Autor Tópico: Velvia 50  (Lida 5112 vezes)

pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Março de 2013, 15:42:50
Recentemente mandei 2 cromos para revelação, 1 Velvia 50 e 1 Provia 100F. Com o Provia já havia fotografado antes, com o Velvia não.
A maioria das imagens do Provia ficaram ótimas (uns 80% de aproveitamento), mas a primeira impressão que tive das fotos do Velvia 50 é que elas ficaram muito escuras. E olha que eu não sou tão ruim assim para fazer exposição de cromo.
Olhando mais atentamente o Velvia com uma luz de fundo mais forte, percebi que aparentemente a exposição não havia ficado errada, pois consegui ver muitos detalhes de sombras que não havia conseguido ver antes.
Só para efeito de comparação vou postar uma foto que fiz com a câmera digital. Tenho também a foto desta mesma cena feita no Velvia, mas prefiro não postar pois tentei digitalizar com a câmera digital e ficou péssimo.

A foto digital ficou assim:





Fiz ajustes na imagem acima para simular como ficou a do Velvia, assim:



Os detalhes que consigo observar no Velvia contra uma luz bem forte são os mesmos da primeira imagem.
E minha pergunta é: a imagem do Velvia é assim mesmo, escura e com sombras que apresentam detalhes que só podem ser vistos contra uma luz forte?
Ou da próxima vez que eu for fotografar com ele vou precisar "estourar" mais?

Se alguém que tem experiência com este filme puder ajudar...


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2013, 17:24:47
Paulo, comprei uma caixa de velvia mas não usei ainda... porém revelei um provia 100 , que após revelado reparei que estava escrito "FUJI RVP100F" no negativo... seus negativos tem escrito o que?
Pois estou achando que meu suposto provia era na verdade um velvia...

Revelei em processo cruzado, e os pretos sairam bem chapados, não gostei muito disso não, mas achei que fosse pelo motivo de ser chromo revelado em C41. Você revelou em E6 né?


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2013, 21:23:42
Paulo, comprei uma caixa de velvia mas não usei ainda... porém revelei um provia 100 , que após revelado reparei que estava escrito "FUJI RVP100F" no negativo... seus negativos tem escrito o que?
Pois estou achando que meu suposto provia era na verdade um velvia...

Revelei em processo cruzado, e os pretos sairam bem chapados, não gostei muito disso não, mas achei que fosse pelo motivo de ser chromo revelado em C41. Você revelou em E6 né?

O código que aparece no Provia 100F é "FUJI RDPIII", já o código que você falou é do Velvia 100F. O do Velvia 50 é "FUJI RVP 50".
Revelo em E6.
Exemplo de imagem do Provia 100F:




Exemplo do Velvia 50:



Se você quer que as cores apareçam assim como nas imagens acima, revele em E6.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2013, 15:39:15
que povo sacana, me venderam um velvia falando que era provia...

mais tudo bem. na verdade eu fui na loja pra revelar em E6, mas estavam com falta do químico, e sem previsão pra chegar. acabei revelando em C41 pq sou muito ancioso...
deu umas cores bacanas, mas algumas fotos tem muito ruido (parece filme ASA400), dá uma olhada:


Zenit 12xp
Filme Velvia 100 (processo cruzado)
F2.2
1/125
« Última modificação: 26 de Março de 2013, 15:40:46 por gruggio »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2013, 15:49:06
Revelar um cromo como esses em cross processing é a mesma coisa que ir no Mc'Donalds e pedir uma salada.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2013, 17:53:07
Hummm, meu tópico acabou se transformando noutra coisa.
E aí, alguém tem alguma resposta para minha dúvida lá em cima?


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2013, 19:12:47
Hummm, meu tópico acabou se transformando noutra coisa.
E aí, alguém tem alguma resposta para minha dúvida lá em cima?

Cara, sobre os tons pretos:
Na verdade não sei, só vou dar minha opinião.
Reparei que as minhas fotos sairam beem lavadas em se tratando do preto, como por exemplo essa aqui bem evidente:

não sei se é por que revelei em E6, (tudo bem que isso ajudou um pouco) mais acho que é da câmera mesmo..
Li isso em um fórum, um cara reclamou do preto lavado e falaram pra fazer o seguinte: usar a mão como pára-sol e deixar em aberturas f2.8 - f4 que melhora..
mais ainda não testei. Eu particularmente acho que isso é característica da câmera + lente... mas provavelmente estou falando besteira.
Meu próximo Velvia vou revelar em E6 e reparar nisso, inclusive vou fazer o teste do "Hood" que citei acima...

Revelar um cromo como esses em cross processing é a mesma coisa que ir no Mc'Donalds e pedir uma salada.

Prefiro a sensação de surpresa de tons em cada foto, motivo pelo qual me fez comprar o filme. Não me arrependo de revelar meu chromo em C41. Incrivelmente gostei mais do resultado em processo cruzado do que dos "tons normais".
Mas isso é questão de gosto. Respeito o seu tradicional Big Mac.
« Última modificação: 26 de Março de 2013, 19:22:27 por gruggio »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2013, 19:55:25
Hummm, meu tópico acabou se transformando noutra coisa.
E aí, alguém tem alguma resposta para minha dúvida lá em cima?

Paulo, até onde eu sei, o Velvia é mais contrastado e isso se fez presente no seu exemplo. Um pouco de pós arruma isso é deixa a imagem melhor.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2013, 20:11:49
Cara, sobre os tons pretos:
Na verdade não sei, só vou dar minha opinião.
Reparei que as minhas fotos sairam beem lavadas em se tratando do preto, como por exemplo essa aqui bem evidente:

não sei se é por que revelei em E6, (tudo bem que isso ajudou um pouco) mais acho que é da câmera mesmo..
Li isso em um fórum, um cara reclamou do preto lavado e falaram pra fazer o seguinte: usar a mão como pára-sol e deixar em aberturas f2.8 - f4 que melhora..
mais ainda não testei. Eu particularmente acho que isso é característica da câmera + lente... mas provavelmente estou falando besteira.
Meu próximo Velvia vou revelar em E6 e reparar nisso, inclusive vou fazer o teste do "Hood" que citei acima...

Os pretos do Velvia revelado em E6 ficam bem escuros. A relação de contraste entre os pretos e os brancos é altíssima, em torno de uns 5000:1 ou mais. Um negativo comum, revelado em C41, deve ter em torno de 30:1. Para você ter uma ideia, os detalhes das áreas de sombra do Velvia que mandei revelar só consigo ver contra uma luz forte (tipo luz fluorescente de 20W). As do Provia consigo ver bem contra o branco da tela do computador. Daí minha dúvida em relação ao Velvia.
Acho que o seu problema dos pretos lavados deve ser do processo cruzado, pois você obteve um negativo a partir do cromo e não um positivo como deveria ser.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2013, 20:18:16
Paulo, até onde eu sei, o Velvia é mais contrastado e isso se fez presente no seu exemplo. Um pouco de pós arruma isso é deixa a imagem melhor.

Abcs

Valeu!
O pior é que nem em pós estou conseguindo bons resultados. Meu método de digitalizar com a câmera digital não funcionou com o Velvia.
Quando abro a foto digital no Camera RAW e faço a recuperação das sombras, o resultado fica horrível. A luminosidade das áreas claras extravasam para as áreas escuras (devido ao contraste da lente) e as sombras ficam com um ruído da câmera digital gritante.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2013, 21:17:55
A foto abaixo fiz com a câmera digital:




Esta é a versão do Velvia 50 que eu tentei digitalizar:



Olhando esta imagem no próprio filme consigo ver aquelas árvores que estão ao fundo na versão digital.
quando fiz a "digitalização" só vejo o ruído da camera digital.  :no:
Eu acho que vou ver essas imagens com qualidade só digitalizando num Hasselblad Fletight X5....   :eek:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2013, 21:38:15
O Provia, principalmente as séries F e X são bem mais tolerantes com erros de exposição do que o Velvia.
Para não ter problemas, use um bom fotometro de mão e meça por luz incidente ou então a refletida de um grey card.
Se errar meio ponto na exposição o Velvia não perdoa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2013, 21:39:28
Revelar um cromo como esses em cross processing é a mesma coisa que ir no Mc'Donalds e pedir uma salada.

Pode crer. Mas gosto é gosto huahuahua


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Março de 2013, 22:07:01
O Provia, principalmente as séries F e X são bem mais tolerantes com erros de exposição do que o Velvia.
Para não ter problemas, use um bom fotometro de mão e meça por luz incidente ou então a refletida de um grey card.
Se errar meio ponto na exposição o Velvia não perdoa.

E olha que eu expus o filme estourando 1/3 de ponto, o que equivale a fotografar ele como se fosse ISO 40.
Todas as fotos ficaram com um aspecto de imagem que tem um gamma baixo e não subexposta, pois os detalhes de sombra estão lá, só que bem escuros. Isso é o que me intriga.


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Março de 2013, 22:56:12
Que esquema você está fazendo para digitalizar? câmera e flash? Talvez seu flash não está subexpondo a imagem?
eu digitalizei o velvia 100F, parecido com o provia 100F usando minha a77 em iso 50 e o flash e ficou bem legal:




Na verdade, meu método de digitalizar com a câmera digital só funcionou direitinho com o velvia no que se refere à filmes coloridos! O que eu fiz com o superia ficou bem ruim.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462