Autor Tópico: 5 MP´s para 20x25  (Lida 2073 vezes)

Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Março de 2005, 00:33:07
Bem, pessoal, é meu primeiro post no fórum, e já queria tirar uma dúvida que talvez já tenha sido postada:

estou querendo comprar uma câmera de 5 MP (Canon A95) para revelar as fotos em 20x25. Pergunto, qual o tamanho máximo de foto que faço com 5 MP? E preciso de quantos MP´s para uma fotografia 20x25 sem perda de qualidade?

Gostei muito também da Fujifilm Finepix S5100. No quesito qualidade da foto, qual seria mais vantajosa?

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2005, 02:53:36
5MP faz com perfeição (300dpi) até 15X21 e faz com ótima qualidade (200dpi) até 24X30.
Normalmente as câmeras de Zoom mais curto tem melhores resultados, mas é importante vc analisar suas necessidades, pois dependendo da aplicação o Zoom pode ser fundamental.
« Última modificação: 01 de Março de 2005, 02:54:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Getter

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Mandirituba - Curitiba/PR
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2005, 03:33:24
Citar
Leo Terra Postado em 1 Mar 2005, 03:53 AM
Normalmente as câmeras de Zoom mais curto tem melhores resultados

Olá Léo!

Em compactas nunca vi qualquer comentário a este respeito. Tenho conhecimento desta regra em objetivas para reflex (quanto maior o zoom pior a qualidade), mas para as compactas, com seu diminuto sensor, isto não afetaria sua imagem!

MHLopes!

Quanto a qualidade de foto entre a Canon e a Fuji, acredito que com ambas você estará bem servido, já pesquisou comparativos entre elas, ou similares, no www.dpreview.com? É uma boa fonte de comparativos!
Agora o zoom ótico entre as duas não se compara!

Compacta já tive a Fuji S5000 e hoje tenho a Canon G5, para uso amador, acho a Fuji muito melhor!

Abraços e Boa Compra!

Getter


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2005, 11:23:20
Bom Getter, isso é uma regra ótica, não tem a ver com ser digital, com ser compacta, quanto maior o multiplicador focal maior a dificuldade de fazer as correções para que ambos os extremos operem adequadamente, mesmo porque cada extremo tem uma característica própria, sendo que em lentes muito longas uma ponta irá sofrer com aberrações cromáticas, enquanto a outra irá sofrer com distorções esféricas, que usam elementos diferentes para correção, sendo qeu todas as marcas acabam priorizando o centro e não os extremos, pois se prioriza um extremos estraga mais o outro.
Como exemplo veja as UZ que são câmeras de sensor pequeno e mesmo as excelentes não conseguem ter a qualidade ótica de uma C-5060 e de uma G5 por exemplo, que em alguns casos até elementos bem mais baratos e mais simples.

E tbm tem a questão de que como eu disse GERALMENTE é assim, por exemplo uma 50-500 da Sigma é uma lente até bem feitinha e consegue obter mais qualidade que muita lente barata e curta, como as 28-80 e etc. Leia o artigo sobre lentes que vc verá que muita coisa pode influir nisso, uma dessas coisas é o multiplicador do Zoom

Com relação à sua comparação foi totalmente infeliz, em termos óticos a G5 é bem superior à S5000., Vou comparar a G3 com a S5100 que possuem a mesma resolução e a mesma ótica da S5000 e da G5 para vc ter idéia da diferença, o que vc deve sentir mais agradável na Fuji são as cores que normalmente são mais saturadas e puxadinhas para uma mistura de amarelo com magenta, que favorece um pouco os tons de pele.

G5
Distorção barril (Wide): 0,9%
Vinheta: Leve
Aberração cromática: Média
Resolução: 1250X1200

S5100
Distorção barril (wide): 1,1%
Vinheta: Intensa
Aberração cromática: Elevada
Resolução: 1250X1200

Fora detalhes como sensor maior e etc.
Isso porque ambas são separadas por praticamente 2 anos de tecnologia. :)
« Última modificação: 22 de Março de 2006, 13:55:28 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.