Autor Tópico: Festa Infantil...  (Lida 14280 vezes)

lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Março de 2013, 11:36:11
Esqueci de mencionar, tenho feito isso para tirar fotos de objetos em movimento rápido, ex: motocross, carro de rally. Quando tiro fotos com ISO acima de 200 já não acho nítido, fica com granulação, não sei se é problema da camera, da lente ou do operador dela  8-).  São fotos que só visualizo no computador, não revelei nenhuma pois a foto no papel não deve dar esse "problema".
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #31 Online: 27 de Março de 2013, 14:38:02
Esqueci de mencionar, tenho feito isso para tirar fotos de objetos em movimento rápido, ex: motocross, carro de rally. Quando tiro fotos com ISO acima de 200 já não acho nítido, fica com granulação, não sei se é problema da camera, da lente ou do operador dela  8-).  São fotos que só visualizo no computador, não revelei nenhuma pois a foto no papel não deve dar esse "problema".

Se deixar o diafragma mais fechado não compensa com a nitidez...
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 28 de Março de 2013, 09:38:53
Não entendi o que vc quis dizer Fabior
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #33 Online: 28 de Março de 2013, 10:52:10
Pessoal, sou eu que sou muito enjoado ou é uma coisa normal de se usar ISO 400 com sol??  Enjoado que eu quero dizer é que em ambiente aberto com sol, uso ISO 100, se estiver no meio de muitas árvores, uso um ISO200, se tiver nublado daí sim uso um ISO maior, mas sempre procurando usar o menor possível.

Hehehe... Enjoado em termos... Eu prefiro velocidade que a "não-granulação". Pois a granulação é normal em sensibilidade acima do padrão da câmera (a T3i deve ter o padrão em ISO160, então o valor "inteiro" que menos granula é o ISO200, seguido do ISO100). A partir de ISO400, se sente um pouco a granulação, e em ISO800 mais ainda. Mas esse ruído é fácil de tratar no DPP ou LR ou PS! Bem mais fácil do que tentar consertar uma foto que deu bluring (borrão por causa de velocidade baixa, bem comum quando se usa ISOs baixos em locais com pouca luz). Tiro fotos de aves com ISO até 1600, mas isso na 5D MarkII. Nas cropadas (incluindo a 7D) recomendo no máximo 800, que é fácil de tratar na pós, e te evita transtorno de borrões. Mas isso é o MEU padrão. Experimente, e invente o seu! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #34 Online: 28 de Março de 2013, 10:59:01
Esqueci de mencionar, tenho feito isso para tirar fotos de objetos em movimento rápido, ex: motocross, carro de rally. Quando tiro fotos com ISO acima de 200 já não acho nítido, fica com granulação, não sei se é problema da camera, da lente ou do operador dela  8-).  São fotos que só visualizo no computador, não revelei nenhuma pois a foto no papel não deve dar esse "problema".

É, a câmera cropada é fraquinha em termos de ISO, pois a densidade de Pixels é muito grande. Parece que na T4i e T5i isso foi melhorado, mas tenho lá minhas dúvidas. Nas Full-Frame, a densidade de pixel é muito menor, então em ISO800 é quase igual a ISO100. Mas o operador não pode dar trela demais ao ruído: use ferramentas de redução! Se fotografas em JPEG, a própria câmera tem meios de redução de ruído no processamento. Mas veja bem: nos próprios papéis de parede do Windows7 tem imagens com ruído! Isso é normal quando se fotografa com pouca luz e se precisa de certa velocidade. Não te pilha demais com esse "detalhe"... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 28 de Março de 2013, 11:10:13
Muito obrigado pela explicação Sakco, tenho que "aceitar" melhor essa granulação........he he he he. Em relação a tratar a imagem LR é Lightroom, PS é Photoshop, e o que quer dizer DPP??

Concordo com vc, é melhor tratar depois do que perder a foto por causa dos borrões.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #36 Online: 28 de Março de 2013, 11:18:35
Muito obrigado pela explicação Sakco, tenho que "aceitar" melhor essa granulação........he he he he. Em relação a tratar a imagem LR é Lightroom, PS é Photoshop, e o que quer dizer DPP??

Concordo com vc, é melhor tratar depois do que perder a foto por causa dos borrões.

