poderia fazer sem din-din vc já tentou e não foi feliz.
Agora é partir para uma Assistência Técnica reconhecidamente de qualidade.
Em qual cidade vc mora???

Moro no Rio. Vou fazer mais uma tentativa e mais tarde, se não conseguir, essa semana tenho que procurar algum lugar pra levar.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2013, 10:03:33
Gostaria de saber se vocês tem alguma dica para que eu faça essa limpeza.

Bom, diga aí detalhes do que você já fez, exatamente.
« Última modificação: 24 de Março de 2013, 10:03:49 por fs_isa »


renatoaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2013, 10:21:36
Bom, diga aí detalhes do que você já fez, exatamente.

Segui os passos do Sit Kong Sang.

Um cotonete, com papel higiênico na ponta, e passo no sensor. Depois, com ele umedecido, passo novamente. Depois um com um pouco de sabão de coco neutro (não tive coragem de fazer). Passo mais uma vez o molhado e após isso, um seco.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2013, 10:30:36
Segui os passos do Sit Kong Sang.

Cara, eu conheço esse vídeo. Nunca faria aquilo. Nem ao final do vídeo o sensor está limpo, ele fez uma lambança, na verdade.
Eu apanhei pra conseguir limpar o meu com sucesso, e garanto que é preciso o material adequado e algumas "manhas".

Como você não tem o material apropriado e mora no Rio, em seu lugar eu já levaria a uma Assistência mesmo.


renatoaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2013, 10:41:13

Eu apanhei pra conseguir limpar o meu com sucesso, e garanto que é preciso o material adequado e algumas "manhas".


Eu até possuo aquela caneta com pincel, alguns paninhos e estou prestes à comprar uma bombinha.

Como você fez pra limpar o seu?


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2013, 10:52:59
Como você fez pra limpar o seu?

Comprei isso aqui via ebay, demorou 2 semanas pra chegar, e usá-lo não é tão simples:

http://www.ebay.com/itm/Visible-Dust-EZ-Sensor-Cleaning-Kit-1ml-VDust-Fluid-4-1-6x-Green-Swabs-VT66-/281082323194?pt=UK_Camera_Cleaning_Equipment_Kits

Com o handle&shipping, custou um total de 135 reais...  e depois de umas 4 tentativas, peguei o jeito e consegui a limpeza. Mas eu moro a mais de 700 Km de qualquer grande centro urbano...  se eu morasse em uma capital, levaria à AT. É mais rápido e deve ficar mais ou menos o mesmo valor, além de não correr riscos e ter o serviço garantido.

 :ok:


renatoaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2013, 11:05:47
Comprei isso aqui via ebay, demorou 2 semanas pra chegar, e usá-lo não é tão simples:

http://www.ebay.com/itm/Visible-Dust-EZ-Sensor-Cleaning-Kit-1ml-VDust-Fluid-4-1-6x-Green-Swabs-VT66-/281082323194?pt=UK_Camera_Cleaning_Equipment_Kits

Com o handle&shipping, custou um total de 135 reais...  e depois de umas 4 tentativas, peguei o jeito e consegui a limpeza. Mas eu moro a mais de 700 Km de qualquer grande centro urbano...  se eu morasse em uma capital, levaria à AT. É mais rápido e deve ficar mais ou menos o mesmo valor, além de não correr riscos e ter o serviço garantido.

 :ok:

Obrigado!

Vou tentar levar em algum lugar. Falam muito mal da AT da Canon aqui do Rio. Já ouvi histórias de pessoas que mandaram para limpar o sensor e voltou mais sujo.


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2013, 12:00:07
Cara, eu conheço esse vídeo. Nunca faria aquilo. Nem ao final do vídeo o sensor está limpo, ele fez uma lambança, na verdade.
Eu apanhei pra conseguir limpar o meu com sucesso, e garanto que é preciso o material adequado e algumas "manhas".

Como você não tem o material apropriado e mora no Rio, em seu lugar eu já levaria a uma Assistência mesmo.
:ok:

Uma mega lambança, na minha opinião.

Eu tentei limpar o despolido da minha T3i seguindo aquele procedimento (exceto pelo sabão) e só piorou. De 2 pontinhos de sujeira, apareceram muitos outros.

Depois de ter admitido para mim mesmo que esse tipo de serviço não é pra mim, levei na assistência da Canon aqui em SP e paguei pelo serviço. Pelo menos valeu a pena, voltou limpinha  :D


renatoaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2013, 12:22:30
:ok:

Uma mega lambança, na minha opinião.

Eu tentei limpar o despolido da minha T3i seguindo aquele procedimento (exceto pelo sabão) e só piorou. De 2 pontinhos de sujeira, apareceram muitos outros.

Depois de ter admitido para mim mesmo que esse tipo de serviço não é pra mim, levei na assistência da Canon aqui em SP e paguei pelo serviço. Pelo menos valeu a pena, voltou limpinha  :D

No meu caso também eram dois pontinhos e só piorou. Mesma coisa.

Não tive coragem de passar o sabão. Agora vou ver se acho um lugar confiável e não muito caro. Sabe me dizer quanto pagou pelo serviço?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2013, 12:44:00
Segui os passos do Sit Kong Sang.

Um cotonete, com papel higiênico na ponta, e passo no sensor. Depois, com ele umedecido, passo novamente. Depois um com um pouco de sabão de coco neutro (não tive coragem de fazer). Passo mais uma vez o molhado e após isso, um seco.

 :shock:
 :no: :no: :no: :no:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

A Fotek aí é muito bem conceituada.
« Última modificação: 24 de Março de 2013, 12:44:58 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2013, 22:02:20
No meu caso também eram dois pontinhos e só piorou. Mesma coisa.

Não tive coragem de passar o sabão. Agora vou ver se acho um lugar confiável e não muito caro. Sabe me dizer quanto pagou pelo serviço?
Acho que foi uns 70 reais, despolido + sensor.

Dá uma ligada lá que te passam os valores por telefone mesmo. ( http://www.namba.com.br )

Abraço.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2013, 22:26:54
Meu espelho de foco e o espelho normal da minha 5D estão ZUADISSIMOS, por causa do meu troca troca de lente...
Dai fui na assistência em BSB e a mais barata é 200 conto....

200 conto meu mano... E essa sujeira não é tão gritante e não me atrapalha em nada.. Por mim vai ficar assim mesmo.
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2013, 22:32:11
sua 5D não tem limpeza automática do sensor Sylar ??

 :ponder:
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