Autor Tópico: Festa Infantil...  (Lida 14197 vezes)

Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Online: 25 de Março de 2013, 12:13:47
Pessoal não sou profissional, mas uma amiga implorou que fizesse o aniversario do filho dela, não vai ser nenhum evento de grande porte, mas ela queria, registrar e depois fazer uma albunzinho, desses simples, que tem pela web.....expliquei o seguinte:

1. Não sou profissional.
2. O risco do trabalho não ficar bom.
3. expliquei sobre a iluminação.
4. E minha dificuldade com fotos, salientei que troquei de câmera e que estaria aprendendo.


Minha Duvida:   É melhor eu fotografar no modo P ? Visto que o modo M estou acostumado com a câmera anterior.

Só farei as fotos, por que é de dia...e em espaço aberto, por isso acho que seja mais fácil (penso). E ela concordou, que a responsabilidade é dela.
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2013, 12:26:26
Hmmmm... Muito arriscado! Eu não faria sem conhecer de fotografia. Modo P é meio complexo, dependendo do ajuste que o cara quer. Eu colocaria no modo Av, deixaria na maior abertura, e superexposto em 1/3 de ponto, com ISO fixo em 400 (com sol) ou 800 (nublado). Modo M, se tu não souberes usar, tende a ficar uma "M"... Eu só uso modo M para foto de paisagem, mas para foto de festa/casamento, tu não pode ficar perdendo tempo fotometrando. Bom estudar um pouco e praticar muito antes do tal evento... Sorte lá! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2013, 13:27:33
Hmmmm... Muito arriscado! Eu não faria sem conhecer de fotografia. Modo P é meio complexo, dependendo do ajuste que o cara quer. Eu colocaria no modo Av, deixaria na maior abertura, e superexposto em 1/3 de ponto, com ISO fixo em 400 (com sol) ou 800 (nublado). Modo M, se tu não souberes usar, tende a ficar uma "M"... Eu só uso modo M para foto de paisagem, mas para foto de festa/casamento, tu não pode ficar perdendo tempo fotometrando. Bom estudar um pouco e praticar muito antes do tal evento... Sorte lá! Abraço!

Como falei, estou ainda acostumado com o M da superzoom sx40, não me adaptei ainda com a da t3, porem estou praticando muito, agora eu expliquei minhas dificuldades, porem a amiga não quer saber...acho que ela pensa que fotografia é a maquina....rsrs
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2013, 14:26:02
nao acho tão problema assim.
Foco central, se vc acha que no modo M pode complicar, AV como o sacko sugeriu. Se estiver sol, eu deixaria ISO 100, se estiver nublado 200 ou 400, fotometra na hora e ve como fica, se possível velocidade 400 ou mais.
Por pior que todo mundo fale dessa lente ou da 18-135 que eu tenho, vc vai conseguir fotos boas. Acho que isso não é muito problema.
A questão é que vc tem que ter em mente é que criança não para um minuto, haja folego, depende da criança a maquina assusta, para algumas não, como sua objetiva é curta vc vai estar sempre próximo. Mas vai brincando, deixa a criança mais a vontade, não é fácil ter a atenção delas, uma bexiga, uma bala chama a atenção. Nao perde tempo, senta o dedo.
Eu deixo a velocidade alta pelo seguinte, geralmente eu tiro 3, 4 fotos na sequencia, sempre alguém fecha o olho, ou a própria criança, se vc tira uma foto, ja era. se uma saiu com olho fechado as demais ja nao saem. outra coisa, tem hora que não da tempo para ficar conferindo como ficou, nao faz mal que vai ter muita foto, depois vc escolhe as melhores.
abrçs.


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2013, 15:53:09
nao acho tão problema assim.
Foco central, se vc acha que no modo M pode complicar, AV como o sacko sugeriu. Se estiver sol, eu deixaria ISO 100, se estiver nublado 200 ou 400, fotometra na hora e ve como fica, se possível velocidade 400 ou mais.
Por pior que todo mundo fale dessa lente ou da 18-135 que eu tenho, vc vai conseguir fotos boas. Acho que isso não é muito problema.
A questão é que vc tem que ter em mente é que criança não para um minuto, haja folego, depende da criança a maquina assusta, para algumas não, como sua objetiva é curta vc vai estar sempre próximo. Mas vai brincando, deixa a criança mais a vontade, não é fácil ter a atenção delas, uma bexiga, uma bala chama a atenção. Nao perde tempo, senta o dedo.
Eu deixo a velocidade alta pelo seguinte, geralmente eu tiro 3, 4 fotos na sequencia, sempre alguém fecha o olho, ou a própria criança, se vc tira uma foto, ja era. se uma saiu com olho fechado as demais ja nao saem. outra coisa, tem hora que não da tempo para ficar conferindo como ficou, nao faz mal que vai ter muita foto, depois vc escolhe as melhores.
abrçs.

Minha preocupação maior é não borrar as fotos, pois depois posso editá-las com tranquilidade...clarear o que der....agora vcs acha que devo fotografar em raw...meu cartão é de 15gb classe 10..será que dá?
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2013, 18:38:18
Pelo que eu entendi, não será nenhum trabalho pago, ou seja, tu não estará lá como profissional, mas como alguém que se dispôs a registrar um aniversário sem nenhuma pretensão. Sendo assim, eu ficaria bem tranquilo e daria muitos cliques pra praticar mesmo. Este final de semana passado fui convocado também pra "cobrir" um aniversário da minha avó, festinha de 80 anos... Claro, não ganhei nada com isso, exceto um gostinho de quero mais. Achei muito legal "brincar de fotógrafo", fiz muitas fotos legais, outras nem tanto. Tive que lidar com o flash na marra e isso foi muitíssimo válido, acho que aprendi bastante (claro que antes eu li muita teoria). O maior desafio no meu caso foi usar apenas a  50tinha, senti muita necessidade de usar uma lente mais aberta, mas como não levei a do kit, acabei dando um jeitinho de me virar com o que tinha. No meu caso ainda, tive um obstáculo a menos que o teu: como era festa de vovozinhas, não me preocupei com pessoas se movendo rapidamente, o que facilitou bastante, pude usar velocidade 60 sem borrar praticamente nada, hehe
No teu caso vai ter que subir a velocidade do obturador mesmo, mas EU, gostei muito de usar o modo M, que foi só o que usei. O único ajuste que eu tinha de fazer era mesmo no obturador, pois deixei cravada a lente em 2.8 pra dar mais nitidez e ainda assim manter boa iluminação.
Desculpe ter fugido um pouco do teu caso e falado do meu, mas era só pra ilustrar que alguém sem experiência alguma em eventos, pode sim, fazer um "trabalho" bem bacana, sem se atucanar muito.
Boa sorte e manda bala!
Tecpix + motorola do guga


fpugliesi

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #6 Online: 25 de Março de 2013, 18:50:52
Fiz uma festinha outro dia tb de favor.
Adorei.
Levei uma 28 75mm f2.8, uma 58mm f1.2 e só.
Me diverti.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 25 de Março de 2013, 19:34:44
Se for usar Flash, trabalhe em Manual. Coloque ISO 800, velocidade igual à DF ou maior e abertura uns 2 stops acima do mínimo.

Se não for usar Flash, trabalhe no Av. ISO variando de 200 à 1600 conforme iluminação. Sempre trabalhe com RAW e compensação de exposição +1/3 EV, desta forma facilita a pós para recuperar possíveis cagadas em exposição.

Lembre-se sempre, a única coisa que não dá para acertar é o foco. É a coisa mais importante para se acertar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2013, 19:45:16
Pelo que eu entendi, não será nenhum trabalho pago, ou seja, tu não estará lá como profissional, mas como alguém que se dispôs a registrar um aniversário sem nenhuma pretensão. Sendo assim, eu ficaria bem tranquilo e daria muitos cliques pra praticar mesmo. Este final de semana passado fui convocado também pra "cobrir" um aniversário da minha avó, festinha de 80 anos... Claro, não ganhei nada com isso, exceto um gostinho de quero mais. Achei muito legal "brincar de fotógrafo", fiz muitas fotos legais, outras nem tanto. Tive que lidar com o flash na marra e isso foi muitíssimo válido, acho que aprendi bastante (claro que antes eu li muita teoria). O maior desafio no meu caso foi usar apenas a  50tinha, senti muita necessidade de usar uma lente mais aberta, mas como não levei a do kit, acabei dando um jeitinho de me virar com o que tinha. No meu caso ainda, tive um obstáculo a menos que o teu: como era festa de vovozinhas, não me preocupei com pessoas se movendo rapidamente, o que facilitou bastante, pude usar velocidade 60 sem borrar praticamente nada, hehe
No teu caso vai ter que subir a velocidade do obturador mesmo, mas EU, gostei muito de usar o modo M, que foi só o que usei. O único ajuste que eu tinha de fazer era mesmo no obturador, pois deixei cravada a lente em 2.8 pra dar mais nitidez e ainda assim manter boa iluminação.
Desculpe ter fugido um pouco do teu caso e falado do meu, mas era só pra ilustrar que alguém sem experiência alguma em eventos, pode sim, fazer um "trabalho" bem bacana, sem se atucanar muito.
Boa sorte e manda bala!


Vc fala em deixar o f/ em 2.8...minha lente vai até 3.5......ai entraria muita luz, desfocaria o fundo...
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #9 Online: 25 de Março de 2013, 19:46:25
Se for usar Flash, trabalhe em Manual. Coloque ISO 800, velocidade igual à DF ou maior e abertura uns 2 stops acima do mínimo.