É, eu tinha esse receio de grão antigamente, até perder várias fotos incríveis com borrão. Hoje eu meto ISO alto sem dó. LR e PS são unânimes, mas o DPP é o que deveria ser o mais bem quisto deles, pois é o único "free". É o "Digital Photo Professional", software de edição profissional que vem no CD da Canon, junto com qualquer EOS nova! Ele usa uma engine similar à da câmera, então dá para simular os picture styles no PC. Bate a foto em RAW, e depois aplica os mesmos efeitos de pós-produção, principalmente o de redução de ruídos (que tem até mais opções no DPP que na câmera). Julgo ser fundamental para quem usa Canon. Instala aí, e verás! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 28 de Março de 2013, 11:28:11
Os CDs que vieram com minha câmera estão todos embalados ainda... :D, vou ver isso hoje mesmo. Vc bate suas fotos em RAW??  Qual é o mais recomendado RAW ou JPG??  Muito obrigado pelas dicas valiosas que me deste.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #38 Online: 28 de Março de 2013, 11:59:01
Os CDs que vieram com minha câmera estão todos embalados ainda... :D, vou ver isso hoje mesmo. Vc bate suas fotos em RAW??  Qual é o mais recomendado RAW ou JPG??  Muito obrigado pelas dicas valiosas que me deste.

Cara, leia algum tutorial sobre RAW e verás as vantagens... RAW (que traduzido ao pé da letra significa CRU) é o arquivo cru, do jeito que foi captado pelo sensor da câmera. Ele é riquíssimo em detalhes (é quase um bitmap compactado). O tamanho é maior (4 a 5x maior), mas tu podes aplicar qualquer configuração na pós, sem perdas. Depois de tratado é que tu salvas o arquivo final em JPEG.  Quando tu fotografas apenas em JPEG, que já é um formato compactado de imagem, a câmera já aplica "em definitivo" as configurações (de picture style e white balance) que definiste. Mas daí, para corrigir algum ajuste errado depois, é difícil (e usualmente se perde detalhes). Quando se bate a foto em RAW, a câmera até aplica os ajustes de Picture Style, mas no DPP tu podes remover e alterar à vontade, e no JPEG, tu corres o risco de saturar alguma cor, ou perder detalhes. Entendeste?

Faz um teste: tira uma foto em RAW+JPEG (ou uma em RAW e outra em JPEG) do mesmo assunto, com a mesma configuração de picture style e tal. Use configurações aberrantes (aumente todo o contraste, saturação e tom). Depois tente corrigir o RAW e o JPEG. E entenderás porque os profissionais só usam RAW para os seus trabalhos. Abraço!
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 11:59:46 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 28 de Março de 2013, 12:54:17
Valeu Sakco, vou aproveitar o feriadão e me aprofundar nesses quesitos. Muito obrigado pelas dicas, com certeza vão me ajudar e muito daqui pra frente. Grande abraço.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #40 Online: 07 de Abril de 2013, 15:47:22

      Festa feita...deu tudo certo, pelo meu ponto de vista, gostaria de relatar algumas considerações:



1. Hoje tive a certeza, mas que nunca, que nunca me tornarei um profissional, não pela dificuldade, mas pelo trabalho que os pestinhas dão!
2. Vale cada centavo cobrado uma cobertura fotográfica, sem questionamentos.
3. A minha maior dificuldade foi o assunto da foto, pois as crianças não olham para a câmera nem a pau.
3. Tive que usar flash em 90% das fotos, pois apesar de ser de dia e ambiente aberto, havia muita sobra...
4. A lente sem um zoom, me limitou um pouco, e uma abertura maior ajudaria mais, não precisaria tanto do flash.
5. Fiz todas as fotos em RAW, no modo M, velocidade de 1/125 a 1/160...abertura sempre em 5.6 ou 6.4.....e cravei o Iso em 200, apenas na hora do parabéns, aumentei a potencia do flash e o Iso para 400.
6. Fiz 323 fotos, umas 30 vão para o lixo, umas 50 não ficaram boas, e as outras pequenas correções, de exposição, cor, nitidez..pequenos ajustes...acho que entregarei 250 fotos boas....

     Avaliando, não é bicho de sete cabeças, mas tem que ter uma lente melhor....o equipamento realmente limita muito.


  Ah ia me esquecendo...tive dificuldade em algumas horas o flash não disparava..ficava aparecendo a msg Buzy no visor de lcd piscado, com a seta que indica o flash ao lado...e a câmera não fazia a foto...o que seria isso!

