Autor Tópico: Festa Infantil...  (Lida 14292 vezes)

guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Março de 2013, 23:42:05
Cara, esse final de semana eu vivi praticamente a mesma situação que você descreveu!
Vou tentar relatar um pouco os erros que eu cometi...

Fui convidado por um parente para registrar uma festinha infantil e um batizado. Eram eventos bem pequenos, praticamente só com a família.

As condições foram iguais as suas. Eu não sou profissional, tenho pouca experiência, tinha grandes chances das fotos não ficarem boas, e a pessoa tinha consciência de tudo isso...

O meu equipamento é muito similar ao seu:
-T3
-18-55mm (do kit)
-Helios 58mm f2.0 (manual)
-Cartão 16gb classe 10
-2 baterias

Arrumei um outro cartão de 4gb pra ficar como backup, caso o de 16gb desse pau na hora (pois encher, eu tinha certeza que ele não iria).

Eu tenho até uma boa noção dos conceitos básicos de fotografia.
Sou acostumado a fotografar sempre em modo manual, inclusive focar manualmente.
Porém eu nunca treinei por exemplo, fotometrar uma cena rapidamente...
Sempre tirava fotos com calma, sem pressão nenhuma.

Ai fiquei com medo de usar o modo M e perder as fotos por ficar com a exposição errada.
Deixei então a câmera quase toda automática:
-AV
-Iso Automático
-Medição matricial (sempre usei central)

Mas mesmo assim, me fud#%@*   :D

Primeiro foi o aniversário.
Era de dia e as pessoas estavam em uma área coberta.
A medição matricial estava usando o fundo (na área sem a coberta) como base para a fotometria, pois geralmente ele representava a maior parte da cena. Ou seja, o fundo ficava perfeito a fotometria, e as pessoas todas subexpostas (as vezes só a sinueta).
Esse erro eu percebi logo no começo, ai voltei para a medição para central e corrigi isso...

Porém devido a essa diferença grande de fotometria da área coberta para a aberta, o fundo sempre ficava estourado...
Faltou um pouco de direção minha, para pedir que as pessoas fossem um pouco para fora da coberta para aproveitar o fundo.
Mas enfim...

No geral, as fotos do aniversário ficaram boas...
Enquadramentos legais, focos precisos...

O foco era uma das minhas preocupações. Tinha muito medo de perder foto por ficar desfocada.
Por isso práticamente não usei a Hélios. Era sempre a 18-55mm com o Auto-Foco ligado e no ponto central.
Botava o foco onde queria, esperava o bip de confirmação, reenquadrava e clicava...

Fiquei mais confiante para o batizado.
Também era de dia, em uma capelinha. O ambiente era um pouco mais escuro que o da festa...
Deixei as mesma configurações (Av).

Como era mais escuro, teve umas fotos que a câmera baixou muito a velocidade e na pressa eu não percebi  :aua:
Perdi muitas fotos por baixa velocidade! :doh:
E o pior é que as vezes eu dava uma checada rápida no lcd e não percebia  :aua:

Bom, a minha experiência foi essa...
Vou parar por aqui, que esse post já ficou gigante  :assobi:



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 25 de Março de 2013, 23:47:04
Fábio desculpa ser deselegante mas as suas dúvidas são muito triviais e consistem no básico da fotografia e no básico da operação da máquina. Nesse momento preocupe-se em aprender esses básicos e depois se preocupe no aniversário.
Ler o manual da máquina e freqüentar canais no YouTube da Zona da Fotografia e Sit Kong são os primeiros passos. Depois, leia muito tópicos aqui do MF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Março de 2013, 02:10:27
Pegar um serviço sem saber usar o equipamento a culpa será sua, avisando que não sabe e o cara insiste a culpa será dele. Simples assim. Antes de qualquer coisa a comunicação entre vc e o cara que quer as fotos deve ser clara.


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Março de 2013, 02:29:04
Tanto drama para tão pouco problema.
Faça o melhor possível.

Aprenda com os seus erros!  :fight:


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #19 Online: 26 de Março de 2013, 06:36:43
Eu "cobri" um aniversário infantil com uma t2i, lento kit e flash yn-460 (uma foto ou outra também com a cinquentinha), ou seja, um kit bem básico, e achei os resultados bem legais. Usei todos os ajustes, inclusive o flash que não tem ttl, no manual. Eu já tinha um pouquinho de experiência com outros eventos pequenos, então foi tudo razoavelmente suave. Hehehe

Depois eu vou postar as fotos na galeria pro pessoal avaliar.





Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #21 Online: 26 de Março de 2013, 07:46:44
A todos muito obrigado pelas dicas, estou estudando e praticando muito na câmera...

