Autor Tópico: Quantas pilhas devo levar para um flash externo em um evento noturno  (Lida 4696 vezes)

gustavo fotografias 98

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
comprei um flash YN que vao 4 pilhas nele. tenho uma festa daqui a uma semana e ainda n sei quantas pilhas duram nele. alguem poderia me dar alguma estimativa ou dica?


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2016, 02:33:14
Olha... Mesmo que vc vá usar 8 (pra durar 2 turnos) seria bom comprar num atacadão o quanto vc puder e deixar algumas na sua mala. Assim vc vai repondo do seu estoque conforme vai gastando

deixar algumas digo tipo umas 16 pilhas mesmo que vc nem chegue a trocar de pilhas no primeiro evento. Vai de carro? Deixa numa bag no porta malas.

É uma dúvida estranha de se ter  :shock:
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 02:33:57 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2016, 08:20:48
Os mais experientes em eventos podem vir confirmar, mas neste tipo de foto, normalmente usa-se ISO alto e lente clara, para captar a luz ambiente, então o flash é ajustado com potência baixa (1/16, 1/32, 1/64 ou mais baixa ainda), apenas o suficiente para destacar os retratados. Isso quer dizer que cada recarda do flash rende muitas fotos (respectivamente 16, 32, 64 etc.) e se as pilhas forem de qualidade, provavelmente o jogo de 4 iniciais vai dá conta.

Mas é como Lee ressaltou, não custa nada ter mais um ou dois jogos.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 08:21:55 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2016, 08:42:28
Os mais experientes em eventos podem vir confirmar, mas neste tipo de foto, normalmente usa-se ISO alto e lente clara, para captar a luz ambiente, então o flash é ajustado com potência baixa (1/16, 1/32, 1/64 ou mais baixa ainda), apenas o suficiente para destacar os retratados. Isso quer dizer que cada recarda do flash rende muitas fotos (respectivamente 16, 32, 64 etc.) e se as pilhas forem de qualidade, provavelmente o jogo de 4 iniciais vai dá conta.

Mas é como Lee ressaltou, não custa nada ter mais um ou dois jogos.

Nem sempre, o ISO alto é certeza mas muitas vezes estou com o flash em 1/2 ou 1/4 porque uso como luz principal rebatendo em paredes e tetos distantes.
02 jogos de pilhas boa dão de boa.
Com o flash em manual eu usava 01 jogo só, em ttl eu troco as pilhas no meio do evento para "resfriar" o flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2016, 09:05:18
Nem sempre, o ISO alto é certeza mas muitas vezes estou com o flash em 1/2 ou 1/4 porque uso como luz principal rebatendo em paredes e tetos distantes.
02 jogos de pilhas boa dão de boa.
Com o flash em manual eu usava 01 jogo só, em ttl eu troco as pilhas no meio do evento para "resfriar" o flash.

Bem lembrado, Vangelis.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2016, 10:03:38
Acho isso é bastante relativo, depende de muitos fatores.

- A marca e modelo do flash. Alguns flash's consomem mais pilha que outros
- O uso ou não de aberturas grandes, se disponível pela lente
- O uso ou não de ISO alto
- A forma de fotografar - direto, rebatido, se for rebatido se o teto é alto, é baixo
- Se vai usar manual ou TTL
- A própria iluminação do ambiente. As vezes o ambiente é relativamente claro e o flash é usado como leve preenchimento
- E obviamente, a quantidade de fotos que pretende fazer.

Então é difícil dizer, mas na média, acho que 2 jogos de pilhas recarregáveis tipo eneloop  dão conta em qualquer situação. E não custa nada comprar algumas alcalinas e deixar na mochila de reserva.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2016, 10:13:59
Leva o máximo que puder. Um jogo não é suficiente, se for seguir a máxima do "quem tem dois tem um, quem tem tum não tem nenhum", rsrs. Tem que no mínimo levar 2 jogos de pilhas, pra ter 1 jogo de reserva, mas se puder levar mais, leve. Quando eu comecei em casamentos, usava uma lente f/4 e sempre usei flash rebatido. Tinha casamento que chegava a usar 4 jogos de pilhas. Nessa época eu sempre andava com 5 jogos de pilhas na mochila.

Claro que casamento é muito mais longo e vão muito mais fotos do que uma festa, mas acho leve o máximo que puder.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2016, 11:26:28
Então, vai depender de como vc vai usar o flash.
Quando uso ele em TTL rebatido e uso aquela luz vermelha pro AF, vão 2 jogos de pilha (8 pilhas) em um casamento.

No último eu testei um esquema diferente, usando com assistente e com potências entre 1/128 e 1/64. Em 10 horas não descarregou 1 jogo de pilhas. Deixei um outro flash em fotocélula que disparava pra mim e pro segundo fotógrafo (ou seja, disparou no mínimo o dobro do que o meu), também chegou ao final do evento sem precisar ter trocado as pilhas...

MAS, leve quantas puder. No mínimo 8 pra cada flash
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 11:27:31 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2016, 14:29:10
Se está apertado pra pilhas, pega um jogo de 4 pilhas recarregaveis boas (Eneloop ou Sony) e umas 8 duracell na mala. Quando folgar, tenha no mínimo 2 jogos de pilha pra cada flash. Isso é o mínimo, embora algumas vezes não irá nem um jogo inteiro.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2016, 14:52:07
comprei um flash YN que vao 4 pilhas nele. tenho uma festa daqui a uma semana e ainda n sei quantas pilhas duram nele. alguem poderia me dar alguma estimativa ou dica?
eu levo 6 jogos para 2 flashes Nikon, melhor sobrar.
Geralmente uso um jogo x flash.
Se so tem um jogo recarregavel, pode comprar + 8 duracell ,para reserva.
Com isso esta bem tranquilo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2016, 15:44:49
Vou falar de pilhas recarregáveis, e da minha experiência usando flashes Canon, os mais potentes como o 580EX ou o 600EX. Mas se for dessa pilha comum alcalinas que vc descarta no lixo depois do uso não sei te falar, porque faz mais de 15 anos que não uso.

O cálculo para pilhas recarregáveis, é o seguinte:

Um jogo de pilhas de 2500mAh faz cerca de 500/600 fotos
Um jogo de pilhas de 2100MAh cerca de 400/500 fotos

Esse é um numero médio que vc pode usar com segurança, pode ser um pouco mais fotos do que isso, depende do evento, mas esse numero é bom para vc dimensionar com segurança.

Então se vc pretende tirar 1000 fotos, dois jogos seriam suficientes, porem convém levar um a mais por segurança, afinal as pilhas as vezes tbm falha, ou foi mau carregadas, etc... problemas podem surgir.
Conhecimento importa mais que equipamento.