   Depois alguem me oriente como postar umas 3 fotos aqui para vcs avaliarem , se for permitido.
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 08 de Abril de 2013, 09:20:01
Cara, pra postar as fotos entra na sala "Galeria" e lá olha os tópicos fixos, tem um sobre "como postar sua foto" ou algo do tipo, ali explica direitinho.
Tu falou que sentiu falta de uma lente zoom, fez o evento só com a 50tinha? Pergunto pq é essa que vi na tua assinatura. Eu recentemente bati umas fotos de um aniversário em família só com ela, e senti grande dificuldade de enquadramento. Quando consegui botar 4 pessoas na mesma foto parecia que o frame ia explodir de tão justo que ficava, hehe
Edit: Agora li com mais calma a assinatura, entendi que tu precisava de MAIS zoom, e está só pensando em comprar a 50mm...
Pô, e meus parabéns por ter conseguido 250 fotos boas. Das 300 e pouquinhas que tirei, se salvei umas 70 foi muito (considerando foco pelo menos decente, pessoas com olhos abertos e etc...). Depois posta algumas aí pra ver como foi.
Edit2: Sobre o flash, provavelmente indicava aquilo porque ou o flash não havia reciclado (o que eu duvido pois a foto seria batida do mesmo modo), ou o buffer da cam estava realmente ocupado, mas o que é normal dependendo da quantidade de clics um atrás do outro.
Abraço
« Última modificação: 08 de Abril de 2013, 09:23:02 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #42 Online: 08 de Abril de 2013, 17:39:35
Cara, pra postar as fotos entra na sala "Galeria" e lá olha os tópicos fixos, tem um sobre "como postar sua foto" ou algo do tipo, ali explica direitinho.
Tu falou que sentiu falta de uma lente zoom, fez o evento só com a 50tinha? Pergunto pq é essa que vi na tua assinatura. Eu recentemente bati umas fotos de um aniversário em família só com ela, e senti grande dificuldade de enquadramento. Quando consegui botar 4 pessoas na mesma foto parecia que o frame ia explodir de tão justo que ficava, hehe
Edit: Agora li com mais calma a assinatura, entendi que tu precisava de MAIS zoom, e está só pensando em comprar a 50mm...
Pô, e meus parabéns por ter conseguido 250 fotos boas. Das 300 e pouquinhas que tirei, se salvei umas 70 foi muito (considerando foco pelo menos decente, pessoas com olhos abertos e etc...). Depois posta algumas aí pra ver como foi.
Edit2: Sobre o flash, provavelmente indicava aquilo porque ou o flash não havia reciclado (o que eu duvido pois a foto seria batida do mesmo modo), ou o buffer da cam estava realmente ocupado, mas o que é normal dependendo da quantidade de clics um atrás do outro.
Abraço

  Eu tive sorte de conhecer as crianças (aniversariantes) há tempos, e isso facilitou as fotos, pois eles olhavam para lente e sorriam, os outros convidados nem tanto, as outras crianças corriam de mim, e eu atras...foi muito louco... vc fala "ei pirraia", e eles te olham com um olhar de "te vira cara".....por ultimo eu usava a frase " por favor mostra os dentes", mas não funcionou muito.... porem senti dificuldades também  foi em fotografar as pessoas nas mesas, como sou meio tímido, ficar em pé com o povo comendo e eu ali batento foto foi constrangedor, pelo menos para mim....
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 08 de Abril de 2013, 17:45:36
  Eu tive sorte de conhecer as crianças (aniversariantes) há tempos, e isso facilitou as fotos, pois eles olhavam para lente e sorriam, os outros convidados nem tanto, as outras crianças corriam de mim, e eu atras...foi muito louco... vc fala "ei pirraia", e eles te olham com um olhar de "te vira cara".....por ultimo eu usava a frase " por favor mostra os dentes", mas não funcionou muito.... porem senti dificuldades também  foi em fotografar as pessoas nas mesas, como sou meio tímido, ficar em pé com o povo comendo e eu ali batento foto foi constrangedor, pelo menos para mim....


Ahahah, ganhar a atenção das crianças não é tarefa fácil não! Muitas não gostam de fotos, mas outras adoram. O lance é pegar mesmo fotos delas se divertindo por aí, porque olhando pra câmera mesmo não rola. E também nem é o tipo de foto mais legal, prefiro mesmo fotos delas brincando e correndo.


Quanto às mesas, não tire foto da galera comendo não, ninguém gosta de aparecer nas fotos comendo. O ideal é tirar essas fotos um pouco antes da refeição, porque aí já tá todo mundo nas mesas e tal. Daí chega lá e fala educadamente "vamos tirar uma fotinho?". O pessoal já tá esperando isso, tem gente que até gosta. Daí espera a mulherada arrumar o cabelo e tira umas 3 ou 4 pra garantir todo mundo de olho aberto e sem careta. Se a mesa for grande, pede para formar grupos menores, não tire da mesa inteira que não fica bom...


Enfim, devia ter te falado tudo isso antes do evento, mas fica de dica pra próxima!


E ficamos no aguardo das fotos!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #44 Online: 08 de Abril de 2013, 17:49:54
Cara, cada tópico que o Humberto responde dá uma verdadeira aula...

Primeiro todas essas resposta dele deveriam ir para um tópico fixo de como agir e fotografar em eventos, uso do flash, etc.

Depois, bem que você podia fazer um livro né...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px