Autor Tópico: Aulas de fotografia! Quanto cobrar?  (Lida 7612 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 25 de Março de 2013, 16:53:46
Pessoal, dias atraz fui procurado por uma menina que tinha acabado de comprar uma câmera, perguntando se eu poderia dar algumas aulas de fotografia para ela, acabei dando umas dicas pra ela e o assunto morreu, hoje fui procurado novamente, por outra moça que queria aulas para ela e uma amiga. Estou pensando em juntar essas três moças e dar algumas aulas.

Alguem tem uma noção de quanto poderia cobrar por aula?


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2013, 17:11:15
Tem um cara aqui na minha cidade que cobra R$190,00 pra dar aulas básicas (velocidade, abertura, ISO, etc). Ele cobra esse valor pra dar aula durante 3 fins de semana.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2013, 17:30:55
Roberto, acho que pode manter o valor da sua hora de trabalho normal. Não sei quanto você cobra por evento aí em Sorocaba, mas acho que pode manter esse padrão mesmo. O que tem que ver é só se você vai cobrar esse valor individual ou do trio. Não sei se você tem experiências com aulas de fotografia (ou com aulas de qualquer outra coisa), mas isso deve ser levado em consideração.

E pense também que tem o tempo de preparar as aulas e tudo o mais, isso deve ser levado em conta na hora de cobrar.

Abraços e boa sorte!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2013, 18:19:36
Roberto, acho que pode manter o valor da sua hora de trabalho normal. Não sei quanto você cobra por evento aí em Sorocaba, mas acho que pode manter esse padrão mesmo. O que tem que ver é só se você vai cobrar esse valor individual ou do trio. Não sei se você tem experiências com aulas de fotografia (ou com aulas de qualquer outra coisa), mas isso deve ser levado em consideração.

E pense também que tem o tempo de preparar as aulas e tudo o mais, isso deve ser levado em conta na hora de cobrar.

Abraços e boa sorte!

bem marcado esse detalhe
uma coisa e saber, e outra saber ensinar,
mas... bem podem ser montadas oficinas, workshops,
ali e mais informal.
abs.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2013, 18:22:10
Pessoal, dias atraz fui procurado por uma menina que tinha acabado de comprar uma câmera, perguntando se eu poderia dar algumas aulas de fotografia para ela, acabei dando umas dicas pra ela e o assunto morreu, hoje fui procurado novamente, por outra moça que queria aulas para ela e uma amiga. Estou pensando em juntar essas três moças e dar algumas aulas.

Alguem tem uma noção de quanto poderia cobrar por aula?

Seu conhecimento vale mais que seu equipamento.... se eu quiser posso ir a qualquer grande loja e comprar em 24x uma FF e acessórios de baciada (depende do meu bolso), agora o seu conhecimento caso vc não queira passar, não há $$ que compre.

Pense nisso na hora de formar o preço


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2013, 20:42:56
Um fotografo colega meu faz isso por R$ 600,00

Pelo que eu entendi, ele ensina tudo na pratica :)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Março de 2013, 21:00:17
Um fotografo colega meu faz isso por R$ 600,00

Pelo que eu entendi, ele ensina tudo na pratica :)

Mas oq ue ele ensina por esse valor? O básico?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 25 de Março de 2013, 21:34:18
É MUITO difícil cobrar de aluno particular, muito!

Eu acabo cobrando baratíssimo para não parecer mercenário. :P

[]s


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2013, 22:27:54
Só para ter outra referência; conheço aqui um fotógrafo (já bem gabaritado, e que inclusive dá aulas num curso de especialização em fotografia..) que cobra R$ 80,00 por hora/aula individual (eu inclusive já fiz aulas com o cara, e a hora dele é quase duas a duas e meia hora...). Como eu já tinha um conhecimento do básico, ele vai tirando as dúvidas que eu tinha, analisando as fotos que fazia, muito interessante... minha cabeça saia fervendo, depois tem que chegar em casa e praticar muito para poder aproveitar o próximo encontro.

Mas vi ele também combinando com outra aluna, mas que não tinha conhecimentos básicos (..a primeira coisa que ele disse a ela, pegando a câmera dela, era que as aulas deveriam começar saindo do modo automático, por causa disso e aquilo..etc).. e fez um primeiro pacote de 12 encontros semanais, por 470,00.

Olha, acho super em conta, pois o cara é muito fera e didático. Já vi outros aqui que cobram 450,00 por 24 horas em grupo...
Sony A5100 + 16-50mm


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 25 de Março de 2013, 22:29:09
Pedi uma aula de strobist a um amigo fotografo. Ele marcou num bosque, trouxe seu equipamento, 2 flashs, tripe com sombrinha e uma modelo amiga dele. Me deu uns toques sobre como posicionar os flashs, a potencia deles, modo HSS ( ele chamou de FP ). A brincadeira durou 1:30h e ele me cobrou 50 reais. Paguei com satisfaçao e ateh achei barato.

Um curso basico de 50h tah 400,00 por aqui ( Natal-RN ), mas aula particular preenchendo as conveniencias do aluno aih o buraco eh mais embaixo!!!! Estipule um valor por hora e um pacote minimo de horas.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 25 de Março de 2013, 23:08:23
Pedi uma aula de strobist a um amigo fotografo. Ele marcou num bosque, trouxe seu equipamento, 2 flashs, tripe com sombrinha e uma modelo amiga dele. Me deu uns toques sobre como posicionar os flashs, a potencia deles, modo HSS ( ele chamou de FP ). A brincadeira durou 1:30h e ele me cobrou 50 reais. Paguei com satisfaçao e ateh achei barato.


Cara, R$50 por 1h30 de aula individual tá um ótimo preço. Se o cara é fera mesmo, com certeza valeu muito a pena, ainda mais porque ele levou todo o equipamento!


PS: Na Canon se diz HSS (High Speed Syc), e na Nikon se diz FP (Focal Plane). Só não me pergunte o porquê...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2013, 00:31:15
Bom, os WS que vejo por aqui (SP) de introdução a fotografia tem uma variação entre R$ 300 e R$ 600 entre 8 ou 16 horas de WS (um ou dois dias), particularmente EU prefiro essa receita, de WS, não sou adepto de cursos mais longos... isso em grupo, se for individual dependendo do WS (ou consultoria) pode sair beeeem mais caro...

Mas acho que ninguem melhor do que o proprio profissional pra definir isso, acredito que não da pra tirar uma base, cada um tem suas despesas, sua hora de trabalho, entre outros fatores já citados aqui  :ok:
« Última modificação: 26 de Março de 2013, 01:07:58 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2013, 00:50:10

Cara, R$50 por 1h30 de aula individual tá um ótimo preço. Se o cara é fera mesmo, com certeza valeu muito a pena, ainda mais porque ele levou todo o equipamento!


PS: Na Canon se diz HSS (High Speed Syc), e na Nikon se diz FP (Focal Plane). Só não me pergunte o porquê...

Humberto, isso foi ano passado e hj o cara vive me convidando pra ser o segundo fotografo dele pra os eventos que ele cobre. Foi selecionar umas 5 fotos boas dessa aula e depois posto na Galeria.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!