Esclarecendo alguns pontos:

1. Não sou fotografo, nem mesmo amador, nem pretendo ser um profissional algum dia...
2. Para mim fotografia é, e sempre será um hobby.
3. Comprei um DRSL de entrada por achar a sx40 pequena para o que eu sabia mexer "nela". E jamais gastarei milhares em outras maquinas, penso em uma lente clara, um flash e outra bateria, e só!
3. Não vou cobrar, nem nunca cobrarei, para fazer um evento me passando por profissional, quando falei para minha amiga que faria as fotos, deixei tudo isso bem claro para ela, e ela aceitou os riscos " pois nem mesmo uma compacta simples ele tem no momento" a dela quebrou. E ela sesta sem tempo para comprar outra no momento.
4. Quanto a tentat burlar a leitura do manual, é o motivo do tempo que não tenho, as vezes é mais facil (como esta sendo) tirar as duvidas direto, do que ler mais de 250 pags. e procurar algo.

    De ante mão agradeço todas as dicas...

Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 26 de Março de 2013, 08:47:47
 :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 26 de Março de 2013, 11:15:27
3. Não vou cobrar, nem nunca cobrarei, para fazer um evento me passando por profissional, quando falei para minha amiga que faria as fotos, deixei tudo isso bem claro para ela, e ela aceitou os riscos " pois nem mesmo uma compacta simples ele tem no momento" a dela quebrou. E ela sesta sem tempo para comprar outra no momento.



Eu acho que esse é o ponto principal, moçada, ele tá fazendo as fotos como se fosse de hobby mesmo, não é profissionalmente. Só o fato de não cobrar já diminui demais o nível de exigência do "cliente". Assim sendo, acho que tem que ir na fé mesmo, tira umas fotos, se diverte bastante e tente aproveitar a festa também.


Só para contribuir com as dicas, como vai ser em ambiente externo, eu faria como os amigos falaram, deixa em Tv, deixa em ISO400 a 800, mais ou menos e manda bala! Se precisar, use o flash como preenchimento (se estiver um sol forte vindo de cima, causando sombras nos olhos). Lá na hora, não fique pensando muito nas configurações da câmera, melhor deixar algo mais fixo e pensar mais na composição mesmo, em pegar bons momentos.


E se prepare para ajoelhar bastante, infantil é fogo! Eu acho que festa infantil cansa mais que casamentos, e a maioria das pessoas que converso pensam o mesmo!




Ah, e fotografe em RAW! Se achar que o cartão vai ser pequeno, tente comprar um até lá, ou pelo menos pegar um emprestado.


Abraços e boa sorte


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 26 de Março de 2013, 11:39:37
Mas fim de festa se der para colocar no manual e tirar algumas fotos para ir se acostumando, aproveita.

vai de boa.
abrçs.


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2013, 12:36:33
Mas fim de festa se der para colocar no manual e tirar algumas fotos para ir se acostumando, aproveita.

vai de boa.
abrçs.

Ontem eu testei o modo Av e Tv..não gostei muito das fotos....fiz algumas fotos no horário aproximado da festa, em um local aberto, mas com sombras....deixei no M...1/125.....f/5.6  e iso 200 alternando para 400...e gostei dos resultados....usei muito pouco o flash....aproveitava a luz que vinha por traz...
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2013, 12:42:09

Ontem eu testei o modo Av e Tv..não gostei muito das fotos....fiz algumas fotos no horário aproximado da festa, em um local aberto, mas com sombras....deixei no M...1/125.....f/5.6  e iso 200 alternando para 400...e gostei dos resultados....usei muito pouco o flash....aproveitava a luz que vinha por traz...

Fabior, os modos Av e Tv, assim como o P, têm suas peculiaridades, precisa trabalhar um pouco a compensação de exposição para cada cena para ter resultados perfeitos. Não é tão trivial assim, mas é mais fácil que o modo M. Mas se você acha que essa configuração vai ficar confortável, vá em frente, o modo M sem dúvida é o melhor!

O flash é só pra situações específicas. Pra reduzir sombras no rosto, para fotos em contra-luz. Na maioria dos casos não vai precisar mas, se sentir necessidade, use sem medo!


fpugliesi

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2013, 14:17:07
Sou meio que viciado em Av. Consigo atingir resultados bons com pouco trabalho.
Claro que M é mais legal, mas as vezes na correria apelo pro Av.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 26 de Março de 2013, 18:42:28
Sou meio que viciado em Av. Consigo atingir resultados bons com pouco trabalho.
Claro que M é mais legal, mas as vezes na correria apelo pro Av.
Em ambientes externos eu uso 95% do tempo o modo Av.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Março de 2013, 11:29:03
Hmmmm... Muito arriscado! Eu não faria sem conhecer de fotografia. Modo P é meio complexo, dependendo do ajuste que o cara quer. Eu colocaria no modo Av, deixaria na maior abertura, e superexposto em 1/3 de ponto, com ISO fixo em 400 (com sol) ou 800 (nublado). Modo M, se tu não souberes usar, tende a ficar uma "M"... Eu só uso modo M para foto de paisagem, mas para foto de festa/casamento, tu não pode ficar perdendo tempo fotometrando. Bom estudar um pouco e praticar muito antes do tal evento... Sorte lá! Abraço!

Pessoal, sou eu que sou muito enjoado ou é uma coisa normal de se usar ISO 400 com sol??  Enjoado que eu quero dizer é que em ambiente aberto com sol, uso ISO 100, se estiver no meio de muitas árvores, uso um ISO200, se tiver nublado daí sim uso um ISO maior, mas sempre procurando usar o menor possível.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT