Autor Tópico: Canon 6D - Micro Ajuste de foco.  (Lida 18163 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 24 de Março de 2013, 16:22:55
Pessoal, ontem fui fazer o ajuste de foco nas minhas lentes na recém adquirida 6D e me deparei com uma novidade (perante a 7D e a 50D) no ajuste de foco. Tínhamos o inconveniente, em uma lente zoom, de ajustar o foco em tele, e o ajuste não "bater" em wide ou vice versa, mas na 6D tem dois ajustes para lente zoom, uma escala "T" (Tele) e uma escala "W" (Wide), você faz dois ajustes na lente para foco preciso tanto em tele quanto em GA, e quando usando uma lente fixa, aparece apenas uma escala, sem denominação.

Outra coisa que achei foi o ponto de foco ligado a orientação como na 7D, mas achei isso meio inútil, já que os pontos periféricos da 6D são aglomerados ao centro e simples, ao contrário da 7D que são cruzados e bem distribuídos.

É isso ai gente

Abraço.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2013, 23:20:48
Roberto você fez o micro ajuste pq percebeu back/front focus ou fez por pura desconfiança de que no futuro tivesse esse problema? Que método você usou (escala graduada, etc...)?

Na minha 50 1.8 tenho ficado bem satisfeito com a precisão do foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2013, 23:49:10
Roberto você fez o micro ajuste pq percebeu back/front focus ou fez por pura desconfiança de que no futuro tivesse esse problema? Que método você usou (escala graduada, etc...)?

Fiz por que percebi que estava fora, na 24-105 deu +10 em Tele e +5 em Wide, e a 85 deu +5

Uso uma escalinha que tem pra baixar aqui http://www.tunerphotography.com/uploads/Instructions_for_using_the_AF_Fine_Tuning_Focus_Chart.pdf


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2013, 13:14:28
Roberto testou na sua 50 1.8?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2013, 14:07:11
Roberto testou na sua 50 1.8?

Não tenho essa lente tsouto, mas já passou três (duas minhas e uma de um amigo) na minha mão quando tinha a 7D, as três tinham front-focus.


jose roberto seixas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2013, 18:03:13
Roberto , tambem sou propietario da 6D e sinto que o foco na minha 70-200 em tele não crava e eu não sabia desse ajuste de micro foco é possivel voce explicar como eu poderia fazer obrigado.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Março de 2013, 19:26:22
Roberto , tambem sou propietario da 6D e sinto que o foco na minha 70-200 em tele não crava e eu não sabia desse ajuste de micro foco é possivel voce explicar como eu poderia fazer obrigado.

Cara, pra escrever aqui é meio extenso, está no manual em PT, da pagina 314 à 319

Pode pegar o manual aqui caso não tenha
http://hdslr.com.br/wp-content/uploads/2012/12/EOS_6D_Instruction_Manual_PT.pdf

Da uma lida no manual e qualquer duvida específica posta aqui.
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 19:29:50 por Roberto Dellano »


jose roberto seixas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2013, 15:48:21
Obrigado Roberto , eu achei no manual e ja imprimi aquela escala que voce publicou , vou fazer os teste e retorno a voce o que eu achei .


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2013, 20:21:56
Legal, posta ai o resultado.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2013, 07:15:39
Obrigado Roberto , eu achei no manual e ja imprimi aquela escala que voce publicou , vou fazer os teste e retorno a voce o que eu achei .
2x
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jose roberto seixas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2013, 16:48:32
Roberto boa tarde , desculpe-me a demora mas consegui fazer só ontem a noite, na 24-70 deu +1 em W e -1 em T , na 70-200 +1 W e 0 em T e na 50 1.8  0 . Nos testes fazendo as fotos dentro de casa fiquei fatisfeito agora no final de semana é que vou testar pra valer Obrigado por tudo .


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2013, 21:32:02
Fiquei quase 1 hora fazendo inúmeros testes e, tinha hora que achava que era -5, 0, +5, etc.... No fim das contas vou deixar em 0.
Abaixo as fotos que melhor representaram a médias das fotos tiradas em cada ajuste.

Fotos em jpeg direto da câmera e na condição Neutral (sem sharp, saturação, etc...)
Em zero (posição original).

Sem título por thales_em01, no Flickr

Em -5

-5 por thales_em01, no Flickr

Em +5

+5 por thales_em01, no Flickr

Mais um ponto a favor do conjunto 6D e 50 1.8 II.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2013, 21:35:38
0 ou +5.
Tem que sempre lembrar que o DOF se estende (+/-) 1/3 para frente e 2/3 para trás do ponto de foco.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2013, 21:36:30
0 ou +5.
Tem que sempre lembrar que o DOF se estende (+/-) 1/3 para frente e 2/3 para trás do ponto de foco.
Muito bem observado Hyde. Obrigado por lembrar. Vou deixar em +3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2013, 21:42:18
Muito bem observado Hyde. Obrigado por lembrar. Vou deixar em +3.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23976.0

Usa a calculadora de DOF para saber exatamente qual a proporção da extensão do DOF a partir do ponto de foco.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova