Autor Tópico: Festa Infantil...  (Lida 14292 vezes)

guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Março de 2013, 23:42:05
Cara, esse final de semana eu vivi praticamente a mesma situação que você descreveu!
Vou tentar relatar um pouco os erros que eu cometi...

Fui convidado por um parente para registrar uma festinha infantil e um batizado. Eram eventos bem pequenos, praticamente só com a família.

As condições foram iguais as suas. Eu não sou profissional, tenho pouca experiência, tinha grandes chances das fotos não ficarem boas, e a pessoa tinha consciência de tudo isso...

O meu equipamento é muito similar ao seu:
-T3
-18-55mm (do kit)
-Helios 58mm f2.0 (manual)
-Cartão 16gb classe 10
-2 baterias

Arrumei um outro cartão de 4gb pra ficar como backup, caso o de 16gb desse pau na hora (pois encher, eu tinha certeza que ele não iria).

Eu tenho até uma boa noção dos conceitos básicos de fotografia.
Sou acostumado a fotografar sempre em modo manual, inclusive focar manualmente.
Porém eu nunca treinei por exemplo, fotometrar uma cena rapidamente...
Sempre tirava fotos com calma, sem pressão nenhuma.

Ai fiquei com medo de usar o modo M e perder as fotos por ficar com a exposição errada.
Deixei então a câmera quase toda automática:
-AV
-Iso Automático
-Medição matricial (sempre usei central)

Mas mesmo assim, me fud#%@*   :D

Primeiro foi o aniversário.
Era de dia e as pessoas estavam em uma área coberta.
A medição matricial estava usando o fundo (na área sem a coberta) como base para a fotometria, pois geralmente ele representava a maior parte da cena. Ou seja, o fundo ficava perfeito a fotometria, e as pessoas todas subexpostas (as vezes só a sinueta).
Esse erro eu percebi logo no começo, ai voltei para a medição para central e corrigi isso...

Porém devido a essa diferença grande de fotometria da área coberta para a aberta, o fundo sempre ficava estourado...