Autor Tópico: Tamron SP 17-50mm F/2.8 com VC ou sem?  (Lida 5196 vezes)

Marilliam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Online: 26 de Março de 2013, 15:08:54
Alguem conhece estas lentes? Estou quase comprando uma Tamron, mas tem estas 2 opções, qual a diferença?
Qual é superior?


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2013, 15:16:33
O VC é o estabilizador de imagem, ela com VC fica bem mais cara. E pelo que eu já li aqui no fórum, não me lembro o post, a sem o VC é mais nítida, ou seja, mais barata e melhor.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2013, 15:25:31
O fernandoaas falou tudo!

A Tamron 17-50 com VC é mais cara e tem estabilizador, mas a qualidade final da sem VC é bem melhor. Eu optaria por esta última. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2013, 19:32:55
Melhor lente zoom clara para câmeras APS-C. Vá com a versão sem VC que você gostará bastante.

http://www.youtube.com/watch?v=2n11OdAqx8A
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2013, 04:43:57
Hobby, diversão, esporte, eventos vai com estabilizador, still retrato, estúdio em geram vai sem estabilizador. É só ver na internet muitas fotos da com estabilizador, ela faz bonito, não vai se arrepender, o maior problema dela que na verdade nem chega ser um grande problema é as bordas extremas em 50mm em toda a abertura. A sem estabilizador é fenomenal, mas esta vantagem em muitas fotos vc só vai perceber fazendo uma "perícia" na foto ou em fotos ampliadas de estúdio.


Taddashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2013, 08:27:30
Ola;

Se usar lentes genéricas não poderá desfrutar de certos recursos da câmera como:correção de aberração cromática,correção de luz periférica da lente (vinhetas),etc.

Esses recursos são úteis dependendo da lente.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2013, 09:23:23
Errado. Todas estas correções já tem na lista de correções do Lightroom e do CS para todas as Tamron, Sigma, etc dos últimos anos. E mesmo se não tivesse é só ir no manual mesmo e criar um perfil.

Ola;

Se usar lentes genéricas não poderá desfrutar de certos recursos da câmera como:correção de aberração cromática,correção de luz periférica da lente (vinhetas),etc.

Esses recursos são úteis dependendo da lente.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2013, 09:37:38
Errado. Todas estas correções já tem na lista de correções do Lightroom e do CS para todas as Tamron, Sigma, etc dos últimos anos. E mesmo se não tivesse é só ir no manual mesmo e criar um perfil.


Acho que ele está se referindo às correções do programa da Canon, o DPP, que a meu ver são correções mais efetivas do que as do LR...


Só tome cuidado com essas verdades repetidas infinitamente pela internet. O AlexandreS daqui do fórum tem uma 17-50 VC e me mostra cada foto linda feita com ela, e extremamente nítidas. Não fica nada a dever para objetivas da Canon.


O lance é que o VC dessa Tamron tem um certo atraso, de milissegundos, para ser realmente efetivo. Então, se você disparar logo que o VC começar a funcionar, a imagem vai sair um pouco tremida (por conta do próprio funcionamento do VC). Se você esperar esses milissegundos antes de disparar, a imagem vai sair perfeitamente nítidas.


Então tem um monte de foto espalhada na internet onde o povo não levou isso em consideração, e aí a imagem fica claramente inferior à da versão sem VC. Óbvio que isso é uma falha de projeto, mas da parte mecânica. A parte óptica da objetiva é muito boa, praticamente tão boa quanto a versão sem VC.


Abraços


Taddashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2013, 09:53:36
Bom dia;

Sem querer ser chato ou arrogante (pois imagino que nem os engenheiro da Canon saberiam) :assobi:

A criação do perfil escrito acima se refere ao software corrigindo as falhas de lentes como Sigma/Tamron na imagem?É isso?LR.

Isso mesmo.O recurso é da câmera e não de software.



NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2013, 10:00:55
Eu uso lentes Canon e desativo as correções via câmera, eu acho as correções do Lightroom muito superiores, estão sempre atualizados, vc vê o que esta acontecendo. Na T3 sequer tem correção de distorção e das vinhetas apenas ameniza. 

Bom dia;

Sem querer ser chato ou arrogante (pois imagino que nem os engenheiro da Canon saberiam) :assobi:

A criação do perfil escrito acima se refere ao software corrigindo as falhas de lentes como Sigma/Tamron na imagem?É isso?LR.

Isso mesmo.O recurso é da câmera e não de software.


Taddashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Março de 2013, 10:12:37
Entendi.

Quanto a lente,eu não falei que era ruim ou um lixo.Apenas disse que certos recursos não habilitavam por serem genéricas e que tal recursos podem serem muito úteis aos iniciantes que não querem ou não sabem mexer em editor de imagem.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2013, 10:21:17
Ha sim, de qualquer é o tipo de recurso que se vc for trabalhar com fotografia acaba desativando na câmera, quando esta aprendendo vc compra uma camera e usa a lente do kit. Se for para uma segunda lente já deve ter o nível de conhecimento para desativar o recurso fazendo ajustes na pós e deixando de considerar isso na hora da compra da segunda lente. Nos últimos anos a Tamron lançou excelentes lentes, agora parece que a Sigma acordou com lentes e produtos inovadores. Na hora da compre esta cada vez mais divertido escolher qual o melhor, o que antes seria "o menos pior"...  :)

Entendi.

Quanto a lente,eu não falei que era ruim ou um lixo.Apenas disse que certos recursos não habilitavam por serem genéricas e que tal recursos podem serem muito úteis aos iniciantes que não querem ou não sabem mexer em editor de imagem.


Taddashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2013, 10:33:09


Se bem que já vi muita gente com 28-70L mas com conhecimento de amador.E ainda:eu mesmo já tive essa lente Tamron sem VC nos tempos de Nikon e hoje uso lente do kit Canon sem vergonha alguma pois não sou "professional".
« Última modificação: 27 de Março de 2013, 10:34:36 por Taddashi »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2013, 21:24:59
Lendo este tópico fiquei com uma dúvida: o VC dela seria algo a se levar em consideração? Pergunto isto pois uso só a 50tinha e ME PARECE que não tem qualquer tipo de estabilização, e mesmo assim nunca tiro foto tremida com obturador em 60 pra cima... Sendo assim, como a distância máxima é a mesma, não seria um "desperdício" de dinheiro e qualidade se optar pela versão com VC?
Tecpix + motorola do guga


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Março de 2013, 07:05:26
O VC só faz a diferença em caso de ambiente bem escuro, é com certeza mais versátil, o que acontece é que esta lente adicional de correção de vibração causa degradação nas bordas das imagem em especial a 50mm, mas a diferença passa despercebido por muitos.

Lendo este tópico fiquei com uma dúvida: o VC dela seria algo a se levar em consideração? Pergunto isto pois uso só a 50tinha e ME PARECE que não tem qualquer tipo de estabilização, e mesmo assim nunca tiro foto tremida com obturador em 60 pra cima... Sendo assim, como a distância máxima é a mesma, não seria um "desperdício" de dinheiro e qualidade se optar pela versão com VC?