Se não for usar Flash, trabalhe no Av. ISO variando de 200 à 1600 conforme iluminação. Sempre trabalhe com RAW e compensação de exposição +1/3 EV, desta forma facilita a pós para recuperar possíveis cagadas em exposição.

Lembre-se sempre, a única coisa que não dá para acertar é o foco. É a coisa mais importante para se acertar.

Mas no modo M pode varia a exposição..pensei q fosse apenas no P e Automatico....
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #10 Online: 25 de Março de 2013, 19:47:00
Fiz uma festinha outro dia tb de favor.
Adorei.
Levei uma 28 75mm f2.8, uma 58mm f1.2 e só.
Me diverti.

É mas eu tenho a do kit mesmo....18 - 55...e só!
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


sergiolmz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #11 Online: 25 de Março de 2013, 20:56:15
Minha sugestão, porque fiz um aniversário esses dias e me arrependi de quase tudo que fiz, então agora faria assim:

Modo Tv - pra esquecer  a maquina e só se preocupar com a foto.
ISO automatico - a maquina sabe melhor que nós sobre isso.
Deixe a velocidade em 1/250, pra garantir fotos mais nítidaz, ja que criança não para e ainda sobra uma aberturazinha boa pro ISO não subir demais.
Se o ISO subir demais (vai aparecer no visor) baixa a velocidade  um pouco (no dial) e tenta pegar a criança quando ela dar aquela paradinha.
Usa AI focus com todos os sensores (ALL) - pra não se preocupar com foco
Usa o burst ( fotos em sequencia), se a foto for imperdível é só cravar o dedo.
Atira em RAW + Jpeg Medio, se precisar corrigir exposição o RAW vai ser mais util, se a foto ficar boa economiza tempo com a Jpeg pronta
Medição matricial - garante fotos mais equilibradas
Balanço automatico - em geral a maquina acerta
Não esquece a bateria extra e até levar um carregador pra uma emergência.
Flash só em ultimo caso pra não intimidar as crianças.
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 21:12:22 por sergiolmz »


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #12 Online: 25 de Março de 2013, 21:21:05
Minha sugestão, porque fiz um aniversário esses dias e me arrependi de quase tudo que fiz, então agora faria assim:

Modo Tv - pra esquecer  a maquina e só se preocupar com a foto.
ISO automatico - a maquina sabe melhor que nós sobre isso.
Deixe a velocidade em 1/250, pra garantir fotos mais nítidaz, ja que criança não para e ainda sobra uma aberturazinha boa pro ISO não subir demais.
Se o ISO subir demais (vai aparecer no visor) baixa a velocidade  um pouco (no dial) e tenta pegar a criança quando ela dar aquela paradinha.
Usa AI focus com todos os sensores (ALL) - pra não se preocupar com foco
Usa o burst ( fotos em sequencia), se a foto for imperdível é só cravar o dedo.
Atira em RAW + Jpeg Medio, se precisar corrigir exposição o RAW vai ser mais util, se a foto ficar boa economiza tempo com a Jpeg pronta
Medição matricial - garante fotos mais equilibradas
Balanço automatico - em geral a maquina acerta
Não esquece a bateria extra e até levar um carregador pra uma emergência.
Flash só em ultimo caso pra não intimidar as crianças.



Usa AI focus com todos os sensores (ALL) - pra não se preocupar com foco
Coloquei no Ai focus...como seleciono todos sensores...no botao que tem um quadrado grande no canto superior direito???

Usa o burst ( fotos em sequencia), se a foto for imperdível é só cravar o dedo.
O que é isso...onde fica....rsrs

Medição matricial - garante fotos mais equilibradas
O que é isso...onde fica....
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


sergiolmz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #13 Online: 25 de Março de 2013, 21:37:38


Usa AI focus com todos os sensores (ALL) - pra não se preocupar com foco
Coloquei no Ai focus...como seleciono todos sensores...no botao que tem um quadrado grande no canto superior direito???


Isso, fica aceso todos os quadradinhos na hora de selecionar, na hora da foto acende aqueles que estão focando o sujeito, pegará o que estiver em primeiro plano.


Usa o burst ( fotos em sequencia), se a foto for imperdível é só cravar o dedo.
O que é isso...onde fica....rsrs

Na opção "drive" aqueles quadradinhos um atras do outro, um quadradinho só é o "one shot". Qundo apertar e não soltar ficará batendo fotos em sequencia.

Medição matricial - garante fotos mais equilibradas
O que é isso...onde fica....

É como a maquina mede a luz >>> matricial, ponderada, pontual as figuras são um quadradinho com uma bolinha dentro, ou um parentese antes da bolinha.  [(o)] [
  • ] [  ], olha o manual bixo!
[/color]
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 21:39:49 por sergiolmz »


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Março de 2013, 22:14:22


Encontrei todos...valeu...
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 22:14:55 por Fabior »
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto